Dez atividades principais para formação de equipe

Enquanto as equipes se adaptam a novos padrões de trabalho híbrido, é hora de recriar conexões com algumas atividades cuidadosamente escolhidas para aumentar o moral.

COLABORAçãO EM EQUIPE | 5 MINUTOS DE LEITURA
Por que a formação de equipe é importante?

Por que a formação de equipe é importante?

A revolução no local de trabalho provocada pela pandemia foi muito benéfica para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a flexibilidade. Mas a desvantagem é que os membros das equipes que antes passavam a maior parte da semana trabalhando juntos podem se sentir desconectados e distantes. Atividades bem planejadas e organizadas podem reavivar o espírito de equipe, aumentar o envolvimento e o moral e até impulsionar a produtividade e os resultados.

Vamos conversar sobre o futuro do trabalho

Queremos fornecer respostas a algumas das perguntas mais cruciais sobre o trabalho no metaverso. Clique abaixo e confira.

As atividades bem-sucedidas:

Incentivam todos a contribuir

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, as pessoas têm 4,6 vezes mais propensão a se sentir envolvidas quando se sentem ouvidas. Incentivar a colaboração dos seus funcionários durante as atividades de formação de equipe ajuda a aumentar o envolvimento.

Estimulam uma mentalidade de equipe

A união de pessoas com pensamento parecido, equipes que trabalham em projetos específicos ou que têm os mesmos hobbies, habilidades ou especialidades incentiva novos relacionamentos e mantém a mente aberta a novas ideias.

Revelam novas oportunidades de liderança

Incentivar as pessoas a usar suas habilidades de liderança e ambições em jogos e atividades sociais ajuda a quebrar barreiras. Dessa forma, todos podem se sentir confiantes para liderar ou contribuir sem medo de críticas.

Celebram a diferença

As atividades de formação de equipe mostram o poder do trabalho colaborativo e aproximam pessoas com diferentes origens, habilidades e experiências para alcançar metas compartilhadas.

Promovem a solidariedade

A criação de conexões entre pessoas e equipes para alcançar metas de atividades promove a solidariedade entre colegas e oferece a oportunidade de comemorar conquistas conjuntas.

Planejamento de atividades de formação de equipe

Planejamento de atividades de formação de equipe

Uma atividade de formação de equipe não é excelente por acaso. Para maximizar seu ROI na formação de equipe e garantir que as atividades tenham o máximo de eficácia, ter uma estratégia é fundamental. Além de planejar o que fazer e como apresentar a atividade à sua equipe, também é essencial garantir que ela seja correta para cada participante, que seja realizada com confiança e que todos possam colaborar e se beneficiar da experiência. Veja algumas dicas:

Decida o objetivo da atividade: o que você quer alcançar?

As atividades de formação de equipe podem ter um objetivo específico ou vários. Pense em quais resultados você quer alcançar. As pessoas precisam conhecer melhor umas às outras, se sentir mais confiantes, se comunicar com mais eficácia, trabalhar juntas de modo mais eficiente? Você tem novos funcionários que precisa integrar à equipe? Deseja que a atividade lide com a resistência à mudança? Há conflitos na equipe que você quer resolver?

Saber os resultados que você deseja ajudará a escolher a atividade certa.

Planeje com antecedência

É preciso informar com bastante antecedência às pessoas o que vai acontecer e por quê, bem como receber as respostas e o comprometimento delas. Atividades eficazes podem envolver planejamento e design, contato com um provedor de programa especializado ou planejador de evento, contratação de um espaço ou coleta de objetos ou equipamentos.

Crie a atividade certa para cada grupo

Personalize o exercício para os participantes e suas metas gerais e deixe claro por que escolheu atividades específicas para determinados grupos.

Não deixe ninguém de fora

Programe uma atividade em que todos possam participar, tranquilize alguém que esteja relutante e torne a participação acessível a pessoas que talvez fossem excluídas por falta de experiência ou tecnologia.

Informe a todos onde e como a atividade acontecerá

Use ferramentas de inscrição ou cadastro para manter todos informados e gerar entusiasmo.

Garanta que todos os membros da equipe estejam preparados

Liste todo o material de que as pessoas precisarão, como papel, canetas ou roupas confortáveis. Peça a todos os participantes reservarem um tempo ininterrupto para a atividade.

Deixe as instruções e os parâmetros claros

Informe as regras do jogo ou critérios de julgamento e deixe claro como os resultados serão avaliados e disponibilizados. Caso você esteja fazendo uma atividade de formação de equipe virtual, garanta que todas as pessoas tenham a chance de falar.

Assegure a igualdade e a diversidade

Misture equipes com diferentes níveis de cargos, funcionários novos e antigos e participantes com diferentes gêneros e habilidades.

Não leve questões corporativas para a atividade

Se o exercício foi criado apenas com o objetivo de formação de equipe, resista à tentação de resumir tudo às metas de negócios e aos objetivos da organização. Isso pode ser feito posteriormente em uma atividade de acompanhamento.

Dez atividades divertidas de formação de equipe para manter todos envolvidos

Dez atividades divertidas de formação de equipe para manter todos envolvidos

Jogos de fuga de sala

Os jogos de fuga de sala são ótimos para estimular a colaboração, comunicação, tomada de decisões e resolução de problemas. Os cenários variam muito e é possível selecionar níveis de dificuldade adequados para suas metas e os participantes. Esse tipo de jogo também pode ser útil para o ensaio de respostas a situações estressantes ou de possível alto risco. Mas também é importante conseguir o equilíbrio certo entre entretenimento, diversão e metas profissionais.

Quatro verdades e uma mentira

Um jogo clássico para conhecer melhor as pessoas. Cada membro da equipe escreve quatro coisas sobre si mesmo que são verdadeiras e uma que não é. Os colegas da equipe discutem e votam em qual acham que é a mentira.

Jogo de formar palavras

Cada membro da equipe recebe duas ou três letras aleatórias e deve colaborar com os outros membros para formar o máximo possível de palavras com três letras ou mais em um tempo especificado.

Bingo em equipe

Crie um modelo com, por exemplo, 12 frases ou categorias, cada uma relacionada a um dos jogadores, e distribua a todos. Um jogador deve descobrir qual frase se aplica a cada colega. Quando conseguir, ele marca um X na cartela. Vence quem completar a cartela primeiro.

Caça ao tesouro

Um modo infalível de incentivar a cooperação. Crie uma lista de itens para as equipes de jogadores encontrarem no local de trabalho ou no local da atividade. A primeira equipe a marcar tudo na lista é a vencedora.

Perdidos no mar

Os jogadores imaginam que estão encalhados no mar. Cada membro da equipe recebe uma lista de objetos imaginários que podem ajudar na sobrevivência. Eles precisam fazer trocas, trabalhar juntos para classificar os itens em termos de utilidade e criar um kit de sobrevivência. A equipe ganhadora é aquela que se aproximar mais de uma lista compilada por "especialistas" anteriormente.

Use a criatividade

Atividades criativas podem ser organizadas para indivíduos ou grupos a fim de incentivar a confiança e a colaboração. Atividades que não exijam altos níveis de experiência, como pintura na caneca, culinária ou redação de pequenos contos, são ótimas opções. Você também pode experimentar atividades físicas, como Tai Chi Chuan e dança coreografada.

Desenho de costas para o outro

Divida as pessoas em pares e peça para que se sentem de costas umas para as outras. Nesse jogo, uma pessoa ouvirá e a outra falará. Quem falar receberá uma imagem, e a outra terá um papel e uma caneta. Uma pessoa descreverá a imagem sem usar palavras que definam exatamente o que ela é. A outra tentará desenhar a imagem com as pistas dadas.

Jogo de permuta

Divida as pessoas em grupos com um número igual de membros. Cada equipe recebe um quebra-cabeça diferente, mas com a mesma dificuldade, que deve ser concluído em um tempo definido. A meta de cada equipe é terminar seu quebra-cabeça antes dos outros grupos.

A pegadinha é que algumas peças do quebra-cabeça de uma equipe estarão na pilha de outra. Os jogadores devem convencer as outras equipes a dar as peças faltantes. Eles podem fazer isso por meio de permuta, negociação, troca de membros, doação de tempo a outra equipe etc.

Fila de aniversários

O grupo fica em uma fila reta, lado a lado. A meta é os jogadores se organizarem por ordem de aniversário (mês e dia) sem falar. Se eles começarem a falar, precisarão começar desde o início. Se você quiser deixar mais desafiante, tente vendar alguns dos participantes.

Formação de equipes virtuais

Formação de equipes virtuais

A formação de equipe pode ser muito eficaz para as equipes virtuais. De acordo com uma pesquisa da Gallup, as atividades de formação de equipe virtual melhoram o desempenho dos funcionários e geram uma redução de 42% nas faltas e um aumento de 21% na lucratividade. Outra pesquisa mostrou que as equipes virtuais podem superar as presenciais se receberem apoio, comunicação e formação de equipe adequados.

Mas as organizações podem precisar de um pouco mais de esforço para reunir as pessoas e gerar um espírito de equipe quando a maioria dos funcionários trabalha de forma remota.

Muitas atividades de formação de equipe testadas e aprovadas podem ser adaptadas ou funcionar bem em ambientes virtuais. Outras maneiras de reunir funcionários virtuais incluem:

  • Ligas: listas de reprodução de músicas, competições e clubes de livro, em que todos os membros devem contribuir com seus favoritos e conversar sobre eles.

  • Conversas em grupo regulares: uma vez por semana ou por mês, cada pessoa conta algo sobre si. Pode ser algo que ela goste de fazer ou alguma coisa que viu ou experimentou que a impressionou.

  • Pausa para café/chá: sessões online não estruturadas em que todos podem levar uma xícara de café ou chá e biscoitos para bater papo.

  • Contribuições regulares sobre um tema: os membros da equipe podem compartilhar fotos, eventos, opiniões ou itens favoritos.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Continue lendo

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais

Publicações recentes

Colaboração em equipe | 10 minutos de leitura

Como desenvolver a colaboração em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar os seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Saiba como incentivar a colaboração em equipe da maneira certa.

Colaboração em equipe | 3 minutos de leitura

Colaboração multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe no seu local de trabalho.

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as boas práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso