Cinco maneiras de melhorar a proposta de valor do funcionário

As organizações estão repensando a proposta de valor do funcionário e a experiência digital. Analisamos o que isso significa para o mundo do trabalho e o que pode significar para você.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 7 MINUTOS DE LEITURA
employee value proposition - Workplace from Meta

A relação entre empregador e funcionário mudou. Mesmo em algumas das melhores organizações do mundo, como Google, Apple, Amazon e Microsoft, o tempo médio de permanência de um funcionário é de apenas 1,8 a 2 anos.1 E isso mesmo depois de todas as vantagens e benefícios tentadores oferecidos.

Assim, as organizações progressistas também estão mudando. Elas estão repensando a sua proposta de valor para os funcionários, ou seja, o que é oferecido a eles e estão procurando novas maneiras de aumentar o engajamento dos funcionários, inclusive criando novas estratégias de engajamento do funcionário, além de redesenhar plataformas e políticas para tratar os funcionários como pessoas, não apenas como trabalhadores, para que todos tenham uma melhor experiência de funcionário (EX).

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Como a proposta de valor do funcionário é diferente do branding do empregador?

Como a proposta de valor do funcionário é diferente do branding do empregador?

Em termos mais simples, o branding do empregador é algo externo (a percepção das pessoas de fora da organização) e a proposta de valor do funcionário é algo interno (a percepção dos funcionários de dentro da empresa). A maioria das empresas gasta muito tempo, esforço e dinheiro desenvolvendo o branding do empregador. Isso faz sentido. Atrair os melhores talentos geralmente é uma prioridade para a equipe de liderança.

Muitas vezes, a experiência do funcionário pode sofrer quando há uma lacuna com relação aos talentos. Uma incompatibilidade entre as expectativas do funcionário e a realidade do que o empregador é capaz de oferecer. Isso pode ser uma falha operacional (que trabalho o funcionário realiza) ou em termos de cultura do local de trabalho (como o funcionário se sente).

Experiência digital do funcionário: fazendo com que a tecnologia funcione no trabalho

Experiência digital do funcionário: fazendo com que a tecnologia funcione no trabalho

Esta é uma experiência muito diferente de quando usamos aplicativos nas nossas vidas pessoais. Com apenas alguns toques nos nossos próprios aplicativos para celular, podemos fornecer de forma expressa itens essenciais ou transmitir o nosso conteúdo de vídeo favorito, de qualquer lugar em qualquer dispositivo. A consumerização e as tecnologias digitais na nossa vida doméstica criaram uma expectativa de melhores experiências na nossa vida profissional.

Muitas vezes, as empresas não atendem a essas expectativas.

Os funcionários sofrem para criar conexões com os colegas com frequência. As pessoas passam muito tempo procurando informações críticas essenciais para a produtividade. Em vez de uma experiência digital perfeita, os funcionários geralmente precisam navegar por sistemas, processos e estruturas organizacionais complexos para obter as informações e o suporte de que precisam.

E isso é dispendioso. Semanalmente, os funcionários gastam 20% do seu tempo procurando informações. E 70% dos trabalhadores relatam ter que inserir os mesmos dados em vários sistemas apenas para realizar o trabalho. Tudo isso contribui para uma experiência negativa para o trabalhador digital, o que não é positivo para a empresa.

Três sinais de uma proposta de valor fraca para o funcionário

Três sinais de uma proposta de valor fraca para o funcionário

Como saber se você pode ter um problema? Veja três sinais a serem avaliados.

Muito atrito

De acordo com a Gartner, apenas 23% dos líderes de RH acreditam que a maioria dos funcionários continuará trabalhando na empresa em que estão após o término da pandemia. Mas as empresas não estão mais apenas brigando com a concorrência para reter talentos.

Depois que o mercado de trabalho se recuperar e de mais de um ano trabalhando em casa com consecutivas reuniões via Zoom, espera-se que muitos profissionais de alto escalão não estejam apenas mudando de emprego, mas também mudando completamente de carreira.

Na economia estilo "YOLO", trabalhadores mais jovens estão deixando os empregos para explorar o empreendedorismo, o trabalho freelance ou transformando atividades paralelas em algo em tempo integral.

Nesse modelo, as abordagens tradicionais do empregador são menos eficazes. O pensamento convencional de novas vantagens e benefícios, além da qualificação da força de trabalho para acompanhar as demandas digitais, não está mais gerando os resultados esperados. Essa é uma tendência preocupante para as empresas. Mas o primeiro passo na busca de soluções é entender as razões subjacentes.

Força de trabalho desengajada

Por outro lado, funcionários desengajados geralmente contribuem menos para as metas da equipe e os objetivos organizacionais. E eles estão menos propensos a recomendar o empregador para outras pessoas.

Melhorar a comunicação no local de trabalho é fundamental para melhorar o engajamento dos funcionários. Os locais de trabalho que incentivam a comunicação aberta e fornecem uma plataforma para que todos falem livremente têm mais probabilidade de ter funcionários que confiam na sua liderança, compartilham ideias e pedem ajuda quando necessário.

Baixa produtividade

Uma empresa média usa cerca de 88 aplicativos. Organizações maiores podem implantar até 175.2 E sem medidas protetivas, os funcionários podem ignorar as regras de TI para baixar ainda mais aplicativos não aprovados para trabalhar e armazenar dados. Alternar entre aplicativos e um número maior de reuniões virtuais deixa os funcionários com pouco tempo para fazer o trabalho real.

As organizações tradicionais igualam a visibilidade dos funcionários à produtividade. Essa mentalidade precisa mudar e os empregadores devem implementar a infraestrutura certa para incentivar os funcionários a encontrar o equilíbrio adequado entre priorizar tarefas críticas e melhorar a colaboração com ferramentas e cultura unificadas.

alttext

Conectar pessoas com as melhores ferramentas digitais pode melhorar o engajamento dos funcionários

Cinco maneiras de turbinar a proposta de valor do funcionário

Cinco maneiras de turbinar a proposta de valor do funcionário

O que pode ser feito para criar uma organização mais centrada nas pessoas? Confira cinco itens que você pode tentar.

Criar conexões significativas

A maioria de nós passa um terço de nossas vidas no trabalho. Não seria ótimo passar esse período significativo de tempo fazendo conexões significativas? Provavelmente todos concordamos com isso.

Embora seja mais fácil se conectar com colegas no mesmo prédio que você, isso fica mais difícil quando as empresas estão espalhadas por todo o mundo. E, à medida que mais organizações adotam o trabalho híbrido e remoto, será fundamental encontrar maneiras de manter uma força de trabalho mesclada unida.

Pense em como você pode criar uma comunidade dentro da sua empresa que reduza as barreiras entre equipes e hierarquias e identifique o papel que a liderança desempenha na criação da cultura organizacional (dica: isso não é apenas responsabilidade da equipe de RH).

Impulsionar campanhas de inclusão é algo bom, mas como você pode colocar em prática essa cultura empresarial? Uma maneira fundamental é ouvir todos os funcionários e dar voz a eles. Uma pesquisa de engajamento de funcionários é um ótimo primeiro passo para entender as necessidades das pessoas na sua organização.

Criar um ambiente de trabalho flexível

Um espaço de trabalho flexível inclui tudo, desde o design estético dos espaços físicos até as ferramentas usadas para conversar e trabalhar em conjunto. Consiga o equilíbrio certo e você estará no caminho para criar um ambiente de trabalho positivo.

Mas como as empresas podem responder às mudanças trazidas pela pandemia e a mudança para o trabalho híbrido?

A pesquisa da Gartner sugere que 82% dos líderes de empresas pretendem permitir que os funcionários trabalhem remotamente após a pandemia. Para superar essas mudanças, é fundamental fornecer opções dentro dos limites estabelecidos e identificar atividades flexíveis em cada função, equipe e departamento.

O que você não precisa é de outra ferramenta de produtividade. Em vez disso, procure uma plataforma unificada que possa conectar todo o seu ecossistema de aplicativos, funcionários e parceiros externos com uma curva de aprendizado mínima e uma experiência digital simplificada.

Promover o crescimento pessoal

Crescimento significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para alguns, o crescimento significa aprender e experimentar coisas novas. Para outros, significa assumir mais responsabilidades e crescer dentro da empresa.

As avaliações de desempenho não são a única oportunidade de discutir planos de crescimento e carreira. Como transformar o aprendizado contínuo em uma cultura na sua organização? E como esses aprendizados podem ser retidos e compartilhados em toda a organização para que qualquer pessoa acesse a qualquer momento?

Cada funcionário deve ser capaz de encontrar as oportunidades disponíveis na sua organização. Além disso, eles devem ser capazes de encontrar recursos e seguir mentores para aprender e desenvolver novas habilidades. Ganhar visibilidade de outros departamentos e projetos ajuda as organizações a trabalhar na busca de um objetivo comum.

Promover o bem-estar

De acordo com James Davies, da Wellness Coach do Reino Unido, "as empresas querem cada vez mais inspirar os funcionários a ter objetivos pessoais, a lidar com questões como ansiedade e a se motivarem mais. Acho que veremos o bem-estar como algo mais voltado para os funcionários, com muitos recursos e ferramentas."

Mas como os líderes empresariais disponibilizam esses recursos quando as pessoas precisam deles para ajudar a gerenciar o estresse e criar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Parte da resposta é agregar as políticas e os benefícios certos. A outra é criar uma comunidade onde pessoas com interesses semelhantes possam se reunir e compartilhar conhecimentos e experiências para ajudar e apoiar uns aos outros.

Isso pode se traduzir em grupos online para pais que estão voltando ao trabalho presencial, sobre saúde ou hobbies e interesses. Esses grupos agregam os funcionários para tornar a organização mais criativa e produtiva à medida que você pensa na próxima fase de crescimento da empresa.

Unir-se em torno de um propósito compartilhado

Toda organização quer ver indivíduos e equipes trabalhando em busca de metas e objetivos comuns. Mas as organizações nem sempre são muito boas em celebrar ou reconhecer os esforços coletivos que levaram ao sucesso.

Os líderes empresariais criam programas de recompensas e reconhecimento para resolver essa questão. Mas isso é o bastante? Como continuar a inspirar os funcionários a se envolverem com a situação geral, não importando o tamanho do papel que eles desempenham?

A resposta é encontrar maneiras de ajudar as pessoas a se sentirem parte de algo maior e levá-las a acreditar nos seus valores organizacionais, além de transmitir esses valores em todas as esferas da suas vidas profissionais. Seja melhorando o atendimento ao cliente ou construindo uma sociedade melhor as pessoas se sentem mais interessadas e inspiradas pelo que podem alcançar como indivíduos e como equipe.

Saiba mais aqui sobre como o Workplace pode ajudar a melhorar a experiência do funcionário.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Continue lendo

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa

Saiba mais

Tópicos relacionados

Baixe um guia gratuito para descobrir estratégias pós-COVID de líderes de comunicação de renome mundial.

Baixar agora
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa

Saiba mais

Tópicos relacionados

Baixe um guia gratuito para descobrir estratégias pós-COVID de líderes de comunicação de renome mundial.

Baixar agora

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

O que é engajamento do funcionário e por que ele é tão vital para a sua organização.

Saiba mais sobre os principais motivadores de engajamento dos funcionários e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Comunicação comercial | Leitura de 7 minutos

Estratégias de comunicação comercial e por que as organizações precisam delas.

As organizações tiveram que repensar as suas estratégias de comunicação quando as pessoas começaram a trabalhar remotamente durante o lockdown. Agora, à medida que algumas pessoas começam a retornar ao trabalho presencial, as empresas precisam pensar novamente. Saiba como começar.