Sete benefícios da diversidade de gênero no trabalho

A representação igualitária das mulheres no trabalho pode ter efeitos positivos em toda a organização. Veja alguns dos maiores benefícios da diversidade de gênero no trabalho.

CULTURA | 2 MINUTOS DE LEITURA
gender diversity in the workplace - Workplace from Meta
Diversidade de gênero no trabalho

Diversidade de gênero no trabalho

Pode parecer que a presença de mulheres no ambiente profissional é algo comum. No entanto, isso não acontece em todos os lugares. Apesar de compor 50% da população, a taxa de participação de mulheres na força de trabalho global está abaixo de 47%, enquanto a de homens equivale a 72%.

Por que o aspecto de gênero quando se trata de diversidade e inclusão é importante no trabalho e quais são as perdas das organizações se não conseguem atingir o equilíbrio de gênero adequado?

Leia mais para saber o que é diversidade de gênero no trabalho e veja sete motivos pelos quais a diversidade de gênero é boa para sua empresa. Assista ao vídeo para saber mais sobre como o empoderamento de mulheres beneficia as organizações.

O que é diversidade de gênero no trabalho?

O que é diversidade de gênero no trabalho?

É simples. A diversidade de gênero no trabalho é a representação justa e igualitária de pessoas de todos os gêneros, incluindo homens mulheres, pessoas transgênero e não binárias, em uma empresa.

Trata-se de garantir que as pessoas de todos os gêneros recebam oportunidades iguais no trabalho, em todos os níveis.

Quais são os benefícios da diversidade de gênero?

Quais são os benefícios da diversidade de gênero?

Sempre é possível fazer mais para melhorar a diversidade de gênero no trabalho. No entanto, empresas que se esforçam terão os seguintes benefícios:

1. Uma base de talentos mais ampla

As empresas que não incentivam mulheres a se juntar a elas estão perdendo os talentos e as habilidades de metade da população. Aproveitar esses recursos pode fazer uma enorme diferença para a produtividade e os resultados da empresa.

2. Perspectivas diferentes

Com a diversidade de gêneros nas equipes, você aproveitará uma variedade de pontos de vista e abordagens de diferentes experiências de vida.

Uma variedade de perspectivas pode despertar a criatividade e inovação, além de ajudar as organizações a identificar e aproveitar novas oportunidades. Também pode incentivar as organizações a desafiar os estereótipos de gênero.

3. Colaboração melhorada

Ter mulheres nas equipes pode ajudar a melhorar os processos da equipe e aumentar a colaboração em grupo.

Pesquisadores descobriram que mulheres têm habilidades melhores quando se trata de ler sinais não verbais. Descobriu-se também que os grupos com mais mulheres eram melhores em alternar a conversa, o que os ajuda a aproveitar ao máximo a combinação dos conhecimentos e das habilidades dos grupos.

Essas habilidades sociais beneficiarão grupos quando eles colaboram em projetos presencialmente. Também ajudará quando os funcionários usarem ferramentas de comunicação corporativas para compartilhar ideias, iniciar conversas e coletar feedback virtualmente.

4. Melhor retenção de funcionários

Ter uma cultura inclusiva no trabalho aumenta a motivação e as oportunidades. Os ambiente de trabalho inclusivos tendem a ter taxas mais baixas de rotatividade de funcionários, o que representa uma grande economia em termos de tempo e dinheiro investidos no recrutamento.

5. Um reflexo mais preciso dos clientes

Os clientes têm experiências de vida diferentes. Quanto mais a força de trabalho da sua organização refletir seus clientes, maior a probabilidade de você se comunicar efetivamente com eles.

Isso significa garantir que suas equipes apresentem diversidade de gêneros, além de origens e etnias. As mulheres são extremamente influentes na hora de tomar decisões de compra. Em 2018, as mulheres gastaram cerca de 40 trilhões de dólares no mundo todo. É muito poder de compra para ser ignorado.

6. Melhor reputação e recrutamento

Ter um local de trabalho inclusivo é uma ferramenta de recrutamento eficiente. De acordo com uma pesquisa da PwC, as mulheres da geração Y buscam empregadores com um forte histórico de diversidade, sendo que 85% delas afirmam que isso é um fator importante.

A reputação do empregador inclusivo também demonstrará os valores positivos da empresa, o que aprimorará a reputação no mercado de recrutamento.

7. Maior lucratividade

Várias vezes, as evidências apoiam a teoria de que a diversidade de gênero tem um impacto positivo nos resultados. Segundo a McKinsey, as empresas com mais diversidade de gênero são 25% mais propensas a ter uma lucratividade acima da média.

E um relatório da MSCI mostra que ter mulheres no conselho de uma empresa aumenta a produtividade.

Em suma, a diversidade de gênero no local de trabalho não é apenas uma exigência moral, mas também uma decisão comercial inteligente. Ao promover igualdade e inclusão, as empresas podem aproveitar uma base de talentos mais ampla, diferentes perspectivas, maior colaboração, maior retenção de funcionários, melhor reflexo dos clientes, melhor recrutamento e reputação e maior lucro.

Você também pode se interessar por:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Cultura | 7 minutos de leitura

O que é inclusão e como ela se diferencia da diversidade?

O quanto a sua organização é inclusiva? E o que isso significa? Analisamos mais detalhadamente por que a inclusão é fundamental para desenvolver uma força de trabalho diversificada e próspera.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão são importantes?

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no ambiente de trabalho? Exploramos como as grandes empresas estão tratando dessas questões importantes e como você também pode fazer isso.

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.