Como este chefe de cultura e comunicações internas está usando o Workplace para conectar equipes e culturas globais

Como um pioneiro do Workplace ajudou a levar o Workplace para a Ennismore e está conectando pessoas em hotéis e restaurantes do mundo todo.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA

Os pioneiros do Workplace são um grupo formado pelos mais sofisticados e inovadores diretores do Workplace no mundo, ótimos para conectar pessoas, compartilhar informações, espalhar ideias e promover boas práticas no Workplace.

Neste artigo, Marcos Eleftheriou, pioneiro do Workplace e chefe de cultura e comunicações internas da Ennismore, explica por que escolheu o Workplace e fala sobre o impacto da plataforma na organização.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Inspirando descobertas

Inspirando descobertas

A missão da Ennismore é criar marcas no setor de hospedagem que inspirem descobertas. E ela está no caminho certo. A família Ennismore abrange várias marcas bastante conhecidas, como o The Hoxton, uma rede de hotéis abertos a todos e situados em locais únicos ao redor do mundo.

The Ennismore people team

Marcos (à frente, no centro) e a equipe de pessoal da Ennismore

A Ennismore adquiriu a propriedade de 850 acres em Gleneagles, nas Terras Altas da Escócia, em 2015. Ela também está trabalhando em novas marcas que redefinirão o espaço de trabalho compartilhado e a experiência em hotéis econômicos.

Como conectar uma empresa de rápido crescimento?

Como conectar uma empresa de rápido crescimento?

Temos uma organização passando por um crescimento significativo. O número de funcionários aumentou em quase um terço, passando de 1.600 pessoas para mais de 2.200 nos últimos 18 meses. Nesse ritmo, torna-se uma tarefa difícil conectar a todos para criar um senso compartilhado de cultura e valores. Felizmente, Marcos assumiu a tarefa sabendo que existia uma nova plataforma que podia ajudá-lo.

“Fiquei sabendo sobre o Workplace alguns anos atrás”, afirma Marcos em nosso encontro. “Em meu último trabalho no British Fashion Council (BFC), estávamos procurando uma plataforma que nos ajudasse a conectar as pessoas. Experimentamos algumas das outras empresas grandes e não ficamos satisfeitos. No fim, não permanecemos com nenhuma.”

Com o Workplace foi diferente. A plataforma conectou 50 pessoas do BFC e permitiu, imediatamente, que todos trabalhassem juntos em um projeto. Marcos sabia que o que havia funcionado para 50 pessoas na organização sem fins lucrativos também funcionaria para mais de mil pessoas na Ennismore.

De 50 para 1.500

De 50 para 1.500

“Enquanto eu fazia a entrevista com Sharan, fundador e diretor da Ennismore, falamos sobre isso. Ele já havia conversado com a equipe do Workplace. Foi algo legal e que facilitou a decisão de aceitar o trabalho!”

Com um cenário já definido, como foi que Marcos e sua equipe conseguiram implementar a solução para muito mais pessoas do que originalmente previsto?

Preparação operacional...

Preparação operacional...

Resumidamente, os grupos do Workplace tiveram grande influência.

“Foi um desafio muito maior. A abordagem que eu adotei se resumia a entender bem a estrutura de grupos do Workplace, por exemplo, como organizá-los, o padrão para definir um nome, se seriam grupos abertos ou fechados. A primeira parte foi bastante operacional. Analisar todos as listas de distribuição existentes, a estrutura do departamento e o que seria útil para as pessoas.”

E foi uma experiência proveitosa. Analisar a infraestrutura existente de comunicação corporativa permitiu que Marcos e sua equipe identificassem e preenchessem lacunas.

“Nós percebemos que não tínhamos uma lista de distribuição para pessoas que trabalhavam nas recepções por todo o mundo”, afirma Marcos. “Identificamos que a criação desse espaço seria útil. Então, incluímos em nosso roteiro a configuração de um grupo do Workplace para as recepções globais.”

...e planejamento de campanha

...e planejamento de campanha

A próxima fase do plano era garantir que a equipe tivesse o conteúdo adequado para incentivar as pessoas a encontrar e compartilhar atualizações úteis na plataforma. “Criamos os planos de engajamento do funcionário e o conteúdo para manter as pessoas engajadas. Isso incluía uma ampla variedade de elementos. Desde benefícios e material de integração até reconhecimento e recompensa.”

Marcos apresentou a campanha como parte de um esforço de comunicação interna mais amplo, usando ativos como pôsteres e livretos instrutivos. A empresa também publicou uma série de vídeos no decorrer da semana do lançamento, em que o CEO usou um vídeo ao vivo para transmitir o evento.

Marcos afirma que, “depois disso, desenvolvemos mais campanhas. Criamos vídeos instrutivos, dicas e truques, além de outros conteúdos que permitiram um crescimento verdadeiramente orgânico.”

“O Workplace permite dizer a todos que eles estão convidados. Que a opinião deles é importante. Que eles estão nessa jornada conosco. Isso pode fazer toda a diferença ao desenvolver a cultura da organização.”

Essa abordagem criou a base para desenvolvermos a melhor experiência para as pessoas. Segundo Marcos, quando fazemos isso certo, imediatamente encontramos pessoas que promovem a plataforma.

“As pessoas compreendem a ideia instintivamente”, diz ele. “Elas começam a conversar entre si, compartilhando conteúdo e criando as próprias conexões. O Workplace cria o espaço para que todos na empresa tenham voz, não apenas absorvam informações.”

Quatro exemplos do efeito do Workplace

Quatro exemplos do efeito do Workplace

Criação de uma cultura compartilhada entre marcas diferentes

Talvez o efeito mais interessante do Workplace em relação à cultura e às comunicações da Ennismore seja a forma como ajudou a conectar a marca Gleneagles com o restante do grupo.

“A Gleneagles foi adquirida em 2015”, relata Marcos. “Foi um salto para nós, porque a Gleneagles era, na época, um tipo de hotel muito diferente do que somos em termos de cultura, organização e hierarquia. Naquele período, contava com 900 funcionários. Então, foi muito importante ajudá-los a se sentir parte de uma cultura compartilhada.”

“Nós vimos como o Workplace rapidamente permitiu que os funcionários da Gleneagles criassem seus próprios grupos de forma orgânica. As pessoas realmente se interessaram e começaram a compartilhar atualizações, ideias e conteúdo.”

Conexões significativas

Mais um exemplo de como uma empresa conectada prospera. Quando tiramos as pessoas de seus silos geográficos ou organizacionais, a realidade aparece. De repente, elas conseguem ter uma visão real de todo o negócio e do papel que devem desempenhar nele. Marcos concorda com isso.

“Existe um risco real de que as pessoas esqueçam que fazem parte de algo maior. Se o seu trabalho for construir uma cultura corporativa compartilhada, isso será um problema. Mas o Workplace é capaz de resolver isso. Com ele, as pessoas entendem que fazem parte da Ennismore. Que todos temos os mesmos valores e somos parte da mesma equipe.”

“Sem uma equipe conectada, você nunca conseguirá dar o seu melhor. O Workplace significa conectividade. Ele vai ajudar você a impulsionar a mudança da cultura e até mesmo o crescimento da sua empresa.”

“Ele evidencia locais onde já existe uma ótima sinergia cultural”, argumenta Marcos. “Com o Workplace, veio a compreensão de que todos na Ennismore têm os mesmos valores profissionais, independentemente de onde estejam. As pessoas começaram a compartilhar exemplos de como é um atendimento ao cliente incrível. E isso é realmente impactante.”

Capacitação de trabalhadores que não usam email

Marcos nos dá outro exemplo do efeito do Workplace: o poder de conectar trabalhadores da linha de frente que não usam email.

“Considerando que quase 50% do nosso pessoal não tem email, poder conectar esses funcionários no Workplace deu a eles visibilidade instantânea do restante da organização. Isso é uma grande vitória.”

“Com as equipes de limpeza, por exemplo, não foi mais necessário usar o celular pessoal. Elas estão usando o Workplace Chat. Isso economiza gastos pessoais e uma enorme quantidade de tempo, pois não é mais necessário ligar para alguém para atender aos nossos hóspedes. Então, de imediato, eu acredito que essas pequenas conectividades acontecem organicamente. Isso é ótimo.”

Uso de bots para automatizar processos de aprendizado e desenvolvimento

Marcos e sua equipe também são parte fundamental de uma empolgante iniciativa de adoção de bots, integrações e automação no Workplace por parte da Ennismore.

The Ennismore family of bots

A família de bots da Ennismore

Neste mês, Marcos fez uma publicação sobre a última adição à crescente lista de bots que facilitam e tornam o trabalho na Ennismore mais agradável.

O Flow Bot conecta trabalhadores que não usam email com a ferramenta de treinamento de aprendizado e desenvolvimento da Ennismore, o Flow. Ele envia uma mensagem de boas-vindas aos novos usuários, juntamente com um link exclusivo que incorpora um recurso de login único para acesso ao Flow. O link os leva diretamente para o painel pessoal no Flow, sem a necessidade de fazer login com um nome de usuário e senha separados.

Depois, o Flow Bot segue enviando lembretes automáticos, mensagens de parabéns e notificações de novos cursos.

Como você venderia o Workplace para outro profissional da área de comunicação e cultura?

Como você venderia o Workplace para outro profissional da área de comunicação e cultura?

Marcos reconhece que “uma equipe mais bem conectada e engajada é mais feliz. E equipes mais felizes oferecem um atendimento ao cliente melhor. Portanto, garantir que nossas equipes sintam que estão trabalhando como uma só, que estão alinhadas à nossa marca, visão e cultura, significa que prestarão serviços ainda mais incríveis. O Workplace dá a elas a sensação compartilhada de que fazem parte de algo grande. E isso é fundamental para nós.”

Por fim, Marcos acredita que tudo depende da conexão. “Eu acho que todo o restante vem depois disso”, afirma ele. “Sem uma equipe conectada, você nunca conseguirá dar seu melhor. O Workplace significa conectividade. Ele vai ajudar você a impulsionar a mudança da cultura e até mesmo o crescimento da sua empresa.”

Agradecemos imensamente a Marcos Eleftheriou, Ennismore.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: benefícios e desafios

Leia sobre tendências e estatísticas de trabalho remoto. Veja algumas dicas para fazer o trabalho remoto funcionar para você, além de entender os prós e contras dessa proposta.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Engajamento do funcionário: o que é?

O engajamento do funcionário afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores do engajamento do funcionário e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como resolver problemas de comunicação corporativa

Entenda o que é comunicação corporativa! Descubra o que é a comunicação corporativa e como você pode melhorá-la. Confira estas dicas fáceis.