Quer que seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para sua organização.

Trabalhar em casa sempre foi um tema importante. Mas nos últimos dois anos tornou-se um tema muito importante. Agora, conforme o foco se volta ao retorno ao local de trabalho e ao futuro do trabalho, surge uma nova forma de trabalhar com as ideias dos líderes de empresas de mundo todo. Apresentamos o mundo do trabalho híbrido.

À medida que as empresas reabrem seus espaços físicos, muitos empregadores optam por manter algum nível de trabalho remoto. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, cerca de 90% das organizações pretendem mesclar trabalho remoto e presencial como parte dos planos de longo prazo.

A maioria dos funcionários já tem um home office bem organizado em casa e a pandemia provou que o trabalho remoto pode ser eficaz. Embora os trabalhadores remotos tenham mantido a produtividade, talvez tenham perdido o senso de contato pessoal e a conexão de que precisam para crescer. O trabalho híbrido é uma forma de ter tudo: a autonomia do trabalho remoto e as vantagens sociais e culturais do contato pessoal.

Uma jornada ao escritório infinito

Descubra como e por que o nosso melhor trabalho acontecerá dentro do metaverso.

Embora seja relativamente fácil oferecer um modelo híbrido, fazê-lo funcionar na sua empresa requer muita reflexão e planejamento, bem como suporte adicional para funcionários que possam achar difícil se adaptar à nova maneira descentralizada e multiespacial de trabalho.

Um relatório recente da Temporall afirma que "... a ameaça de uma organização desconectada representa um desafio real" no mundo híbrido. Eles também afirmam que "a importância de ouvir as pessoas e oferecer uma cultura de confiança e apoio desempenharão um papel crítico durante esses períodos transitórios, tanto para mudanças pós-pandemia quanto depois, garantindo que a empresa mude positivamente e que tenha todos em mente". 1

Então, como as organizações podem obter o equilíbrio certo e estar melhor posicionadas para ter sucesso em um mundo pós-pandêmico?

O que é trabalho híbrido?

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido oferece o melhor dos dois mundos: uma mistura de trabalho local e remoto. Por exemplo, um funcionário pode trabalhar em casa três dias por semana e os outros dois dias no escritório. Ou pode haver dias específicos em que os líderes esperam que os membros da equipe participem de reuniões presenciais. Esse tipo de arranjo permite que os funcionários continuem com a flexibilidade de que desfrutam ao trabalhar em casa e mantenham as importantes conexões pessoais com os colegas, que são fundamentais para a colaboração e o bem-estar.

Três tipos de modelos de trabalho híbrido

Três tipos de modelos de trabalho híbrido

O trabalho híbrido é um pouco diferente de uma equipe híbrida, em que alguns membros do grupo trabalham juntos presencialmente algumas vezes ou o tempo todo, enquanto outros são totalmente remotos.

Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de modelo de trabalho híbrido:

1. Principalmente remoto

É nessa categoria que qualquer pessoa que tenha as ferramentas para trabalhar remotamente pode fazê-lo na maioria das vezes. A maioria das organizações adotou o modelo remoto no início da pandemia, quando era considerado inseguro usar o transporte público e conviver com pessoas de fora de sua casa. E algumas delas, inclusive a Shopify e a Upwork, disseram que continuarão com o modelo remoto mesmo depois que a pandemia começar a recuar.

2. Ocasionalmente presencial

As empresas continuam trabalhando remotamente e procuram aproveitar as vantagens das reuniões presenciais e da formação de equipe que o ambiente de trabalho gera. Nesse modelo, os funcionários trabalham presencialmente por um ou dois dias na semana. Isso permite a interação pessoal com os colegas de trabalho e a participação em reuniões importantes da equipe.

3. Principalmente presencial

Quando as organizações preferem que a maioria das pessoas trabalhe presencialmente, embora ainda ofereçam uma política de trabalho remoto. Alguns funcionários têm a liberdade de trabalhar em casa como e quando precisam, mas isso não é incentivado ativamente.

Por que adotar o trabalho híbrido?

Por que adotar o trabalho híbrido?

Há algum tempo, o trabalho híbrido vem crescendo em popularidade graças à internet mais rápida, as ferramentas de colaboração na nuvem e uma ênfase maior na promoção de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Mas isso só se destacou durante a pandemia, quando empresas do mundo todo tiveram a urgência de romper com os laços do trabalho tradicional.

Embora nem toda organização possa adotar um modelo híbrido, ele está se tornando a forma dominante de trabalho em alguns setores, como finanças e tecnologia. Grandes marcas como Facebook, Microsoft, PwC e KPMG estão entre as empresas que agora adotam o trabalho híbrido.

Jon Holt, diretor executivo da KPMG no Reino Unido, afirma: "Confiamos em nossos funcionários. Nossa nova maneira de operar os capacitará e permitirá que organizem sua própria semana de trabalho. A pandemia provou que a questão não é sobre onde você trabalha, mas como trabalha."

Trabalhar em casa tem muitos benefícios que os funcionários não querem perder. Tanto que está se tornando cada vez mais importante para as organizações oferecer um trabalho híbrido para atrair e reter talentos. Na verdade, 30% dos funcionários afirmam que considerariam mudar de trabalho se as suas organizações voltassem ao trabalho inteiramente presencial após a pandemia.

Ainda temos que ver como o modelo de trabalho híbrido se desenvolverá no longo prazo. Políticas, práticas e tecnologia de colaboração evoluirão à medida que as organizações se adaptam ao modelo. No entanto, podemos presumir que trabalhar exclusivamente de forma presencial não será mais uma parte necessária da vida profissional.

The advantages of hybrid work - Workplace from Meta
Quais são as vantagens do trabalho híbrido?

Quais são as vantagens do trabalho híbrido?

Um modelo de trabalho híbrido bem elaborado pode ser ótimo para colaboração, produtividade e satisfação dos funcionários. As razões para adotar um modelo híbrido incluem:

1. Saúde pública

As restrições geradas pela COVID, inclusive o distanciamento social, ainda estão em vigor em muitos países, e ainda há muita ansiedade sobre o retorno ao presencial. O trabalho híbrido possibilita ter funcionários presenciais e ainda assim ajudar as pessoas a se sentirem seguras.

Isso é particularmente importante para pessoas com o sistema imunológico comprometido ou que cuidam de alguém assim. Um local de trabalho híbrido também pode reduzir a propagação de doenças, pois os funcionários podem optar por trabalhar em casa se não se sentirem bem.

2. Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ao oferecer um trabalho híbrido, você está dando aos funcionários a chance de alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com menos estresse, menos deslocamentos e mais tempo para outras atividades além do trabalho.

Mais de 50% dos funcionários dizem que gostariam de trabalhar remotamente pelo menos parte do tempo,2 sendo que muitos preferem um padrão de trabalho híbrido porque isso lhes daria a liberdade de escolher onde se sentem mais confortáveis trabalhando.

3. Um banco de talentos maior

Se a sua organização oferecer uma combinação de trabalho presencial e remoto, você poderá ampliar a sua rede de talentos e atrair pessoas que, de outra forma, não se candidatariam a um cargo na sua empresa.

Isso significa que você não ficará mais limitado a contratar funcionários na área local. Talvez alguém que more mais longe se interesse em trabalhar para você caso só precise ir ao escritório um dia por semana ou apenas para reuniões.

4. Mais produtividade

Mesmo antes da pandemia, evidências sugeriam que o trabalho remoto poderia aumentar a produtividade devido a menos distrações em casa. Os empregadores também podem ver os benefícios. Após adotar práticas de trabalho remoto durante a pandemia, muitos líderes empresariais viram que suas organizações estavam, pelo menos, tão produtivas quanto antes.

5. Satisfação do funcionário

O trabalho híbrido é popular entre os funcionários devido à flexibilidade de trabalhar fora do escritório uma parte do tempo. Algumas pessoas preferem a movimentação de estar no escritório, enquanto outras gostam da solitude de estar em casa. O trabalho híbrido pode fornecer a experiência adequada ao funcionário para ambos os grupos. Também traz oportunidades para o trabalho colaborativo, o que pode aumentar o moral e o sentimento de união.

6. Economia nas despesas no escritório

O trabalho remoto reduz a necessidade de espaço no escritório, economizando muito dinheiro para as organizações, tanto em termos de tamanho do local quanto em custo de manutenção do edifício. A economia em utilitários como aquecimento e ar-condicionado, bem como impressão e artigos de papelaria, pode ser substancial.

7. Uma grande oportunidade para mudar a cultura

Se há um lado positivo nos últimos dois anos, é que a pandemia trouxe uma mudança positiva na mentalidade da empresa, em direção a uma cultura de trabalho em qualquer lugar. Isso está demonstrando que os líderes empresariais podem confiar na maioria das pessoas para trabalhar por iniciativa própria e, em muitos casos, cultivando relacionamentos mais atenciosos entre os gerentes e suas equipes.

Um local de trabalho híbrido também pode ajudar a construir uma cultura resiliente, preparando você para futuros desafios. Com muitos funcionários já trabalhando em casa, é possível voltar facilmente a uma operação totalmente remota, se necessário.

The challenges of a hybrid workplace - represented by an employee which has adapted to the new way of working: hybrid work
Quais são os desafios do trabalho híbrido?

Quais são os desafios do trabalho híbrido?

Embora o modelo de trabalho híbrido pareça representar o equilíbrio perfeito, ele não é isento de falhas. Os desafios de adotar um modelo híbrido incluem:

  • Os desafios de adotar um modelo híbrido incluem:

    De modo geral, os empregadores estão mais ansiosos para que os funcionários retornem ao trabalho presencial do que os funcionários. Essa desconexão fica clara em um relatório recente da McKinsey.5 Mais de três quartos dos executivos seniores pesquisados dizem que esperam que o funcionário "típico" venha ao escritório pelo menos três dias por semana.

    Mas quase três quartos dos funcionários dizem que gostariam de trabalhar em casa por dois ou mais dias por semana, e 52% querem pelo menos três dias de trabalho remoto.

  • Dificuldades em manter os relacionamentos

    Estar em uma equipe híbrida é um pouco como estar em um relacionamento à distância. É algo que requer confiança, contato regular e muita determinação para que dê certo.

    Quando as pessoas estão trabalhando juntas o tempo todo, é relativamente fácil colaborar, dar feedback, obter ajuda, participar de reuniões e construir bases sólidas dentro das equipes. E quando todos estão trabalhando remotamente, as pessoas se familiarizam com a colaboração virtual e sabem manter contato com reuniões regulares e bate-papos virtuais. Mas quando as equipes estão divididas entre os dois modelos, pode ocorrer uma desconexão entre as que estão no escritório e as que estão em casa.

  • Falta de interação espontânea

    Muitas pessoas gostam dos bate-papos aleatórios que acontecem no local de trabalho. Os funcionários remotos podem sentir que estão perdendo a cultura do escritório, a comunicação espontânea e as atividades da equipe. Trabalhar presencialmente torna mais fácil interagir uns com os outros, ter conversas instantâneas e socializar depois do trabalho. Muitos dos desafios que as equipes híbridas enfrentam se resumem à facilidade das conexões.

  • Ter que engajar equipes híbridas de novas maneiras

    Manter os trabalhadores remotos engajados pode ser um trabalho árduo e demorado. É por isso que alguns líderes talvez não deem tanta atenção quanto deveriam. Anteriormente, você podia andar pelo escritório, captar a linguagem corporal e resolver problemas quando necessário. Agora, é muito mais difícil captar as emoções das pessoas se não puder vê-las pessoalmente. Existe o risco de essa desilusão piorar, a menos que você encontre maneiras de recriar a cultura do escritório remotamente.

  • Desequilíbrio na forma como os trabalhadores externos e internos são tratados

    Com ou sem razão, as pessoas às vezes sentem que os trabalhadores presenciais recebem tratamento preferencial em comparação com os trabalhadores remotos. Os líderes podem enxergar os funcionários presenciais como mais dedicados e dar-lhes mais apoio. Os trabalhadores remotos podem se sentir negligenciados nas oportunidades de treinamento e promoção porque são menos vistos que os presenciais.

  • Mais dificuldade para os recém-contratados aprenderem com os funcionários mais experientes

    Este é um dos maiores desafios do trabalho híbrido. Os recém-contratados podem achar muito difícil aprender a função se passarem apenas um tempo limitado com os colegas no escritório. Além disso, formar vínculos com colegas de trabalho é muito mais difícil se eles não tiverem nenhuma interação pessoal. Isso pode levar a sentimentos de isolamento e frustração.

  • Impacto na cultura

    O sentimento de pertencimento a uma organização pode não ser tão forte quanto quando as pessoas estão lá o tempo todo. Os trabalhadores remotos podem se sentir menos conectados, fora do circuito e como se não pudessem contribuir tanto, sentindo que não se encaixam. Todos os membros da equipe precisam se sentir parte do sucesso, uns dos outros e da empresa.

O ambiente do trabalho híbrido

O ambiente do trabalho híbrido

Ao gerenciar um ambiente de trabalho híbrido, existem alguns itens a serem considerados que talvez você não tenha relevado antes. Um dos principais é o espaço físico. Se, por exemplo, você tiver 150 funcionários no total, não precisará de um prédio que possa acomodar todos eles ao mesmo tempo.

Alguns funcionários podem trabalhar presencialmente apenas às terças e quartas-feiras, enquanto outros podem vir para um turno de fim de semana. Assim, você pode usar um sistema de revezamento de mesas. É essencial ter uma compreensão precisa de quando as pessoas estarão no prédio para que você encontre o espaço certo de acordo com suas necessidades. Os escritórios do Facebook em alguns países, por exemplo, estão abertos a 10%, mas aceitam solicitações para que as pessoas estejam no escritório por meio de um formulário online, com um tempo de resposta de uma a duas semanas para aprovação.

Muitas organizações estão reimaginando completamente o ambiente de trabalho físico para funcionar melhor com o trabalho híbrido. Os escritórios modernos estão se tornando espaços flexíveis para colaboração e formação de equipes, em vez de locais de trabalho formais, em tempo integral, com fileiras de mesas.

A configuração pode incluir mais espaços sociais para que as pessoas aproveitem ao máximo a colaboração quando estiverem trabalhando presencialmente. Outra ideia é ter centrais onde as pessoas possam atender clientes e salas de reuniões totalmente equipadas para atendimento físico e reuniões virtuais. Algumas empresas também estão investindo em novas tecnologias sem toque para substituir superfícies como botões e alças, atendendo às exigências de higiene impostas pela COVID.

Seis dicas para acertar no trabalho híbrido

Seis dicas para acertar no trabalho híbrido

Simplesmente dizer às pessoas que elas podem dividir tempo entre casa e escritório e esperar que tudo fique bem não será suficiente. Você precisará desenvolver uma estratégia sólida e híbrida no local de trabalho. Veja alguns elementos a considerar que vão ajudar você a ter sucesso.

1) Transparência nas políticas de trabalho híbrido

Estabeleça políticas que definam claramente o que é esperado da sua força de trabalho. Se alguns funcionários podem trabalhar remotamente, mas outros não, as pessoas precisam conhecer a lógica por trás dessa decisão para evitar conflitos e ressentimentos. As perguntas a serem respondidas incluem:

  • quantos dias as pessoas devem trabalhar presencialmente?
  • que trabalho é feito melhor presencialmente do que virtualmente?
  • certos membros da equipe devem estar no escritório ao mesmo tempo para reuniões e colaboração?

É importante obter feedbacks sobre novas políticas e fazer ajustes à medida que avança até encontrar um modelo híbrido que funcione melhor para você.

2) Programação do trabalho híbrido

Assim como muitas empresas têm escalas para diferentes padrões de turno, considere o mesmo para seus funcionários híbridos. Isso pode evitar que os funcionários sempre estejam no local com as mesmas pessoas ou sozinhos quando todos os outros estiverem trabalhando em casa.

Além de indicar onde os funcionários estão trabalhando, as escalas podem ajudar a ver em que as pessoas estão trabalhando, assim todos estarão alinhados. Como alternativa, você pode usar calendários compartilhados para que os funcionários saibam quando as pessoas planejam trabalhar presencialmente.

3) Alocação de tarefas

Os líderes de equipe podem otimizar as agendas com base no tipo de trabalho mais adequado ao ambiente presencial ou remoto.

Tarefas assíncronas são aquelas que você pode concluir sem a entrada de outras pessoas, como inserção de dados ou montagem de uma apresentação individual. Elas são ideais para fazer remotamente, quando as pessoas podem alocar grandes período de tempo ininterrupto. As tarefas síncronas, por outro lado, são mais adequadas para um ambiente presencial. São trabalhos que exigem colaboração em grupo, brainstorming, bate-papo ou criatividade.

4) Confiança

A confiança é a base de qualquer local de trabalho híbrido. Mesmo após o sucesso do trabalho remoto durante a pandemia, alguns gerentes ainda pensam que os trabalhadores remotos aproveitam a liberdade e perdem desempenho regularmente. Os gerentes precisam confiar nos trabalhadores remotos para fazer o trabalho sem microgerenciamento.

A pesquisa da Gartner mostra que funcionários que sentem que têm a confiança dos gerentes são 76% mais engajados do que os presenciais com baixos níveis de confiança. Abrir mão desse controle pode criar um ambiente de trabalho mais calmo, especialmente para trabalhadores remotos que muitas vezes sentem que precisam dedicar mais horas para provar que estão trabalhando com afinco. Dito isso, você ainda precisa falar com eles regularmente para garantir que estão felizes.

5) Comunicação

A comunicação com trabalhadores remotos é diferente da presencial e pode exigir mais reflexão. Talvez seja necessário falar com os funcionários mais frequentemente para ver como estão lidando com o trabalho remoto e se precisam de algum suporte extra, seja com TI, uma cadeira melhor ou orientação de atenção plena.

Pode ser útil realizar pesquisas frequentes de clima organizacional e sessões de perguntas abertas que forneçam feedbacks instantâneos sobre o engajamento e o moral dos funcionários em um ambiente de trabalho híbrido. Mostre que você aprecia a honestidade e expressões de vulnerabilidade, e que todos têm voz.

6) Inclusão

Pense cuidadosamente na inclusão e em como as equipes podem trabalhar perfeitamente em conjunto em uma configuração híbrida. É fundamental não aumentar as desigualdades existentes, deixando de lado aqueles que trabalham remotamente na maior parte do tempo. Por exemplo, cuidadores, mães que trabalham e pessoas com deficiência. Muitas vezes, há um preconceito inconsciente contra quem trabalha em casa. Portanto, essas pessoas devem ter as mesmas oportunidades e se sentir tão valorizadas quanto aquelas que voltaram ao presencial.

Os gerentes também devem dar atenção especial à integração de novos contratados, para que não se sintam excluídos e incapazes de estabelecer relacionamentos com os seus colegas de trabalho. Inicialmente, pode ser uma boa ideia que eles passem a maior parte do tempo no trabalho presencial, ao lado de colegas que possam orientá-los e responder a quaisquer dúvidas, garantindo que se sintam incluídos em seu novo local de trabalho híbrido.

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber as nossas análises mais recentes sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

O futuro do trabalho | 11 minutos de leitura

O futuro do trabalho

Como é o trabalho no metaverso? O modelo híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar sua organização para o futuro.

O futuro do trabalho | 12 minutos de leitura

Trabalho híbrido: a nova forma de trabalhar

Quer que seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para sua organização.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.