Como criar um local de trabalho colaborativo

A colaboração é uma parte fundamental dos negócios, pois torna as tarefas significativas e fortalece as relações de trabalho entre os funcionários. Além disso, ela é altamente benéfica para os seus resultados. Saiba o motivo.

COLABORAÇÃO EM EQUIPE | 5 MINUTOS DE LEITURA
Collaborative Workplace
Por que a colaboração no local de trabalho é importante

Por que a colaboração no local de trabalho é importante

Em um local de trabalho colaborativo, as pessoas se conectam para desenvolver ideias, resolver problemas e realizar tarefas. Com gerenciamento, cultura e ambientes favoráveis à colaboração, elas podem combinar seus recursos intelectuais e inspirar umas às outras com ideias e sugestões.

Os velhos ditados "o todo é maior que a soma das partes" e "duas cabeças pensam melhor que uma" aplicam-se perfeitamente à colaboração em equipe, já que muito do valor do trabalho colaborativo está em como as pessoas se conectam e motivam umas às outras, e não simplesmente nas habilidades que cada indivíduo oferece. Criar uma cultura de colaboração estimula a criatividade e a inspiração, além de aumentar a confiança dos funcionários por meio do reconhecimento mútuo dos respectivos talentos e habilidades.

Vamos conversar sobre o futuro do trabalho

Queremos fornecer respostas a algumas das perguntas mais cruciais sobre o trabalho no metaverso. Clique abaixo e confira.

A colaboração no local de trabalho assume diversas formas, por exemplo, brainstorms em grupo, documentos compartilhados com ideias, bem como o compromisso de uma equipe em discordar respeitosamente e ouvir pontos de vista diferentes. Outras características dos locais de trabalho colaborativos incluem a filosofia de contratação inclusiva, que traz uma ampla variedade de habilidades e experiências, e a cultura de transparência, que desencoraja a concorrência interna e a formação de grupos isolados nas empresas.

A maioria das empresas reconhece o valor do trabalho colaborativo, mas nem todas conseguem aproveitar plenamente seu potencial. Neste artigo, exploraremos como funciona uma boa colaboração e como você pode cultivá-la na sua empresa.

Como criar um ambiente de trabalho colaborativo

Como criar um ambiente colaborativo

É mais provável que a colaboração aconteça quando os ambientes físico e digital e a cultura da empresa se alinham para apoiá-la.

  • Ambiente físico

    Quando os funcionários podem se reunir facilmente para discutir projetos, há menos obstáculos à colaboração. Espaços para reuniões e áreas comuns, além de uma atmosfera que não seja muito silenciosa ou formal, podem ser úteis.

    Entretanto, é uma boa ideia garantir que haja paz e tranquilidade quando necessário. Se os funcionários estão sempre à caça das salas de reunião disponíveis ou tentando se fazer ouvir no meio da conversa dos outros colegas, eles podem se sentir desestimulados a colaborar.

  • Ambiente digital

    Canais de comunicação e espaços digitais compartilhados podem ser um terreno fértil para a colaboração. De acordo com a Sloan Business School do MIT, a colaboração e o trabalho digital andam de mãos dadas. Os pesquisadores da Sloan descobriram que, em 70% das empresas digitalmente avançadas (aquelas que usam tecnologia digital nas funções comerciais), ocorre a colaboração multifuncional, em comparação com 30% das empresas que ainda estavam nos estágios iniciais da digitalização.

    Para empregadores que buscam maior colaboração digital, é importante ter sistemas, ferramentas e serviços modernos e confiáveis que não sofram com interrupções ou bugs, além de garantir que as integrações da plataforma de comunicação aos programas de software empresariais funcionem sem problemas, evitando problemas técnicos que atuam como obstáculos para a colaboração e inovação.

    Também é importante garantir que os funcionários conheçam a variedade de tecnologias disponíveis (por exemplo, videochamadas, emojis personalizados, espaços de trabalho compartilhados e grupos de trabalho) e se sintam confiantes ao usá-los. Ofereça treinamento formal, se apropriado, e indique claramente guias de autoajuda em sua intranet ou no feed de notícias da empresa. Caso contrário, é só continuar com o sistema padrão baseado em ligações telefônicas e email.

  • Cultura da empresa

    A sua cultura reconhece o valor da conversa, exploração e discussão? Ou cada momento longe das tarefas do dia parece um comprometimento da produtividade pelo qual os funcionários se sentem culpados?

    Para garantir que a colaboração possa florescer, a cultura precisa não apenas tolerá-la, mas priorizá-la. Os funcionários devem se sentir à vontade para compartilhar suas ideias uns com os outros e pedir uma segunda opinião ou feedback sobre seu trabalho. Se você puder desenvolver uma cultura que aplauda a colaboração entre equipes ou silos departamentais, melhor ainda.

Oito dicas para aprimorar a colaboração no local de trabalho

Oito dicas para aprimorar a colaboração no local de trabalho

1. Adote um estilo de liderança colaborativo

De acordo com a Northeastern University, líderes colaborativos são aqueles que trabalham juntos na tomada de decisão. Chefes de departamento, diretores e outros tomadores de decisão seniores conectam-se para discutir os desafios e colaboram para enfrentá-los. A Northeastern sugere que a liderança colaborativa está lentamente substituindo a abordagem mais tradicional de cima para baixo, na qual os líderes tomam decisões unilateralmente e estas são propagadas para baixo em toda a empresa.

Além de ser benéfico por si só, praticar a liderança colaborativa ajuda a criar uma cultura de colaboração na empresa. Líderes fortes atuam como modelos para gerentes e colaboradores, de modo que suas formas colaborativas de trabalho podem ter uma influência direta na força de trabalho em geral.

Dica: saiba mais sobre como criar colaboração em equipe aqui.

2. Transmita segurança às pessoas para que compartilhem ideias

Ter segurança para expressar ideias, estejam elas alinhadas às opiniões predominantes do grupo ou não, é fundamental para promover a inovação nas organizações. Também é essencial para evitar as armadilhas do pensamento de rebanho. Esse fator, conhecido como segurança psicológica, é estudado por cientistas comportamentais desde o início dos anos 2000.

Um ensaio de 2008 da Harvard Business School descobriu que a segurança psicológica pode promover o trabalho colaborativo, especialmente em equipes diversas, pois ajuda a garantir que a contribuição de cada pessoa seja ouvida e valorizada, sem se importar com formação, estilo de comunicação ou perspectiva.

3. Identifique e aproveite os pontos fortes das pessoas

Uma colaboração eficaz combina uma ampla gama de habilidades e personalidades. Portanto, se você deseja promover a colaboração na sua força de trabalho, é preciso conhecer tanto os pontos fortes quanto os de melhoria de cada pessoa.

Sessões de orientação e desenvolvimento, seja como parte de um exercício em equipe, seja como um programa individual entre colaboradores e gerentes, podem ajudar os funcionários a descobrir os perfis de competências que possuem e a abordagem que usam no trabalho. Com isso, eles podem se concentrar no que são produtivos e nas funções que ocupam em relação ao trabalho em grupo.

4. Inclua funcionários híbridos e remotos

Os modelos de trabalho híbridos precisam ser gerenciados com cuidado para que as atividades online e presenciais sejam integradas e ninguém fique de fora. Segundo os líderes de ideias da McKinsey, parte da solução talvez seja considerar o escritório físico como uma ferramenta para a conexão colaborativa. “Para algumas pessoas, o escritório deixou de ser o local habitual de trabalho, ou seja, onde você se reúne para colaborar e planejar o futuro”, afirma Bryan Hancock da McKinsey.

Ao atribuir diferentes atividades e objetivos para atividades on-line e no escritório, você pode pensar em uma força de trabalho híbrida como um recurso diverso em vez de uma comunidade dividida.

5. Defina metas claras

A definição de metas pode ajudar as equipes a se aproximarem e se unirem em busca de um objetivo comum. Ao definir uma meta comum para sua equipe trabalhar em conjunto, deixe claro que a tarefa deve ser realizada em grupo e ofereça suporte aos membros na identificação das diferentes funções e na organização do tempo de trabalho deles. Com isso, pessoas diferentes poderão cuidar de aspectos diferentes da solução de problemas.

Você pode até tornar a colaboração parte do próprio objetivo. Ao definir tarefas em grupo, considere pedir aos indivíduos que apresentem suas formas de trabalhar após a conclusão do desafio, para que possam mostrar como atribuíram funções, resolveram problemas e trabalharam os pontos fortes de cada pessoa.

6. Delegue com eficiência

Delegar bem é uma das habilidades mais importantes no kit de ferramentas de um gerente. Decidir quais tarefas atribuir a outras pessoas e quanto suporte – ou interferência – é apropriado é algo que muitos gerentes fazem instintivamente, enquanto outros podem precisar praticar conscientemente suas habilidades de delegação.

Quando os líderes delegam com eficiência, eles desempenham uma função colaborativa nas suas equipes. Ao atribuir tarefas que os subordinados podem fazer tão bem ou melhor do que eles próprios, os líderes podem se concentrar no planejamento estratégico para a equipe ou nas sessões de orientação e desenvolvimento para ajudar outras pessoas a avançar nas carreiras.

7. Tenha as ferramentas de colaboração certas

As ferramentas e a tecnologia podem impulsionar a colaboração. Elas facilitam e agilizam a troca de ideias e o acompanhamento de projetos compartilhados. De fluxos de trabalho e quadros Kanban a mensagens instantâneas e vídeos ao vivo, as ferramentas de colaboração fazem parte do dia a dia e são essenciais no local de trabalho de hoje.

A seleção de quais ferramentas de colaboração você usará para sua empresa deve ser abordada com base nas necessidades. Procure as ferramentas que se adaptam às suas formas de trabalho, em vez das ofertas mais novas e sofisticadas. Também faz sentido procurar uma única plataforma integrada, em vez de várias ferramentas especializadas, cada uma com seu próprio login, armazenamento de arquivos e interface de usuário.

Ao considerar quais tipos de ferramentas de colaboração são melhores para sua empresa, não se esqueça das ferramentas offline. Quadros brancos, mapas mentais e até mesmo notas autoadesivas são ferramentas de colaboração que todos conhecem e são acessíveis a quase todos os funcionários, embora estejam limitadas a espaços físicos de trabalho.

8. Ofereça recompensas para incentivar a colaboração

Crie benefícios e recompensas para incentivar a colaboração dos funcionários. Uma maneira de fazer isso é associar bônus e recompensas aos valores da empresa, dos quais a colaboração pode ser um deles. Os funcionários que demonstram disposição para compartilhar conhecimento, ajudam os outros e impulsionam a colaboração por meio dos seus comportamentos podem ser recompensados por apoiar as metas colaborativas da empresa.

Às vezes, a colaboração é uma recompensa por si só. Um estudo da Stanford mostrou que a colaboração tem um impacto positivo no engajamento, vigor e sucesso durante as tarefas em grupo. Os participantes informados de que trabalhariam de maneira colaborativa ficaram 64% mais tempo realizando as tarefas do que aqueles que fizeram tudo sozinhos. Isso sugeriu que o trabalho se torna mais interessante e significativo quando realizado em equipe.

Continue lendo

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais

Publicações recentes

Colaboração em equipe | 10 minutos de leitura

Como desenvolver a colaboração em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar os seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Saiba como incentivar a colaboração em equipe da maneira certa.

Colaboração em equipe | 3 minutos de leitura

Colaboração multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe no seu local de trabalho.

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as boas práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso