Ideias para um home office simples e barato: dicas dos especialistas

Na esteira da pandemia global, o trabalho remoto e híbrido está aqui para ficar. Então, reunimos este guia para ajudar as pessoas a criar um home office que maximize o espaço e o dinheiro e melhore sua experiência com os funcionários.

TRABALHO REMOTO | 9 MINUTOS DE LEITURA
cheap home office ideas - Workplace from Meta

Ter um espaço de trabalho designado é importante agora que muitas pessoas estão trabalhando remotamente ou considerando formas de trabalho híbrido. Mas como fazê-lo se você não tem muito espaço – ou dinheiro? Perguntamos a uma designer de interiores e um fisioterapeuta sobre suas melhores ideias para um home office simples e barato. Se você está se perguntando sobre como montar um home office sem ter um quarto extra, ou fazer um home office em um espaço pequeno, continue lendo.

Uma política de trabalho remota flexível faz bem para trabalhadores e empresas. Um estudo de 2017 da Universidade de Stanford mostrou que os funcionários da gigante chinesa de viagens Ctrip que optaram por trabalhar em casa aumentaram sua produtividade global em 13%. E, graças à liberdade e conforto que eles conseguiram de trabalhar em seu próprio espaço, o negócio se beneficiou. A felicidade entre esses trabalhadores aumentou tanto que a retenção de funcionários cresceu 50%, o que gerou economia no processo de recrutamento. Mas havia uma pegadinha: para se qualificar para trabalhar em casa, os trabalhadores tinham que ter uma conexão à Internet "decente" e um home office montado, ou ao menos um espaço designado para trabalhar.

Simplifique o trabalho com Workplace

Desde avisar sobre o retorno ao escritório até a adoção do trabalho híbrido, Workplace torna tudo mais simples.

Avançando três anos, agora em um mundo “pandêmico”, a demanda para a maioria das pessoas trabalhar de casa causa preocupação. O economista de Stanford Nicholas Bloom, que liderou a pesquisa de 2017, acha que distrações adicionais e espaços de trabalho "inadequados" causarão uma queda na produtividade geral.1 Mas, assim como acordar cedo e vestir sua roupa de "trabalho", um home office montado ou um espaço de trabalho dedicado pode ajudar a combater a baixa produtividade, aumentar a concentração e restabelecer esse importante equilíbrio entre vida profissional e trabalho.

Muitos de nós não temos um local de home office à nossa disposição. Ainda menos pessoas têm dois espaços prontos separados caso o parceiro ou outra pessoa na casa também precise de um lugar para trabalhar. Mas, felizmente, criar um lugar adequado para o seu dia a dia não precisa ser difícil – nem caro. A designer de interiores Cathy Flanagan e o fisioterapeuta Colin Nash compartilham abaixo suas melhores ideias para uma configuração barata de home office – desde ideias de espaço, luz e cores, até dicas de ergonomia e saúde física.

Crie um espaço de home office que funcione para você

Crie um espaço de home office que funcione para você

Pense multifuncional
Pense multifuncional

Nem todos nós temos a sorte de ter um quarto extra esperando para ser transformado em um home office, nem tempo – ou dinheiro – para uma reforma em casa. A boa notícia é que você pode (de uma forma fácil e barata) configurar um espaço de trabalho eficaz em qualquer lugar, mesmo em um espaço pequeno.

De acordo com Cathy Flanagan, fundadora do estúdio Keep Interior Design, com sede em Londres, os espaços existentes em casa podem servir muito bem como home offices - seja uma sala raramente usada, ou um canto da sala de jantar. O que quer que você faça, não vá para um espaço muito restrito: "Eu prefiro muito mais adaptar um espaço maior para ser multifuncional do que acabar trabalhando em um espaço que é estranho ou comprometido, como um espaço sob as escadas", diz Cathy.

O fisioterapeuta fretado Colin Nash concorda. "Se possível, escolha um espaço que lhe dê opções de mudança de posição ao longo do dia, pois é importante para manter uma boa postura", diz. "É igualmente importante ter espaço para se afastar da estação de trabalho de vez em quando e se esticar."

Considere seu layout
Considere seu layout

No Reino Unido, as pessoas trabalham, em média, 42 horas por semana.2 Isso é mais de oito horas por dia para se sentir confortável, produtivo e inspirado em seu espaço de trabalho em casa. Se você tem um espaço específico em mente, ou está montando um escritório em sua sala de estar, quarto ou cozinha, a maneira que você escolhe montá-lo importa, de acordo com Cathy. "Você vai passar muito tempo nesta sala, então é importante pensar seriamente sobre o melhor uso do espaço e do design", diz ela.

Há maneiras simples de fazer isso. Primeiro, segundo Cathy, obtenha alguma inspiração: navegue no Instagram, Pinterest ou revistas de design de interiores para obter ideias sobre cores, texturas, estilos e layouts. Mas não julgue mal o espaço que você tem disponível: você não quer descobrir que a mesa quadrada perfeita que você viu on-line não cabe no espaço redondo, ou que a estante que você escolheu para seus arquivos é muito alta para a parede.

Coloque divisões
Coloque divisões

Se você está convertendo uma sala existente, como uma sala de estar, para acomodar um espaço de trabalho doméstico, certifique-se de criar divisórias usando cortinas ou até plantas para dividir um espaço do outro. "É importante poder “fechar” seu escritório no final do dia, criando uma separação que vai permitir que você relaxe", diz Cathy. E isso vale para o quarto de hóspedes: "Seus hóspedes não vão querer sentir que estão dormindo em um escritório", acrescenta.

Tente um aplicativop
Tente um aplicativo

Se você quiser dar um passo adiante no planejamento, existem aplicativos de design de interiores confiáveis que você pode baixar para ajudá-lo a planejar virtualmente um espaço. Para um planejamento aéreo simples, experimente o aplicativo Floorplanner. É gratuito, simples de usar e ideal para definir planos em 2D, além de garantir que todos os seus móveis favoritos se encaixem. Se você está procurando por um software mais abrangente, que permita explorar todos os aspectos do seu design, opte pelo SketchUp, usado por profissionais para modelagem 3D, que conta com recursos de visualização e uma facilidade de uso "como se você estivesse trabalhando com caneta e papel".3

Saúde física e bem-estar

Saúde física e bem-estar

A palavra "ergonomia" geralmente evoca imagens de cadeiras, teclados e outros equipamentos de escritório especialmente projetados adaptados para facilitar a vida profissional. Mas é muito mais do que isso. O Serviço de Saúde do Reino Unido (HSE) descreve-a como "a ciência preocupada com o 'ajuste' entre as pessoas e seu trabalho" – ou seja, o trabalho em questão, as capacidades físicas e mentais da pessoa e a organização e o ambiente social.4

Quando se trata dos benefícios da ergonomia para a saúde e segurança, o HSE diz que aplicá-los no local de trabalho "reduz o potencial de acidentes, reduz o potencial de lesões e problemas de saúde e melhora o desempenho e a produtividade". Então, quando estamos trabalhando remotamente, precisamos transferir os benefícios ergonômicos do local de trabalho para nossos espaços de home office, sem quebrar o banco – ou às nossas costas...

O problema das dores

O problema das dores

Desde que a pandemia de COVID-19 começou (e os lockdowns forçaram o trabalho remoto), houve um aumento acentuado nas queixas de distúrbios musculoesqueléticos. Os resultados da Pesquisa de Bem-Estar Doméstico da IES revelam que mais de 58% dos entrevistados sofrem de alguma nova dor no pescoço, enquanto 56% reclamaram de aumento do desconforto no ombro e 55% relataram dor nas costas desde que o trabalho remoto se tornou um requisito em tempo integral.

As causas para tais dores irritantes variam. Fadiga e sono interrompido podem ser uma das razões, com 60% das pessoas relatando a incapacidade de ter uma boa noite de sono. A ansiedade reprimida em torno da segurança da família e do trabalho é outra. Mas as principais causas são físicas: períodos prolongados em posturas apertadas ou torcidas, falta de movimento, estações de trabalho desajeitadamente estabelecidas e móveis inadequados ou mal ajustados. Se você está sofrendo, você ficará aliviado ao ouvir que você pode estar de volta ao seu estado livre de dor em pouco tempo, com alguns ajustes baratos (ou mesmo gratuitos)..

Estações de trabalho: pense fora da caixa

Estações de trabalho: pense fora da caixa

Cerca de 90% da população do Reino Unido usa um computador ou laptop para trabalhar. Mas nem todo mundo usa uma mesa de escritório tradicional – pelo menos não o tempo todo. Assim, mudar de ambiente e de posição pode ser altamente benéfico, diz Colin, que está escrevendo suas respostas de sua cozinha - onde seu laptop é apoiado em um banquinho em cima da mesa.

"Isso serve como uma mesa “de pé” perfeita para a minha altura", explica. "Quando se trata de se sentir confortável trabalhando remotamente, pense fora da caixa. Você não precisa gastar muito dinheiro em uma super mesa híbrida. Brinque com diferentes móveis que você tem em casa, como caixas e livros, para montar uma experiência confortável – sentado ou em pé."

Posicionamento

Posicionamento

Para uma postura perfeita e posicionamento correto, Colin adverte contra esvaziar sua carteira na cadeira mais cara que o dinheiro pode comprar. "Quando se trata de sua configuração de trabalho não há uma postura perfeita, então brinque com o que você tem", diz ele, sugerindo um equilíbrio entre uma cadeira de cozinha padrão, uma bola gigante de exercício (onde você pode se sentar por algum tempo) e até adotar uma posição vertical.

"A chave é mudar de posição de vez em quando. Experimente ver o que funciona para você – eu sugiro mudar entre diferentes posições sentadas ou em pé a cada 30-60 minutos. Embora não haja uma postura de trabalho perfeita, eu recomendaria ter seu teclado perto de você e, se possível, sua tela na sua frente no nível dos olhos."

Mente sobre matéria

Mente sobre matéria

Não é só o seu bem-estar físico que você precisa cuidar quando trabalha em casa. Há também muitas dicas simples para manter sua mente focada e engajada, e ajudá-lo a obter um equilíbrio entre “pacífico” e “produtivo”.

Uma questão de luz e cor

Uma questão de luz e cor

Diz-se que a cor tem um efeito profundo em nosso estado de espírito, com laranja e amarelo supostamente ligados à energia e vitalidade, verde induzindo uma sensação de calma e branco denotando um novo começo e sensação de paz. No entanto, diferentes cores funcionam diferentes pessoas, então não tenha medo de “reescrever as regras” quando se trata de decorar seu espaço de trabalho.

Um escritório bem iluminado também é essencial para o bem-estar mental e o foco. "Escolha um local naturalmente iluminado com uma janela aberta para deixar entrar um pouco de ar", sugere Colin. "A oportunidade de absorver um pouco de vitamina D é um grande bônus!", explica.

Cathy concorda: "Se há uma maneira de colocar luz natural na sala – faça isso." E se não há janela no espaço que você escolheu para montar seu espaço de trabalho em casa? "Considere colocar uma porta de vidro para deixar alguma luz entrar", aconselha ela.

Mantenha-se organizado

Mantenha-se organizado

Ter um espaço de trabalho arrumado e organizado não é apenas importante do ponto de vista estético, embora, como Cathy nos lembra, "na era do Zoom, as pessoas estarão de olho!" – também é essencial para a produtividade e o foco, fazendo você se sentir mais capaz de enfrentar a tarefa em mãos com menos distrações.

Existem várias maneiras de alcançar a organização ideal, dependendo do espaço em que você está trabalhando. Se você está em um espaço menor ou compartilhado, por exemplo, não há necessidade de preenchimento excessivo com armários ou unidades de armazenamento desnecessárias.

"Olhe para cima!", aconselha Cathy. "Você pode colocar um armário ou prateleiras acima de uma mesa para liberar espaço no chão, por exemplo?" Aqueles de nós com uma área de janela poderia ir um passo adiante, ela sugere, e construir prateleiras nas laterais para manter arquivos, documentos e outros itens “escondidos” no final do dia de trabalho.

Outra dica? Não deixe que as pessoas usem seu espaço de escritório para armazenamento. A bicicleta que não pode mais ficar na varanda, o berço de prontidão para a próxima reunião familiar, os jogos de tabuleiro raramente usados...? Mande-os para outro lugar – não destrua seu espaço de trabalho com coisas que não são essenciais.

Extras atmosféricos

Extras atmosféricos

Todo mundo tem seus truques para se sentir relaxado, inspirado e entusiasmado – uma estampa de arte para admirar, ou um tapete de yoga e velas para alongamento. A dica da Cathy para um home office? "Plantas, plantas e mais plantas!"

A vegetação é uma escolha ideal para a decoração de casa, especialmente para o seu home office; plantas purificam o ar, proporcionam prazer estético e têm sido usadas para diminuir o estresse e a doença, proporcionando até qualidades curativas em hospitais.

Colin, por outro lado, opta por intervalos regulares de exercícios para manter a mente e o corpo sólidos quando trabalha em casa. "Planejo meu dia de trabalho em torno do exercício", diz ele, "A primeira coisa da manhã é uma caminhada, depois de passar a noite deitado na cama. Vencer a “deprê” da tarde com algum movimento também é fundamental para meus níveis de produtividade e bem-estar."

Então, pegue seus tapetes de ioga e halteres e mãos à obra! Só não se esqueça de guardá-los antes de relaxar ao final do dia de trabalho!

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Você também pode gostar de

Você também pode gostar de

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhando remotamente: Benefícios e Desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

9 dicas para fazer os funcionários remotos se sentirem incluídos

Engajar uma força de trabalho remota pode ser um desafio, mas existem maneiras testadas e confiáveis de fazê-lo. Essas 9 dicas essenciais ajudarão a engajar seus funcionários remotos.

Trabalho remoto | 6 minutos de leitura

Confiando nas equipes remotas

Entenda porque uma cultura de confiança importa quando as pessoas trabalham remotamente e como construir tal confiança em suas equipes remotas.