Há anos os tecnólogos falam sobre o metaverso. Agora, esse conceito está começando a aparecer.

Tem havido muita discussão sobre como a próxima iteração da internet (uma internet com a qual você pode interagir) mudará os jogos, o entretenimento e as conexões sociais. Mas o metaverso também significa mudanças profundas quando se trata do mundo do trabalho.

Os avanços nas tecnologias de realidade virtual (VR) trarão espaços virtuais mais imersivos e úteis. Novas tecnologias de realidade aumentada e hologramas significarão ambientes que combinam perfeitamente o mundo digital com o mundo físico ao nosso redor. À medida que cada vez mais organizações adotam essas tecnologias, os benefícios serão disponibilizados para milhões de trabalhadores em todos os setores e em todo o mundo.

Veja aqui cinco maneiras como o metaverso transformará o futuro do trabalho e dos negócios, seja na colaboração entre equipes, no aprendizado e desenvolvimento ou na cultura da empresa.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

1. Transporte-se para um espaço compartilhado

1. Transporte-se para um espaço compartilhado

Qual é o primeiro benefício de transformação que uma internet interativa traria? Simples. A habilidade de estar junto das pessoas. Estar na mesma sala com colegas ou clientes, presencialmente, não importa onde você estiver.

Esse é um divisor de águas para reuniões ou para colaborar com a equipe.

Os últimos 18 meses serviram para nos lembrar de todas as limitações impostas pelas reuniões e pelo trabalho remotos. Quando as reuniões acontecem por uma janela em uma tela, a fadiga é um fator real. O Laboratório de Interação Humana Virtual da Universidade de Stanford publicou recentemente o primeiro estudo revisado por pares sobre fadiga em ligações de vídeo. Os pesquisadores descobriram que a mobilidade reduzida e a falta de acesso à linguagem corporal e outros indicadores não verbais são os principais fatores contribuintes.

No metaverso, tudo isso pode mudar. Poderemos criar avatares 3D altamente realistas (ou seja, representações virtuais de nós mesmos) que espelham a nossa linguagem corporal enquanto falamos. Entraremos em ambientes de VR e AR usando esses avatares.

Isso se traduz em reuniões remotas nas quais realmente parece que você e os seus colegas de trabalho estão compartilhando a mesma sala, com todos os benefícios da comunicação, a confiança e a conexão autêntica que isso traz. A possibilidade de reunir líderes seniores e trabalhadores da linha de frente para formar os tipos de conexões que simplesmente não acontecem por meio das telas.

A possibilidade de compartilhar um espaço virtual também traz enormes benefícios quando se trata de colaboração e criatividade.

Todos nós estamos acostumados a uma internet baseada em telas, que permite a colaboração em tempo real usando um documento compartilhado. No entanto, uma internet incorporada permitirá compartilhar e colaborar com uma variedade muito maior de objetos virtuais: pense em engenheiros automotivos compartilhando um modelo 3D de um novo sistema de freios ou designers de moda trabalhando em representações virtuais em tamanho real da coleção da temporada.

Essa capacidade de compartilhar uma ampla variedade de objetos virtuais é transformadora para diferentes tipos de equipes cujo trabalho mais importante não acontece em uma página.

alttext

Transporte-se para um espaço compartilhado, não importa onde você estiver trabalhando

2. Leve o seu espaço de trabalho para qualquer lugar

2. Leve o seu espaço de trabalho para qualquer lugar

Quando os primeiros lockdowns começaram em 2020, milhões de pessoas no mundo todo puderam continuar produzindo ao trabalhar em casa. Agora, os modelos de trabalho remoto e híbrido se tornaram permanentes.

No entanto, existe um problema. Em um mundo de trabalho híbrido ou remoto, muitos trabalhadores das áreas de conhecimento transitam constantemente entre a casa, o escritório, os cafés e os locais de reunião. Embora essa flexibilidade seja ótima, o trabalho itinerante impossibilita que essas pessoas tenham de fato uma simples mesa ou uma configuração de desktop. Em vez disso, os funcionários continuam sempre criando e recriando os melhores locais para trabalhar.

O metaverso oferece uma solução poderosa para isso.

As tecnologias de VR e AR permitirão que você leve consigo a configuração de trabalho perfeita, aonde quer que vá. Ou seja, várias telas virtuais, organizadas exatamente como você deseja. Um teclado virtual que você usa conforme necessário. Alertas e notificações, ativados ou não. Os benefícios disso são enormes para designers, artistas, programadores e muitos outros profissionais que trabalham com diversas telas e painéis de ferramentas complexos.

Considere isso como um escritório infinito. Esse recurso já é possível dentro de ambientes de VR totalmente imersivos, como o oferecido pelo Oculus Quest 2. Com o tempo, uma nova geração de óculos de AR (não muito maiores ou mais pesados do que um par de óculos comum) nos permitirá usar teclados digitais, telas e muito mais no mundo real. Eles poderão ser vistos como uma camada do nosso ambiente físico.

O lugar onde você está é muito barulhento? Sem problemas. Leve a sua mesa de trabalho para o parque! Leve o seu espaço de trabalho para qualquer lugar.

Leia mais sobre o Infinite Office nesta publicação.

alttext

Faça uma jornada ao Infinite Office

3. Aprenda com os mentores do metaverso

3. Aprenda com os mentores do metaverso

O metaverso transformará o aprendizado e o desenvolvimento profissionais.

Todos sabemos que a internet já revolucionou a forma como aprendemos. Mas, como o metaverso permite que instrutores de todos os tipos passem das telas para os espaços de VR e AR, isso permitirá demonstrar o ensinamento, não somente falar sobre ele.

Cirurgiões em treinamento de todo o mundo estarão ao lado de um cirurgião cardíaco experiente, observando o procedimento. Através dos óculos de realidade aumentada, os arquitetos poderão observar modelos 3D flutuando acima de suas mesas, enquanto o professor, a milhares de quilômetros de distância, explicará os principais princípios de design.

Os representantes de atendimento ao cliente poderão se reunir em VR para interpretar cenários e receber feedbacks detalhados sobre a linguagem corporal e outros indicadores emocionais.

Todos nós sabemos que, muitas vezes, é melhor aprender fazendo do que apenas ouvindo. E que, no mundo complexo atual, o aprendizado pode terminar quando encerramos o estudo formal, mas tem que continuar ao longo da vida. O metaverso dará aos trabalhadores de todo o mundo e de todos os setores a chance de observar, estar ao lado e aprender com os melhores profissionais de cada campo. Prepare-se para a era dos mentores do metaverso.

4. Obtenha o espaço de que você precisa

4. Obtenha o espaço de que você precisa

No trabalho, muitos ouvem música para obter a concentração necessária ao realizar determinada tarefa. No metaverso, porém, a capacidade de moldar o ambiente em que estamos de acordo com o trabalho vai muito além da música.

Poderemos criar e inserir novos espaços de VR e AR otimizados para diferentes tipos de tarefas. Você deseja focar e aprender mais sobre um projeto de criação? Existe uma sala de VR para isso. Quer trocar ideias com a equipe e precisa impulsionar a criatividade? Use AR para adicionar elementos digitais dinâmicos à sala de conferência do trabalho na qual você está.

A ideia de que o ambiente físico que nos cerca é limitado está tão arraigada que nós nunca paramos para questioná-la. O metaverso acaba com essa limitação.

As ferramentas de criação permitirão moldar e redefinir o espaço que nos cerca de acordo com as nossas necessidades e preferências. Está sem tempo para isso? Outros criadores de conteúdo competirão para oferecer os espaços de que você precisa. E à medida que aprendemos mais sobre como otimizar as salas para tipos específicos de tarefas (pense em tamanhos, cores, músicas e muito mais), elas se tornarão cada vez mais eficientes.

“O metaverso dará aos trabalhadores a chance de observar, estar ao lado e aprender com os melhores profissionais de cada campo.”

5. Esteja no lugar onde as coisas acontecem

5. Esteja no lugar onde as coisas acontecem

Atualmente, a vida profissional costuma ser estruturada por uma hierarquia de espaços.

Existem os espaços de elite: a matriz global, o piso da administração, a sala da diretoria. E, com bastante frequência, especialmente nas grandes organizações, eles servem para manter os líderes seniores separados da equipe que trabalha na linha de frente: escritórios filiais, chão de fábrica, centrais de atendimento etc.

Mas o metaverso permite uma nova e radical democracia do espaço e da presença física. Isso não é apenas uma revolução prática. É algo que também pode significar uma revolução para a cultura organizacional.

Pela primeira vez, podemos criar espaços que permitirão acesso igual a todos, mesmo nas organizações que estão mais espalhadas pelo mundo. Ou seja, todos podem compartilhar a mesma sala com os líderes seniores. No metaverso, os trabalhadores da linha de frente podem tomar uma bebida com o CEO depois do expediente.

A cultura tradicional das organizações está mudando na década de 2020. Agora, mais do que nunca, os líderes estão cientes da necessidade de quebrar velhas barreiras entre os funcionários e ouvir vozes diferentes. Espaços compartilhados no metaverso e as oportunidades que eles oferecem para reunir as pessoas de novas maneiras desempenharão um papel crucial nessa mudança.

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber as nossas últimas análises sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.