Por mais que gostemos de pensar que todos os funcionários são independentes, satisfeitos e totalmente dedicados ao sucesso da organização, o engajamento não acontece em um passe de mágica. As iniciativas de engajamento dos funcionários desempenham um grande papel nisso.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Com apenas 36% dos trabalhadores nos EUA se sentindo engajados em 2020, parece que os empregadores talvez precisem fazer mais para conquistar corações e mentes do que apenas distribuir alguns almoços grátis de vez em quando.

Se você está preocupado por ainda estar na idade média quando se trata de engajamento dos seus funcionários, talvez seja a hora de agir. Descubra como as iniciativas de engajamento dos funcionários podem ajudar a sua organização.

O que são iniciativas de engajamento dos funcionários?

A ideia da maioria das pessoas sobre iniciativas de engajamento dos funcionários provavelmente envolve vantagens e benefícios, como comida grátis ou associação a uma academia. Mas, na realidade, elas podem ser qualquer iniciativa que você acredita que incentivará o melhor dos funcionários e os fará querer fazer mais do que o mínimo necessário no trabalho.

Em geral, as iniciativas de engajamento dos funcionários fazem parte de um esquema mais amplo projetado para ajudar a desenvolver a equipe, melhorar o desempenho dela e manter os funcionários felizes no trabalho. Exemplos comuns incluem:

  • Planos de carreira estruturados para oferecer oportunidades de crescimento
  • Incentivos como recompensas para o funcionário do mês ou vales-presente para aqueles com melhor desempenho
  • Uma publicação semanal na plataforma de comunicação da empresa destacando as conquistas da equipe na semana anterior
  • Briefings regulares sobre as notícias mais recentes da empresa para que ninguém se sinta desinformado ou deixado de fora
  • Uma caixa de ideias virtual para sugestões de melhoria das práticas de trabalho ou economizar dinheiro da empresa
  • Reuniões frequentes com o gerente direto e a equipe para verificar se há problemas que precisam ser solucionados
  • Cerimônias anuais de premiação e dias de folga
Como as iniciativas de engajamento dos funcionários podem beneficiar a sua organização?

Como as iniciativas de engajamento dos funcionários podem beneficiar a sua organização?

As iniciativas de engajamento dos funcionários agregam valor a qualquer empresa e produzem resultados concretos.

Aumentar a produtividade e a lucratividade

Não é surpresa que funcionários engajados têm desempenho superior aos colegas que não estão engajados. Em geral, trabalham mais rápido e cometem menos erros porque o que fazem é importante para eles. Além disso, se uma pessoa sente que é bem tratada e respeitada pelos gerentes, ela terá o senso de responsabilidade de dar o melhor continuamente Tudo isso é bom para a produtividade e, em última análise, para os resultados da empresa. No geral, as organizações com alto engajamento dos funcionários são 17% mais produtivas e 21% mais lucrativas.

Melhorar a retenção da equipe

Se os funcionários não gostarem do próprio trabalho ou não se sentirem desafiados, serão mais propensos a deixar a empresa. Muitos estudos sugerem que os funcionários que recebem feedback construtivo com frequência, têm metas e são reconhecidos pelo bom trabalho são mais engajados do que aqueles que são deixados à deriva. A baixa rotatividade de funcionários evita o ciclo vicioso de contratação, treinamento e desligamento, que pode drenar os recursos de maneira significativa.

Melhorar a satisfação no trabalho

Se não estão satisfeitos com o trabalho, os funcionários não têm energia e entusiasmo e, muitas vezes, têm uma visão negativa do local de trabalho. Isso pode afetar as pessoas ao redor deles, resultando em pouco ânimo e baixa produtividade geral. Iniciativas que estimulam o desenvolvimento profissional e pessoal proporcionam aos funcionários uma maior conexão com a organização. Isso os torna mais propensos a produzir um trabalho de qualidade, o que manterá os clientes satisfeitos.

Reduzir a ociosidade

Os funcionários que gostam de fazer parte de uma equipe e não veem o trabalho como uma obrigação querem ir trabalhar. Um estudo da Gallup mostra que locais de trabalho altamente engajados têm uma taxa de ociosidade 41% menor.

Se os seus funcionários não estiverem engajados com o que estão fazendo, será menos provável que tenham um senso de responsabilidade pela empresa. Assim, eles se importarão menos em deixar de ir trabalhar. Isso sobrecarrega o restante da equipe, que talvez precise aumentar a carga de trabalho, gerando estresse e ressentimento.

Manter os funcionários remotos engajados
Manter os funcionários remotos engajados

Com milhões de pessoas trabalhando em casa durante a pandemia da COVID-19, a tendência global para o trabalho remoto ganhou força. E algumas empresas já disseram que planejam torná-lo permanente, mesmo após a pandemia. Então, como garantir que as suas iniciativas de engajamento no local de trabalho ainda sejam eficazes?

Se bem gerenciado, o trabalho remoto pode melhorar o engajamento dos funcionários. Com frequência, as pessoas podem trabalhar em um horário mais conveniente para elas e apreciam o fato de os gerentes confiarem nelas para trabalhar usando a própria iniciativa. Também há menos estresse relacionado ao deslocamento diário e menos distrações e reuniões improdutivas no escritório.

Mas o trabalho remoto também tem desafios. Os funcionários podem se sentir isolados, solitários e distantes dos colegas. Pode haver menos interação com os gerentes e a tecnologia fornecida pode estar desatualizada ou ser ineficiente. Os funcionários que trabalham em casa também podem ter dificuldade em desligar, correndo o risco de esgotamento. Tudo isso pode dificultar a manutenção da cultura, dos valores fundamentais e do engajamento dos funcionários em uma empresa.

Comunicação

Como o trabalho remoto veio para ficar, a comunicação eficaz é vital. Por exemplo, deve haver uma maneira rápida e fácil para as equipes fazerem perguntas umas às outras, se não estiverem mais trabalhando lado a lado em um ambiente de escritório. Também é crucial que os funcionários recebam instruções claras no início de cada tarefa, com videoconferências frequentes para que a equipe possa interagir cara a cara.

Tecnologia

Não há nada mais frustrante para os funcionários do que um computador que sempre trava ou uma conexão lenta à internet. Para trabalhar de maneira eficiente, as equipes precisarão de notebooks confiáveis e acesso à banda larga rápida. Em vez de depender de anexos em email que demoram para baixar, os funcionários remotos podem se beneficiar de ferramentas de trabalho remoto mais eficientes, como plataformas de gerenciamento de projetos, bate-papo por vídeo e mensagens instantâneas.

Cultura de escritório

Às vezes, os funcionários remotos podem sentir que estão perdendo os aspectos sociais do ambiente de escritório. Para manter as pessoas engajadas, você precisará incluí-las nas interações e nos aspectos divertidos da cultura do escritório. No início das ligações de vídeo, reserve um tempo para se atualizar. Pergunte como foi o fim de semana ou como estão os filhos delas, por exemplo. Você também pode introduzir elementos divertidos, como competições online, ligas de esportes virtuais ou painéis de fotos de animais de estimação ajudando no trabalho!

Nove iniciativas de engajamento dos funcionários para a sua organização

Nove iniciativas de engajamento dos funcionários para a sua organização

Há diversas iniciativas de engajamento dos funcionários que você pode adotar para estimular a sua força de trabalho, mas vamos considerar algumas das mais eficazes.

1. Integração formal

Qualquer pessoa que já começou um emprego novo sabe como isso pode ser angustiante. Desde conhecer os novos colegas e se familiarizar com o software interno até entender o trabalho, há muito a ser feito. Um processo de integração formal pode incentivar os novos funcionários desde o primeiro dia, ou até antes, para que eles se sintam bem-vindos, apoiados e não sobrecarregados. Organizações com um processo de integração robusto aumentam a retenção de novos funcionários em 82%.

2. Mentoria e coaching

Um sistema de mentoria de funcionários que combina membros seniores da equipe com funcionários menos experientes promove a colaboração e o crescimento pessoal. Em termos práticos, isso significa haver uma pessoa disponível para responder a perguntas e preocupações, mesmo que seja online. Os funcionários têm mais probabilidade de permanecer em uma empresa se souberem que há espaço para progresso profissional e pessoal. Organizações com funcionários que recebem treinamento com frequência têm um aumento de 21% nos resultados comerciais.

3. Programas de reconhecimento

É importante reconhecer as conquistas dos funcionários e dar crédito a quem merece. Quando os funcionários se sentem valorizados e apreciados pelo trabalho árduo, desejam continuar fazendo um bom trabalho para o empregador. De acordo com a Deloitte, organizações com uma cultura de alto reconhecimento têm uma taxa de rotatividade 30% menor do que aquelas que incentivam as pessoas a ter um bom desempenho sem recompensa.

Mas balancear o reconhecimento pode complicado, já que cada pessoa é diferente. Alguns querem reconhecimento público. Outros evitam os holofotes e podem preferir uma mensagem privada ou um presente. O segredo é motivar os membros da equipe sem criar um ambiente excessivamente competitivo.

4. Entrevistas de permanência

Embora as entrevistas de desligamento sejam uma boa maneira de descobrir por que um funcionário deixou a organização, elas não ajudam a manter uma pessoa que pode estar pensando em sair. Com as entrevistas de permanência, você intervém antes que seja tarde demais e entende como é possível reter talentos. Incentive os funcionários a conversar sobre metas de carreira e o que é necessário para ajudá-los a alcançar essas metas. Dessa forma, você pode entender a motivação deles para ficar, além de dar o apoio de que precisam para progredir.

5. Opinião do funcionário

Uma das maneiras mais fáceis de engajar os seus funcionários é obter feedback frequente, seja sobre como o nível de estresse deles está ou se têm as ferramentas certas para o trabalho. Você pode distribuir rapidamente pesquisas a todos os funcionários para obter uma resposta imediata sobre os níveis de engajamento da equipe. Mensurar o engajamento dos funcionários em termos quantificáveis pode ser complicado. Mas pesquisas de satisfação de funcionários e enquetes instantâneas são uma excelente maneira de avaliar o clima geral da organização em tempo real.

6. Ferramentas colaborativas

Usar ferramentas de comunicação instantânea em vez de sistemas complicados, como email e intranets, é uma ótima maneira de manter os funcionários conectados onde quer que estejam. Elas são ideais para anúncios a toda a empresa e facilitam o trabalho conjunto das equipes nos projetos. De acordo com 72% dos funcionários, a tecnologia é importante para a produtividade geral no local de trabalho. Além disso, ter as ferramentas certas pode fazer uma grande diferença nos níveis de engajamento.

7. Compartilhando o conhecimento

Uma cultura aberta e transparente que apoie o compartilhamento de conhecimento é essencial para engajar e motivar os funcionários. As equipes costumam ficar isoladas dentro dos projetos e do espaço de trabalho. Por isso, têm visibilidade limitada do que o resto da empresa está fazendo. As equipes que compartilham conteúdo, dicas de tecnologia e novas ideias evoluirão muito mais rapidamente. Quando as pessoas conhecem as ideias de outras, se sentem inspiradas a realizar mais.

8. Melhorar o bem-estar dos funcionários

Os funcionários em boa forma e saudáveis são mais produtivos e saem menos de licença, economizando tempo e dinheiro para a empresa. Os programas que incentivam o bem-estar físico e mental geram funcionários bem descansados, concentrados e mais alertas no trabalho. Eles também incentivam os funcionários a se manterem saudáveis fora do trabalho. Nos EUA, 61% dos trabalhadores dizem que fizeram escolhas mais saudáveis de estilo de vida por causa do programa de bem-estar da empresa. Você pode implementar iniciativas que incluem programas de saúde frequentes, esquemas para ir trabalhar de bicicleta e distribuição de lanches saudáveis gratuitos.

9. Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Graças ao aumento do trabalho flexível e remoto, especialmente durante o isolamento, muitos trabalhadores já se beneficiam de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Outros, porém, correm o risco de esgotamento, tentando educar os filhos em casa e, ao mesmo tempo, trabalhar muitas horas. Portanto, as empresas devem pensar no que podem fazer para ajudar as pessoas que estão com dificuldade para conciliar trabalho e família. O trabalho pode ser muito mais divertido quando é flexível.

Como implementar iniciativas de engajamento dos funcionários

Como implementar iniciativas de engajamento dos funcionários

Não existe uma abordagem única que funciona para todos quando se trata de iniciativas de engajamento dos funcionários. É preciso descobrir o que funciona melhor para a sua empresa e adaptar as suas políticas com base nisso. Embora você tomar medidas para ter alguns ganhos rápidos, como o lançamento de um boletim eletrônico semanal, outras iniciativas farão parte da abordagem de engajamento com o trabalho em um nível mais estratégico. Iniciativas como programas de bem-estar, análises de desempenho e processos de integração precisarão da contribuição do RH para que os resultados possam ser mensurados e seja possível ver o impacto ao longo do tempo.

Independentemente do que você fizer, é vital criar uma cultura em que os funcionários sintam que são uma parte essencial do processo. Nunca presuma que você sabe o que eles querem. O ideal é que haja um alinhamento entre as metas comerciais gerais da empresa, as metas da equipe e as metas individuais.

Deixe claro quem acompanhará o progresso das iniciativas: o departamento de RH, os gerentes diretos ou os funcionários seniores. Você pode até formar um comitê ou contratar um especialista em engajamento de funcionários para supervisionar a sua estratégia.

Como aproveitar ao máximo as iniciativas de engajamento dos funcionários

Como aproveitar ao máximo as iniciativas de engajamento dos funcionários

Não encare o programa de engajamento de funcionários como algo definitivo. Ele deve ser um processo contínuo que evolui à medida que a força de trabalho muda ou a popularidade de iniciativas específicas diminui.

Continue reavaliando os processos para ver onde é possível melhorá-los, coletando feedback de funcionários que trabalham remotamente ou no escritório. Mensure frequentemente o engajamento dos funcionários e analise os dados para descobrir o que funciona para a sua força de trabalho. Também pode ser útil definir metas específicas. Por exemplo, se a retenção de funcionários for um problema, tente reduzir a rotatividade em 10% nos próximos 12 meses.

Conforme você passa a entender melhor o que motiva os funcionários, pode começar a deixar as iniciativas de engajamento de funcionários mais personalizadas.

Um mapa de jornada do funcionário apresenta um panorama dos vários estágios pelos quais um funcionário passa enquanto trabalha em uma empresa. Além disso, é outra maneira de analisar os pontos problemáticos do funcionário quando uma ação é necessária para manter os níveis de engajamento em alta.

Você também pode se interessar por:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Engajamento de funcionários | 8 minutos de leitura

Como mensurar o engajamento do funcionário

Mensurar o engajamento do funcionário é difícil. Como saber se as pessoas estão realmente engajadas no trabalho? De pesquisas de clima organizacional a métricas de produtividade, descubra como mensurar os níveis de engajamento dos seus funcionários.

Trabalho remoto | 5 minutos de leitura

Apoiando funcionários no trabalho remoto

Como o Workplace está permitindo a comunicação com alta fidelidade e apoiando os funcionários no mundo do trabalho remoto.