Líderes do Workplace: como a IFS usa o Workplace para desenvolver uma comunidade global

Conversamos com Darren Roos, CEO da IFS, para saber como a recente implementação do Workplace está conectando uma força de trabalho global e construindo relações de trabalho mais próximas.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
Conheça Darren Roos

Conversamos com Darren Roos, CEO da IFS, para saber como a recente implementação do Workplace está conectando uma força de trabalho global e construindo relações de trabalho mais próximas.

A IFS desenvolve e fornece software empresarial para clientes globais que fabricam e distribuem bens, mantêm ativos e gerenciam operações com foco em serviços. Com uma equipe de 3.500 funcionários, a IFS dá suporte a mais de 10 mil clientes em todo o mundo. A empresa usa uma rede de 65 escritórios locais e conta com um ecossistema de parceiros cada vez maior. Isso torna a IFS uma das fornecedoras mais recomendadas no setor.

Darren Roos, CEO, IFS

Darren Roos, CEO da IFS

Como era o mundo do trabalho antes do Workplace?

Antes do Workplace, nossos canais de comunicação interna eram muito tradicionais. Usávamos sites da intranet, emails e teleconferência para fazer o trabalho. Mas, com a empresa crescendo globalmente, queríamos eliminar os silos geográficos e dar aos nossos funcionários mais espaço para compartilhar ideias, notícias e boas práticas em tempo real.

“O Workplace era uma das poucas plataformas que não exigia um treinamento amplo. Nossos colegas se sentiram capacitados para começar de imediato.”

Escolhemos o Workplace por causa dos recursos de engajamento dinâmico, como o vídeo ao vivo, e por ser simples e intuitivo de usar. Além disso, muitos de nossos funcionários já estavam familiarizados com o Facebook. Portanto, era uma das poucas plataformas que não exigia um treinamento amplo. Nossos colegas se sentiram capacitados para começar de imediato.

Você pode nos contar um pouco sobre como foi o lançamento?

Nós fomos muito bem! Na primeira semana de lançamento, 82% dos nossos colegas ativaram suas contas e criaram mais de três mil publicações. Em um mês, 94% dos nossos 3.500 funcionários reivindicaram suas contas.

Minha equipe de liderança sênior também priorizou receber pessoalmente nossos colegas no Workplace por meio de mensagens de vídeo ao vivo. Isso permitiu que eles mostrassem sua criatividade e mais do seu lado pessoal. Uma das nossas líderes seniores até gravou um vídeo enquanto cavalgava. Já outro, gravou o seu de Dubai em frente ao famoso Hotel Burj al Arab! Somos uma empresa global. Esta plataforma deu a todos a chance de falar frente a frente e instantaneamente com líderes seniores com quem normalmente não teriam contato.

“Somos uma empresa global. Esta plataforma deu a todos a chance de falar frente a frente e instantaneamente com líderes seniores com quem normalmente não teriam contato.”

Como parte da nossa campanha de engajamento durante o lançamento, também criei uma hashtag que se tornou tendência, a #proudlyifs (IFS com orgulho). O objetivo era ajudar a destacar nossos sucessos e compartilhar os momentos que nos fazem ter orgulho de ser membros da família IFS.

Foi ótimo ver como as pessoas se interessaram pela hashtag e continuam a usá-la para expressar sua contribuição. Isso ajuda a criar um forte vínculo entre colegas em todos os níveis da organização e a desenvolver um senso de comunidade global.

Na sua opinião, como o uso do Workplace está ajudando a mudar a maneira como você trabalha?

Usar o Workplace removeu instantaneamente as barreiras geográficas e de fuso horário que existem em qualquer grande empresa global. Graças à plataforma, temos a liberdade de colaborar uns com os outros, não importa onde as pessoas estejam.

“Graças à plataforma, temos a liberdade de colaborar uns com os outros, não importa onde as pessoas estejam.”

Na verdade, ao compartilhar ideias e pedir feedback sobre o Workplace, podemos aproveitar a experiência de todos os nossos 3.500 funcionários. Isso está diretamente relacionado à nossa capacidade de criar os melhores produtos e encontrar as soluções certas para nossos clientes.

Com o Workplace, também temos um fórum de colaboração que simplesmente não existiria de outra forma. Por exemplo, nossa equipe nos Estados Unidos iniciou uma campanha interna compartilhando fotografias dos produtos de clientes em uso.

A equipe usa o Workplace para mostrar o impacto gerado na vida dos clientes. Isso se alinha muito bem com nossos valores e nossa abordagem centrada no cliente. Usar o Workplace com essa finalidade é completamente natural.

Como o uso da plataforma evoluiu ao longo do tempo na empresa?

Lançamos o Workplace há pouco mais de três meses. Nosso principal foco tem sido o sucesso da implementação e também permitir que os colegas se conectem à plataforma. Queremos que as pessoas se sintam confiantes para fazer publicações, compartilhar documentos, links ou vídeos e participar dos grupos certos.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

“Além de reduzirmos significativamente o uso dos emails, também temos um espaço para compartilhar nossas mensagens de maneiras interessantes e interativas.”

A IFS continuará dobrando os esforços para aumentar o engajamento dos funcionários. Como parte desse plano, usaremos o Workplace para promover os valores da empresa, compartilhar notícias sobre nossas iniciativas de responsabilidade social corporativa e focar questões que são importantes para nós, como diversidade, saúde e bem-estar.

Compartilhe um exemplo de algo que vocês podem fazer agora e que não podiam antes.

Antes do lançamento do Workplace na IFS, os sucessos regionais eram celebrados em nível local. Dependíamos muito dos emails (incluindo boletins informativos digitais) para coletar informações e compartilhar notícias. Com o Workplace, além de reduzirmos significativamente o uso dos emails, também temos um espaço para compartilhar nossas mensagens de maneiras interessantes e interativas. Podemos usar uma variedade de mídias, como fotos, vídeos e até mesmo GIFs.

Ficamos maravilhados com o entusiasmo dos colegas. Isso nos ajuda a ser uma comunidade global mais unida. As métricas em tempo real disponíveis nas publicações e por meio dos Insights do grupo também nos fornecem uma avaliação imediata de como nossas comunicações estão se saindo.

“As métricas em tempo real disponíveis nas publicações e por meio dos Insights do grupo também nos fornecem uma avaliação imediata de como nossas comunicações estão se saindo.”

Que planos vocês têm para a plataforma no futuro?

É importante que usemos o Workplace tanto para compartilhar quanto para ouvir. Nossa força de trabalho está altamente engajada. É ótimo ver as atualizações que os funcionários estão publicando. Contudo, é igualmente importante que possamos oferecer sugestões, dar feedback e dialogar sobre questões que tem a ver com eles.

O trabalho ainda não está concluído. É importante continuarmos melhorando e evoluindo. Isso será fundamental para continuarmos sendo um empregador atrativo e para que nossos clientes se beneficiem da nossa nova mentalidade.

Agradecemos imensamente a Darren Roos, CEO da IFS.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Engajamento do funcionário: o que é?

O engajamento do funcionário afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores do engajamento do funcionário e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Sanjay Beri, CEO da Netskope: por que os melhores CIOs são conectores, não bloqueadores

Sanjay Beri, CEO da Netskope, fala sobre tecnologia, segurança e por que as palavras mais ditas pelos CIOs de hoje são “sim, mas” em vez de “não”.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Insights do CEO: HOYTS cria uma cultura conectada e produtiva desde os níveis mais altos na empresa

Conversamos com Damian Keogh, CEO, para saber como a HOYTS Cinemas usa o Workplace para conectar trabalhadores casuais da linha de frente ao restante da empresa.