14 formas de melhorar a comunicação interna no trabalho

Manter as pessoas informadas é essencial para o engajamento. Veja algumas formas de promover a comunicação no trabalho.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
Por que a comunicação eficaz é tão importante no trabalho?

Por que a comunicação eficaz é tão importante no trabalho?

Ter uma estratégia de comunicação interna eficaz nunca foi tão importante. Com o trabalho remoto e híbrido, a maior conscientização sobre o bem-estar dos funcionários e o crescente compromisso de trabalhar com elevados padrões éticos e propósitos é importante para manter todos informados. Os funcionários ficam mais engajados, inclinados a permanecer e são mais propensos a confiar no que o CEO diz quando uma equipe de comunicação interna existe.

Uma estratégia de comunicação interna eficaz:

Promove o propósito e a comunidade
Promove o propósito e a comunidade

Ao garantir que todos recebam mensagens e informações importantes, é possível aumentar o senso de pertencimento a uma organização. A comunicação interna também pode ajudar a tornar as mensagens da marca consistentes com o que é transmitido fora da empresa, criando um senso de identidade organizacional.

Aumenta a produtividade

Comunicações eficientes podem ajudar a aumentar o desempenho e a produtividade. Por exemplo, estima-se que a tecnologia de colaboração digital pode gerar um aumento de 20 a 30% na produtividade. A produtividade também pode ser incentivada ao divulgar as metas, as notícias de progresso e as atualizações de desempenho.

Controla a mensagem

Uma estratégia de comunicação interna coloca a organização no controle das mensagens. Não se trata apenas de controle, mas sim de ajudar a evitar mal-entendidos e limitar fofocas e boatos prejudiciais. Também reduz a probabilidade de notícias importantes chegarem aos ouvidos dos funcionários por pessoas de fora.

Une trabalhadores híbridos e remotos

Comunicações internas eficazes podem manter uma conexão essencial com trabalhadores remotos e híbridos. Mas se as comunicações se restringirem exclusivamente ao trabalho, perdem-se oportunidades. Ao abrir espaço para a comunicação e o envolvimento social e informal, é possível manter todos engajados com a cultura da empresa.

Ajuda a atender às expectativas dos funcionários

As pessoas estão cada vez mais conectadas em suas vidas pessoais e buscam um fluxo constante de informações, compartilhamento, feedback e interatividade no trabalho. Quando as pessoas têm a oportunidade de interagir, também têm a sensação de serem vistas e ouvidas, aumentando o engajamento e a retenção.

Melhora a transparência

Quando líderes e gestores conversam de maneira autêntica, as comunicações internas podem aumentar a confiança em uma organização.

Capacita as pessoas a contribuir com mensagens

Ao abrir espaço para diferentes vozes nas comunicações internas, é possível encontrar perspectivas mais amplas e demonstrar disposição para ouvir e ser flexível.

Fornece aos funcionários acesso mais amplo aos negócios

Boas comunicações internas ajudam a eliminar o isolamento. Além disso, podem ajudar a conscientizar as pessoas sobre as oportunidades de treinamento e progressão na carreira na empresa.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Quais são os riscos da comunicação ruim no trabalho?

Quais são os riscos da comunicação ruim no trabalho?

A comunicação inadequada pode prejudicar a eficiência e a produtividade, além minar o engajamento e o moral dos funcionários. Em uma pesquisa realizada pela The Economist, 44% dos entrevistados afirmaram que as barreiras de comunicação resultaram em atraso ou falha na conclusão de projetos. Além disso, 31% afirmaram que o moral diminuiu.

A comunicação corporativa estruturada incorretamente ou com falhas possibilita a desinformação, o desenvolvimento de redes e divisões informais e a propagação de boatos. Dessa forma, é possível que os funcionários sintam que não têm apoio ou que estão isolados, o que pode resultar em disseminação de informações imprecisas ou enganosas. Representa também uma oportunidade perdida significativa de fornecer informações importantes quando necessário, deixando a empresa exposta em momentos de crise.

Apesar desses riscos, apenas um terço das empresas que responderam a uma pesquisa da International Association of Business Communicators tinha um departamento de comunicações. Dentre elas, apenas 39% gastavam mais da metade do tempo em comunicações internas.

Métodos de comunicação no trabalho e quando usá-los

Métodos de comunicação no trabalho e quando usá-los

As organizações têm uma gama cada vez maior de canais e ferramentas de comunicação com os funcionários e para que eles se comuniquem entre si. Uma estratégia bem-sucedida adaptará essas opções às mensagens e aos públicos, aproveitando ao máximo uma ampla variedade de canais.

O email ainda é o canal mais comum de comunicação interna, segundo o Institute of Internal Communication (IIC). No entanto, quase três quartos dos funcionários do Reino Unido passam menos de 15 minutos por dia lendo ou visualizando atualizações do empregador.

As mensagens instantâneas e os canais de redes sociais dedicados podem ser mais eficazes para transmitir mensagens ou atualizações simples e manter os funcionários em contato uns com os outros.

É claro que a comunicação presencial, seja online ou pessoalmente, ainda tem um papel importante. As reuniões regulares e as oportunidades para que todos contribuam continuam a ser fundamentais para estabelecer e manter comunicações internas bem-sucedidas. Mas a tecnologia também melhora as estratégias de comunicação interna.

O vídeo é um canal de marketing muito popular que pode ser tão eficaz dentro de uma organização quanto fora dela. Os funcionários já estão usando vídeos para encontrar produtos e entretenimento, por isso é uma ótima oportunidade para transmitir mensagens internas de maneira mais eficaz.

Enquanto isso, a AR e a VR desempenham um papel cada vez maior ao reunir funcionários de empresas grandes e amplamente dispersas em reuniões virtuais e sessões de treinamento.

A gamificação também está se tornando rapidamente em uma ferramenta importante para o desenvolvimento das mensagens corporativas, aproveitando o engajamento dos funcionários e aumentando o recrutamento e a retenção.

Como melhorar a comunicação no trabalho: 14 dicas importantes

Como melhorar a comunicação no trabalho: 14 dicas importantes

Segundo o ICC, os funcionários querem saber mais sobre as estratégias, as prioridades e o desempenho da própria organização. Mas, ao mesmo tempo, muitos gestores não estão confiantes na comunicação. Veja algumas dicas para turbinar a comunicação interna.

  1. Escolha ferramentas fáceis de usar. As intranets e as ferramentas de comunicação devem ser intuitivas, criadas para dispositivos móveis e divertidas de usar.

  2. Torne a comunicação regular. A consistência é fundamental, pois os funcionários vão incorporar a comunicação no dia de trabalho. Agende check-ins e use notificações push para lembrar as pessoas de verificar atualizações ou participar de reuniões. Tente realizar pelo menos uma sessão regular que inclua toda a equipe, principalmente quando vários funcionários trabalham remotamente.

  3. Torne a comunicação concisa. Com os emails cada vez mais vistos como um escoadouro ou se tornando numerosos demais para serem lidos, é essencial mantê-los curtos. As mensagens devem ser concisas e relevantes, usando canais de bate-papo quando apropriado.

  4. Confira se é culturalmente válido. Estabeleça regras básicas para o uso de canais internos. Mantenha as mensagens fiéis aos seus valores organizacionais e ao que os funcionários esperam.

  5. Mantenha os trabalhadores remotos e híbridos próximos e envolvidos, garantindo que todos tenham acesso às ferramentas e às tecnologias de comunicação necessárias.

  6. Use funcionários como criadores de conteúdo. Se você programar oportunidades para que diferentes pessoas contribuam, será possível manter o conteúdo atualizado e aumentar o engajamento dos funcionários. As contribuições dos funcionários podem incluir artigos de blog ou publicações, vídeos curtos ou clipes de entrevistas.

  7. Torne as comunicações interessantes para seu público. Fique por dentro das tendências e dos interesses das suas equipes e use-os para elaborar a comunicação.

  8. Maximize a interatividade. Incentive respostas às mensagens e abra espaço para sugestões, compartilhamentos e feedback.

  9. Melhore a comunicação pessoal. Lidere pelo exemplo contribuindo com conteúdo, respondendo às contribuições das pessoas e comunicando-se de modo autêntico.

  10. Varie o conteúdo. Anime os avisos da diretoria com debates, infográficos, vídeos curtos ou entrevistas.

  11. Pense na linguagem. O que pode parecer divertido verbalmente pode parecer rude ou crítico em emails ou publicações curtas. Quando usados com sabedoria, os emojis podem ajudar.

  12. Fique de olho nas pessoas que não colaboram. Verifique se não há nada de errado e se todos se sentem igualmente valorizados e capazes de participar.

  13. Reconheça e recompense. Use os canais de comunicação da empresa para reconhecer publicamente as conquistas, os aniversários e os sucessos dos funcionários.

  14. Mensure. Os canais de comunicação interna podem fornecer informações valiosas. Crie ferramentas de mensuração, como pesquisas, perguntas que precisam de respostas, enquetes e oportunidades de interatividade. Seja transparente sobre como as informações serão usadas. Dessa forma, você obtém informações valiosas e as pessoas sabem que estão sendo ouvidas.

Continue lendo:

Relacionado

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Relacionado

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 7 minutos de leitura

Estratégias de comunicação corporativa

Como uma boa estratégia de comunicação pode maximizar a eficácia da comunicação digital e presencial à medida que o retorno ao local de trabalho começa? Vamos analisar essas questões.

Comunicação corporativa | 8 minutos de leitura

Transforme a sua produtividade com estas estratégias eficientes para reuniões

O dia é curto. Tem certeza de que quer gastar horas em reuniões improdutivas? Aproveite melhor seu tempo com estratégias eficientes para reuniões.

Comunicação corporativa | 7 minutos de leitura

O que é comunicação corporativa e como fazê-la do jeito certo?

Uma excelente comunicação corporativa pode ser o elo que conecta todos os funcionários na sua empresa. Acerte na estratégia de comunicação corporativa.