Nove pontos-chave da colaboração empresarial

Trabalhar com outras organizações está mais fácil do que nunca com melhores ferramentas de conectividade e colaboração empresarial. Quando você estiver buscando uma nova empresa para colaborar, o que é necessário levar em consideração?

COLABORAçãO EM EQUIPE | 2 MINUTOS DE LEITURA
business collaboration - Workplace from Meta

O que considerar em uma colaboração empresarial?

A colaboração em equipe é crucial na sua própria empresa. Ela também é essencial quando você está trabalhando com pessoas de outras organizações.

Muitas organizações influentes consideram essas colaborações e parcerias empresariais como uma ferramenta para obter vantagem competitiva. Elas estão firmando acordos formais de longo prazo ou colaborando em projetos pontuais específicos.

Independentemente da parceria que você está procurando, unir-se a outra empresa pode ajudar a expandir seu negócio ou agregar valor e novas habilidades.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Como encontrar uma empresa para colaborar

Como encontrar uma empresa para colaborar

Para algumas organizações, pode ser imediatamente óbvio com quem elas devem colaborar. Para outras, pode ser necessário um pouco de pensamento estratégico para encontrar parceiros em potencial.

De qualquer forma, existem vários aspectos fundamentais a serem considerados ao procurar uma empresa para colaborar.

Uma mesma meta

Uma mesma meta

Se cada empresa tiver uma visão distinta do rumo que a colaboração deve tomar, não dará certo. Cada parte precisa estar alinhada desde o início. Vocês também devem ter uma meta final em comum para auxiliar na orientação das decisões empresarias e adaptações ao longo da jornada.

Valores em comum

Valores em comum

O pensamento alinhado minimiza conflitos e abre maiores oportunidades para expansão ou inovação. Dessa forma, uma colaboração entre membros que possuem valores empresariais em comum funcionará de forma muito mais harmoniosa.

Habilidades complementares

Habilidades complementares

Um dos maiores benefícios da colaboração é utilizar as habilidades e recursos dos seus parceiros para fortalecer a proposta de valor.

Se não estiverem alinhados, a colaboração pode enfrentar dificuldades logísticas.

Confiança mútua

Confiança mútua

Na colaboração, é preciso trabalhar em conjunto. E isso requer um certo nível de confiança mútua e respeito. Qualquer desequilíbrio provavelmente resultará em ressentimentos e contribuições desiguais, o que não é benéfico para uma parceria de sucesso.

Uma cultura empresarial similar

Uma cultura empresarial similar

Se as suas formas de trabalhar forem muito diferentes, o engajamento poderá ficar difícil. Por exemplo, se os seus parceiros em potencial possuem uma estrutura hierárquica rígida e você não, a efetividade da colaboração pode ser prejudicada.

As ferramentas adequadas

As ferramentas adequadas

A comunicação ganha destaque para garantir uma integração harmoniosa. Trabalhar em grupos com várias empresas pode ser desafiador. Portanto, é essencial ter as ferramentas de colaboração adequadas em vigor ao trabalhar em prol de uma meta comum.

Maneiras de superar a distância

Maneiras de superar a distância

Geografia e idioma não são mais uma barreira para a colaboração. Na verdade, uma das razões pelas quais você pode colaborar com outra empresa é para ingressar em mercados novos e mais distantes.

Porém, é necessário ter as ferramentas adequadas para se comunicar de forma eficaz à distância. Utilizar plataformas como o Workplace pode ajudar a superar as barreiras linguísticas e unir grupos globais com várias empresas.

Como estabelecer o tipo certo de colaborações empresariais

Como estabelecer o tipo certo de colaborações empresariais

Você encontrou a empresa certa para colaborar. Agora precisa otimizar as maneiras de trabalhar com ela.

Existem diversos modelos diferentes para a colaboração empresarial. Eles variam desde a colaboração em torno de um único problema ou produto até parcerias formais para criar uma nova organização conjunta.

A Hype Innovation apresenta quatro tipos principais de colaboração:

  • Aliança. Duas ou três empresas concordam em temporariamente compartilhar suas habilidades, conhecimento, produtos, serviços ou recursos
  • Portfólio. Uma colaboração gerenciada centralmente. Isso envolve várias empresas independentes concordando em compartilhar conhecimento e criar um portfólio
  • Rede de inovações. Um grupo de empresas interconectadas possuem metas em comum e coordena produtos, serviços ou processos
  • Ecossistema. O tipo mais avançado de colaboração. Diversas organizações (e até mesmo clientes finais) estabelecem interdependências de longo prazo

Independentemente da abordagem que você adotar, colaborações eficazes se baseiam na sua capacidade de compartilhar. Compartilhar conhecimento, recursos, habilidades e experiências e, finalmente, sucesso ou fracasso.

Existe a oportunidade para a colaboração. Você só precisa encontrar o parceiro ideal para sua empresa.

Talvez você também se interesse por:

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Como desenvolver a colaboração em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar os seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como obter a colaboração entre equipes da maneira certa.

Colaboração | 3 minutos de leitura

Colaboração multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe no seu local de trabalho.

Colaboração em equipe | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as boas práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso