Como os novos líderes alfa estão transformando a cultura da empresa

Analisamos o novo estilo de liderança alfa para ver por que a comunicação é essencial ao construir a cultura da sua organização.

LIDERANçA | 3 MINUTOS DE LEITURA
alpha leaders - Workplace from Meta

Você pode conhecer pessoas desse tipo: uma personalidade dominadora um pouco chamativa demais, que fala o que pensa, beirando a arrogância. O líder alfa tradicional exala poder, mas nem sempre da maneira certa.

Mas as expectativas estão mudando. A geração Y, por exemplo, tem uma visão completamente diferente sobre as habilidades e atributos que querem da liderança da empresa.

E com um em cada cinco trabalhadores britânicos dizendo que o chefe é a pior coisa do trabalho, talvez seja hora de deixar o ego de lado.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Novos alfas. Nova liderança

Novos alfas. Nova liderança

Há um movimento crescente de “novos alfas” fazendo exatamente isso. Mudando a abordagem ultrapassada para redefinir a liderança moderna.

Mas o que exatamente é um novo alfa e o que isso significa para a sua organização?

O termo vem da autora Danielle Harlan em seu livro “The New Alpha”, que apresenta uma nova visão da ideia tradicional de poder e influência.

Tradicionalmente, pensamos em “alfas” como pessoas que são confiantes e realizadoras. Isso é muito bom, diz Harlan, mas aqueles que adotam essa abordagem de liderança no local de trabalho geralmente carecem de outras habilidades importantes como líder.

O modelo do novo alfa tenta adicionar as principais habilidades de comunicação ao ideal de poder e influência para que o profissional seja relevante para a força de trabalho atual.

Veja o que isso pode significar para sua organização.

Novos alfas...

Novos alfas...

…valorizam as conquistas das outras pessoas

Eles querem se conectar com o trabalho de uma maneira que lhes dê propósito e significado e desejam que os outros também encontrem isso.

Apenas um quarto das pessoas acha que os CEOs tratam bem os funcionários, mas os novos alfas permitem que os membros da equipe gerenciem suas próprias tarefas e resolvam seus próprios problemas. Eles recompensam as pessoas pelo desempenho excepcional para incentivar comportamentos positivos.

…motivam e inspiram

Os novos alfas acreditam em si mesmos. Eles lideram dando exemplo e usam autoconfiança e energia para incentivar as pessoas, despertar ideias e fazer as coisas acontecerem.

Eles também ouvem e usam as ferramentas certas, como grupos do Workplace, para ajudar na coleta de feedback.

…querem ser uma força benéfica

Como os alfas tradicionais, os novos alfas líderes querem chegar ao topo, mas não o fazem passando por cima de outras pessoas. Sua definição de sucesso vai além da realização pessoal e eles querem ser uma força benéfica no mundo.

Plataformas como o Workplace podem ajudar os aspirantes a novos alfas a fazer isso. Os grupos multiempresariais, por exemplo, são uma maneira eficaz de criar relacionamentos com instituições de caridade.

E o uso do Workplace facilita o compartilhamento de atualizações da comunidade e incentiva os funcionários a se voluntariarem.

…priorizam a saúde e o bem-estar

Nos anos 80, parar para almoçar era para os fracos. Mas os líderes de hoje percebem que obter o melhor das pessoas envolve cuidar da saúde. Isso significa permitir que façam pausas suficientes e fornecer as ferramentas certas para que possam trabalhar de maneira mais inteligente, e não mais pesada.

Por exemplo, o Workplace Chat pode reduzir significativamente o número de emails que as pessoas enviam, dando mais tempo para se concentrar nas tarefas importantes de que gostam e nas quais são boas.

…criam relacionamentos com todos

Desde os funcionários da limpeza do escritório, do armazém e as equipes de vendas em campo, os novos alfas valorizam cada pessoa com quem entram em contato. Eles também dedicam tempo para encontrar a melhor maneira de se comunicar e se envolver de maneira significativa e eficaz.

…colaboram com outras pessoas

Eles não usam a energia, as conexões e os recursos para estabelecer domínio sobre os outros. Em vez disso, os novos líderes alfas usam suas habilidades e ferramentas de comunicação para encontrar maneiras melhores e mais inteligentes de colaborar com todos.

Continue lendo

Continue lendo

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que isso é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Descubra o que torna alguém um líder e por que a liderança é importante.

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão se tornaram mais importantes do que nunca

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no local de trabalho? Exploramos por que as grandes empresas se preocupam com essas questões importantes.