Como medir a experiência do colaborador

A qualidade da experiência do funcionário pode influenciar fortemente o sucesso da sua empresa. Veja por que, quando e como medir a experiência do colaborador em seu negócio.

ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS | 7 MINUTOS DE LEITURA
Por que medir a experiência dos colaboradores?

Por que medir a experiência dos colaboradores?

A experiência dos colaboradores (EX) tornou-se um diferencial fundamental entre os principais empregadores - e por uma boa razão: é um dos mais poderosos meios de engajamento e retenção de funcionários que existem.

Aqueles que relatam ter uma experiência do colaborador positiva têm 16x o nível de engajamento dos funcionários com uma experiência negativa, e 8x mais chances de querer permanecer em uma empresa, de acordo com uma pesquisa da McKinsey.

E com 43% das empresas dizendo que a pandemia global afetou negativamente a experiência dos colaboradores, esta passa a ser uma área cada vez mais importante à medida que construímos o "novo normal" do mundo dos negócios.

Saiba como transformar a experiência do funcionário

Baixe o nosso guia e torne a experiência dos funcionários a sua prioridade de negócios no retorno ao trabalho presencial.

A experiência dos colaboradores é subjetiva e pessoal, mas com as ferramentas e técnicas certas você pode transformar histórias individuais de funcionários em padrões globais. Mas, e por que fazê-lo? Ser capaz de quantificar a experiência do colaborador tem uma série de benefícios.

  • Medir o progresso da experiência do colaborador

    Medições passadas podem ser usadas como referência para verificar o sucesso de programas de EX e mantê-los em curso. Elas também podem ajudá-lo a monitorar o impacto de eventos externos (como uma recessão ou aumento no custo de vida) em seus funcionários para que você possa tomar as medidas certas para apoiá-los.

  • Descobrir o que está funcionando e o que não está

    A experiência dos colaboradores é composta por diversas dimensões, incluindo o espaço de trabalho físico, a cultura da empresa e o relacionamento com os gestores. Ser capaz de medir sua EX ajuda você a ver quais desses fatores está se saindo bem e quais poderiam ser melhorados.

  • Comunicar a experiência do colaborador interna e externamente

    Ter uma medição representativa da sua EX significa que você pode discuti-la objetiva e construtivamente – não sendo apenas uma “questão de opinião”. Tais resultados também podem ser usados para demonstrar transparência para os acionistas e como forma de comunicar o que sua empresa pode oferecer a potenciais novas contratações. Cada vez mais, as pontuações da EX estão sendo revisadas e comparadas entre as empresas, por exemplo, no Índice de Experiência do Colaborador.

E se você não medir a sua EX? Você ainda pode ter uma experiência positiva com funcionários e ter colaboradores engajados, mas você não será capaz de compartilhar (e comparar) o desempenho de suas empresas com o mundo. Resultados compartilhados dão à sua organização uma vantagem competitiva na aquisição de novos talentos, e ajuda você a entender quais alavancas puxar para manter a EX no curso ou corrigir problemas à medida que eles surgem.

Métricas da experiência dos colaboradores

Métricas da experiência dos colaboradores

A forma como a EX é medida depende dos objetivos e recursos de uma empresa, com métricas que variam de um simples eNPS (employer Net Promoter Score) a medições granulares de pesquisas de clima, feedback dos funcionários e análise de pessoas.

Embora seja possível medir a EX de maneira rápida em diferentes momentos, tais resultados são muito limitados no escopo. A experiência dos colaboradores é multifatorial, construída através de camadas de muitas interações diferentes ao longo do tempo. Assim, para obter um entendimento significativo e usá-lo para fazer melhorias, o melhor é usar um sistema de métricas.

Você pode fazer isso de maneira personalizada ou usar um sistema padrão. A vantagem deste último é que você terá resultados que você pode padronizar com os resultados de outras empresas para que você saiba sua posição no mercado.

Jacob Morgan, autor de The Employee Experience Advantage usa um modelo de três partes com 17 métricas para medir a EX, um bom exemplo do que compõe um programa bem ajustado.

Ambiente físico

Essas métricas abrangem o local de trabalho físico, incluindo:

  • Se o local de trabalho tem espaços variados para diferentes tipos de trabalho

  • Se o espaço de trabalho reflete os valores da empresa

Ambiente tecnológico

Esses resultados se relacionam com os sistemas de hardware e software que os funcionários usam para fazer seus trabalhos, incluindo:

  • Se o equipamento é “padrão consumo” (ou seja, algo que você escolheria em sua vida pessoal)

  • Se a tecnologia está disponível para todos que a querem utilizar

  • Se ele foi projetado com as necessidades do usuário em mente, em vez de apenas requisitos técnicos e de negócios

Ambiente cultural

As métricas do ambiente cultural abrangem como os colaboradores interagem com colegas, liderança e com a indústria em geral, e como os valores da organização aparecem no dia-a-dia do trabalho. Elas incluem:

  • Se a organização investe na saúde mental e física dos funcionários

  • Os níveis de diversidade e inclusão que os colaboradores percebem no trabalho

  • Oportunidades de desenvolvimento e progressão

  • Se os funcionários se sentem valorizados, razoavelmente bem tratados e parte de uma equipe

  • Métricas relacionadas aos valores da marca e que demonstram um senso de propósito no trabalho

  • Se os funcionários encaminham amigos para trabalhar em sua empresa

KPIs da experiência do colaborador

KPIs da experiência do colaborador

Independente das métricas EX que você usar, é importante identificar o que impulsiona a experiência dos colaboradores em sua empresa e estabelecer KPIs (Key Progress Inidicators, em inglês, ou Principais Indicadores de Progresso) que reflitam tais ações.

Mesmo que você já tenha seus KPIs definidos, vale a pena revisá-los à luz das recentes mudanças no mundo do trabalho. A partir de 2020, os fatores que promovem uma grande experiência dos colaboradores evoluíram. Os funcionários buscam mais significado e pertencimento em seu trabalho, e a divisão entre profissional e pessoal é menos definida. Segundo McKinsey, "os trabalhadores estão famintos por confiança, coesão social e propósito".

Um relatório da Qualtrics mostrou uma mudança drástica nos principais impulsionadores do engajamento, um componente importante do EX, em 2020. No lugar dos principais pontos de 2019, que eram a confiança na liderança e nas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, 2020 viu um sentimento de pertencimento e a Responsabilidade Social de uma empresa subirem ao topo da lista.

Veja abaixo alguns KPIs de EX e o que eles podem dizer sobre o estado da experiência dos colaboradores em seu negócio.

Retenção

A Grande Demissão tornou a retenção um tema importante para os empregadores, uma vez que uma tendência geral de mobilidade dos funcionários ameaça ainda mais a manutenção da força de trabalho após a turbulência da pandemia.

Ao definir KPIs de retenção de funcionários, você pode se concentrar apenas na rotatividade, ou pode perguntar aos funcionários a probabilidade de permanecer em suas funções – ou seja, se eles pretendem sair.

Há alguma controvérsia sobre o quanto a intenção de ficar prevê se um funcionário realmente fica ou sai da empresa. Mas é claro que se alguém pretende sair, tal pessoa está cognitiva e emocionalmente desengajada de seu papel e de sua organização, o que provavelmente se relacionará com a qualidade de sua experiência. Além disso, nem toda saída é indesejada – simplesmente medir quantas pessoas saem não diz, necessariamente, por que isto aconteceu.

Produtividade

Mais produtividade e sensação de realização são mais prováveis quando as experiências dos colaboradores são positivas. Um estudo realizado com funcionários de call center pela Saïd Business School, da Universidade de Oxford, descobriu que a produtividade era 13% maior quando os funcionários eram felizes. Portanto, medidas de produtividade podem ser uma peça de quebra-cabeça útil para determinar o que impulsiona a EX.

Absenteísmo

Desde que o trabalho remoto explodiu, em 2020, a natureza do absenteísmo mudou. Sabemos agora que a presença física não é um pré-requisito para a excelência dos funcionários. Em um estudo da Buffer, 97% dos funcionários disseram que trabalhariam em casa pelo resto de suas carreiras se pudessem.

Isso significa que a presença ou ausência no local físico de trabalho não é mais algo fundamental para medir o absenteísmo. Um funcionário pode estar trabalhando seja de forma offline durante o dia útil, on-line durante a folga, ou "respondendo a e-mails, mas com acesso limitado".

Também estamos vendo uma tendência de “férias ilimitadas”, particularmente na indústria de tecnologia, o que significa que a ausência frequente pode ser um sinal positivo ou mesmo neutro, em vez de um sinal de alerta. Em vez de acompanhar a ausência, as empresas interessadas em ajustar seus KPIs podem ter mais sucesso medindo o número de dias de licença médica da força de trabalho, especialmente porque podem eles refletir altos níveis de estresse ou uma cultura de trabalho ruim.

Promoção interna

Se as pessoas estão crescendo na sua organização, não só elas estão ficando com você por muito tempo - elas estão desenvolvendo sua carreira e suas habilidades profissionais. Promoções internas significam que você está "cultivando seu próprio talento” em vez de contratar e trazer novas pessoas.

Definir esse tipo de situação como um de seus KPIs pode refletir algumas áreas diferentes da EX, por isso é importante combinar dados de promoções internas com outros insights, incluindo o feedback qualitativo dos funcionários, a fim de tirar o melhor dele.

Satisfação

A satisfação no trabalho é frequentemente relacionada com o engajamento dos funcionários - mas elas não são a mesma coisa. A satisfação no trabalho diz respeito ao quanto um funcionário desfruta de suas tarefas diárias, enquanto o engajamento dos funcionários é mais amplo, abrangendo tanto a rotina diária quanto temas maiores, como valores da empresa e lealdade. Gallup define o engajamento como "o envolvimento e entusiasmo dos funcionários tanto em seu trabalho quanto em seu local de trabalho".

Usar a satisfação como KPI lhe dá uma visão focada na experiência dos colaboradores, incluindo aspectos como o espaço de trabalho físico, suas ferramentas e equipamentos e a qualidade das relações com gestores e colegas. Ao pensar em como medir a satisfação dos funcionários, considere canais anônimos como pesquisas online e caixas de sugestões, que darão às pessoas a liberdade de serem completamente honestas.

Bem-estar

Estabelecer níveis de saúde mental e física como um KPI geralmente se baseia em dados fornecidos pelos próprios funcionários através de uma pesquisa, embora você também possa ser capaz de verificar registros de ausência por doença e dados de saúde anonimizados do seu provedor de seguros.

Algo tão subjetivo e vago quanto o bem-estar pode não soar como um KPI promissor, pois é difícil relacioná-lo com resultados tangíveis. Mas alcançar altos níveis de bem-estar pode ter reflexos em outros aspectos da experiência do colaborador, incluindo o engajamento, de acordo com o CIO.

Sentimento

Como os funcionários se sentem sobre trabalhar com você? Como você rastreia e mede suas emoções? Até recentemente, não parecia possível transformar algo tão pessoal em dados padronizados - mas a tecnologia pode ter a resposta.

Um software de análise de sentimentos permite que a emoção dos funcionários atue como um KPI valioso para as empresas. Usando técnicas de machine learning e processamento de linguagem natural, a análise de sentimentos interpreta a linguagem escrita e falada de forma humana. Isso significa que os funcionários podem expressar como estão se sentindo em suas próprias palavras, sem ter que filtrar suas respostas através de conversas com gerentes ou traduzindo sentimentos ricos e complexos em uma pontuação numérica.

Por ser baseada em algoritmos, a tecnologia de análise de sentimentos pode aprender a medir cada vez melhor o sentimento dos funcionários, e se adapta ao vocabulário e à nuance de sua cultura única de funcionários à medida que você a usa.

Independente das métricas e métodos que você usar, um programa de medição da EX ajuda você a construir uma força de trabalho eficaz agora e para o futuro.

Talvez você também goste:

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscrever-se agora

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscrever-se agora

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | Leitura de 8 minutos

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Engajamento do funcionário | Leitura de 6 minutos

Voz do funcionário: como ouvir ajudará você a criar cultura e vencer a guerra por talentos.

As organizações estão procurando maneiras de engajar e reter os melhores funcionários diante da Grande Renúncia. Saiba por que ouvir pode ser o segredo para o sucesso.