O que achamos da F8 2018

Engenheiros, desenvolvedores e parceiros se encontraram na F8 para lançar diversas novas integrações para o Workplace. Isso foi apenas o começo!

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
f8 2018 - Workplace from Meta

A F8 é importante para nós no Facebook porque é um momento para nossa comunidade de desenvolvedores globais se reunirem e se empolgarem com o futuro.

Esse ano também foi um momento importante para o Workplace e nossos parceiros. Há meses, temos trabalhado arduamente juntos para criar diversas novas integrações para o Workplace. Nossos parceiros estavam tão empolgados quanto nós para lançar essas integrações para nossos clientes.

A equipe realizou um excelente trabalho para a F8 e colaboração só aumentou. A F8 estimula as pessoas e faz com que elas se concentrem. Pode ser cansativo, mas é muito divertido.

Um produto sério adotado por empresas sérias

Um produto sério adotado por empresas sérias

Mas como foi a F8 para nós?

Além das nossas duas palestras e dos briefings com jornalistas internacionais que queriam cobrir nossos anúncios, muitas pessoas visitaram nosso estande no corredor do festival.

Muitas nos disseram que estavam ouvindo falar do Workplace pela primeira vez. Contudo, essas conversas sempre foram positivas por dois motivos: devido aos nossos parceiros de desenvolvedores e devido aos nossos clientes.

Usamos nossos smartphones para mostrar às pessoas como o Workplace funciona. Mostramos o vídeo da Virgin Atlantic usando o Workplace para facilitar a produtividade dos funcionários. Esses momentos foram inspiradores para as pessoas. Em geral, as pessoas deixavam nosso estande entendendo que o Workplace é um produto sério que empresas sérias adotam para produzir resultados eficientes. Também é uma plataforma que atrai parceiros muito impressionantes. Para a equipe que trabalhou tanto para tornar o Workplace uma realidade, essa foi uma ótima validação da nossa visão.

Encontro de mentes

Encontro de mentes

Para mim, uma das melhores coisas da F8 foi que o evento era um ponto de encontro para clientes e desenvolvedores. Foi a oportunidade perfeita para criar relacionamentos e dar às pessoas um vislumbre do que acontece nos bastidores. Por exemplo, ao conversar com um cliente sobre gerenciamento de tarefas e poder apresentá-lo ao diretor de parcerias da Atlassian. Ou ao conversar sobre como tornar os locais de trabalho mais eficientes e poder apresentar alguém ao diretor de produtos da Envoy. Isso aconteceu várias vezes.

Ou um cliente em potencial expressando seu interesse. "Legal. O produto parece ótimo. Mas usamos o Zoom." Por estarmos na F8, foi possível apontar para a liderança de parcerias da Zoom e contar que "o Workplace se integra ao Zoom. Vamos conversar com eles."

Para além do código

Para além do código

Levamos quase toda nossa equipe de design e engenharia de plataforma para a F8. Acreditamos ser importante para nossas equipes conhecerem os parceiros com quem trabalhamos e os clientes para quem desenvolvemos nossos produtos.

Muitos não haviam conhecido todas as pessoas com as quais passamos os últimos cinco a seis meses programando nossas APIs. A oportunidade de conhecer e passar duas horas explorando possibilidades com as pessoas que desenvolveram o código que fazem essas integrações funcionar foi extremamente poderosa.

Feedback instantâneo

Feedback instantâneo

Com nossos parceiros, desenvolvedores e engenheiros juntos, foi possível melhorar as APIs praticamente em tempo real. Nossos parceiros nos disseram que nossas APIs são fáceis de desenvolver, mas sempre há espaço para melhorar. Muitas vezes, há um recurso que um desenvolvedor adoraria ter. Algo que não funcionou do jeito esperado. Ou um detalhe que está faltando.

Por exemplo, um dos nossos engenheiros anotou o feedback que ouviu e implementou várias das sugestões de um dia para o outro. Nossos desenvolvedores AMARAM isso.

Esse curto ciclo de feedback é útil para melhorarmos continuamente nosso produto. Além disso, também gera confiança entre o Workplace e nossa comunidade de desenvolvedores.

Essa confiança nos permitirá desenvolver mais integrações para ajudar mais pessoas a aumentarem a produtividade no futuro.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Isolamento no local de trabalho: Por que os funcionários sentem isso (e como reparar a situação)

O isolamento no local de trabalho era um assunto importante mesmo antes da pandemia. Exploramos como ajudar as pessoas a se conectar, independentemente de trabalharem em casa ou no escritório.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Por que somos melhores juntos? E o que isso significa? Parte 2

Na primeira parte desta publicação, fizemos uma análise geral sobre a história do software empresarial.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Por que somos melhores juntos? E o que isso significa?

Esta semana, na F8, a conferência de desenvolvedores do Facebook, o Workplace deu um passo em direção ao futuro do software corporativo ao anunciar um novo Diretório de Integrações.