Cinco maneiras de tornar as ligações em conferência mais envolventes
Tornar as ligações em conferência mais envolventes é uma boa maneira de aumentar o engajamento dos funcionários. Veja como fazer isso (e por que deveria).
Ultimamente, muito tem sido escrito sobre “demissão silenciosa” e seu impacto tanto nas empresas quanto nos funcionários. Basicamente, ela é uma manifestação evidente do desengajamento dos funcionários. Existem inúmeros fatores que podem levar os funcionários a desengajar. Portanto, lidar com a demissão silenciosa em todas as suas formas exige que as empresas adotem uma abordagem multifacetada. Dito isso, uma área em que as empresas podem causar um impacto imediato é melhorar o engajamento dos funcionários durante as reuniões, especialmente aquelas realizadas por ligações em conferência todos os dias.
Afinal, o que é pior do que uma reunião prolongada e ineficiente? Experimente ligações em conferência de três horas, todas consecutivas. Na era do trabalho híbrido, onde alguns dos funcionários estão em salas de conferência, mas outros ligam das mesas dos seus escritórios em casa, o risco de as pessoas “chegarem” e não prestarem atenção é muito real e comum. Agora as pessoas podem facilmente desligar a câmera e desengajar, manter conversas paralelas ou até mesmo trabalhar em “sabe-se lá o quê” sem que você saiba. Pense em como isso pode ser caro para sua empresa em termos de desperdício de tempo e dinheiro.
Por outro lado, quando as reuniões dão certo, os funcionários se sentem energizados e os negócios avançam. É por isso que você deve pensar em cada reunião, seja pessoalmente ou por ligação de vídeo, como um investimento no pessoal e na empresa. A boa notícia é que existem etapas simples que você pode seguir para ajudar a fazer esse investimento valer a pena.
Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa
Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.
Veja cinco maneiras de tornar as ligações em conferência mais envolventes
Planeje o que acontece antes e depois da ligação de vídeo
Muito do que torna uma reunião eficaz, seja pessoalmente ou por vídeo, tem a ver com o que vem antes e depois. Antes de agendar a reunião, é importante entender qual é o resultado desejado e planejar a agenda para apoiar esse resultado. Quando o tempo estiver escasso, considere enviar uma pré-leitura para que você possa mergulhar na discussão e na tomada de decisões, em vez de compartilhar informações. Após a reunião, envie uma recapitulação imediata com as próximas etapas, responsáveis e cronograma. Além de gerar responsabilidade entre aqueles que compareceram à ligação, isso também dá às pessoas que não compareceram a oportunidade de se envolver depois.
Busque a inclusão
Ao planejar a reunião, considere como você pode dar à grande parte da sua equipe a chance de compartilhar suas ideias e contribuições. É importante que a maioria dos membros da equipe se sinta investida no resultado da reunião. Além de aumentar o engajamento durante a reunião, isso também os incentivará a prosseguir. Ao solicitar a participação, lembre-se de que nem todos têm o mesmo estilo de comunicação. Algumas pessoas são ótimas em falar na hora, enquanto outras preferem demorar um pouco antes de falar e podem querer mais tempo para se preparar.
Faça as reuniões “com a câmera ligada” e defina um tom profissional
Ao pedir aos participantes que liguem a câmera, mesmo quando não estiverem falando, você também está enviando uma mensagem de que espera que eles estejam totalmente presentes durante a discussão. E quando as câmeras estão ligadas, você obtém o feedback não verbal em tempo real, que é uma parte tão importante das comunicações pessoalmente.
Cuidado com a fadiga de reunião
Nossos corpos não foram feitos para ficar parados em reuniões, olhando para pequenos quadrados em uma tela. Sempre que possível, é importante criar oportunidades para que as pessoas se levantem e se movam. Se você estiver planejando reuniões com mais de uma hora, considere adicionar pequenos intervalos entre elas. Outro truque é agendar reuniões cinco minutos depois da hora, dando às pessoas um período para se alongar e se movimentar antes de pedir que engajem em um novo tópico. Em um ambiente de escritório, isso pode acontecer naturalmente quando as pessoas vão de uma sala para outra entre as reuniões. As pessoas que trabalham remotamente, no entanto, precisam ser mais objetivas quanto à movimentação.
Invista em tecnologia que promova condições de igualdade para trabalhadores remotos
Simplificando, os trabalhadores remotos querem causar impacto e ter suas contribuições reconhecidas por colegas e líderes. Isso é especialmente importante em equipes híbridas, onde algumas pessoas trabalham no escritório, mas outras trabalham remotamente. Embora nada substitua estar presente pessoalmente, a tecnologia pode ajudar.
Ainda que a demissão silenciosa seja um problema comum e multifacetado, existem medidas tangíveis e práticas que as empresas podem adotar para ajudar a reduzir seu impacto. À medida que mais empresas fazem a transição de sua força de trabalho para um modelo híbrido, as reuniões virtuais, como videoconferências, também estão se tornando mais importantes para o sucesso de cada empresa. Por isso, melhorar o engajamento durante as videoconferências deve ser uma prioridade.
Disciplinando a forma como planejamos e conduzimos nossas reuniões e fazendo investimentos inteligentes em tecnologia, as empresas podem dar a todos os funcionários uma melhor chance de sucesso, impulsionar o engajamento e aprimorar o desempenho a longo prazo.
Leia mais
Tópicos relacionados
Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.
Inscrever-se agoraPublicações recentes
Engajamento do funcionário | 6 minutos de leitura
Voz do funcionário: como ouvir ajudará você a criar cultura e vencer a guerra por talentos.
As organizações estão procurando maneiras de engajar e reter os melhores funcionários diante da Grande Renúncia. Saiba por que ouvir pode ser o segredo para o sucesso.