Trabalho 4 dias por semana: é o futuro?
Trabalhar mais horas não significa mais produtividade. Então, qual seria o impacto de trabalhar menos horas? Analisamos se a semana de trabalho de 4 dias é uma ideia cuja hora chegou.


A semana de trabalho deve ser de 4 dias?
Há algum tempo, as pessoas vêm falando sobre a semana de quatro dias como uma forma de oferecer maior autonomia aos funcionários sem perder produtividade. Já em 2019, uma pesquisa com 36 mil americanos(1) revelou que 67% prefeririam uma semana de trabalho de quatro dias e ficariam felizes em estender a carga horária de cada um desses quatro dias para 10 horas diárias.
Nos últimos dois anos, os padrões de trabalho foram modifciados mais do que nunca. Os funcionários agora pedem um melhor equilíbrio entre vida profissional e mais flexibilidade. E, em meio à Grande Demissão e à guerra por talentos, as empresas estão percebendo que, para se manterem competitivas no mercado de trabalho, precisam ouvir e se adaptar ao que os funcionários querem.
Como é o trabalho 4 dias por semana?
De acordo com os últimos dados do governo britânico, um profissional trabalha em média 36,5 horas por semana, geralmente entre segunda e sexta-feira. Em alguns países, tal carga é muito maior – os trabalhadores na China trabalham em média quase 41 horas por semana e os de Cingapura trabalham mais de 44 horas por semana. O sucesso e a produtividade são medidos em termos de resultados por horas, ou dias, trabalhadas, em vez de resultados. Assim, a mudança para uma agenda orientada para metas, além de focar os funcionários em prioridades organizacionais e entregas, pode capacitá-los a gerenciar seu próprio tempo enquanto ainda cumprem as metas do negócio.
Mas como funcionaria uma semana de 4 dias de trabalho? As organizações podem optar por condensar o padrão de 37,5 horas em quatro dias, ou reduzir o número de horas que cada funcionário trabalha em uma semana. A primeira opção traz o risco de “burnout” dos funcionários, enquanto a segunda potencialmente envolve cortar parte do salário e do direito a férias. Mas, visto que não há uma “solução padrão”, há diferentes maneiras de colocar o novo padrão em prática.
Descomplique o trabalho com o Workplace
O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.









Muitas empresas já têm a semana de 4 dias de trabalho
Muitas empresas e países já estão operando com semanas de 4 dias de trabalho, e alguns inclusive as adotaram permanentemente. Veja como algumas empresas estão fazendo isso.
A empresa de software de gerenciamento de projetos Basecamp oferece a semana de trabalho de 4 dias durante o verão.2
Os especialistas em comércio eletrônico Bolt3 formalizaram a semana de trabalho de 4 dias em janeiro de 2022, após um teste de três meses em que os funcionários tinham todas as sextas-feiras de folga.
A empresa de software Buffer 4 começou a oferecer aos funcionários uma semana de trabalho de 4 dias durante a pandemia em maio de 2020. Dois anos depois, relata que 91% da força de trabalho diz estar mais feliz e mais produtiva.
Depois de um piloto, a empresa de segurança on-line DNS Filter 5 implantou a semana de trabalho de 4dias, onde os membros da equipe recebem todas as sextas-feiras de folga.
A plataforma de contratação G2i6 tem a cada quinze dias uma semana de trabalho de 4 dias, e diz que isso ajudou no recrutamento, na retenção de talentos e na qualidade do trabalho. Segundo a empresa, "a semana de trabalho de 4 dias, sem dúvida, mudou a G2i para melhor".
As vantagens de uma semana de trabalho de 4 dias
Popularidade do trabalho 4 dias por semana
No mercado de trabalho pós-pandemia, flexibilidade, autonomia e desejo de igualdade e sustentabilidade são fatores que pesam na decisão dos candidatos a emprego. Já que 3 em cada 4 empregadores estão relatando dificuldade em contratar novos funcionários, oferecer escolhas sobre com o que, onde e com que frequência as pessoas trabalham pode tornar uma organização mais atraente para os candidatos.
Produtividade da empresa
Um dos principais benefícios de uma semana mais curta é que ela pode reduzir o burnout e o estresse, e resultados preliminares sugerem que isso pode acontecer sem nenhum custo para a produtividade. A Microsoft7 no Japão, por exemplo, relatou um aumento de 40% na produtividade após um teste de quatro semanas. E estudos mostram8 que semanas de trabalho mais curtas também podem significar menos ausências, e menos acidentes e erros no trabalho.
Bem-estar dos funcionários
Dados iniciais de testes com a semana de 4 dias de trabalho sugerem que 70% dos funcionários sentem que estão trabalhando de forma mais eficiente e priorizando e gerenciando melhor seu tempo. Além disso, as empresas relatam uma redução de 55% no absenteísmo. Um padrão "4 x 3" pode melhorar o relaxamento físico e mental e oferecer mais tempo para a família e amigos, hobbies e exercícios. Também pode aumentar a satisfação com mais tempo para cuidar do resto das “coisas da vida”, como as tarefas de casa e a gestão das finanças.
Sustentabilidade
Um estudo do Reino Unido sugere que reduzir a semana de trabalho para 4 dias poderia reduzir a pegada de carbono do país em até 127 milhões de toneladas por ano até 2025. Isso se baseia em funcionários com mais tempo livre para fazer escolhas de vida mais sustentáveis, como andar de bicicleta ou caminhar até o trabalho, viajar com menos frequência e cozinhar com ingredientes frescos em vez de terminar um dia de trabalho comendo refeições prontas, que economizam tempo.
Os funcionários que trabalham menos dias também podem reduzir a quantidade de energia que as empresas usam em seus escritórios, tornando seus negócios mais sustentáveis ambientalmente.
Igualdade
De acordo com o Office for National Statistics, em 2015 as mulheres forneceram 74% de todo o tempo de cuidado infantil no Reino Unido. Uma semana de 4 dias de trabalho poderia permitir que as pessoas contribuíssem com o dia extra para a creche, compartilhando as responsabilidades de casa e família de forma mais uniforme.
Desvantagens de uma semana de trabalho de 4 dias
Um redesenho drástico da semana de trabalho pode parecer atraente, mas muitos líderes empresariais estão céticos sobre a sabedoria de adotar uma semana de trabalho com 4 dias permanentemente.
Trabalho 4 dias por semana pode gerar divisões
Nem toda função se presta a quatro dias de trabalho. Se algumas pessoas podem trabalhar quatro dias e outras não, isso pode levar ao ressentimento dentro das organizações.
Efeitos positivos podem ser de curta duração
Pesquisas mostram12 que, à medida que a semana de trabalho com 4 dias se torna a norma, os funcionários não a apreciam mais no mesmo grau. E onde uma semana de 4 dias de trabalho pode inicialmente ser vista como um dia extra de folga, depois de um tempo os dias com dez horas podem ser vistos como “mais trabalho pelo mesmo dinheiro”!
Aumento do desengajamento
Uma pesquisa do Instituto Gallup com três experimentos diferentes em relação a semana de trabalho descobriu que, embora o bem-estar dos funcionários aumente e o burnout reduza em uma semana de trabalho mais curta, o desengajamento ativo também aumenta; trabalhadores que já podem estar se sentindo desconectados tornam-se mais propensos a ficar mais “alienados” em intervalos mais longos.
Maior estresse
Pode muito bem ser possível fazer as tarefas mais básicas em quatro dias mais longos em vez de cinco - mas encaixar-se em outros compromissos de trabalho, como reuniões, treinamentos e sessões colaborativas, pode ser bem mais complicado, deixando o cronograma mais apertado e os funcionários mais estressados.
Desigualdade
O valor da semana de quatro dias, em termos de igualdade, depende muito do que é feito no quinto dia. Se, por exemplo, for esperado que as mulheres o utilizem para cuidar de crianças, a igualdade é prejudicada, e não melhorada. Além disso, as implicações de horas de trabalho mais longas para a saúde de funcionários mais velhos, ou aqueles com alguma deficiência ou doença crônica, também podem significar que eles serão prejudicados por uma semana de quatro dias.
Mais custos
Fechar um estabelecimento comercial em um quinto dia pode economizar energia e reduzir a pegada de carbono, mas o aluguel e serviços públicos ainda precisam ser pagos. Uma semana de quatro dias pode até aumentar os custos onde o espaço e os recursos precisam se expandir para acomodar mais pessoas que estarão no local por mais tempo.
Trabalho 4 dias por semana é bom para o negócio?
Uma semana de quatro dias pode não ser a melhor opção para todas as organizações ou todos os funcionários. Alguns setores – serviços de emergência, hospitalidade, transporte e logística – precisam de seus trabalhadores em cinco, seis ou até sete dias por semana. Além disso, muitos trabalhadores estão felizes com a semana de trabalho de cinco dias, e podem preferir a oportunidade de horas extras e a chance de trabalhar em casa por algum (ou todo o) tempo. Além disso, com as escolas funcionando cinco dias por semana, uma semana de quatro dias com mais horas pode não funcionar para os pais e outros com responsabilidade de cuidar de crianças.
Considerações sobre a semana de 4 dias de trabalho:
É o que os empregados realmente querem?
O negócio pode continuar funcionando efetivamente para os clientes?
As áreas de co-funcionalidade podem ser mantidas ao longo de quatro dias em vez de cinco?
Como a empresa pode se comunicar efetivamente sem “invadir” os dias em que os funcionários não estão trabalhando?
Como a empresa pode manter o engajamento dos funcionários em intervalos mais longos?
Como fazer a semana de quatro dias funcionar
Esclareça o novo modelo: Isso significará quatro dias de dez horas, ou redução de salário e benefícios com funcionários trabalhando as mesmas horas em menos dias?
Considere um teste, seja em um único local ou com equipes individuais.
Eduque e treine gestores para gerenciar as equipes dentro de um padrão de trabalho diferente.
Envolva todos na decisão e reveja a experiência de todos os funcionários.
Seja decisivo nas medidas. Isso pode manter a produtividade, melhorar o bem-estar, aumentar o sucesso do recrutamento e a lealdade dos funcionários.
Certifique-se de que a criatividade e a inovação não estão sendo deixadas de lado durante dias mais curtos e com maior pressão.
Comunique o que está planejando e por que, gerenciando as expectativas.
Ajuste licenças e benefícios para se adequar ao seu novo modelo de trabalho.
Pense em flexibilidade em termos de períodos de maior demanda ou fatores sazonais, onde os funcionários podem precisar trabalhar horas extras ou reduzidas.
Use a tecnologia para que todos possam estar tão envolvidos quanto quiserem, seja presencial ou remotamente.
Alternativas para a semana de quatro dias
A semana de quatro dias não é a única maneira de oferecer aos funcionários mais flexibilidade e melhor bem-estar. Alternativas a se considerar incluem:
Ensaios globais da semana de trabalho de quatro dias
Nos últimos anos, vários países têm feito testes com o trabalho 4 dias por semana. Aqui estão alguns dos resultados.
Islândia
Entre 2015 e 2019, a Islândia realizou um teste com a semana de 4 dias de trabalho e descobriu que o bem-estar de mais de 2.500 funcionários aumentou em termos de saúde e equilíbrio da vida profissional.
Nova Zelândia
Um teste com a semana de 4 dias de trabalho na Perpetual Guardian, na Nova Zelândia, em 2018, descobriu que os níveis de engajamento aumentaram entre 30 e 40%, enquanto as métricas de equilíbrio entre vida profissional e trabalho aumentaram 44%, o empoderamento em 26%, a liderança em 28%, o estímulo ao trabalho em 27% e o comprometimento organizacional em 29%. Também na Nova Zelândia, a Unilever está agora operando um teste de um ano com a semana de trabalho de 4 dias, que planeja lançar para outros países.
Bélgica
Em fevereiro de 2022, os funcionários belgas ganharam o direito de escolher trabalhar quatro dias por semana, sem perda de salário.
Reino Unido
A partir de junho de 2022, mais de 3.300 funcionários em 70 empresas no Reino Unido iniciaram um projeto piloto que funcionará por seis meses. É baseado em 100% de pagamento por 80% do tempo, em troca de um compromisso de manter 100% de produtividade. Os pesquisadores analisarão as respostas dos funcionários, olhando para o estresse e burnout, satisfação no trabalho e na vida, saúde, sono, uso de energia e viagens.
Talvez você também goste:

Vamos manter contato?
Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.
Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.
Publicações recentes

Produtividade | 11 minutos de leitura
O que é a produtividade e por que ela é importante?
A produtividade era um assunto em destaque mesmo antes dos lockdowns globais. Agora, ela é uma parte fundamental dos negócios. Descubra o que entendemos por produtividade, como a mensuramos e como aumentá-la após a pandemia.