A semana de trabalho deve ser de 4 dias?

A semana de trabalho deve ser de 4 dias?

Há algum tempo, as pessoas vêm falando sobre a semana de quatro dias como uma forma de oferecer maior autonomia aos funcionários sem perder produtividade. Já em 2019, uma pesquisa com 36 mil americanos(1) revelou que 67% prefeririam uma semana de trabalho de quatro dias e ficariam felizes em estender a carga horária de cada um desses quatro dias para 10 horas diárias.

Nos últimos dois anos, os padrões de trabalho foram modifciados mais do que nunca. Os funcionários agora pedem um melhor equilíbrio entre vida profissional e mais flexibilidade. E, em meio à Grande Demissão e à guerra por talentos, as empresas estão percebendo que, para se manterem competitivas no mercado de trabalho, precisam ouvir e se adaptar ao que os funcionários querem.

Como é o trabalho 4 dias por semana?

Como é o trabalho 4 dias por semana?

De acordo com os últimos dados do governo britânico, um profissional trabalha em média 36,5 horas por semana, geralmente entre segunda e sexta-feira. Em alguns países, tal carga é muito maior – os trabalhadores na China trabalham em média quase 41 horas por semana e os de Cingapura trabalham mais de 44 horas por semana. O sucesso e a produtividade são medidos em termos de resultados por horas, ou dias, trabalhadas, em vez de resultados. Assim, a mudança para uma agenda orientada para metas, além de focar os funcionários em prioridades organizacionais e entregas, pode capacitá-los a gerenciar seu próprio tempo enquanto ainda cumprem as metas do negócio.

Mas como funcionaria uma semana de 4 dias de trabalho? As organizações podem optar por condensar o padrão de 37,5 horas em quatro dias, ou reduzir o número de horas que cada funcionário trabalha em uma semana. A primeira opção traz o risco de “burnout” dos funcionários, enquanto a segunda potencialmente envolve cortar parte do salário e do direito a férias. Mas, visto que não há uma “solução padrão”, há diferentes maneiras de colocar o novo padrão em prática.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Muitas empresas já têm a semana de 4 dias de trabalho

Muitas empresas já têm a semana de 4 dias de trabalho

Muitas empresas e países já estão operando com semanas de 4 dias de trabalho, e alguns inclusive as adotaram permanentemente. Veja como algumas empresas estão fazendo isso.

  • A empresa de software de gerenciamento de projetos Basecamp oferece a semana de trabalho de 4 dias durante o verão.2

  • Os especialistas em comércio eletrônico Bolt3 formalizaram a semana de trabalho de 4 dias em janeiro de 2022, após um teste de três meses em que os funcionários tinham todas as sextas-feiras de folga.

  • A empresa de software Buffer 4 começou a oferecer aos funcionários uma semana de trabalho de 4 dias durante a pandemia em maio de 2020. Dois anos depois, relata que 91% da força de trabalho diz estar mais feliz e mais produtiva.

  • Depois de um piloto, a empresa de segurança on-line DNS Filter 5 implantou a semana de trabalho de 4dias, onde os membros da equipe recebem todas as sextas-feiras de folga.

  • A plataforma de contratação G2i6 tem a cada quinze dias uma semana de trabalho de 4 dias, e diz que isso ajudou no recrutamento, na retenção de talentos e na qualidade do trabalho. Segundo a empresa, "a semana de trabalho de 4 dias, sem dúvida, mudou a G2i para melhor".

As vantagens de uma semana de trabalho de 4 dias

As vantagens de uma semana de trabalho de 4 dias

Popularidade do trabalho 4 dias por semana

No mercado de trabalho pós-pandemia, flexibilidade, autonomia e desejo de igualdade e sustentabilidade são fatores que pesam na decisão dos candidatos a emprego. Já que 3 em cada 4 empregadores estão relatando dificuldade em contratar novos funcionários, oferecer escolhas sobre com o que, onde e com que frequência as pessoas trabalham pode tornar uma organização mais atraente para os candidatos.

Produtividade da empresa

Um dos principais benefícios de uma semana mais curta é que ela pode reduzir o burnout e o estresse, e resultados preliminares sugerem que isso pode acontecer sem nenhum custo para a produtividade. A Microsoft7 no Japão, por exemplo, relatou um aumento de 40% na produtividade após um teste de quatro semanas. E estudos mostram8 que semanas de trabalho mais curtas também podem significar menos ausências, e menos acidentes e erros no trabalho.

Bem-estar dos funcionários

Dados iniciais de testes com a semana de 4 dias de trabalho sugerem que 70% dos funcionários sentem que estão trabalhando de forma mais eficiente e priorizando e gerenciando melhor seu tempo. Além disso, as empresas relatam uma redução de 55% no absenteísmo. Um padrão "4 x 3" pode melhorar o relaxamento físico e mental e oferecer mais tempo para a família e amigos, hobbies e exercícios. Também pode aumentar a satisfação com mais tempo para cuidar do resto das “coisas da vida”, como as tarefas de casa e a gestão das finanças.

Sustentabilidade

Um estudo do Reino Unido sugere que reduzir a semana de trabalho para 4 dias poderia reduzir a pegada de carbono do país em até 127 milhões de toneladas por ano até 2025. Isso se baseia em funcionários com mais tempo livre para fazer escolhas de vida mais sustentáveis, como andar de bicicleta ou caminhar até o trabalho, viajar com menos frequência e cozinhar com ingredientes frescos em vez de terminar um dia de trabalho comendo refeições prontas, que economizam tempo.

Os funcionários que trabalham menos dias também podem reduzir a quantidade de energia que as empresas usam em seus escritórios, tornando seus negócios mais sustentáveis ambientalmente.

Igualdade

De acordo com o Office for National Statistics, em 2015 as mulheres forneceram 74% de todo o tempo de cuidado infantil no Reino Unido. Uma semana de 4 dias de trabalho poderia permitir que as pessoas contribuíssem com o dia extra para a creche, compartilhando as responsabilidades de casa e família de forma mais uniforme.

Desvantagens de uma semana de trabalho de 4 dias

Desvantagens de uma semana de trabalho de 4 dias

Um redesenho drástico da semana de trabalho pode parecer atraente, mas muitos líderes empresariais estão céticos sobre a sabedoria de adotar uma semana de trabalho com 4 dias permanentemente.

Trabalho 4 dias por semana pode gerar divisões

Nem toda função se presta a quatro dias de trabalho. Se algumas pessoas podem trabalhar quatro dias e outras não, isso pode levar ao ressentimento dentro das organizações.

Efeitos positivos podem ser de curta duração

Pesquisas mostram12 que, à medida que a semana de trabalho com 4 dias se torna a norma, os funcionários não a apreciam mais no mesmo grau. E onde uma semana de 4 dias de trabalho pode inicialmente ser vista como um dia extra de folga, depois de um tempo os dias com dez horas podem ser vistos como “mais trabalho pelo mesmo dinheiro”!

Aumento do desengajamento

Uma pesquisa do Instituto Gallup com três experimentos diferentes em relação a semana de trabalho descobriu que, embora o bem-estar dos funcionários aumente e o burnout reduza em uma semana de trabalho mais curta, o desengajamento ativo também aumenta; trabalhadores que já podem estar se sentindo desconectados tornam-se mais propensos a ficar mais “alienados” em intervalos mais longos.

Maior estresse

Pode muito bem ser possível fazer as tarefas mais básicas em quatro dias mais longos em vez de cinco - mas encaixar-se em outros compromissos de trabalho, como reuniões, treinamentos e sessões colaborativas, pode ser bem mais complicado, deixando o cronograma mais apertado e os funcionários mais estressados.

Desigualdade

O valor da semana de quatro dias, em termos de igualdade, depende muito do que é feito no quinto dia. Se, por exemplo, for esperado que as mulheres o utilizem para cuidar de crianças, a igualdade é prejudicada, e não melhorada. Além disso, as implicações de horas de trabalho mais longas para a saúde de funcionários mais velhos, ou aqueles com alguma deficiência ou doença crônica, também podem significar que eles serão prejudicados por uma semana de quatro dias.

Mais custos

Fechar um estabelecimento comercial em um quinto dia pode economizar energia e reduzir a pegada de carbono, mas o aluguel e serviços públicos ainda precisam ser pagos. Uma semana de quatro dias pode até aumentar os custos onde o espaço e os recursos precisam se expandir para acomodar mais pessoas que estarão no local por mais tempo.

Trabalho 4 dias por semana é bom para o negócio?

Trabalho 4 dias por semana é bom para o negócio?

Uma semana de quatro dias pode não ser a melhor opção para todas as organizações ou todos os funcionários. Alguns setores – serviços de emergência, hospitalidade, transporte e logística – precisam de seus trabalhadores em cinco, seis ou até sete dias por semana. Além disso, muitos trabalhadores estão felizes com a semana de trabalho de cinco dias, e podem preferir a oportunidade de horas extras e a chance de trabalhar em casa por algum (ou todo o) tempo. Além disso, com as escolas funcionando cinco dias por semana, uma semana de quatro dias com mais horas pode não funcionar para os pais e outros com responsabilidade de cuidar de crianças.

Considerações sobre a semana de 4 dias de trabalho:

  • É o que os empregados realmente querem?

  • O negócio pode continuar funcionando efetivamente para os clientes?

  • As áreas de co-funcionalidade podem ser mantidas ao longo de quatro dias em vez de cinco?

  • Como a empresa pode se comunicar efetivamente sem “invadir” os dias em que os funcionários não estão trabalhando?

  • Como a empresa pode manter o engajamento dos funcionários em intervalos mais longos?

Como fazer a semana de quatro dias funcionar

Como fazer a semana de quatro dias funcionar

  • Esclareça o novo modelo: Isso significará quatro dias de dez horas, ou redução de salário e benefícios com funcionários trabalhando as mesmas horas em menos dias?

  • Considere um teste, seja em um único local ou com equipes individuais.

  • Eduque e treine gestores para gerenciar as equipes dentro de um padrão de trabalho diferente.

  • Envolva todos na decisão e reveja a experiência de todos os funcionários.

  • Seja decisivo nas medidas. Isso pode manter a produtividade, melhorar o bem-estar, aumentar o sucesso do recrutamento e a lealdade dos funcionários.

  • Certifique-se de que a criatividade e a inovação não estão sendo deixadas de lado durante dias mais curtos e com maior pressão.

  • Comunique o que está planejando e por que, gerenciando as expectativas.

  • Ajuste licenças e benefícios para se adequar ao seu novo modelo de trabalho.

  • Pense em flexibilidade em termos de períodos de maior demanda ou fatores sazonais, onde os funcionários podem precisar trabalhar horas extras ou reduzidas.

  • Use a tecnologia para que todos possam estar tão envolvidos quanto quiserem, seja presencial ou remotamente.

Alternativas para a semana de quatro dias

Alternativas para a semana de quatro dias

A semana de quatro dias não é a única maneira de oferecer aos funcionários mais flexibilidade e melhor bem-estar. Alternativas a se considerar incluem:

  • Outros tipos de trabalho flexível, como trabalho totalmente remoto ou híbrido

  • Folgas remuneradas ilimitadas

  • O direito de se desconectar

  • Repensar fluxos de trabalho

  • Uso de IA e maior automação de tarefas mundanas e rotineiras

Ensaios globais da semana de trabalho de quatro dias

Ensaios globais da semana de trabalho de quatro dias

Nos últimos anos, vários países têm feito testes com o trabalho 4 dias por semana. Aqui estão alguns dos resultados.

Islândia

Entre 2015 e 2019, a Islândia realizou um teste com a semana de 4 dias de trabalho e descobriu que o bem-estar de mais de 2.500 funcionários aumentou em termos de saúde e equilíbrio da vida profissional.

Nova Zelândia

Um teste com a semana de 4 dias de trabalho na Perpetual Guardian, na Nova Zelândia, em 2018, descobriu que os níveis de engajamento aumentaram entre 30 e 40%, enquanto as métricas de equilíbrio entre vida profissional e trabalho aumentaram 44%, o empoderamento em 26%, a liderança em 28%, o estímulo ao trabalho em 27% e o comprometimento organizacional em 29%. Também na Nova Zelândia, a Unilever está agora operando um teste de um ano com a semana de trabalho de 4 dias, que planeja lançar para outros países.

Bélgica

Em fevereiro de 2022, os funcionários belgas ganharam o direito de escolher trabalhar quatro dias por semana, sem perda de salário.

Reino Unido

A partir de junho de 2022, mais de 3.300 funcionários em 70 empresas no Reino Unido iniciaram um projeto piloto que funcionará por seis meses. É baseado em 100% de pagamento por 80% do tempo, em troca de um compromisso de manter 100% de produtividade. Os pesquisadores analisarão as respostas dos funcionários, olhando para o estresse e burnout, satisfação no trabalho e na vida, saúde, sono, uso de energia e viagens.

Talvez você também goste:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

1 "Pressupondo que você estivesse trabalhando em um emprego em período integral e que seu salário fosse o mesmo em ambas as situações, qual você preferiria?", YouGov, 2019.
2 "Por que o CEO da Basecamp permite que os funcionários trabalhem apenas 32 horas por semana", CNBC, 2017.
3 "Por que estamos mudando para uma semana de trabalho de quatro dias", Bolt, data desconhecida.
4 "Um ano e meio depois, saiba como anda a semana de trabalho de quatro dias na Buffer", Buffer, 2022.
5 https://www.dnsfilter.com/
6 "A semana de trabalho de quatro dias: o futuro do local de trabalho", G2i, data desconhecida.
7 "Qual é o debate sobre a semana de trabalho de quatro dias?", Warner Goodman, 2022.
8 "Estamos mudando para a semana de quatro dias", Ywcascotland, 2021.
12 "As desvantagens da semana de trabalho de quatro dias", Peoplehum, 2022.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Produtividade | 11 minutos de leitura

O que é a produtividade e por que ela é importante?

A produtividade era um assunto em destaque mesmo antes dos lockdowns globais. Agora, ela é uma parte fundamental dos negócios. Descubra o que entendemos por produtividade, como a mensuramos e como aumentá-la após a pandemia.

Produtividade | 11 minutos de leitura

Técnicas de gerenciamento de tempo

À medida que a maneira e o local onde trabalhamos continuam mudando, é essencial ajudar trabalhadores remotos e da linha de frente a se manterem engajados e produtivos. Estas técnicas de gerenciamento de tempo podem ajudar.

Produtividade | 7 minutos de leitura

Como aumentar a produtividade pessoal

O que é produtividade pessoal e como aumentá-la? Siga estas etapas simples para atingir os seus objetivos de produtividade.