Como usar bots pode ajudar a melhorar a experiência dos seus funcionários?

Veja como as organizações inteligentes estão usando tecnologias mais inteligentes para superar as expectativas dos funcionários.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 5 MINUTOS DE LEITURA
bots for employees - Workplace from Meta

A COVID-19 colocou em evidência muitas áreas dos negócios modernos. Cultura da empresa, recursos de TI e comunicações internas são apenas alguns exemplos. Mas há uma área em que os holofotes da pós-pandemia brilham mais: a experiência dos funcionários.

Por quê? A experiência dos funcionários é como as organizações criam uma experiência mais significativa no e do trabalho. Enquanto que o engajamento dos funcionários tem o propósito de mudar o comportamento, a experiência dos funcionários é feita para mudar a cultura, concentrando-se em elementos estritamente ligados à dimensão humana, como propósito, confiança, significado e orgulho.

Nela, a palavra-chave é "pessoas". Isso porque apenas pessoas podem realizar as mudanças que a sua organização precisará fazer para continuar superando as incertezas causadas pela pandemia.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Mas a tecnologia também desempenha um papel nisso. Ao longo dos meses de lockdown, observamos organizações de todos os tamanhos usarem a tecnologia para aproximar pessoas e equipes, encontrar novas maneiras de colaborar e melhorar a cultura da empresa mesmo em situações extremamente difíceis.

Alguns desses casos de uso mais interessantes giram em torno do uso de bots que fornecem a capacidade de automatizar vários fatores que nos atrasam. Veja alguns dos nossos favoritos.

Como os bots podem agregar valor à experiência dos funcionários?

Como os bots podem agregar valor à experiência dos funcionários?

Os bots do Workplace ajudam as pessoas a realizar diversas tarefas de forma mais eficaz e simples. Por exemplo, o novo bot de assinatura eletrônica da DocuSign. Esse bot simples permite que as pessoas enviem e assinem documentos com facilidade e de forma segura. Algo que parece tão fácil, mas que torna todo processo (ou seja, a experiência do usuário) melhor.

Ao tornar o trabalho menos complexo (e talvez um pouco mais prazeroso), as empresas podem criar uma cultura e transformar a colaboração. E melhorando como, quando e onde as pessoas trabalham, é possível melhorar como elas se sentem sobre o trabalho.

Como usar bots para tornar tarefas comuns mais gerenciáveis

O tempo é valioso. Muitas organizações enfrentam desafios urgentes que exigem uma solução rápida. E uma maneira de ajudar a resolver desafios de RH é usar bots, uma tecnologia que o Mercado Libre vem implementando para promover a cultura de maneiras ampliáveis.

Encontrar maneiras de democratizar o reconhecimento tem sido fundamental para aumentar a motivação e o engajamento da equipe. Além disso, os bots forneceram às pessoas maneiras fáceis de reconhecer colegas que vivem os valores e princípios culturais da empresa. Os bots do Workplace também ajudaram a equipe do Mercado Libre a realizar tarefas diárias, como fornecer feedback imparcial da entrevista para candidatos em potencial em tempo real e agendar várias sessões trimestrais de desenvolvimento com os membros da equipe.

O RHB de Singapura usou os bots do Workplace para automatizar e gerenciar tarefas administrativas cotidianas, como agendamento e reserva de salas de reunião, bem como respostas a perguntas frequentes. As tarefas agora são à prova de erro e os funcionários do RHB podem se concentrar de forma mais eficiente em áreas que afetam os resultados, como o fornecimento de experiências aprimoradas aos clientes.

Como a WW usou bots para dar vida aos novos valores da empresa

A WW, uma empresa de bem-estar dedicada a ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável, começou a explorar o uso de bots no Workplace para se comunicar com a equipe de forma mais eficaz. Ela trabalhou com o nosso parceiro The Bot Platform para desenvolver um bot de reconhecimento de funcionários chamado "Ripple" (ondulação, em inglês) com o intuito de incentivar indicações entre colegas e promover valores e comportamentos corporativos. Fazendo jus ao próprio nome, o bot causou um efeito cascata na organização e automatizou os processos existentes da WW para trazer novos valores corporativos a uma posição de grande importância.

Como a Clarins do Reino Unido usou bots para automatizar fluxos de trabalho

Com um número cada vez maior de pessoas trabalhando na modalidade remota, além de um número já grande de funcionários em campo, a Clarins do Reino Unido criou um novo bot de produtividade digital para as equipes de campo e escritório no Reino Unido chamado Clarins Assist: People Directory. Os funcionários abrem o bot usando o Workplace Chat e pesquisam os principais detalhes de qualquer indivíduo da Clarins do Reino Unido que estão trabalhando em um escritório ou em campo, bastando procurar o funcionário pelo nome.

O bot então exibe informações como cargo, telefone fixo, número de celular, endereço de email, departamento e local/andar. Ele também permite que os funcionários façam ligações diretas para a recepção da sede e para o balcão de atendimento de TI. Além disso, fornece a lista de Bombeiros e Socorristas de maneira simples e fácil.

Como os bots podem ajudar os trabalhadores remotos?

Como os bots podem ajudar os trabalhadores remotos?

A pandemia da COVID-19 forçou muitas empresas a fechar e os trabalhadores a mudar de repente para ambientes remotos. Muitas organizações precisavam de maneiras práticas de manter os funcionários conectados e fornecer informações valiosas. Novamente, os bots oferecem uma solução inteligente.

Como a Moneypenny usou bots para integrar trabalhadores remotos

A Moneypenny, uma empresa que gerencia ligações terceirizadas e bate-papo ao vivo para milhares de empresas diferentes, usou bots para criar um assistente de integração rápida a fim de ajudar na transição dos funcionários para o trabalho remoto da maneira mais tranquila possível.

O bot foi desenvolvido com a The Bot Platform e fazia perguntas aos funcionários sobre o equipamento, a velocidade da internet e o ambiente de trabalho doméstico. O objetivo era garantir que os funcionários estivessem devidamente preparados para trabalhar na modalidade remota no longo prazo. Ele acelerou significativamente o processo e garantiu que as equipes da Moneypenny tivessem as ferramentas essenciais necessárias para oferecer excelentes serviços aos clientes.

Como a Huminos usou bots para entrevistar trabalhadores remotos

Pesquisas rápidas, inteligentes e fáceis de agendar são uma maneira essencial de avaliar como os funcionários estão quando eles estão trabalhando na modalidade remota. 700 empresas instalaram bots desenvolvidos pela Huminos, parceira do Workplace, a fim de entender as implicações do trabalho remoto durante e depois do lockdown da COVID-19. Essas organizações usaram os bots para enviar milhões de mensagens para funcionários. Ao fazer isso, elas coletaram feedback em tempo real sobre as preocupações dos funcionários e poderão tomar decisões melhores ao planejar a volta para o trabalho presencial.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Como usar bots para cuidar de trabalhadores remotos

Saber como está a saúde mental dos funcionários quando estão trabalhando em casa é uma parte essencial da experiência dos funcionários.

Criar um local de trabalho feliz é extremamente importante para a Moneypenny e saber como está a saúde mental dos funcionários quando estão trabalhando em casa é uma parte fundamental disso. A Moneypenny foi rápida em usar bots para essa finalidade, criando um bot que pergunta "Como você está?" para saber como está o bem-estar dos funcionários e avaliar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Em 24 horas, 75% dos membros da equipe haviam respondido à pesquisa. Ela também usou um bot para que os funcionários tenham um momento para pegar lanches e refeições no escritório, além de bots divertidos de questionários.

Outras organizações tiveram a mesma ideia:

  • A Ransa, uma empresa líder de logística na região andina e na América Central, usou um bot sobre a COVID-19 para compartilhar dicas diárias de prevenção para evitar a propagação do vírus, melhorar as habilidades de trabalho em casa e promover a saúde mental.
  • A Panasonic da Índia também usou o bot da Huminos sobre a COVID-19 para simplificar a comunicação individual no bate-papo do Workplace, compartilhar perguntas frequentes sobre a pandemia e coletar informações por meio de pesquisas. Isso ajudou a facilitar a criação de soluções rápidas com base nos dados resultantes.
  • A empresa norueguesa de energia renovável e telecomunicações Lyse usou um bot desenvolvido pela Prepp, uma parceira do Workplace, para fazer a integração dos funcionários em um ambiente estritamente remoto. O bot envia notificações push para funcionários contendo informações importantes, além de mensagens que exigem que novos contratados realizem ações relevantes e úteis para agilizar o processo.
  • A Clarins do Reino Unido criou um bot que, às 18h (horário local), lembra às pessoas de encerrar o trabalho para manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal
Como os bots podem ajudar os funcionários que estão voltando ao trabalho presencial?

Como os bots podem ajudar os funcionários que estão voltando ao trabalho presencial?

À medida que algumas empresas começam a sair do lockdown, elas precisam encontrar maneiras de comunicar novas políticas e procedimentos aos funcionários, especialmente aqueles que trabalham na linha de frente. Alguns clientes do Workplace estão usando bots para aliviar o peso da reabertura, coordenando os horários de retorno ao trabalho e divulgando informações.

Como a Beneficência Portuguesa de São Paulo usou bots para compartilhar informações essenciais

O maior hospital privado da América Latina, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, implementou o bot "BP Responde" no Workplace por meio da Alest Consultoria para gerenciar a distribuição de informações importantes à medida que começaram a passar pela pandemia da COVID-19.

Com o bot, foi possível munir rapidamente os funcionários da linha de frente com todas as informações mais atualizadas e precisas. Isso foi particularmente importante porque as informações de saúde e segurança estavam mudando continuamente e era necessário compartilhá-las com rapidez e precisão. Dado o sucesso e a rápida adoção do bot, o hospital agora está usando o "BP Responde" para enviar informações não relacionadas à COVID, incluindo novos projetos, processos e perguntas frequentes gerais para que os funcionários recebam atualizações regularmente.

Como o Flight Centre usou bots para manter a segurança dos trabalhadores

O Flight Centre Travel Group, um dos maiores grupos de agências de viagens do mundo, emprega milhares de pessoas em todo o planeta. Devido a vários pedidos de quarentena impostos pelos governos locais e estaduais em meio à pandemia da COVID-19, as equipes do Flight Center nas Américas estão retornando ao trabalho presencial em momentos diferentes.

Para garantir a máxima segurança da sua grande base de funcionários, o Flight Center desenvolveu um bot do Workplace com a The Bot Platform para solicitar que os funcionários respondessem a algumas perguntas. Isso é uma nova comprovação que a organização está exigindo para garantir que as medidas de segurança sejam cumpridas e que a disseminação da COVID-19 diminua.

Quando um funcionário entrar no Workplace, um comando do bot perguntará imediatamente a localização dele: casa ou escritório. Se a opção escritório for escolhida pelo funcionário, ele deverá clicar em um link para preencher um formulário que solicita mais informações. O rastreador aparecerá automaticamente para os funcionários quando entrarem no Workplace. Isso elimina responsabilidades indevidas sobre gerentes de escritório, gerentes remotos e outros cargos de liderança para garantir que cada funcionário se lembre de obedecer às proteções e ajudar todos a retornar ao trabalho presencial com segurança e sem problemas.

Saiba mais sobre bots no Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como construir uma colaboração eficaz em equipe no local de trabalho

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar na modalidade remota: benefícios e desafios

Mais e mais de nós estão e estarão trabalhando remotamente. Descubra os prós e os contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Comunicação corporativa | 9 minutos de leitura

Como resolver problemas de comunicação corporativa

A comunicação corporativa explicada! Descubra o que é a comunicação corporativa e como você pode melhorá-la. Confira estas dicas fáceis.