Trabalho Híbrido: 5 maneiras de construir cultura

As principais organizações do planeta estão respondendo à nova realidade do trabalho híbrido tentando melhorar a experiência dos colaboradores. Mas isso significa mais do que oferecer novas vantagens ou melhores benefícios, significa fazer mudanças por atacado na cultura corporativa.

CULTURA | 3 MINUTOS DE LEITURA
hybrid work culture - Workplace from Meta

A pandemia de COVID-19 acelerou duas tendências no mundo dos negócios. Primeiro, a ascensão do trabalho híbrido. Uma mudança do trabalho fixo (em tempo integral em um local de trabalho) ou do trabalho em tempo integral remotamente para um modelo fluído, que compreende uma mistura de trabalhadores baseados em escritório, na linha de frente e total ou parcialmente remotos.

Segundo, a constatação de que as organizações precisam trabalhar mais para seus funcionários e não apenas para seus clientes ou acionistas. Isso inclui construir confiança e focar na cultura do local de trabalho, pontos que se tornarão ainda mais difíceis à medida que as equipes passam menos tempo juntas.

É um trabalho duro, mas necessário. Se antes da pandemia 58% dos funcionários estavam insatisfeitos com o trabalho diário, como nos certificamos de que não voltemos a um "normal" que não era bom o suficiente em primeiro lugar?

A resposta para isso está na Experiência do Colaborador (EC).

Saiba como líderes globais de RH criam Cultura Corporativa

Faça o download de 6 dicas de experts e descubra a conexão entre engajamento do funcionário se cultura corporativa

Cultura corporativa e a Experiência do Colaborador

Cultura corporativa e a Experiência do Colaborador

Nós enxergamos a EC como uma forma sistemática de abordar as necessidades dos funcionários que cria uma experiência significativa para as pessoas no trabalho.

Criticamente, não se trata de mudar comportamentos usando alavancas tradicionais como regalias, benefícios ou engajamento dos funcionários. Trata-se de mudar a cultura. Trata-se de colocar conceitos como confiança, honestidade, pertencimento e propósito no topo da agenda de negócios.

E se 2020 foi sobre reagir a uma situação extraordinária, focando em melhorias de curto prazo na cultura e nos arranjos de trabalho, 2021 e 2022 serão sobre consolidar essas mudanças permanentemente na estratégia e nas operações de negócios.

A boa notícia é que há apetite por mudanças: setenta e cinco por cento dos CEOs são "apoiadores" da EC. A notícia não tão boa é que, embora 84% dos líderes de RH digam que a EC é uma prioridade, apenas 9% têm um plano para tal.

É hora de transformar apoio em ação.

EC afeta cada parte da cultura da sua empresa

EC afeta cada parte da cultura da sua empresa

Antes de começar, é essencial notar que a Experiência do Colaborador não é apenas um problema do CEO ou um problema do RH. Todos os principais interessados no seu negócio têm algum papel a cumprir. A construção de uma nova estratégia exigirá que executivos de vários departamentos se conectem e colaborem para desenvolver e executar planos escaláveis. E quando isto acontece, os benefícios são claros.

  1. CEOs. Conectar-se autenticamente com as pessoas da empresa, ouvir e responder ao que as pessoas têm a dizer
  2. Líderes de RH. Atrair, treinar e manter os melhores talentos enquanto constroem uma forte cultura da empresa
  3. Líderes de comunicação. Melhorar o fluxo de informações e obter insights que possam ser usados
  4. Líderes de TI. Consolidar ferramentas corporativas através de integrações inteligentes e recursos fáceis de usar

Então, como fazer?

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Cinco maneiras de criar um plano de experiência do colaborador para equipes híbridas

Cinco maneiras de criar um plano de experiência do colaborador para equipes híbridas

A Experiência do Colaborador é algo especialmente desafiador para equipes híbridas, que são fluidas, dispersas e mais difíceis de alcançar. Isso traz riscos inerentes como comunicados pobres, classismo (uma mentalidade de "nós contra eles") e vieses no cargo que requerem uma abordagem diferente para superar.

Uma boa estratégia de EC para equipes híbridas permitirá:

  • Comunicar-se eficientemente - em qualquer lugar e com informações relevantes - e ouvir o que todos no seu negócio têm a dizer
  • Construir comunidade - criar pertencimento com foco em Diversidade e Inclusão
  • Mostrar cuidado - encontre maneiras simples de apoiar a saúde mental e certifique-se de que o conhecimento seja fácil de encontrar e compartilhar

Aqui estão cinco dicas para começar.

  1. Compartilhe o valor de estar conectado

    Compartilhe o valor de estar conectado

    Deixe seus executivos saberem que ser mais ativo ao engajar funcionários vale a pena. Na verdade, diga a eles que realmente vale a pena: uma melhor EC pode aumentar a rentabilidade em 21% e diminuir a rotatividade de pessoal em 40%.

  2. Junte a equipe

    Junte a equipe

    A EC afeta todos os seus principais stakeholders, então não coloque toda a responsabilidade sobre o CEO. Recrute apoiadores/promotores de todas as fileiras da liderança sênior, porque todos têm um papel a desempenhar.

  3. Incentive os primeiros

    Incentive os primeiros

    Alguns executivos vão assimilar os conceitos mais rápido que outros. Eles vão ficar animados com as possibilidades e vão querer fazer mudanças imediatamente. Encoraje-os. Deixar os “líderes de torcida” tomarem a frente pode dar impulso e acelerar o processo.

  4. Atribua áreas de especialização

    Atribua áreas de especialização

    Apoie e capacite os membros da equipe sênior a destacar seus pontos fortes. Encoraje-os a assumir a liderança sobre os temas que lhes interessam e são apaixonados. Você pode sugerir tópicos como inclusão, propósito e reconhecimento.

  5. Mostre-lhes o que é ser bom

    Mostre-lhes o que é ser bom

    Inspire pessoas com exemplos de comunicação empresarial aberta e autêntica, seja de dentro de sua própria empresa ou do mundo exterior.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

POSTS RECENTES

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura Empresarial: como criar uma cultura positiva e aumentar a produtividade

A cultura empresarial é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o que significa cultura empresarial e como melhorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

Quais são os valores organizacionais e por que são importantes?

Os valores organizacionais podem fornecer uma bússola para os funcionários e passar confiança para os clientes. Descubra como desenvolver e comunicar valores organizacionais

Cultura | 8 minutos de leitura

Porque Diversidade e Inclusão são importantes?

Exploramos como as grandes empresas estão abordando a questão da Diversidade e Inclusão e buscamos dicas de como você também pode fazê-lo.