Desenvolvimento da liderança: como criar líderes melhores

Na pós-pandemia, as organizações estão mais conscientes do que nunca da necessidade de ter líderes fortes, capazes e com excelentes habilidades interpessoais. Programas de desenvolvimento de liderança podem ajudar a formá-los.

LIDERANçA | 6 MINUTOS DE LEITURA

O que é o desenvolvimento de liderança?

Geralmente, o desenvolvimento de liderança envolve uma empresa cultivando e desenvolvendo os líderes seniores por meio de um programa estruturado. Esses programas permitem que as pessoas melhorem as habilidades de liderança e podem ser úteis para líderes e gerentes em todos os níveis. Eles também são fundamentais para nutrir os líderes de amanhã.

Em geral, os programas incluem uma combinação de sessões de treinamento tradicionais e iniciativas como mentorias e coaching. Grande parte do treinamento se concentra no desenvolvimento pessoal, mas também há elementos de desenvolvimento organizacional e habilidades de aprendizado, como pensamento crítico e liderança coletiva.

As organizações reconhecem a importância do desenvolvimento da liderança e a maioria delas investe nele de tempos em tempos. Antes da pandemia, 94% das empresas disseram que planejavam manter ou aumentar o orçamento para o desenvolvimento de liderança.1 A necessidade de uma forte presença na liderança pós-pandemia provavelmente impulsionará o desenvolvimento de liderança ainda mais.

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Apesar do investimento contínuo, alguns dos programas oferecidos não estão produzindo os resultados esperados. A Harvard Business Review descobriu que "mais de 50% dos líderes seniores acreditam que os seus esforços de desenvolvimento de talentos não desenvolvem adequadamente habilidades críticas e capacidades organizacionais".

Então, como uma organização pode garantir o ROI em esforços de desenvolvimento de equipe de liderança? Especialistas acham que se isso resume a uma combinação de:

  • Treinamento altamente contextualizado e personalizado

  • Tempo para consolidar os aprendizados

  • Mensuração de impacto robusta

Por que o desenvolvimento da liderança é importante?

Por que o desenvolvimento da liderança é importante?

Programas de desenvolvimento de liderança bem-sucedidos podem beneficiar indivíduos, equipes e empresas. Eles também podem causar impactos diretos no desempenho financeiro. Mas o impacto que o desenvolvimento da liderança da equipe pode ter no moral, no compromisso e no propósito é ainda mais crítico.

Aquisição de talentos dentro da organização

As empresas mais bem-sucedidas têm um fluxo ou banco de liderança. Em outras palavras, eles sabem como obter talentos internos, em vez de contratar externamente (com todas as despesas e aborrecimentos que isso traz). Para ajudar a manter o fluxo de pessoal saudável, o treinamento de líderes para identificar e nutrir talentos internos é uma meta significativa de desenvolvimento de liderança.

Redução do abandono

As taxas de abandono não são boas. Até 70% dos líderes seniores colocados em novas funções falham. Isso é caro, não apenas financeiramente, mas também por causa do fardo que pode colocar no moral da equipe e na reputação da marca.

O desenvolvimento de liderança pode ajudar a reduzir essa taxa de abandono de liderança, especialmente se o programa incluir mentoria. A DDI observou uma rotatividade de liderança 20% menor quando um local de trabalho tem uma cultura de mentoria.2 E, é claro, ter um grande líder ajuda as organizações a reter talentos em todos os níveis.

Melhora do desempenho financeiro

O líderes em sintonia com as pessoas, com a empresa em geral e com o próprio setor são mais propensos a entregar resultados financeiramente satisfatórios. Assim, programas de desenvolvimento de liderança de operações bem-sucedidos podem impulsionar o desempenho financeiro. Mas não se trata apenas de desenvolver pessoas na equipe de liderança sênior.

A pesquisa da DDI descobriu que, quando as empresas expandem os programas de desenvolvimento de liderança aos níveis mais baixos de classificação, elas têm quatro vezes mais chances de superar o desempenho financeiro.

Ajuda na orientação das organizações em tempos de mudança

Ser capaz de navegar em tempos de crise é o foco das atenções após a pandemia. Programas de desenvolvimento de liderança que se concentram na liderança coletiva podem ajudar a aprimorar essa habilidade.

Quando você treina líderes em liderança coletiva, eles podem trabalhar e resolver problemas de maneira colaborativa. Isso leva a uma melhor tomada de decisão e a uma maior capacidade de prever e responder às mudanças de maneira proativa, e não reativa.

Melhora na diversidade da liderança

As mulheres em funções seniores são mais propensas a considerar deixar o cargo por outra oportunidade do que os homens na mesma situação, um número que aumentou durante a pandemia, principalmente entre as mães. Então desenvolver, nutrir mulheres líderes e mantê-las engajadas deve ser uma prioridade de negócios.2

Outra área em que o desenvolvimento de liderança pode promover diversidade, equidade e inclusão é ajudar os gerentes a aprender a olhar além da "norma" ao contratar externamente e promover internamente. Grandes líderes tendem a evitar a armadilha comum de apenas recrutar à sua imagem.

Melhora na responsabilidade

Os líderes precisam pensar nos objetivos de carreira da mesma forma que fazem qualquer outra meta de negócios. Isso significa criar um plano de desenvolvimento claro e robusto, assumindo a responsabilidade por ele e sendo responsável pelas próprias metas de desenvolvimento de liderança. Essa estratégia pode aumentar a fidelidade e reduzir o abandono também.

Melhora do engajamento dos funcionários

O engajamento e a liderança dos funcionários estão significativamente ligados. Basicamente, se você tiver os gerentes certos, os seus funcionários se sentirão inspirados e engajados. Fazer pesquisas de clima organizacional pode ajudar a identificar quedas no engajamento e dar aos líderes a chance de responder de maneira rápida e eficaz.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

O que é um plano de desenvolvimento de liderança?

O que é um plano de desenvolvimento de liderança?

Até muito recentemente, os planos de desenvolvimento de liderança corporativa eram um modelo de formato único para todas as situações. Mas o ROI decepcionante desses programas mostra que você deve adaptar os planos de desenvolvimento aos indivíduos. A mudança para programas de aprendizado virtual e híbrido como resultado da pandemia e da globalização mais ampla pode facilitar isso (e tornar o treinamento universalmente acessível).

Também é importante adaptar o seu plano a um grupo demográfico. Os gerentes das gerações Y e Z, por exemplo, estão mais à vontade com o aprendizado autodirigido do que as gerações anteriores. Eles também desejam experimentar novos métodos de aprendizado e desenvolvimento, como:

  • Aprendizado em ritmo individual

  • Aprendizado em grupo

  • Aprendizado imersivo

  • Aprendizado com base em inteligência artificial

O que é um programa de desenvolvimento de liderança?

O que é um programa de desenvolvimento de liderança?

Como é um bom programa de desenvolvimento de liderança e quais áreas de habilidades você deve incluir? Veja três exemplos.

  • Habilidades de comunicação

    As habilidades de comunicação são fundamentais quando se trata de desenvolver líderes inspiradores. Esse sempre foi o caso, mas agora habilidades interpessoais como empatia, inteligência emocional e criação de confiança são fundamentais no desenvolvimento da liderança.

    Dar feedback é outra área que os líderes de equipe precisam dominar, principalmente para os funcionários das gerações Y e Z que se desenvolvem com feedbacks em tempo real e reconhecimento estratégico. Por exemplo, algumas pessoas gostam de anunciar com uma mensagem nas redes sociais quando atingem uma meta. Um grande líder sabe como adaptar o feedback para obter melhores resultados.

  • Coaching

    Os especialistas veem o coaching como um componente-chave do desenvolvimento da liderança. Isso não apenas capacita os líderes e melhora o conjunto de habilidades, mas também pode aumentar a responsabilidade para com a empresa e diminuir a rotatividade de líderes. Apesar dos benefícios, a DDI constatou que apenas 11% das empresas usam extensivamente o "peer coaching" como método de aprendizado. Isso apresenta uma clara oportunidade para as empresas.

  • Mentoria

    A mentoria é outro item fundamental no kit de ferramentas de desenvolvimento de liderança. E isso vale para gerentes seniores e líderes juniores que podem ter maior risco de sair. A mentoria pode funcionar formalmente, quando mentores e aprendizes assinam um contrato, e informalmente.

    De qualquer forma, o segredo é combinar as pessoas de maneira proposital, e não aleatória. Para os líderes seniores, combiná-los com um mentor externo mostrou levar a uma rotatividade menor do que com um mentor interno.

Leadership development

Comece a implementar a sua estratégia de desenvolvimento de liderança

Cinco dicas para um desenvolvimento de liderança bem-sucedido

Cinco dicas para um desenvolvimento de liderança bem-sucedido

O que você deve procurar em um programa de desenvolvimento de liderança e como definir metas de desenvolvimento de liderança? Comece com estas cinco dicas:

  1. Pense de maneira inovadora

    Atreva-se a ser diferente quando se trata do formato do treinamento da equipe de liderança. Isso é particularmente importante se você estiver trabalhando com líderes das gerações Y e Z ou líderes do futuro.

  2. Aloque tempo e orçamento adequados para reflexão

    As estatísticas mostram que as pessoas esquecem até 70% do conteúdo dos treinamentos após apenas um dia.3 Portanto, leve em consideração o tempo para permitir a consolidação e incorporação de novas habilidades.

  3. Um aprendizado para ser duradouro deve ser radicalmente relevante

    Você deve adaptá-lo aos cenários e desafios específicos que os seus líderes podem enfrentar no negócio e no seu setor no momento.

  4. Não siga uma formula única

    Planos de desenvolvimento de liderança sob medida podem ajudar a neutralizar o risco de os líderes deixarem a organização após o treinamento.4

  5. Mensure o impacto

    Planeje com antecedência como você mensurará o sucesso. Não apenas marque como concluído no final do treinamento. Isso ajudará a garantir que você permaneça alinhado às metas de negócios e tenha algo para provar o ROI.

Tópicos relacionados

Aprenda a liderar uma empresa conectada.

Baixar agora

E, por fim, lembre-se de que uma grande organização nutre todos os seus funcionários, não apenas os líderes seniores.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

1 Diretor de Aprendizagem "Siga os gastos da liderança", 2018.
2 "25 insights de pesquisa para alimentar a sua estratégia de pessoas" DDI World, 2018.
3 "Dez estatísticas sobre retenção de aprendizado que você vai querer esquecer" getbridge.com, 2017.
4 "É a organização que está errada": explorando o desengajamento das organizações por meio do desenvolvimento de liderança" Sage Journals, 2019.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Aprenda a liderar uma empresa conectada.

Baixar agora

Publicações recentes

Liderança | Leitura de 10 minutos

O que é liderança e por que ela é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Descubra o que torna alguém um líder e por que a liderança é importante.

Cultura | 10 minutos de leitura

Cultura: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 10 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão se tornaram mais importantes que nunca

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no ambiente de trabalho? Exploramos por que as grandes empresas se preocupam com essas questões importantes.