Voz do funcionário: como ouvir ajudará você a criar uma cultura e vencer a guerra por talentos

As organizações estão procurando maneiras de engajar e reter os melhores funcionários diante da grande onda de pedidos de demissão. Saiba por que ouvir pode ser o segredo para o sucesso.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 6 MINUTOS DE LEITURA

A pandemia causou uma mudança drástica nas prioridades dos funcionários. Agora, promoções, oportunidades de carreira e proximidade com o escritório superam segurança, proteção e flexibilidade no local de trabalho. É hora de as organizações mudarem a abordagem de engajamento dos funcionários, bem-estar e retenção. E tudo começa com a voz do funcionário.

Neste vídeo, Dan Schawbel, autor sucesso de vendas segundo o New York Times e sócio-gerente da Workplace Intelligence, oferece a sua experiência sobre a importância da voz do funcionário e fala sobre como líderes e gerentes podem trabalhar juntos para criar uma cultura organizacional de segurança e confiança. Assista ao vídeo.

O que é a voz do funcionário?

O que é a voz do funcionário?

A voz do funcionário é uma oportunidade de dar aos funcionários o espaço e a chance de comunicar como se sentem em relação ao local de trabalho e o que está acontecendo lá. Incentivar a voz do funcionário é fundamental para criar relacionamentos abertos e de confiança entre funcionários, líderes e gerentes, além de ajudar os funcionários a se sentirem valorizados.

Mas isso não é tudo. Além de ouvir os funcionários, as organizações devem ter o compromisso de agir de acordo com as preocupações deles. Sem essa parte prática, os funcionários continuarão se sentindo ignorados e desvalorizados.

"Precisamos não apenas ouvir o que eles estão dizendo, mas realmente agir", disse Dan na sua conversa com Abby Guthkelch, chefe de soluções executivas globais do Workplace from Meta.

"E se não for possível fazer nada sobre o assunto, você precisará ser transparente quantos aos motivos. É algo extremamente poderoso porque, mesmo que você não possa fazer tudo, esse tipo de transparência e comunicação é muito importante para criar confiança."

Saiba como transformar a experiência dos funcionários

Baixe o nosso guia e torne a experiência dos funcionários a sua prioridade de negócios no retorno ao trabalho presencial.

Por que a voz do funcionário é importante?

Por que a voz do funcionário é importante?

A voz do funcionário é um fator crítico que alimenta a experiência, o bem-estar, o engajamento e até a retenção dos funcionários. Se as pessoas se sentirem ouvidas em uma organização, é mais provável que elas queiram ficar.

Dan diz: "Precisamos começar a tratar os funcionários como seres humanos em primeiro lugar, porque é assim que conseguiremos maximizar os nossos talentos, reter esses talentos e ter um ambiente de trabalho mais saudável como um todo".

Confira algumas das maneiras pelas quais capturar e responder à voz do funcionário pode beneficiar os funcionários e a sua organização:

  • Maior satisfação no trabalho

    Funcionários no Reino Unido com um sentimento de pertencimento muito alto (96%) são significativamente mais propensos a se sentirem ouvidos do que aqueles com um sentimento de pertencimento muito baixo (14%). Ajudar os funcionários a se sentirem valorizados no local de trabalho eleva o moral, incentiva interações positivas e aumenta a satisfação geral no trabalho.

  • Criação de uma cultura positiva com base na confiança

    No mundo incerto de hoje, é essencial que os seus funcionários se sintam capazes de depositar a confiança deles na organização, assim como nos gerentes e nos líderes dela. A comunicação em diálogo aberto é fundamental para a criação da confiança. Uma comunicação consistente e transparente não apenas ajudará os funcionários a se sentirem ouvidos, mas também dará a eles mais confiança de que a sua organização considera os interesses deles na missão.

  • Investimento na inovação

    A inovação é muito importante para o sucesso de qualquer organização. Mas, para que a inovação seja realmente bem-sucedida, é importante embasar as decisões usando a voz e as ideias dos funcionários que se adéquam a um conjunto de valores compartilhados. Garantir que isso aconteça fará com que os funcionários se sintam mais comprometidos com a função deles e queiram permanecer na organização por muito tempo.

  • Melhora do índice de retenção dos funcionários

    Os funcionários são muito menos propensos a deixar uma empresa onde sentem que têm a voz valorizada. De acordo com as descobertas da TINYpulse, os funcionários que não se sentem à vontade para fornecer feedback são 16% menos propensos a permanecer em uma organização.1 Incentivar os funcionários a compartilhar pensamentos e ideias regularmente mostrará que as opiniões deles são importantes, melhorando os sentimentos de reconhecimento e aumentando a retenção de funcionários.

Voz e engajamento dos funcionários

Voz e engajamento dos funcionários

A voz do funcionário é um facilitador fundamental do engajamento dos funcionários. De acordo com uma pesquisa do UKG e da Workplace Intelligence, funcionários altamente engajados têm três vezes mais chances de dizer que se sentem ouvidos no local de trabalho (92%) do que funcionários altamente desengajados (apenas 30%). Mas qual é a ligação e por que o engajamento dos funcionários é tão importante?

Uma força de trabalho engajada traz muitos benefícios para os empregadores, incluindo maior retenção de funcionários e aumento da produtividade. Isso é bom para as pessoas e para o resultado final. Em uma pesquisa com mais de 23 mil unidades de negócios, a Gallup constatou que uma força de trabalho altamente engajada com pontuações no quartil mais alto era 18% mais produtiva do que aquelas no quartil mais baixo.

A voz do funcionário também pode ajudar a fortalecer a resiliência da empresa. Os funcionários que sentem que têm um meio de comunicação para expressar preocupações são mais propensos a lidar com períodos de pressão ou mudanças internas em uma organização do que aqueles que não se sentem capazes de expressar a própria voz.

A voz do funcionário também pode ajudar a fortalecer a resiliência da empresa. Os funcionários que sentem que têm um meio de comunicação para expressar preocupações são mais propensos a lidar com períodos de pressão ou mudanças internas em uma organização do que aqueles que não se sentem capazes de expressar a própria voz.

alttext

Como capturar a voz do funcionário?

Como capturar a voz do funcionário

Como capturar a voz do funcionário

É importante capturar conversas individuais e em grupo qualitativa e quantitativamente para ter uma noção adequada da voz do funcionário em toda a organização. Confira algumas das diferentes maneiras pelas quais você pode incentivar e interagir com a voz do funcionário, tanto individualmente quanto no âmbito geral da empresa:

Pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional são pesquisas curtas com um conjunto padrão de perguntas que você pode enviar aos funcionários periodicamente. Elas podem ajudar as organizações a monitorar as visualizações dos funcionários ao longo do tempo, ajudando-os a ver quais áreas estão melhorando e quais podem precisar de uma abordagem diferente.

Ferramentas de colaboração

As ferramentas de colaboração em equipe que permitem reunir, enviar mensagens, ligar e juntar informações em um só aplicativo podem oferecer um espaço ideal para os funcionários se comunicarem com gerentes e líderes de uma maneira segura. Elas também permitem que conversas importantes aconteçam de qualquer lugar, garantindo que os funcionários possam falar quando estiverem com algo em mente, onde quer que estejam trabalhando.

Reuniões individuais

Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis em expressar feedbacks ou preocupações em um grupo maior. Reuniões individuais regulares entre funcionários e gerentes garantem que todos tenham tempo e espaço dedicados para expressar os sentimentos de uma maneira mais pessoal. Esse feedback pode ser usado pelos gerentes de linha para incentivar uma conversa mais ampla.

Crowdsourcing

Crowdsourcing é uma forma de pedir aos funcionários opiniões, informações ou ações para ajudar as organizações a entender melhor a sua força de trabalho em um nível comunitário. Um ótimo exemplo de crowdsourcing seria a criação de um grupo de voluntários para ajudar a resolver um problema específico já identificado por meio de pesquisas ou outras discussões. Esse grupo poderia trabalhar de maneira colaborativa para ajudar a organização a alcançar uma solução com base na voz do funcionário.

“Precisamos começar a tratar os funcionários como humanos em primeiro lugar. Dessa forma, conseguimos maximizar os nossos talentos.”

Seis maneiras de aproveitar ao máximo a voz do funcionário

Seis maneiras de aproveitar ao máximo a voz do funcionário

Incentivar a voz do funcionário é sem dúvida mais desafiador agora do que era antes da pandemia. Como Dan diz, "quando você está descentralizado, é mais fácil ignorar as pessoas". Em um mundo onde você não pode simplesmente ir até a mesa de um membro da equipe e perguntar como ele se sente, precisamos confiar muito mais na tecnologia para ajudar a criar e manter relacionamentos por meio de diferentes tipos de comunicação.

Confira as nossas regras de ouro para gerentes e líderes que desejam tornar a voz do funcionário uma parte fundamental da cultura da empresa:

  1. Faça da comunicação um hábito

    Converse regularmente com os funcionários sobre como eles estão se sentindo no momento. Reuniões semanais ou quinzenais com gerentes de linha são algo que você deve tentar agendar no dia a dia de cada funcionário. Isso dá a todos o espaço para expressar preocupações antes que elas se transformem em um problema mais significativo.

  2. Seja transparente

    Não será possível atender a todos os feedbacks dos funcionários. No entanto, se houver algo que você não consiga fazer, explique o porquê. Ter esse nível de honestidade e respeito pelos funcionários ajudará a mostrar que você ouviu e valorizou o feedback deles, mesmo que não possa resolver todas as preocupações imediatamente.

  3. Defina prazos

    Quando você concorda em resolver uma preocupação, é essencial que os funcionários saibam quando podem esperar uma resolução. Colocar o feedback em um roteiro fará com que as pessoas sintam o seu comprometimento em levar as preocupações delas adiante e lhes dará muito mais confiança para compartilhar no futuro.

  4. Abra a conversa

    Se um funcionário levantar preocupações que possam se aplicar a outras pessoas na sua organização, abra a conversa para o restante da força de trabalho. Encontrar a solução certa será muito mais fácil se você puder ouvir a voz e a opinião de todos.

  5. Crie condições equitativas

    A pesquisa do UKG e da Workplace Intelligence descobriu discrepâncias em como diferentes grupos de trabalhadores sentem que podem fazer as suas vozes serem ouvidas. Os trabalhadores mais jovens são mais propensos a pensar que as organizações os estão ignorando do que os trabalhadores mais velhos, por exemplo.

    Portanto, é essencial criar condições equitativas para que todos possam participar da conversa. "Todos devem poder compartilhar ideias. A idade não é importante", diz Dan. "Alguém com 23 anos pode ter uma ideia melhor do que alguém com 62 anos. Ambos devem ser capazes de compartilhar os respectivos pontos de vista e opiniões."

  6. Não fuja dos problemas

    Nenhuma organização é perfeita. Os empregadores precisam ser responsáveis pelo que está ruim assim como pelo que está bom. Isso significa reconhecer onde você pode fazer melhorias e abrir uma conversa mais ampla entre a sua força de trabalho. Ao dar atenção para os problemas, as organizações tornam os funcionários ativamente parte da solução, conquistando a confiança e respeito deles ao longo do caminho.

Continue lendo

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

1 "17 estatísticas surpreendentes sobre retenção de funcionários", TINYpulse 2020.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais

Publicações recentes

Engajamento dos funcionários | 8 minutos de leitura

O que é engajamento do funcionário e por que ele é tão vital para a sua organização.

Saiba mais sobre os principais motivadores de engajamento dos funcionários e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento dos funcionários | 8 minutos de leitura

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Comunicação corporativa | 7 minutos de leitura

Estratégias de comunicação comercial e por que as organizações precisam delas.

As organizações tiveram que repensar as suas estratégias de comunicação quando as pessoas começaram a trabalhar remotamente durante o lockdown. Agora, à medida que algumas pessoas começam a retornar ao trabalho presencial, as empresas precisam pensar novamente. Saiba como começar.