Muitas vezes pensamos nas empresas como sendo lideradas por pensadores independentes, empreendedores que tomam decisões audaciosas para garantir o sucesso. No entanto, no caso de muitas empresas hoje em dia, não é isso que acontece. Em um mundo de equipes remotas e estruturas de empresas horizontais, os estilos de liderança estão evoluindo.

O que é liderança colaborativa?

O que é liderança colaborativa?

Os líderes colaborativos buscam alcançar as metas organizacionais aproveitando e estimulando o poder das equipes diversificadas. Ao gerenciar indivíduos com diferentes funções na resolução de problemas, os líderes colaborativos capacitam os colegas de trabalho a usar sua vasta gama de conhecimentos, habilidades e experiência para trabalharem juntos com sucesso.

Essa é uma abordagem completamente diferente da forma como as organizações tradicionais trabalham, nas quais a comunicação em geral vem de cima para baixo. Em vez de envolver uma ampla gama de funcionários em processos importantes, as organizações baseadas em hierarquias rígidas podem acumular informações e restringir a tomada de decisões para a equipe mais sênior. Essas empresas usam uma cadeia de comando para delegar tarefas. Isso raramente dá às pessoas em níveis inferiores da hierarquia uma oportunidade de compartilhar feedback ou exercer o bom senso.

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Por outro lado, os ambientes colaborativos visam a quebrar esses silos e se concentrar em descobrir o potencial de todos na organização.

A liderança colaborativa tem sido um sucesso recentemente. Nossa pesquisa mostra que menos 14% dos gerentes de linha de frente tiveram a oportunidade de tomar grandes decisões desde a pandemia de COVID-19. Mas isso deveria estar na pauta de todos. Saiba o motivo.

Diferentes tipos de liderança colaborativa

Diferentes tipos de liderança colaborativa

A liderança pode ser colaborativa em dois níveis.

Liderança colaborativa em tarefas e projetos

Liderança colaborativa em tarefas e projetos

Quando as organizações reúnem equipes de diferentes departamentos para trabalhar em uma tarefa, elas costumam responder a um gerente de projeto. Em equipes verdadeiramente colaborativas, as coisas são um pouco diferentes: os grupos decidem os próprios objetivos de forma coletiva. Ao introduzir opiniões diversificadas do nível mais alto e na fase inicial do processo, as equipes podem ter mais impacto e produzir resultados melhores.

Imagine um CEO pedindo que os funcionários façam o lançamento de um novo produto. O gerente sênior tem ideias sobre as características do produto, o preço de varejo e USPs. Ele reúne uma equipe multifuncional para resolver os detalhes menores.

Agora, imagine que um CEO peça a uma equipe multifuncional para discutir a viabilidade do lançamento de um novo produto. Ouvir o pessoal da linha da frente nessa fase inicial pode proporcionar insights que gerem um projeto com uma melhor concepção. Isso pode até resultar em uma solução completamente diferente. Talvez um novo produto nem seja necessário. Pode ser que apenas uma atualização de software ou um suporte extra aos clientes aumente significativamente o valor.

Liderança colaborativa na administração de uma empresa

Liderança colaborativa na administração de uma empresa

Para algumas empresas, a liderança colaborativa é responsável por decisões ainda maiores. Em vez de os CEOs tomarem as decisões como em um modelo tradicional de cima para baixo, as organizações com visão de futuro usam as habilidades, os conhecimentos e a experiência do máximo de departamentos possível. Isso pode significar a reunião de equipes diversificadas em situações específicas ou a convocação de líderes de diferentes funções para todas as decisões de alto nível.

De acordo com um relatório da American Express, um terço dos integrantes da geração Y acredita que "a função de CEO deixará de ser relevante no formato atual" dentro de 10 anos. E 85% dos entrevistados de uma pesquisa da Deloitte avaliou a colaboração dos diretores como "importante" ou "muito importante".

Para que os líderes continuem relevantes, a expectativa é de que precisarão ser mais visíveis para os trabalhadores, mais acessíveis e mais colaborativos fora das hierarquias tradicionais.

Esse pensamento já deu origem a um novo termo, a "diretoria sinfônica", uma equipe que combina CEOs, CFOs (diretores financeiros), COOs (diretores de operação) e outros com um efeito harmonioso. Pense nisso como equipes liderando equipes.

Por que a liderança e a colaboração são tão importantes?

Por que a liderança e a colaboração são tão importantes?

A liderança compartilhada faz sentido em termos de negócios. Saiba o motivo.

  • Como eliminar o isolamento

    Pense no acrônimo "TEAM" (Together Everyone Achieves More), que em inglês significa "juntos, todos alcançam mais". Os ambientes colaborativos comprovam a veracidade desse mantra. Com os líderes certos no comando, as pessoas se sentem à vontade para compartilhar seus pontos de vista. E isso pode gerar resultados melhores.

  • Como aumentar a criatividade

    Quando ideias de diferentes departamentos fluem, também é mais provável que as pessoas discordem umas das outras. No modelo de colaboração, isso pode ser uma coisa boa. Se as equipes conseguirem lidar com conversas difíceis de forma respeitosa, a tensão criativa resultante pode muitas vezes resultar em algumas das melhores soluções.

  • Como capacitar os funcionários

    Dar a uma equipe multifuncional a oportunidade de trabalhar em conjunto beneficia todos os envolvidos. Os indivíduos se sentem fortalecidos quando tomam decisões importantes e mais confiantes quando são estimulados a pensar de forma criativa e a resolver problemas.

  • Como aumentar o engajamento

    Segundo a Gallup, equipes engajadas são 17% mais produtivas e 21% mais lucrativas do que as equipes não engajadas. Uma forma de aumentar o engajamento é dar aos seus colegas um senso de propriedade sobre as próprias tarefas. Os líderes colaborativos deixam os funcionários ter voz ao decidir objetivos e metas. Com isso, eles podem se tornar mais comprometidos com seu trabalho e o processo.

    Os melhores gerentes irão mais além, dando tempo e atenção aos membros da equipe e recompensando seus esforços. Esse engajamento da liderança, aproveitando os pontos fortes dos funcionários para encontrar a melhor abordagem para a empresa, se propaga para a equipe, resultando em uma força de trabalho mais motivada.

  • Como criar confiança em equipes híbridas

    À medida que as forças de trabalho se espalham cada vez mais entre escritórios, linha de frente ou locais de trabalho remotos, os líderes colaborativos têm um papel essencial na construção da confiança. Quando as pessoas veem outras acolhendo uma ampla gama de perspectivas, elas podem se sentir mais confiantes de que suas contribuições serão bem recebidas, independentemente de qual seja seu local de trabalho. Nunca houve uma necessidade tão grande de fazer com que todos se sintam incluídos, uma vez que o trabalho remoto e híbrido se torna o novo normal no pós-pandemia.

  • Desenvolvimento rápido do pessoal

    Nosso relatório Vozes presentes, mesmo à distância 2020 descobriu que apenas 41% dos gerentes de linha de frente acham que os chefes promovem as carreiras deles. É provável que esse número seja mais alto em um ambiente de colaboração, repleto de oportunidades de aprender com especialistas de diferentes departamentos. As oportunidades de desenvolvimento não param por aí, especialmente em equipes em que os funcionários são incentivados a tomar decisões por si mesmos e a desenvolver confiança para liderar outras pessoas.

  • Como ajudar a cultivar novos líderes

    "Liderança emergente" é a estratégia cada vez mais popular. Ela permite que os membros de uma equipe se apresentem naturalmente como líderes e tomadores de decisões durante as interações de grupo. Quando uma empresa reconhece que um dos seus funcionários está demonstrando fortes qualidades de liderança, ela pode estimular essas competências com treinamento específico em um Programa de líderes emergentes, abrindo o caminho para que eles assumam funções de liderança mais tradicionais no futuro.

Quais são os desafios da liderança colaborativa?

Quais são os desafios da liderança colaborativa?

A liderança colaborativa não é sempre um caminho fácil. Há uma série de armadilhas para as quais é preciso se preparar.

  1. Falta de entusiasmo

    É preciso manter sua equipe motivada ao implementar novos processos de colaboração. As pessoas também podem começar a perder o interesse. Isso pode ocorrer porque os funcionários perdem o foco no panorama geral, sentem que seus esforços não são recompensados ou simplesmente ficam esgotados. Ser otimista, celebrar os sucessos e assegurar que as cargas de trabalho sejam gerenciáveis deve ajudar a manter a equipe integrada no longo prazo.

  2. Tomada lenta de decisões

    Com tantas opiniões a considerar e prioridades a cumprir, a liderança colaborativa pode levar a uma tomada de decisão mais lenta. Em um ambiente de colaboração, as organizações devem dar aos funcionários as ferramentas necessárias para tomar decisões em grupo da forma mais eficiente possível. A resolução do problema pode ser feita de uma forma simples, como usar ferramentas de comunicação que permitam a colaboração em tempo real.

  3. Perda de controle

    Quando os líderes colaborativos tiram as equipes dos seus silos e abandonam uma cadeia de comando tradicional, há o risco de quebra de padrões. A possibilidade de haver confrontos entre personalidades e de os prazos expirarem indica que há um equilíbrio delicado entre afrouxar o controle e perdê-lo completamente. Em vez de adotarem uma abordagem autoritária, os líderes colaborativos precisam aprender a influenciar os outros no momento certo para que os padrões permaneçam elevados.

  4. Falta de responsabilidade

    É mais fácil que as pessoas se sintam menos responsáveis pelo seu trabalho quando o compartilham com outras. Os funcionários podem se afastar de uma tarefa quando as decisões parecem servir mais para um departamento do que para outro. Para manter a responsabilidade elevada, encontre formas de dar aos membros da equipe um forte senso de propriedade ao longo de todo o processo. Isso começa quando o grupo estabelece as próprias metas. Se necessário, essas metas podem ser adaptadas ao longo do caminho para refletir as prioridades de todos.

  5. Possibilidade de conflito

    É certo que existem diferenças de opinião em qualquer situação que envolva personalidades diferentes. Os grupos devem tentar resolver os problemas se concentrando na meta em comum. Manter os objetivos mais amplos do grupo em mente ajudará a mediar conversas difíceis e a manter egos criativos sob controle.

Como implementar a liderança colaborativa

Como implementar a liderança colaborativa

A introdução de processos de colaboração não é algo fácil. Há algumas estratégias que os gerentes podem usar para aumentar suas chances de sucesso.

Para incentivar as pessoas a compartilhar suas ideias mais ousadas, é preciso que elas confiem que a equipe as tratará com respeito. No início dos projetos, crie algumas sessões e atividades de quebra-gelo para ajudar a romper barreiras e encorajar as pessoas nas "margens" da empresa a apresentar suas sugestões.

Os líderes precisam liderar. Dê o exemplo encorajando a justiça e influenciando as outras pessoas a fazer o mesmo. Ao serem transparentes na tomada de decisão e demonstrarem vulnerabilidade no momento certo, os líderes podem dar às pessoas a confiança de que podem agregar valor a uma equipe.

A liderança compartilhada funciona melhor quando adota a diversidade e quando as equipes usam diferentes perspectivas para alcançar a meta comum. Manter o propósito comum na lembrança de todos os manterá concentrados e tornará os resultados mais impactantes.

O que define um estilo de liderança colaborativa?

O que define um estilo de liderança colaborativa?

Os líderes colaborativos normalmente têm uma combinação das qualidades a seguir.

Curiosidade
Curiosidade

Um líder não pode ficar de braços cruzados e deixar seus colegas de trabalho tomarem as rédeas de tudo. Ao fazer perguntas construtivas, os gerentes podem inspirar os colegas a fazer o mesmo. Com mais pessoas fazendo as perguntas certas, todos se beneficiam.

Os líderes colaborativos mostram ávido interesse nos detalhes mais minuciosos de uma empresa. As perguntas inteligentes deles podem ajudar um grupo a compreender a tarefa seguinte e gerar conversas que levem a novas soluções e a estratégias melhores.

Mente aberta
Mente aberta

Os líderes precisam estar dispostos a ouvir e aprender com as perspectivas de outras pessoas para aproveitar ao máximo um grupo diversificado. Dar aos membros da equipe de diferentes funções e níveis da empresa a oportunidade de trabalhar em conjunto provavelmente trará algumas surpresas. Além dos melhores líderes não se intimidarem com essas novas informações, eles frequentemente optam por adotá-las. Em geral, isso envolve pedir a opinião de mais membros da equipe, bem como sugestões para a resolução de problemas.

Respeito pelas outras pessoas
Respeito pelas outras pessoas

Tratar os colegas de trabalho com respeito pode ajudar a criar um ambiente de trabalho aberto e honesto. Para os líderes colaborativos, isso significa dedicar um tempo para ouvir todas as pessoas. A reputação de agir com base nas preocupações das pessoas e de forma justa também estimula um senso de confiança. Com confiança, a equipe inteira pode se sentir confiante em compartilhar suas ideias sem medo de ser julgada.

Saber quando se afastar e quando assumir a liderança
Saber quando se afastar e quando assumir a liderança

Os líderes colaborativos precisam reconhecer suas fraquezas e seus pontos fortes. Ao ficarem em segundo plano no momento certo, eles permitirão que os membros da equipe destaquem seus conhecimentos e competências.

É claro que nem tudo deve ficar para a equipe inteira. Os gerentes mais capazes oferecem sua experiência no momento certo para apoiar os colegas de trabalho.

Assim como fazem seus departamentos trabalharem com os outros, os líderes devem garantir que estão sempre prontos para trabalhar com seus funcionários.

Continue lendo

Continue lendo

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que isso é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Exploramos o que faz surgir um líder e por que uma boa liderança é crítica para os negócios.

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: o que é e como causar um impacto positivo na sua organização.

Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma de trabalhar, a criação de uma cultura positiva no local de trabalho se tornou uma prioridade para as empresas no mundo todo. Confira como você também pode fazer isso.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão são importantes?

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no ambiente de trabalho? Exploramos como as grandes empresas estão tratando dessas questões importantes e como você também pode fazer isso.