Liderança e inteligência emocional: por que essa combinação é tão importante?

Houve um tempo em que liderança tinha a ver com ser uma figura autoritária. Líderes tinham vozes fortes, argumentos potentes e planos inflexíveis, obedecendo a uma hierarquia. Mas, agora, as habilidades humanas, como inteligência emocional, estão ocupando o centro das atenções.

LIDERANçA | 7 MINUTOS DE LEITURA
Leadership and emotional intelligence
O que é inteligência emocional?

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional tem a ver com a capacidade de uma pessoa de identificar, avaliar, controlar e expressar suas emoções. Também é a forma como ela usa suas emoções para entender, ter empatia e se conectar com equipes e funcionários. A inteligência emocional é uma habilidade de liderança interpessoal e uma das chaves para o sucesso no trabalho. Quando a fornecedora de avaliação de inteligência emocional TalentSmart testou essa habilidade em relação a 30 outras habilidades profissionais importantes, ela descobriu que a inteligência emocional agora é o maior indicador de desempenho, sendo responsável por 58% do sucesso em diversos trabalhos.

A inteligência emocional algumas vezes é mensurada em testes, onde os participantes recebem uma pontuação de quociente de empatia (QE). Enquanto o QI é uma indicação da capacidade mental e de um conjunto de habilidades de uma pessoa, o QE está sendo cada vez mais usado para identificar bons líderes, classificar as pessoas que trabalham bem em grupo e identificar outras que trabalham melhor sozinhas.

Principais elementos da inteligência emocional para líderes

Principais elementos da inteligência emocional para líderes

Em que consiste a inteligência emocional? Ao escrever para a The Harvard Business Review, o psicólogo americano Daniel Goleman identificou elementos-chave da inteligência emocional para líderes. Esses elementos foram usados como a base para um estudo subsequente:

1. Autoconsciência

Desenvolver um forte senso de autoconsciência permite que um líder crie uma imagem clara dos seus próprios pontos fortes e fracos, bem como ajuda a entender como seus comportamentos e ações afetam outras pessoas.

2. Autorregulação

A autorregulação é uma extensão da autoconsciência. Ela permite que líderes desenvolvam formas de identificar pontos de gatilho ou respostas ineficazes em potencial. A autorregulação ajuda você a dar um passo atrás e avaliar a situação. Dessa forma, você evita agir por impulso e se comportar de modo que possa causar danos à confiança, como elevar a voz ou reforçar sua autoridade de outras formas desagradáveis. Isso ajuda líderes a evitar as consequências negativas de agir quando estão com raiva ou em momentos de frustração.

3. Motivação

A motivação é fundamental para qualquer liderança de sucesso. De acordo com a TeamStage, trabalhadores motivados trabalham com 20% mais eficiência. Além disso, eles sempre procuram maneiras de melhorar a produtividade e ajudar outros a progredirem. Engajamento e motivação também reduzem a ociosidade em 41%.

Líderes eficazes precisam desenvolver e manter sua própria motivação para que possam incentivar funcionários. O otimismo anda de mãos dadas com a motivação e é contagiante. Uma equipe motivada é uma equipe proativa. Isso, por sua vez, promove bem-estar e trabalho em equipe, aumentando a produtividade.

4. Empatia

A empatia não é apenas uma ótima habilidade social. Ela também é um pilar importante da liderança emocionalmente inteligente.

Líderes que demonstram empatia se colocam no lugar de outras pessoas, consideram seus comportamentos e reações e desenvolvem estratégias de gerenciamento de acordo com o que aprenderam. Essa habilidade ajuda a prever onde pode haver desafios ou conflitos, avaliar como os membros da equipe estão se sentindo, desafiar comportamentos negativos e dar feedback de forma construtiva.

A empatia é algo que as equipes valorizam. Em um estudo realizado pelo Center for Creative Leadership, os pesquisadores descobriram que membros que demonstram mais empatia em relação às suas equipes são vistos como os melhores em termos de desempenho.

5. Habilidades sociais

O trabalho evoluiu drasticamente ao longo dos últimos anos. Parte disso foi devido à falta de limites entre vida pessoal e profissional. Além disso, as diferenças entre os comportamentos associados a cada uma delas são bem menos definidas. Em outras palavras, os membros da equipe esperam ser tratados no trabalho da mesma forma como são em casa. Assim, os líderes precisam se adaptar e considerar cada pessoa como um indivíduo. Isso significa se comunicar de forma aberta e honesta, bem como mostrar compreensão e respeito pelas experiências dos colegas.

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

A importância da inteligência emocional na liderança

A importância da inteligência emocional na liderança

Com o foco cada vez maior em inclusão e bem-estar mental no trabalho, os líderes precisam demonstrar inteligência emocional mais do que nunca. Essa habilidade é essencial para criar a cultura positiva e diversa de que uma organização precisa para ter sucesso, ajudar a recrutar e a reter os melhores talentos e melhorar os resultados.

Um estudo do Consortium for Research on Emotional Intelligence in Organizations descobriu que a inteligência emocional contribui positivamente para o sucesso do recrutamento, aumenta a lucratividade dos gerentes de contas e melhora a produtividade em todos os níveis de emprego. Ela também aumenta as vendas e reduz os níveis de estresse.

Desenvolver e usar a inteligência emocional permite aos líderes:

Aumentar o engajamento

Desenvolvendo uma cultura de trabalho positiva e produtiva. Por outro lado, funcionários desmotivados podem se tornar um risco, diminuindo a produtividade, prejudicando colaborações e gerando alta rotatividade de funcionários. De acordo com a Gallup, a desmotivação custa a empresas US$ 450 a US$ 550 bilhões por ano nos Estados Unidos.

Melhorar interações

A inteligência emocional ajuda a aumentar a confiança, extraindo o melhor das pessoas e permitindo que líderes maximizem o talento e a habilidade que têm nas suas equipes.

Incentivar o compartilhamento de ideias

Sentir-se psicologicamente seguras ajudará as pessoas a criar e inovar. Líderes emocionalmente inteligentes podem incentivar isso ao dar feedback construtivo.

Resolver conflitos

Líderes com inteligência emocional têm uma vantagem para reconhecer problemas como estresse, burnout1 ou negatividade. Isso permite que eles cortem o mal pela raiz.

Gerenciar mudanças

Vivemos em uma era de transformações. A inteligência emocional pode ajudar as pessoas a desenvolver resiliência e ajudar os funcionários a se adaptar à mudança e a viver com a incerteza.

Os princípios psicológicos da inteligência emocional se aplicam tanto ao trabalho quanto fora dele. Emoções positivas geram pensamentos positivos, uma tendência de se mover em direção ao aprendizado de novas habilidades e um entusiasmo para se conectar com as pessoas. Por outro lado, pensamentos negativos levam à antecipação elevada de fracasso ou ameaça, uma tendência a desconfiar dos outros, uma mentalidade de “cada um por si” e horizontes estreitos.

Como líderes podem desenvolver inteligência emocional

Como líderes podem desenvolver inteligência emocional

Para algumas pessoas, a inteligência emocional é mais natural do que para outras. Contudo, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Veja o que você pode fazer para cultivá-la.

  • Saiba o que é importante para você. Isso significa reavaliar os valores e os princípios que importam para você, bem como aqueles que impulsionam sua empresa.

  • Aprenda a admitir erros e encarar as consequências. Evite culpar outras pessoas e aprenda a mostrar como você e suas ações são afetados quando se responsabiliza pelos seus atos.

  • Pratique agir com calma e de forma racional quando sentimentos como raiva, decepção ou frustração ameaçarem tomarem conta de você. Distancie-se da situação, leve o tempo necessário para analisá-la e utilize técnicas de respiração. Tudo isso pode ajudar.

  • Esteja ciente da sua voz e da sua linguagem corporal quando estiver interagindo com outras pessoas.

  • Prepare-se para ganhar o respeito das pessoas e dê tempo para sua equipe conhecer e confiar em você.

  • Trabalhe na sua própria motivação. Revisite o que impulsiona você e defina novas metas regularmente.

  • Pratique otimismo. Tente encarar o lado positivo em qualquer situação e envolva outras pessoas nesse processo.

Como liderar com inteligência emocional

Como liderar com inteligência emocional

A inteligência emocional não é algo que você apenas desenvolve. Ela precisa ser aplicada no mundo real. Veja algumas maneiras práticas como líderes podem usar a inteligência emocional.

Conecte-se com pessoas em um nível pessoal

Reserve tempo para aprender sobre os membros da sua equipe individualmente e tente entender as experiências diversas deles. Dessa forma, você pode considerar o que é importante para eles nas suas interações e dar espaço à maneira como eles reagem a situações e emoções. Também é importante mostrar que você se importa com eles individualmente. Pequenos gestos podem levar você longe, como lembrar aniversários ou aniversários de trabalho ou mostrar interesse pela situação que estão enfrentando em casa.

Contudo, a conexão pessoal é uma via de mão dupla. Você também precisa ter disposição para falar sobre si e aceitar ser vulnerável se isso ajudar a melhorar a compreensão.

Não economize nos elogios

Líderes e gerentes não devem fazer elogios apenas por conta de resultados. Você também precisa dar reconhecimento (publicamente, se for apropriado) quando alguém tiver feito um progresso significativo, tiver até mesmo uma ínfima participação em algo de sucesso e onde quer que note uma melhoria.

Escute e continue escutando

Você pode precisar de um tempo antes de realmente ouvir o que um dos seus funcionários está tentando dizer. Escutar com eficácia também significa abster-se de julgamento, criando um espaço seguro para compartilhar ideias e preocupações. Como parte do desenvolvimento das suas habilidades de comunicação, peça feedback e disponha-se a agir para mostrar que ouviu.

Dê voz a todos

Garanta que todos tenham a oportunidade de contribuir e que se sintam ouvidos. Pode demorar mais para que algumas pessoas se sintam confiantes o suficiente para contribuir. Por isso, seja paciente.

Comunique-se com empatia

A empatia é a chave para garantir a diversidade organizacional. Coloque-se no lugar das outras pessoas sempre que puder. Antes de se comunicar, pense em como as pessoas receberão suas mensagens.

Resolva conflitos de maneira cuidadosa

Em vez de usar respostas padronizadas, aprenda sobre abordagens de resolução de conflitos para diferentes situações ou indivíduos e disponha-se a alterar a forma como responde.

Continue lendo:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que isso é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Exploramos o que faz surgir um líder e por que uma boa liderança é crítica para os negócios.

Liderança | 4 minutos de leitura

Dez lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja aqui três dos melhores exemplos.

Atish Banerjea - Workplace from Facebook

LIDERANÇA | 4 MINUTOS DE LEITURA

Uma conversa com Atish Banerjea, CIO do Facebook

A função do CIO está mudando. Conversamos com Atish Banerjea, CIO do Facebook, para entender o que essa mudança pode significar para uma nova geração de líderes empresariais.