Experiência do funcionário: o que isso significa para o retorno ao trabalho presencial?

A experiência do funcionário (EX) é uma prioridade para líderes seniores no retorno das pessoas ao trabalho presencial. Descubra por que isso é importante e como criar uma experiência do funcionário positiva na sua organização.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 6 MINUTOS DE LEITURA
O que é liderança de equipe

A experiência dos funcionários já estava no radar mesmo antes da COVID. Isso já era considerado uma prioridade para 84% dos diretores de RH,1 e marcas como Zappos e Airbnb já exploravam formas de utilizá-la com mais eficiência. No entanto, o que pensávamos saber sobre a experiência do funcionário, e o que isso significa para o engajamento do funcionário, mudou muito desde a pandemia.2, 3

O mundo passou por uma mudança fundamental, e os funcionários estão querendo mais dos locais de trabalho do que antes. Os estilos de trabalho mudaram. O dinheiro não é mais o único fator motivador para as pessoas repensarem como, quando e onde querem trabalhar.

O que isso significa para as pessoas e para as empresas para as quais trabalham? Vamos começar pelo princípio.

Retornando ao local de trabalho

Baixe este guia essencial para descobrir as oportunidades e os desafios que as pessoas enfrentam em tempos de mudanças sem precedentes na maneira como trabalhamos.

O que significa a experiência do funcionário?

O que significa a experiência do funcionário?

Para as pessoas que fazem parte de uma organização, a experiência do funcionário (EX) é simplesmente a realidade de como é trabalhar lá (os pontos positivos, negativos e tudo mais). É algo que abrange todas as etapas do ciclo de vida do emprego, desde o recrutamento inicial até a entrevista de desligamento e que afeta a forma como os ex-funcionários defenderão a empresa em suas redes mais amplas.

A EX deve ser projetada para oferecer aos funcionários a melhor experiência possível durante o trabalho, criando um local de trabalho onde as pessoas queiram (não precisem) aparecer. Mas como você pode conseguir isso?

A EX pode ser influenciada por qualquer elemento, desde como você demonstra os seus valores e a sua cultura para o público até como responde à candidatura inicial de alguém. Novos contratados em potencial fazem uma série de julgamentos subconscientes sobre a sua empresa, desde o início da jornada com você.

No passado, esses pontos de contato ou "momentos" aconteciam no local de trabalho físico. Mas agora as pessoas estão trabalhando de diferentes maneiras híbridas, e a EX também inclui o ambiente virtual.


Então, como saber se a sua empresa conta com a vantagem da experiência do funcionário? Veja nove perguntas iniciais para se fazer:

  1. Seu pessoal está feliz no trabalho e demonstra boa sensação de bem-estar?
  2. Eles se sentem inspirados por sua empresa, líderes e visão?
  3. Eles confiam em você?
  4. Eles sentem que têm voz e que são ouvidos?
  5. Eles estão engajados com a abordagem da sua organização para inclusão, equidade e diversidade?
  6. O trabalho é significativo para funcionários de todas as idades e origens?
  7. Sua empresa e o seu pessoal têm uma mentalidade focada no crescimento, em vez de uma mentalidade fixa?
  8. As pessoas sentem que estão fazendo a diferença na vida de colegas ou clientes?
  9. Elas têm acesso às ferramentas e sistemas certos para poder realizar o trabalho com eficiência?
Qual é a diferença entre a experiência do funcionário e o engajamento do funcionário?

Qual é a diferença entre a experiência do funcionário e o engajamento do funcionário?

Os termos experiência do funcionário e engajamento do funcionário (EE) são frequentemente usados de forma intercambiável, mas os dois conceitos são diferentes. Uma maneira simples de diferenciá-los é que o engajamento do funcionário é o resultado de uma boa experiência do funcionário. Portanto, se o EE for uma das suas principais metas como gerente, a EX será um elemento importante que alimentará isso.

Também é útil pensar na EX como sendo a percepção de trabalho do funcionário, em vez de quaisquer iniciativas destinadas a mantê-lo engajado. Se, como organização, você é capaz de alcançar uma EX excepcional, é natural que altos níveis de engajamento ocorram.

Isso foi demonstrado por pesquisadores da Saïd Business School da Universidade de Oxford, que descobriram que funcionários felizes são 13% mais produtivos, tornando a EX um ingrediente fundamental não só para o engajamento individual, mas também para o desempenho dos negócios como um todo.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

A vantagem da experiência do funcionário

A vantagem da experiência do funcionário

Uma boa EX pode impactar muitas áreas da sua empresa, desde o quanto uma pessoa trabalha e colabora até o quanto investe no desempenho geral dela. Algumas áreas importantes em que a sua empresa pode tirar vantagem da experiência do funcionário incluem:

Cultura

Autenticidade e integridade são elementos importantes da experiência do funcionário, e isso começa de cima para baixo. Os líderes precisam ser honestos e justos, além de demonstrar os valores corretos para gerar uma cultura positiva no local de trabalho. Alguns membros da equipe já retornaram aos escritórios, outros continuam trabalhando remotamente e alguns trabalham em um modelo misto. Por isso, construir uma cultura com equipes híbridas será essencial.

Como Brian Chesky, o fundador do Airbnb, explica: "A cultura é a união de mil coisas, repetidas mil vezes. É viver os valores fundamentais quando você contrata, quando escreve um email, quando está trabalhando em um projeto, quando está andando pelos corredores. Vivenciando esses valores, temos o poder de construir a cultura." 4

Talentos

Com a incerteza da pandemia, muitas pessoas permaneceram em empregos seguros, apesar de estarem prontas para novas oportunidades. Agora, os empregadores estão enfrentando demissões em massa e o desafio de recrutar novos talentos em um mercado cada vez mais competitivo. As organizações precisarão se concentrar em novas maneiras de atrair e reter os talentos certos, entendendo o que seus funcionários querem e precisam e tomando medidas para melhorar as experiências que oferecem.

Redução de ausências

A EX é um componente fundamental quando se trata de ausência de funcionários. Se os funcionários se sentirem conectados e comprometidos com a sua empresa e os objetivos e valores dela, é menos provável que tirem folgas desnecessárias. Isso, por sua vez, ajudará a evitar uma queda na produtividade e no moral geral da equipe.

Receita

Juntamente com a experiência do cliente, uma excelente experiência do funcionário também pode ter um impacto profundo na receita. De acordo com uma pesquisa da Salesforce, as empresas que priorizaram a EX para fornecer uma melhor experiência do cliente alcançaram um crescimento de receita 18 vezes mais rápido.

Produtividade

Um trabalhador feliz é um trabalhador mais produtivo. A Bain & Co descobriu que, se o nível de produtividade de um funcionário satisfeito é 100%, o mesmo nível de um funcionário engajado é de 144%. Mas o nível de produtividade de um funcionário que está verdadeiramente inspirado pelo propósito do seu empregador é de 225%. 5 Portanto, quanto melhor a EX, mais produtivos serão os seus funcionários.

Inovação

As empresas inovadoras têm uma vantagem competitiva, e as empresas com boa EX podem ser duas vezes mais inovadoras do que aquelas com baixos níveis de EX.

Retenção

Você sabia que cerca de 10% das pessoas abandonam uma nova função dentro de seis meses após começar nela? 6 É extremamente caro continuar recontratando para os mesmos cargos. A criação de experiências positivas para os funcionários não para quando você contrata e integra um novo funcionário. É um processo contínuo que deve ser constantemente revisado para atender às necessidades dos funcionários.

Experiência do cliente

Há uma ligação clara entre a experiência do funcionário e a experiência do cliente. Funcionários felizes proporcionam aos clientes uma experiência melhor. Uma pesquisa do MIT descobriu que as organizações com EX mais alta tinham o dobro das pontuações de satisfação do cliente em comparação com as organizações com EX mais baixa.

Gestão da experiência do funcionário

Gestão da experiência do funcionário

Cargos como "gerente de experiência do funcionário" e "chefe de experiência do funcionário" mostram o quão importante a EX se tornou. Tanto que agora é uma disciplina reconhecida. E o que essas pessoas fazem?


Um gerente de experiência do funcionário, por exemplo, trabalha ao lado das equipes tradicionais de RH, TI e Marketing para criar a estratégia de experiência do funcionário. Em poucas palavras, eles são responsáveis por influenciar positiva e deliberadamente cada ponto de contato ou "momento" no ciclo de vida do funcionário. Dito isso, é importante lembrar que uma EX positiva não pode ser alcançada por uma só pessoa. Todos na sua organização são responsáveis por apoiar uma cultura positiva e manter os sistemas e valores que ajudam a proporcionar aos funcionários a melhor experiência possível no local de trabalho.


Como Susan Peters, vice-presidente sênior de RH da General Electric, disse: "Definimos a experiência do funcionário simplesmente como ver o mundo pelos olhos dos nossos funcionários, permanecer conectado e estar ciente dos principais marcos deles."

Como melhorar a experiência do funcionário?

Como melhorar a experiência do funcionário?

Se você deseja melhorar a experiência do funcionário à medida que as pessoas retornam ao local de trabalho, existem vários estágios essenciais no ciclo de vida do funcionário que pode analisar. Confira quatro deles:

  1. Recrutamento

    A EX começa no momento em que um funcionário em potencial vê um dos seus anúncios de emprego ou ouve falar da sua empresa por parte de um amigo ou contato. É algo que abrange todo o processo de candidatura e entrevista, indo até como e quando você responde após conhecer um candidato pela primeira vez. Você envia um email imediatamente para agradecê-los por terem vindo ou os deixa esperando por semanas enquanto está entrevistando outras pessoas?

  2. Integração

    A maioria das empresas já sabe a importância de uma ótima experiência de integração. Por isso, EX é uma área em que os líderes geralmente dão muita ênfase. As iniciativas de mentoria são ferramentas bem estabelecidas que mantêm o entusiasmo dos novatos e os ajuda a se sentirem confiantes, capazes e parte da equipe.


    Outra dica é adaptar a tecnologia que você fornece às necessidades deles, que deve estar pronta para uso imediato, sendo fácil de entender e usar.

  3. Desenvolvimento

    As empresas que levam a EX a sério investem em excelente comunicação interna. Elas tendem a se afastar das estruturas tradicionais de avaliação anual de desempenho, favorecendo pesquisas mais frequentes sobre a experiência dos funcionários ou pesquisas de clima que fornecem feedback imediato aos gerentes.


    Também são mais progressivas em relação ao reconhecimento e recompensas, tornando-os mais frequentes e muito mais personalizados. Algumas empresas dão reconhecimento social às pessoas nas suas plataformas, o que pode aumentar a felicidade e a motivação.

  4. Reconhecimento

    Há tantas coisas incríveis acontecendo todos os dias em uma organização. Tirar um momento para anunciar e celebrar os colegas que trabalham duro ajuda muito a fazê-los se sentirem valorizados. Uma pesquisa recente descobriu que o reconhecimento foi mais importante para 37% dos funcionários, ajudando a criar uma cultura de inclusão e pertencimento.

Em resumo, é útil pensar na experiência do funcionário como experiência humana. Seus funcionários podem encontrar propósito e significado nas suas funções? Eles são capazes de desfrutar de uma conexão duradoura com a sua organização ou marca? E você os vê e os trata como indivíduos? Dê aos seus funcionários o presente de um momento memorável e significativo com a sua organização e veja o engajamento deles aumentar.

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais
1 "Deloitte Global Human Capital Trends", 2019, Deloitte: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/cz/Documents/human-capital/cz-hc-trends-reinvent-with-human-focus.pdf

2 "The Importance of Company Culture at Airbnb", 6q.io: https://inside.6q.io/the-importance-of-company-culture-at-airbnb/
3 Business Insider, 2020: https://www.businessinsider.com/zappos-tony-hsieh-paid-new-workers-to-quit-the-offer-2020-11
4 Brian Chesky, Medium: https://medium.com/@bchesky/dont-fuck-up-the-culture-597cde9ee9d4#.qfc0aqqnr
5"Engaging Your Employees Is Good, but Don’t Stop There." Harvard Business Review, 2015.
6 Social Market Foundation, 2015: http://smf.co.uk/wp-content/uploads/2015/10/Social-Market-Foundation-Publication-Briefing-CAGE-4-Are-happy-workers-more-productive-281015.pdf?
7 CultureAmp: https://www.cultureamp.com/blog/cost-of-employee-turnover
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Comunicação comercial | 7 minutos de leitura

Estratégias de comunicação comercial e por que as organizações precisam delas.

As organizações tiveram que repensar as suas estratégias de comunicação quando as pessoas começaram a trabalhar remotamente durante o lockdown. Agora, à medida que algumas pessoas começam a retornar ao trabalho presencial, as empresas precisam pensar novamente. Saiba como começar.