O que são as estratégias de engajamento de funcionários?

O que são as estratégias de engajamento de funcionários?

Todos nós temos uma ideia de como são as iniciativas de engajamento de funcionários. Coisas como dias de formação de equipes, trazer e compartilhar almoços, programas de aconselhamento, eventos de palestrantes podem apoiar as pessoas em uma organização e aproximá-las.

Mas essas atividades não são estratégias de engajamento de funcionários.

Uma estratégia é um plano racional e abrangente para um programa de longo prazo com o objetivo de engajar os funcionários. Iniciativas eficazes são o resultado de uma estratégia bem pensada. Sem um sistema para orientá-las, as iniciativas não terão clareza e a eficácia delas será reduzida.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Como criar estratégias de engajamento de funcionários eficazes

Como criar estratégias de engajamento de funcionários eficazes

Uma estratégia de engajamento de funcionários começa ao identificar os chamados "impulsionadores de engajamento". Em outras palavras, quais são as coisas com as quais os funcionários se importam que podem conectá-los mais intimamente à organização?

Os impulsionadores de engajamento são muito constantes na maior parte das organizações. Eles incluem fatores como:

  • Bem-estar
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Reconhecimento e recompensa
  • Progressão de carreira
  • Benefícios do local de trabalho
  • Autonomia pessoal
  • Liderança
  • Diversidade e inclusão

As estratégias muitas vezes focam os problemas que as organizações precisam abordar. Tópicos como faltas e baixa produtividade que as empresas podem melhorar ao aumentar o engajamento dos funcionários. Quando você tiver decidido quais são os principais impulsionadores de engajamento da sua organização, a próxima etapa na criação da estratégia será descobrir o seu desempenho em relação a eles. Você pode usar isso como a base para a sua estratégia e como uma referência para melhoria contínua.

Como fazer uma avaliação comparativa do engajamento dos funcionários

Como fazer uma avaliação comparativa do engajamento dos funcionários

Para criar uma estratégia eficaz, você precisa mensurar o seu nível atual de engajamento dos funcionários e as áreas que você precisa melhorar. Realizar uma pesquisa de satisfação dos funcionários regular com base nos principais impulsionadores de engajamento dos funcionários é uma maneira de descobrir isso.

Os empregadores podem analisar os resultados das pesquisas de engajamento de funcionários para descobrir padrões nos dados. A pesquisa pode indicar onde o engajamento é alto ou baixo dentro da empresa e quais outros fatores (como ambiente de trabalho, estilo de gestão e frequência de feedback) se correlacionam com ele. Você pode usar esses insights para fazer uma exploração mais profunda, ajudando os líderes a desenvolver e refinar as estratégias de engajamento de funcionários.

Você pode visualizar os resultados de duas maneiras: em termos de engajamento relativo (por exemplo, por características pessoais, como gênero, etnia e idade) ou por características de trabalho, como cargo e padrão de trabalho.

Quanto mais você apurar os dados em busca de detalhes, mais objetivos poderão ser os seus programas de engajamento de funcionários. Por exemplo, você pode descobrir que o bem-estar é particularmente ruim em um departamento específico ou que os trabalhadores de uma determinada faixa etária sentem que precisam de mais recompensa e reconhecimento. Você pode então definir metas e criar iniciativas em torno dessas questões. Usando a sua pesquisa original como referência, você pode realizar a pesquisa novamente após um tempo definido para ver se houve alguma melhoria.

O uso de uma pesquisa online tem vantagens claras ao tornar os resultados mais fáceis de coletar e analisar, além de reduzir erros e o esforço administrativo. Também é mais fácil alcançar e se conectar com os funcionários remotos da linha de frente usando uma pesquisa digital que você pode distribuir para celulares e tablets.

Como é um questionário de pesquisa de engajamento de funcionários?

Como é um questionário de pesquisa de engajamento de funcionários?

As pesquisas de engajamento de funcionários normalmente usam um formato de perguntas da escala Likert. A pesquisa segue uma declaração com um conjunto de respostas em uma escala de “concordo totalmente/concordo/não concordo nem discordo/discordo/discordo totalmente”.

As escalas Likert são adequadas para pesquisas de engajamento de funcionários, pois permitem que eles se expressem sem muito esforço. Elas também são fáceis de mensurar e analisar, pois as respostas individuais são fornecidas no mesmo formato.

Veja alguns exemplos de perguntas de pesquisa de engajamento de funcionários que você pode usar:

  • “Tenho orgulho de trabalhar para a minha empresa”
  • “Eu recomendaria a minha empresa como um ótimo lugar para trabalhar”
  • “Sinto que os meus gerentes me notam e me ouvem”
  • “Consigo me ver na empresa daqui a dois/cinco/dez anos”
  • “Recebo informações sobre as principais mudanças na empresa”
  • “Sei qual é a visão da empresa e acredito nela”
  • “Esta empresa me fornece treinamento e oportunidades benéficas para a minha carreira”
  • “Os sistemas e os processos implementados me ajudam a trabalhar melhor”
  • “Recebo reconhecimento e recompensas por fazer um bom trabalho”

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Quem é responsável pela estratégia de engajamento de funcionários?

Quem é responsável pela estratégia de engajamento de funcionários?

O departamento de RH é crucial na elaboração e na manutenção do engajamento dos funcionários, pois controla diretamente fatores essenciais como pagamentos e benefícios, treinamento, programas de bem-estar e licença remunerada. Também tem uma importante função de ligação, conectando líderes, departamentos e indivíduos em uma organização.

O RH se responsabilizará por estabelecer padrões e desenvolver estratégias que apoiem o engajamento dos funcionários. Ele pode fornecer padrões e melhores práticas para a experiência do funcionário e referências para o engajamento de funcionários que orientam toda a organização.

Mas o RH não faz tudo sozinho. Uma pesquisa da Forrester mostrou que, embora o RH tenha sido a resposta mais comum para “quem é o responsável pela experiência do funcionário na sua empresa?”, menos de 30% dos funcionários deram essa resposta. Em vez disso, a responsabilidade pela experiência foi distribuída por toda a empresa.

Portanto, embora o RH possa definir a estratégia, os gerentes são os principais responsáveis por colocá-la em ação: a pesquisa da Gallup sugere que um gerente sozinho controla 70% da variação no engajamento da equipe. Na prática, parte da responsabilidade pelo engajamento também é do indivíduo. Um estudo publicado no Organizational Journal of Behavior descobriu que as diferenças nos traços de personalidade dos funcionários respondem por 48% da variação no engajamento individual.

Ideias para estratégias de engajamento de funcionários

Ideias para estratégias de engajamento de funcionários

Você pode aplicar alguns princípios básicos para criar estratégias eficazes de engajamento de funcionários:

Comunique-se e ouça

Um artigo de pesquisa recente de Kang e Sung identificou uma ligação entre o engajamento dos funcionários e a comunicação bidirecional. Além de transmitir mensagens claras aos funcionários, as empresas com pessoas engajadas também foram receptivas às vozes dos funcionários e ofereceram muitas oportunidades de feedback.

Treine e desenvolva

O engajamento dos funcionários envolve a realização pessoal e o compromisso a longo prazo. Sendo assim, proporcionar desenvolvimento e treinamento de carreira pode ter um efeito positivo. Ao investir nos funcionários e ajudá-los a atingir o potencial deles, você mostra que o seu comprometimento com eles é igual o deles com você.

Vá além das identidades no trabalho

O engajamento dos funcionários é holístico e envolve o funcionário como uma pessoa completa, não apenas como uma função profissional. Os programas de bem-estar e equilíbrio entre vida profissional e pessoal têm um papel a desempenhar no engajamento dos funcionários, assim como as celebrações de eventos da vida no local de trabalho, como aniversários, casamentos e bebês recém-nascidos. Um estudo de 2019 realizado pela Workhuman descobriu que os funcionários satisfeitos com a forma como uma organização celebra os eventos da vida no local de trabalho são quase duas vezes mais propensos a concordar que a empresa é um bom lugar para trabalhar.

Use tecnologia para promover engajamento

As empresas modernas estão cada vez mais dependentes da tecnologia do local de trabalho para permitir que as pessoas concluam tarefas e se comuniquem umas com as outras, principalmente após a COVID-19. Há uma oportunidade de melhorar o engajamento para as organizações que escolhem tecnologias acessíveis, fáceis de usar e que facilitam a conexão das pessoas e a inovação.

Como criar uma estratégia de engajamento de funcionários para a geração Y

Como criar uma estratégia de engajamento de funcionários para a geração Y

Prevê-se que as pessoas nascidas após 1980, os funcionários das gerações Y e Z, vão compor mais da metade da força de trabalho na próxima década. Algumas evidências sugerem que essas gerações têm atitudes bastante diferentes em relação a questões como lealdade à empresa, trabalho remoto e satisfação no trabalho do que os colegas mais velhos.

Por exemplo, a pesquisa da PWC mostra que a geração Y está mais comprometida com o aprendizado pessoal e o trabalho flexível do que com dinheiro quando se trata de benefícios no local de trabalho. De acordo com a Gallup, essa geração também é o grupo menos engajado na força de trabalho dos EUA, com apenas 29% engajados e 16% desengajados ativamente.

Então, a geração Y precisa de uma estratégia própria de engajamento de funcionários? Pode ser útil considerar as preocupações específicas da geração Y ao criar planos. Mas também é vital que as organizações analisem a própria força de trabalho, coletem evidências e ajam com base no que encontram.

Os benefícios das estratégias de engajamento de funcionários

Os benefícios das estratégias de engajamento de funcionários

Priorizar, mensurar e otimizar o engajamento de funcionários de maneira sistemática e pensada traz benefícios comerciais imediatos e de longo prazo.

Pode aumentar a produtividade e melhorar os relacionamentos da equipe, tornar os gerentes mais eficazes e criar resiliência durante períodos de muito estresse. Funcionários engajados podem oferecer melhores experiências ao cliente e apresentar ideias mais inovadoras.

O alto engajamento também ajuda a atrair e reter talentos, pois as experiências de alta qualidade dos funcionários geralmente são compartilhadas interpessoalmente e nas avaliações do empregador. Quando você valoriza o engajamento, também cria melhores práticas e canais de comunicação fortes na sua empresa que ajudarão a prepará-la para o sucesso futuro.

Continue lendo

Continue lendo

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Engajamento de funcionários | 8 minutos de leitura

Engajamento dos funcionários: o que é?

O engajamento dos funcionários afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores de engajamento dos funcionários e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento de funcionários | 8 minutos de leitura

Perguntas de pesquisa de satisfação do funcionário que realmente funcionam!

Quais são as melhores perguntas de pesquisa de satisfação dos funcionários? Analisamos as perguntas que as suas pesquisas de clima organizacional, feedback 360 e outros questionários devem abordar.

Produtividade | 11 minutos de leitura

Revitalize a sua produtividade em um mundo pós-pandemia

Descubra o que queremos dizer com produtividade, como ela é mensurada e como ela pode ser mantida conforme as pessoas retornam gradualmente ao trabalho presencial após a pandemia.