Sete maneiras de manter funcionários engajados durante uma recessão

Com alguns países entrando em recessão e o PIB global se estabilizando, pessoas e empresas enfrentam tempos incertos. O que você pode fazer para evitar que uma economia em contração prejudique o engajamento dos seus funcionários? Vamos analisar essas questões.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 6 MINUTOS DE LEITURA
Haverá recessão em 2022?

Haverá recessão em 2022?

Um número crescente de especialistas está prevendo uma recessão global em 2022. Alguns países como o Reino Unido já estão entrando em uma. Em julho, o Fundo Monetário Internacional divulgou previsões de um PIB mundial em contração, intituladas “Gloomy and Unvertain” (Sombrio e incerto), com os números do PIB caindo de 6,1 em 2021 para 3,2 em 2022.

A previsão para 2023 é ainda menor: 2,9. A definição tradicional de recessão são dois trimestres financeiros de encolhimento do PIB sucessivos. Portanto, essas projeções sugerem que uma recessão é iminente.

O que gerou a queda? Vários fatores, muitos deles manchetes de notícias. Os preços dos combustíveis fósseis estão em níveis recordes devido a problemas na cadeia de suprimentos relacionados à guerra na Ucrânia. A inflação viu o custo de vida aumentar em todo o mundo, pois a economia global não consegue se equilibrar após a pandemia da COVID-19. O Índice de Preços ao Consumidor da OCDE mostra altos níveis de inflação nos Estados Unidos, no Japão e na zona do euro entre 2021 e 2022, refletindo os maiores aumentos de preços desde a década de 1980, com taxas de inflação em dois dígitos para vários países.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

Como a recessão afeta os funcionários

Como a recessão afeta os funcionários

Uma recessão traz incerteza e estresse para muitas pessoas. Existem pressões cotidianas de custos de vida mais altos e restrições de "crise de crédito" sobre empréstimos pessoais. Taxas de inflação e juros mais altas significam preocupações sobre como pagar a hipoteca, aquecer a casa e colocar comida na mesa.

Essas pressões também seguem as pessoas em suas vidas profissionais. Com as empresas apertando os cintos, os funcionários podem enfrentar congelamentos de salários ou de bônus anuais. Restrições de contratação podem resultar em cargas de trabalho mais altas. Existe o risco de lacunas de aprendizado e desenvolvimento, pois os chefes esperam que mais pessoas assumam funções e responsabilidades adicionais. Uma recessão também pode forçar as empresas a engavetar planos e projetos nos quais os funcionários investem pessoalmente devido a preocupações com custos. Com isso, fica mais difícil ter um senso de propósito e confiança no futuro.

Em suma, pode ter um efeito negativo no engajamento dos funcionários.

Mas quão negativo? A recessão de 2008 teve um impacto significativo nas perspectivas e atitudes dos funcionários em relação ao trabalho, de acordo com um relatório retrospectivo da Wharton School da Universidade da Pensilvânia em 2018. O moral dos funcionários foi prejudicado devido à falta de perspectivas de emprego de longo prazo e ao aumento de contratos temporários inseguros, bem como à diminuição das chances de possuir uma casa ou criar uma família.

À medida que alguns países como o Reino Unido entram em recessão e outros se aproximam cada vez mais, não há dúvidas de que faz sentido aumentar as medidas de engajamento dos funcionários como proteção contra as situações observadas entre 2007 e 2009.

É ainda melhor ter altos padrões de gestão da experiência de funcionários, independentemente das condições econômicas. Afinal de contas, a mudança vem em muitas formas, como em mudanças políticas e sociais, eventos climáticos, novas tecnologias disruptivas e muito mais. Garantir a felicidade dos seus funcionários no trabalho ajuda você a criar resiliência na sua organização. Dessa forma, não importa o que o futuro reserva, você terá condições de enfrentá-lo.

Como motivar funcionários durante a recessão

Como motivar funcionários durante a recessão

Veja aqui algumas estratégias que você pode usar para combater alguns dos danos que a recessão pode causar ao engajamento dos funcionários.

  1. Seja transparente nas suas comunicações

    Quando há silêncio, é da natureza humana preenchê-lo com todos os tipos de cenários ruins e especulações pessimistas. Não proteja os funcionários da realidade. Em vez disso, comunique-se com eles regularmente sobre seus planos e peça o feedback deles sobre possíveis mudanças de economia de custos que você está pensando em fazer dentro da empresa.

    Os líderes têm um papel essencial na comunicação das manchetes sobre a estratégia da empresa. No entanto, o relacionamento com os gerentes é ainda mais vital para manter o moral. Na realidade, ele determina o sucesso ou o fracasso. Uma pesquisa da Gallup mostra que os gerentes são responsáveis por 70% da variação nos níveis de engajamento dos funcionários. Por meio do relacionamento entre funcionário e gerente, os funcionários podem se conectar com a empresa em um nível pessoal para discutir preocupações e encaminhá-las ao longo da cadeia de gerenciamento.

  2. Esteja disponível para dar suporte aos funcionários

    Reconheça quando os tempos estiverem difíceis e forneça aos seus funcionários apoio emocional e prático quando eles precisarem.

    O suporte e os ajustes individualizados podem ajudar os funcionários a realizar o trabalho à medida que as circunstâncias pessoais mudam. Em um estudo relatado pela Harvard Business Review, 21% dos funcionários mencionaram que o suporte individualizado foi útil durante os primeiros meses da pandemia em 2020. Nesse momento, as responsabilidades de cuidar dos filhos, a disponibilidade de creches e as necessidades de trabalho remoto mudaram rapidamente. O trabalho precisou ser flexível para acomodar essa nova realidade.

    Um Programa de Assistência ao Funcionário (PAF) pode ajudar você a oferecer suporte, dando aos funcionários a opção de permanecerem anônimos. Estudos mostram que as empresas com PAFs têm níveis mais baixos de estresse no trabalho por parte dos funcionários e níveis mais altos de comprometimento organizacional, satisfação e apoio social.

  3. Demonstre empatia

    Seja qual for seu papel no trabalho, todos têm uma vida pessoal que provavelmente será afetada de alguma forma pela recessão. Mostrar empatia pelos funcionários em questões como incerteza na carreira e estresse financeiro pode ajudá-los a se sentirem vistos e ouvidos no trabalho.

    A Society for Human Resource Management enfatiza a importância de encontrar o equilíbrio certo entre empatia e responsabilidade ao liderar funcionários em tempos difíceis. Ela recomenda definir “microexpectativas” que movem o foco para o aqui e o agora como forma de aliviar a ansiedade sem remover completamente a carga de trabalho. Um exemplo seria definir metas diárias em vez de mensais ou semanais.

  4. Continue recompensando os funcionários

    Poucas coisas são mais propensas a criar frustração e ressentimento do que rescindir os benefícios que os funcionários esperam. Um corte salarial ou uma retirada de pagamentos de bônus pode facilitar seu balanço no curto prazo. Contudo, você pode acabar tendo que pagar por isso mais tarde com perda de produtividade ou impacto na cultura do local de trabalho.

    Se você precisa fazer cortes em coisas que afetam diretamente a experiência dos funcionários, considere dar voz a eles na tomada de decisões. Seja transparente sobre o fato de que cortes precisam ser feitos e apresente as opções para ouvir o feedback deles. Se você usar uma pesquisa para fazer isso, realize uma análise conjunta que permita que os funcionários façam trocas entre as opções para descobrir o que mais importa para eles.

  5. Ofereça treinamento

    O desenvolvimento e o treinamento de funcionários podem ser uma ótima maneira de capacitar funcionários que se sentem incertos sobre o futuro ou não sabem se suas habilidades ainda são valiosas. A qualificação e a requalificação se tornaram um tópico importante recentemente, à medida que os empregadores procuram equipar a força de trabalho para as demandas de mercado em rápida mudança, especialmente no setor de tecnologia.

    Adicionar novas habilidades ao seu negócio também tem o benefício de aumentar o engajamento dos funcionários. Uma pesquisa da Gallup realizada em 2021 mostrou que 76% dos funcionários que passaram pelo treinamento de requalificação gostavam do trabalho que desempenhavam, em comparação com 62% daqueles que não participaram do treinamento. Os funcionários com requalificação também eram mais propensos a ter um senso de propósito (78% em comparação a 65%) e a dizer que tinham oportunidades de promoção (72% em comparação a 41%).

  6. Priorize o bem-estar

    Os empregadores perceberam coletivamente o valor do bem-estar dos funcionários durante a pandemia, quando "bem-estar" se tornou uma palavra de ordem para os líderes de RH que queriam facilitar a vida dos trabalhadores. Como resultado, a expectativa dos funcionários mudou. Agora, espera-se que os empregadores assumam uma parte da responsabilidade pela saúde mental e física dos funcionários, especialmente em um evento global adverso, como uma recessão.

    Felizmente, cuidar do bem-estar dos funcionários também pode trazer benefícios para seus resultados. Um estudo realizado pela BITC Workwell mostrou que as empresas FTSE 100 com formas robustas de relatar o engajamento e o bem-estar dos funcionários tiveram um desempenho 10% melhor do que outras empresas da lista.

  7. Reconheça e recompense os funcionários

    Reconhecer as contribuições individuais dos funcionários é uma forma eficiente de mantê-los engajados e também pode contribuir para o engajamento deles durante a recessão. Os números relatados pela Forbes mostraram um aumento notável no número de funcionários que pretendiam permanecer em suas funções (31% a mais) quando o reconhecimento personalizado era mais frequente.

    Cimentar esse tipo de afirmação com um benefício ou vantagem é sempre uma boa alternativa. Entretanto, de acordo com Steve Sonnenberg da Forbes, não é necessário se onerar financeiramente para continuar dando reconhecimento aos funcionários. Ele confirma que “o reconhecimento simbólico, como cartões de parabéns, certificados ou mensagens públicas, geralmente é tão eficaz quanto recompensas monetárias”.

Você também pode se interessar por:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscrever-se agora
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscrever-se agora

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | Leitura de 8 minutos

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Engajamento do funcionário | Leitura de 6 minutos

Voz do funcionário: como ouvir ajudará você a criar cultura e vencer a guerra por talentos.

As organizações estão procurando maneiras de engajar e reter os melhores funcionários diante da Grande Renúncia. Saiba por que ouvir pode ser o segredo para o sucesso.