Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma de trabalhar, a criação de uma cultura positiva no local de trabalho se tornou uma prioridade para as empresas no mundo todo.

Uma grande mudança na cultura do local de trabalho ocorreu durante a pandemia da COVID-19. Com a mudança para o trabalho remoto e híbrido por causa da pandemia, 57% das empresas esperam mudanças significativas na própria cultura.1

Essa foi uma chance para as organizações reavaliarem suas prioridades e criarem ambientes de trabalho em que os funcionários possam se sentir seguros, engajados, inspirados e produtivos, estejam eles em casa, apenas alguns dias da semana no escritório ou na linha de frente.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

O que é a cultura no local de trabalho?

O que é a cultura no local de trabalho?

É importante definir o que queremos dizer quando falamos sobre a cultura do local de trabalho. Mas essa não é uma tarefa fácil. Ela é um conjunto de valores? Comportamentos? Atitudes? Ou costumes e tradições? Pode se dizer que ela é tudo isso e muito mais.

A Forbes descreve a cultura no local de trabalho como "o ambiente que nos rodeia o tempo todo". O site de empregos Indeed afirma que ela é uma "série de atitudes, crenças e comportamentos que constituem a atmosfera natural de um ambiente de trabalho".

Talvez a explicação mais simples venha do famoso guru de administração dos Estados Unidos, Marvin Bower, que a descreve como "a maneira como fazemos as coisas por aqui".

Independentemente de como ela seja definida, a cultura no local de trabalho pode ser difícil de mensurar de uma maneira tangível. É a sensação de estar no trabalho, em vez de um conjunto de regras escritas. Cada organização tem a sua personalidade e a sua atmosfera. E isso não é algo fácil de projetar.

Peter Drucker, o renomado consultor administrativo e escritor, afirmou: "a cultura come a estratégia no café da manhã". E junto com a série de mudanças sem precedentes no mundo do trabalho, as organizações estão acordando para o fato de que você pode ter a melhor estratégia e a melhor equipe do mundo, isso não importa se a sua cultura não está adequada.

A cultura é o ar que você respira. Se ele for tóxico, a organização morre.

Why is work culture so important?
Por que a cultura no local de trabalho é importante?

Por que a cultura no local de trabalho é importante?

É por isso que o foco na cultura é a prioridade máxima para organizações que buscam transformar a maneira como as pessoas trabalham e como elas se sentem em relação ao trabalho. Estes são alguns motivos específicos pelos quais ela é tão importante, as áreas que podem ser impactadas e como você pode efetuar mudanças positivas na cultura da sua empresa.

1. Bem-estar dos funcionários

Sua organização valoriza a saúde mental da mesma maneira que a saúde física? A cultura no local de trabalho tem um impacto significativo no bem-estar dos funcionários. A pandemia da COVID-19 obrigou os empregadores a pensar mais sobre como manter os trabalhadores seguros e saudáveis.

O bem-estar foi a tendência de maior importância no ranking do estudo de Tendências globais de capital humano da Deloitte, 2021, onde 80% dos líderes identificaram o bem-estar como importante ou muito importante para o sucesso da organização.

Muitas organizações migraram para o trabalho remoto e instalaram medidas para oferecer aos funcionários um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, incluindo horários flexíveis baseados nos horários de creches. Isso ajudou as equipes a se sentirem apoiadas e valorizadas.

2. Desempenho e produtividade dos funcionários

A cultura no local de trabalho influencia o desempenho das pessoas, o que pode impactar diretamente nos resultados financeiros. Um local de trabalho feliz e acolhedor estimula as pessoas a irem ao trabalho todos os dias e aumenta o bem-estar e a concentração. Organizações com culturas mais fortes geralmente são mais bem-sucedidas e apresentam altos níveis de produtividade.

Uma pesquisa da Universidade de Oxford mostrou que trabalhadores felizes são 13% mais produtivos do que trabalhadores infelizes.

3. Comunicação

Uma boa comunicação ajuda a gerar respeito e confiança mútuos, independentemente das funções e responsabilidades de cada um. Uma cultura no local de trabalho em que as pessoas não podem fazer perguntas, criar ideias ou se conectar facilmente umas com as outras é menos transparente e pode não alcançar o melhor que elas têm a oferecer. Para conquistar engajamento, a comunicação precisa envolver conversas abertas e de duas vias.

4. Transparência

Manter a transparência na empresa é fundamental para gerar confiança. Se for possível criar um ambiente de trabalho mais aberto, as pessoas se sentirão motivadas para se comunicar de maneiras construtivas. As reuniões e sessões de brainstorming se tornam mais valiosas se as organizações ouvem opiniões reais e novas ideias de todas posições da empresa. E, no final das contas, isso é bom para os negócios.

5. Recrutamento

Organizações com uma cultura e identidade de marca fortes têm maior probabilidade de atrair os talentos certos. Ter um site que defina claramente os principais valores e objetivos torna mais fácil para os candidatos a emprego avaliarem se eles se encaixam no perfil do seu negócio. É também uma oportunidade de convencer os principais talentos de que os seus valores e a sua cultura são o caminho certo para eles.

6. Engajamento e retenção de funcionários

Uma cultura positiva valoriza as pessoas e a contribuição delas para o sucesso do negócio. Os funcionários que se sentem parte de uma comunidade, em vez de uma engrenagem no sistema, têm maior probabilidade de permanecer na organização. Empresas com culturas saudáveis têm 16 vezes mais probabilidade de manter os funcionários da Geração Z. Isso não só leva à lealdade de longo prazo, mas também diminuiu os custos envolvidos no recrutamento contínuo de novos talentos.

7. Trabalho em equipe

As culturas organizacionais mais bem-sucedidas reúnem pessoas de todas as origens e cultivam um senso de espírito de equipe. Até pessoas com pontos de vista e personalidades muito diferentes podem se conectar, se tiverem um propósito comum para se unir. As equipes com melhor desempenho estão cada vez mais insistindo que a diversidade de todos os tipos é fundamental para o sucesso.

De acordo com o mais recente estudo sobre Diversidade e Inclusão da McKinsey, as empresas com maior diversidade têm atualmente mais probabilidade do que nunca de superar os concorrentes mais monoculturais no que diz respeito à lucratividade.

Uma cultura colaborativa próspera pode quebrar as barreiras entre as equipes. Por outro lado, um ambiente tóxico pode tornar os funcionários egoístas e cultivar uma cultura de culpa.

8. Qualidade dos serviços

Uma cultura saudável motiva as pessoas a buscarem a melhor qualidade do seu trabalho. É mais fácil obter um desempenho melhor de pessoas que se sentem confortáveis no trabalho e têm autonomia para tomar decisões. Isso cria uma cultura de alto desempenho que fortalece toda a organização e ajuda a garantir que os produtos e serviços atendam aos mais altos padrões.

9. Reputação

Todos nós já vimos publicações em painéis de empregos e sites de redes sociais que falam mal sobre algumas empresas. Muitos desses comentários vêm de ex-funcionários. As pessoas julgam as organizações com base nas interações com elas. Considerando esse fato, uma imagem negativa pode causar muitos danos. Empresas com forte consciência social que seguem práticas éticas de trabalho e apoiam o bem-estar dos funcionários costumam atrair mais negócios e os melhores talentos.

Uma pesquisa do CBI mostra que 69% das pessoas no Reino Unido acredita que tratar bem os funcionários é a maneira mais eficaz de melhorar a reputação da empresa.

Fazer isso da maneira certa pode ter um efeito extremamente positivo nos negócios, enquanto uma cultura tóxica tem o potencial de fazer exatamente o oposto. Com o tempo, um ambiente em que os funcionários temem ir trabalhar e não sentem que os supervisores os apoiam pode acabar com a empresa.

10. Aumento do moral

A cultura e o moral estão intrinsecamente conectados. Como a cultura, o moral da equipe nem sempre é algo fácil de ser definido. Ele é uma mistura de engajamento, atitude e humor. Porém, na maioria dos casos você saberá se ele não estiver elevado. Criar uma cultura positiva com foco no bem-estar, na diversidade e na inclusão pode ajudar a aumentar o moral, fazendo com que cada membro da equipe se sinta ouvido e valorizado.

Mas não se trata apenas de apoiar os funcionários individualmente. A cultura positiva no local de trabalho é um ingrediente vital na criação do moral da equipe, permitindo que as equipes se sintam confiantes e realizadas no trabalho que exercem. Ela também encoraja os indivíduos a serem eles mesmos e expressar suas valiosas opiniões.

Understanding culture in the workplace & How to improve it
Como compreender a cultura no local de trabalho

Como compreender a cultura no local de trabalho

Você está pronto para olhar de forma mais profunda para a cultura da sua organização? Mas não se engane, você pode não gostar do que irá encontrar.

Para fazer uma mudança e melhorar a cultura, primeiro você precisa analisar honestamente o que está acontecendo na empresa. Muitas organizações passaram por momentos difíceis durante a pandemia e, para algumas, apenas sobreviver foi um desafio. Porém a adversidade traz chance de uma redefinição da cultura.

Mais do que nunca, os líderes perceberam que a cultura não se trata apenas de aspectos físicos. É sobre conectar pessoas a um objetivo comum. É necessário conectar as pessoas ao trabalhar remotamente ou juntos no espaço de trabalho físico.

Existem várias maneiras de verificar a situação atual da cultura na sua organização:

Observe a cultura em ação

É possível entender bastante a cultura no local de trabalho observando como as pessoas interagem e se tratam. Elas são respeitosas e acolhedoras? Todos se sentem confortáveis para expor a sua opinião? Como as ideias divergentes são recebidas? Se você é um gerente, que tipo de comportamento exemplifica a maneira como se comunica com as pessoas? Quais normas ou expectativas você define para a equipe?

E embora o espaço de trabalho físico seja um fator que facilita a sensação de espaço compartilhado ou colaborativo, ele não é o mais importante. É como esses elementos, as ferramentas que as pessoas usam e o espaço em que trabalham se combinam para criar uma cultura. A maneira como as pessoas são umas com as outras. O que elas sentem é aceitável (ou o que elas acham que podem fazer sem consequências diretas). Ou os comportamentos que a organização recompensa ou desencoraja.

Envie pesquisas de cultura no local de trabalho

As pesquisas online podem apresentar informações úteis sobre a cultura organizacional e o engajamento dos funcionários. Ao analisar o feedback dos funcionários, é possível preencher as lacunas entre a cultura existente e a cultura que você espera alcançar. É possível personalizar uma pesquisa para garantir que ela seja relevante para o público, ao fazer perguntas como:

  • Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar esta organização para os seus amigos?
  • Você se sente respeitado pela sua equipe e pela organização?
  • O que você mais gostaria de mudar na organização?
  • A organização é dedicada à diversidade e à inclusão?
  • Existe uma cultura de trabalho em equipe e cooperação na organização?
  • Quanto tempo você planeja permanecer na organização?

Avalie as emoções com ferramentas de comunicação

Ferramentas elaboradas para equipes são uma ótima maneira de obter feedback instantâneo sobre muitos tópicos, desde os aspectos mais sérios aos mais alegres do ambiente de trabalho. Faça enquetes regularmente para avaliar o clima geral da sua organização em tempo real.

Peça opiniões sobre programas de recompensas atuais ou práticas de trabalho para saber se eles são populares. Um simples clique no equivalente a um ícone de polegar para cima ou para baixo pode ser suficiente para obter uma resposta rápida.

Como criar a cultura no local de trabalho

Como criar a cultura no local de trabalho

Criar uma cultura de qualidade no local de trabalho não acontece da noite para o dia. É algo que evolui e muda a cada interação com a vida profissional. Para começar, tente se concentrar nessas coisas importantes.

Valores da organização

É importante ter valores básicos claros que realmente reflitam as filosofias e as crenças da organização. Comunique-os aos funcionários com clareza.

E garanta que esses valores sejam reais. Não se acomode apenas com um esboço e se pergunte o que realmente deve existir. Comece observando o que realmente está ocorrendo na organização. Como você trata os funcionários e os clientes? Quão ativo você é na comunidade? Qual é a diversidade da sua equipe de liderança? Essas respostas indicarão os seus valores reais.

Se você acha que está faltando alguma coisa, acrescente-a como uma aspiração e planeje mudar comportamentos para trabalhar nessa direção. Da mesma forma, se você descobrir que os valores da empresa não são aqueles que gostaria, decida como mudará o curso das ações.

Os valores devem se refletir as ações atuais ou fazer parte de uma estratégia de transformação clara para uma mudança de comportamento. Caso contrário, eles são apenas palavras no papel e os funcionários perceberam rapidamente que nada é aplicável.

Identidade da organização

Sua identidade torna a organização o que ela é e garante que ela se destaque entre todas as outras. Ela é importante porque a identidade é como as pessoas dentro e fora da empresa enxergam você. Manter uma identidade positiva é vital para demonstrar o profissionalismo e a responsabilidade social da organização.

Liderança

A forma como os líderes e gerentes se comunicam e como incentivam o trabalho em equipe e a abertura são essenciais para criar um sentimento de positividade no local de trabalho. Muitas vezes essa é uma área que passa despercebida. Um estudo mostrou que seis em cada dez pessoas afirmaram que o gerente é o motivo pelo qual elas deixaram as organizações em que trabalhavam. É evidente que a falta de confiança está atrapalhando os relacionamentos. É por isso que os líderes devem encontrar maneiras de se concentrar em treinar ou desenvolver e capacitar os funcionários para realizar um excelente trabalho, em vez de microgerenciar.

Pessoas

Sua equipe é o seu maior patrimônio. Ela é um conjunto diversificado de talentos que pode ter diferentes personalidades, crenças, valores, habilidades e experiências. Isso é algo que deve ser celebrado. Uma cultura da empresa em que todos se sintam confortáveis e incluídos ajudará a despertar todo o potencial dos funcionários no ambiente de trabalho.

Enxergue além da raça, do gênero e da orientação sexual para considerar cada pessoa como um indivíduo. Com apenas 32% dos funcionários sentindo que podem ser autênticos no trabalho e 44% dos funcionários afirmando que a abordagem de diversidade e de inclusão da empresa parece ser sincera4, há uma enorme oportunidade de melhora para a organização.

Normas no local de trabalho

As normas no local de trabalho são regras e tradições que orientam como o trabalho deve ser executado. Elas geralmente não estão escritas. E muitas vezes estão tão integradas que os comportamentos e as ações podem se tornar inconscientes, mesmo que sejam inadequados. Por estarem enraizados nas rotinas do dia a dia, eles ajudam a criar um sentimento de normalidade. Mas só porque uma empresa sempre fez algo de certa maneira, não significa que isso seja aceitável atualmente. Conforme as normas do local de trabalho evoluem, todos precisam entender a maneira como devem se comportar no trabalho.

Políticas

As regras, decisões e políticas da empresa podem moldar a cultura organizacional. O recrutamento, a integração, os códigos de vestimenta, os programas de reconhecimento, o treinamento, a gestão de desempenho, o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional podem fazer a diferença para o sucesso do seu negócio. Em particular, ter políticas claras e transparentes para intimidação ou assédio mostra que você leva o comportamento inadequado a sério.

Comunicação

Com o rápido crescimento do trabalho remoto e locais de trabalho dispersos, a comunicação aberta é fundamental para uma cultura produtiva no local de trabalho. As pessoas precisam estar informadas. Elas querem se manter informadas e saber o que está acontecendo na organização, mesmo que isso não as afete diretamente. Elas querem acessar informações rapidamente, colaborar, compartilhar ideias e resolver problemas onde quer que estejam, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

Todas as equipes têm conflitos interpessoais de vez em quando, mas uma cultura de trabalho funcional ajudará a resolver problemas de uma maneira rápida e profissional.

Ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho deve ser um lugar em que todos se sintam seguros, engajados, inspirados e produtivos. O ambiente físico do local de trabalho é importante porque afeta a maneira como as pessoas realizam o trabalho todos os dias. Iluminação, níveis de ruído, temperatura e disposição das mesas podem afetar o humor, esteja você trabalhando em um escritório, depósito ou em casa. Ninguém quer se sentir desconfortável enquanto está trabalhando.

Subculturas

Se vocês trabalham para a mesma organização, estão todos do mesmo lado, certo? Não necessariamente. Uma situação de "eles e nós" muitas vezes pode se desenvolver entre diferentes departamentos ou equipes se eles não se comunicarem de uma maneira eficaz. As subculturas dentro da organização têm o potencial de perturbar a cultura geral. Mas subculturas positivas que se complementam podem fazer com que todos trabalhem juntos para alcançar os mesmos objetivos e metas gerais.

O que a cultura no local de trabalho significa para as equipes híbridas? Leia as Novas regras de engajamento para saber mais.

Como melhorar a cultura no local de trabalho

Como melhorar a cultura no local de trabalho

Muitos empregadores veem a cultura no local de trabalho como algo que se forma organicamente. Ela é considerada algo que as organizações não precisam definir ou moldar. Mas esse é um grande risco, pois você não terá controle sobre como a cultura irá se desenvolver.

É importante entender a situação atual e olhar para as áreas que precisam de mais atenção. Dessa forma, é possível avançar em direção a uma cultura no local de trabalho mais positiva que beneficiará a todos.

A cultura deve ser uma prioridade para todos os gerentes, independentemente do tamanho da sua equipe. Assuma a responsabilidade de ajudar a direcionar, moldar e promover uma cultura de trabalho positiva e atuar como um modelo para a equipe.

Como mudar a cultura no local de trabalho

Como mudar a cultura no local de trabalho

Você e os seus líderes podem ter um papel mais ativo na melhoria da cultura no local de trabalho.

  • Envolva-se no processo de integração, como treinamento e orientação. Os novos recrutas terão uma boa primeira impressão se virem uma cultura colaborativa e de suporte de cima para baixo.
  • Tenha uma política transparente de progressão e promoção, para que a equipe saiba o que precisa fazer para atingir o próximo nível. Use avaliações de desempenho e planos de carreira para mensurar o desenvolvimento.
  • Reconheça os membros da equipe que alcançaram o sucesso e mostre os hábitos de trabalho positivos que você deseja que sejam imitados pelos outros funcionários. Crie uma plataforma para reconhecimento dos funcionários, em que você e outros membros da equipe podem parabenizar as pessoas por realizações e comportamento positivo.
  • Promova os valores da empresa durante as reuniões e os eventos da equipe, para que eles estejam presentes nas mentes das pessoas
  • Contrate as pessoas certas. Como o magnata dos negócios Jack Ma afirmou: "você precisa das pessoas certas com você, não das melhores".
  • Foque na diversidade e inclusão cultural ao dar as boas-vindas para pessoas de todas as origens e celebrar as suas diferenças. Um local de trabalho positivo é aquele em que todos os funcionários são valorizados, apoiados e estão satisfeitos.

A cultura é sempre um trabalho em desenvolvimento. É crucial planejar mudanças e demonstrar agilidade para se adaptar a eventos inesperados. Também é essencial considerar como diferentes pessoas respondem às mudanças e como manter os funcionários engajados. Criar uma excelente experiência para os funcionários e uma cultura corporativa rica e vibrante é muito importante, pois todos nós continuamos navegando em tempos de incerteza.

O que a cultura no local de trabalho significa para as equipes híbridas? Leia as Novas regras de engajamento para saber mais.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Produtividade | 11 minutos de leitura

Revitalize a sua produtividade em um mundo pós-pandemia

Descubra o que queremos dizer com produtividade, como ela é mensurada e como pode ser mantida conforme as pessoas retornam gradualmente ao trabalho presencial após a pandemia.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.

Produtividade | 7 minutos de leitura

Como melhorar a produtividade pessoal

Qualquer pessoa pode se tornar mais eficiente. Você só precisa aumentar a sua produtividade. Essas dicas são fáceis de seguir e ajudarão você a atingir os seus objetivos.