Melhores lições sobre liderança aprendidas com a vida

Entenda as habilidades transferíveis que a experiência de vida pode produzir em líderes e descubra como o ex-chefe de gangue Karl Lokko usou o que aprendeu para construir uma carreira bem-sucedida como ativista e empreendedor.

LIDERANçA | 5 MINUTOS DE LEITURA

Boa ou ruim, toda experiência de vida ensina algo, mesmo que você não perceba na hora.

Em última análise, as lições do cotidiano podem transformar você em um líder melhor. De modo consciente ou não, essas habilidades transferíveis e valiosas ajudam na maneira como você motiva e inspira suas equipes.

Descubra o que molda um ótimo chefe e como o ex-líder de gangue Karl Lokko aproveitou as lições sobre liderança aprendidas na rua para construir uma carreira de sucesso como ativista e empreendedor.

Assista ao vídeo

Líder de gangue que virou empreendedor, Karl Lokko reflete sobre suas experiências pregressas como liderança e o que aprendeu.

Liderança: uma habilidade natural ou desenvolvida?

Liderança: uma habilidade natural ou desenvolvida?

Não sabemos se as pessoas nascem líderes ou aprendem a liderar com o tempo. Existem inúmeras teorias, estudos e comentários sobre esse assunto, que é debatido há séculos.

Uma escola de pensamento, a "Teoria do Grande Homem", sugere que algumas pessoas têm qualidades de liderança naturais, como carisma, sabedoria, assertividade e coragem. São características que fazem essas pessoas se destacarem e as ajudam a se sobressair em posições de poder e autoridade.

Já outros acreditam que líderes desenvolvem habilidades ao longo do tempo com a prática, a experiência e uma mentalidade de crescimento positiva. Por exemplo, a "Teoria do Behaviorismo" apresenta a visão de que as habilidades de liderança são produto do ambiente e que qualquer pessoa pode se tornar líder com o treinamento e as instruções certas. E o filósofo grego Aristóteles uma vez disse: "Aquele que não pode ser um bom seguidor não pode ser um bom líder". O maior influenciador daquela época acreditava que, para ser líder, você primeiro precisa ser um seguidor. Só assim é possível entender de verdade as necessidades da sua equipe.

Mas, então, qual é a resposta? Habilidade natural ou desenvolvida? Digamos que é um pouco de cada. Estudos científicos mostram que a liderança é 30% genética e 70% aprendida. Uma pessoa pode nascer com qualidades naturais de liderança, mas também pode desenvolver novas habilidades e crescer com experiências ao longo do tempo.

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Dez lições principais sobre liderança baseadas em experiência

Dez lições principais sobre liderança baseadas em experiência

Assim como as crianças aprendem com brincadeiras, a maioria dos adultos ainda aprende pela prática. O modelo 70/20/10, uma estrutura popular para aprendizado e desenvolvimento, mostra como construímos nosso conhecimento e identifica que:

  • 70% do aprendizado acontece pela experiência no trabalho

  • 20% do aprendizado acontece no meio social, com colegas e amigos

  • 10% do aprendizado acontece por treinamento e educação formal

Portanto, veja aqui um resumo de como as habilidades vitais aprendidas na experiência cotidiana podem tornar você um líder melhor.

1. Resiliência

Resiliência é aprendida desde cedo. Talvez você já tenha sentido a decepção de não ser escolhido para o time da escola ou ansiedade porque a saúde de um avô piorou. Talvez tenha tido um passado difícil. Encontrar um jeito de lidar com contratempos desenvolve seu caráter. É uma das lições sobre liderança mais importantes para se aprender.

Liderar não é fácil e, às vezes, é necessário tomar decisões difíceis ou até mesmo mudar completamente de caminho, como Karl. No entanto, entender como manter a positividade em face da adversidade ajuda você a sempre seguir em frente.

2. Saia da zona de conforto

Os momentos da vida em que você enfrentou medos e explorou o desconhecido são as mais valiosas lições sobre liderança. Nessas situações, é possível aprender muito sobre você e suas motivações. Embora ninguém queira passar toda a carreira em um estado de inquietação, vale a pena sair da zona de conforto de vez em quando para desenvolver a liderança.

3. Flexibilidade

Quando algo não funciona, líderes precisam ter confiança suficiente para mudar de direção. E devem ter as habilidades motivacionais para que a equipe siga o mesmo caminho. Por exemplo, dar abertura para as pessoas e dizer o motivo para as mudanças.

Assista ao vídeo

Karl Lokko fala sobre como percebeu que precisava mudar de caminho, o que ele fez para se transformar e por que você deve "ambicionar para além dos horizontes".

4. Networking

O networking começa bem antes do imaginado. Você participa de clubes, times de esportes e faz trabalhos paralelos com pessoas de diferentes origens.

Quanto mais cedo aprende a interagir com pessoas diferentes, maior será seu círculo de networking. Isso pode produzir insights inovadores quando você precisa ter novas ideias. Como Karl diz, "Toda habilidade que você tem deve ser usada para criar uma rede de contatos. Sem pessoas, ideias não são colocadas em prática".

5. Delegação

Karl aprendeu como líder de gangue que era brilhante em algumas coisas, mas não tão bom em outras. Ele descobriu que, ao compartilhar a responsabilidade, todos cresciam e construíam uma relação de confiança.

Ser um bom líder não é fazer tudo por conta própria e ficar com todos os louros. Às vezes, também é ficar no banco de trás para outros assumirem a direção. Bons líderes reconhecem seus pontos fortes e não hesitam em transferir a responsabilidade para outras pessoas.

Assista ao vídeo

Como ser essencial para sua organização, por que é necessário dar aos "antigos alunos ocultos" uma chance e por que líderes precisam sair da zona de conforto.

6. Resolução de conflitos

Com a idade, você aprende as melhores maneiras de lidar com conflitos. Seja por meio de discordâncias com familiares ou mantendo a tranquilidade em situações instáveis. Os melhores líderes identificam possíveis divergências logo no início e aliviam a tensão antes que a situação saia do controle. Essa é uma habilidade útil quando os custos por conflitos no local de trabalho para empregadores no Reino Unido chegam a 28,5 bilhões de libras esterlinas por ano.

7. Aprenda com os erros

Todo mundo erra. Mas, admita: você aprende muito mais quando algo dá errado do que em situações tranquilas.

Todo líder de sucesso tem uma história para contar sobre uma falha épica do passado. Mas o diferencial é a mentalidade de sempre continuar e acertar na próxima vez.

8. Capacidade de refletir

A reflexão é crucial para o processo de aprendizado. Não é fácil analisar com honestidade seus pontos fortes, fracos e áreas que precisam melhorar. Mas é assim que você cresce como líder e se prepara para futuros desafios.

9. Várias tarefas e definição de prioridades

Você cuida das crianças e outros familiares, além de garantir que as contas sejam pagas dentro do prazo. Esse "malabarismo" na vida cotidiana pode ser bom no ambiente de trabalho. Grandes líderes são bem organizados e têm um instinto de dividir tarefas em ordem de importância.

10. Um líder inspirador

Pessoas inspiradoras na sua vida (pais ou um professor que acreditou em você) podem ter um impacto duradouro em como você trata os outros. Também é possível aprender lições com grandes líderes que você admira. Usá-los como motivação pode transformar você em um líder inspirador.

John Quincy Adams, ex-presidente dos EUA, disse uma vez: "Se suas ações inspiram outras pessoas a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e ser mais, você é um líder".

Você também pode se interessar por:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Aprenda a liderar uma empresa conectada.

Baixar agora
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Liderança | SÉRIE DE VÍDEOS

O que os líderes aprendem com a vida: parte 1

Na primeira parte desta série de filmes, o empreendedor Karl Lokko fala sobre como lições da vida pregressa em uma gangue de rua no sul de Londres o formaram como pessoa e líder.

Liderança | SÉRIE DE VÍDEOS

O que os líderes aprendem com a vida: parte 2

Karl Lokko fala sobre como percebeu que precisava mudar de caminho, o que ele fez para se transformar e por que você deve "ambicionar para além dos horizontes".

Liderança | SÉRIE DE VÍDEOS

O que os líderes aprendem com a vida: parte 3

Karl faz um resumo das lições que aprendeu na jornada como líder de uma gangue de rua até se transformar em um empreendedor de destaque.