Vozes presentes, mesmo à distância: uma nova forma de conectar a todos na empresa

Três motivos pelos quais conectar trabalhadores remotos traz benefícios para pessoas e empresas e melhora os resultados

FUNCIONáRIOS DA LINHA DE FRENTE | 5 MINUTOS DE LEITURA

Já estão disponíveis os resultados da pesquisa, realizada nos EUA e no Reino Unido, com mais de quatro mil funcionários da linha de frente e gerentes da sede. Eles evidenciam alguns grandes desafios da comunicação corporativa entre os trabalhadores da linha de frente e os líderes empresariais.

Além disso, há uma associação mais clara do que nunca de que esses problemas podem afetar negativamente o desempenho dos negócios. Veja um breve resumo do que descobrimos.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Democratização da cultura da empresa

Democratização da cultura da empresa

Conectar toda a organização e dar voz a todos é essencial para promover uma empresa feliz e de sucesso. A comunicação entre hierarquias é importante para enviar informações, bem como para receber orientações e atualizações.

“Dos funcionários entrevistados, 17% nos disseram que nunca entram em contato com a sede. Esse número cai para 8% em organizações que usam ferramentas de colaboração.”

“Dos funcionários entrevistados, 17% nos disseram que nunca entram em contato com a sede. Esse número cai para 8% em organizações que usam ferramentas de colaboração.”

Infelizmente, essa não é a realidade para a maior parte dos funcionários. Nossa pesquisa identificou falhas na comunicação entre os funcionários da linha de frente e os líderes empresariais. Mas os líderes sabem do valor da comunicação. Afinal, 74% afirmam se conectar com os trabalhadores da linha de frente por meio de reuniões e conversas informais.

Detalhamento da comunicação

A intenção é boa. No entanto, é difícil para os gerentes se conectarem pessoalmente com todos na organização apenas com reuniões presenciais. Talvez isso explique por que as pessoas estão se sentindo desconectadas de todos, com exceção de sua equipe imediata.

Dos funcionários, 86% se sentem conectados aos seus colegas de trabalho diretos, mas apenas 14% se sentem conectados à sede da empresa. Apenas 3% se sentem conectados ao nível executivo.

É um número alarmante. Mas o que acontece quando os gerentes usam outros métodos para se conectar com as pessoas?

O sentimento melhora quando uma empresa usa ferramentas que permitem colaboração e estratégias de comunicação corporativa completas, como plataformas de mensagens, compartilhamento de documentos e software de videoconferência.

“Quando uma empresa usa ferramentas de colaboração, o número de pessoas que se sentem conectadas à liderança mais do que dobra.”

“Quando uma empresa usa ferramentas de colaboração, o número de pessoas que se sentem conectadas à liderança mais do que dobra.”

Com esse tipo de ferramenta, um quarto (25%) dos funcionários se sente mais conectado à sede. Além disso, o número de pessoas que se sentem conectadas ao nível executivo mais do que dobra.

Uma porta de entrada para a inovação

Uma porta de entrada para a inovação

A inovação é a força vital de uma empresa. No entanto, ela só pode prosperar de verdade em ambientes que acolhem novas ideias e permitem que elas cresçam e se desenvolvam.

Os dados sugerem que diversas empresas têm muito trabalho a fazer para criar essas condições. Em suma, os desafios de comunicação estão impedindo o surgimento de boas ideias nas organizações.

Por exemplo, menos da metade dos trabalhadores da linha de frente dividem suas ideias com membros seniores da equipe. Contudo, quase todos os gerentes (90%) relatam que os trabalhadores da linha de frente sabem que podem compartilhar ideias com eles.

Continuando a tendência que vimos anteriormente, os funcionários sem acesso a ferramentas de colaboração eram 12% menos propensos a dividir ideias internamente no trabalho.

“Uma em cada quatro pessoas conta que suas ideias foram reprimidas devido a uma comunicação ineficiente.”

“Uma em cada quatro pessoas conta que suas ideias foram reprimidas devido a uma comunicação ineficiente.”

O que está impedindo os funcionários de se expressarem? O maior fator para isso é a maneira de transmitir essas opiniões. Uma em cada quatro pessoas conta que suas ideias foram reprimidas devido a uma comunicação ineficiente. Quase um quinto acredita que os gerentes não deram seguimento a elas devido à falta de tempo e de ferramentas de comunicação eficazes.

Falta de conexão

Por fim, quase metade dos entrevistados afirma ter ideias incríveis fora do horário de trabalho. Isso sugere que as organizações devem fornecer uma plataforma para que os trabalhadores registrem e compartilhem essas ideias valiosas sempre que surgirem.

Melhora no engajamento dos funcionários

Melhora no engajamento dos funcionários

As empresas de maior sucesso são aquelas das quais os funcionários querem fazer parte. Porém, os resultados da pesquisa sugerem que a falta de comunicação afeta significativamente o engajamento dos funcionários.

Quando os funcionários acreditam que não têm voz (como mais da metade relata), eles tendem a perder a motivação e o entusiasmo. A situação é ainda mais desmoralizante quando 83% dos gerentes afirmam com confiança que todos os funcionários dentro da empresa têm espaço para se expressar e serem ouvidos.

“Quando os funcionários acreditam que não têm voz (como mais da metade relata), eles tendem a perder a motivação e o entusiasmo.”

“Quando os funcionários acreditam que não têm voz (como mais da metade relata), eles tendem a perder a motivação e o entusiasmo.”

Além disso, menos da metade dos funcionários acredita que a sede entende o papel que desempenham e o valor que trazem para a organização. Curiosamente, quando os funcionários têm acesso a ferramentas de colaboração, essa importante estatística sobe para 63%, o que representa uma melhoria significativa.

Sinta o clima da sua organização

Sinta o clima da sua organização

Parte do desafio é que os líderes parecem não notar esses problemas e acreditam ter o controle da situação. Entre eles, 79% afirmam que trabalharam na linha de frente e sabem do valor desse trabalho e 71% dizem ter visitado a linha de frente da empresa nos últimos 12 meses. No entanto, nossa pesquisa mostra que o ponto de vista de funcionários e gerentes diverge imensamente.

Conexão e colaboração

Sanar esse problema não vai ser fácil. É extremamente necessário ter espaços em que as pessoas possam dividir suas experiências umas com as outras e com as equipes seniores, sejam elas boas ou ruins.

Com as plataformas de colaboração certas, as equipes de gerenciamento podem fazer isso. Entretanto, a resposta completa abrange tanto a parte cultural quanto técnica. O desafio para os líderes empresariais é motivar os funcionários de toda a organização a terem conversas abertas e democráticas.

É fato que alguns funcionários trabalham à distância. Mas isso não significa que suas vozes não podem ser presentes.

Continue lendo

Continue lendo

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Explore o que descobrimos. Baixe o relatório completo aqui.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Estratégias de comunicação corporativa

Como uma boa estratégia de comunicação pode maximizar a eficácia da comunicação digital e presencial à medida que o retorno ao local de trabalho começa? Vamos analisar essas questões.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Transforme sua produtividade com estas estratégias eficientes para reuniões

O dia é curto. Tem certeza de que quer gastar horas em reuniões improdutivas? Aproveite melhor seu tempo com estratégias eficientes para reuniões.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

O que é comunicação corporativa e como fazê-la do jeito certo?

Uma excelente comunicação corporativa pode ser o elo que conecta todos os funcionários na sua empresa. Acerte na estratégia de comunicação corporativa.