As nove qualidades essenciais de liderança de que a sua organização precisa

Quais são as qualidades de liderança que a sua empresa deve buscar? Descubra a lista essencial.

LIDERANçA | 7 MINUTOS DE LEITURA
Definindo qualidades de liderança

Definindo qualidades de liderança

Bons líderes são essenciais para qualquer empresa, não apenas para o crescimento e a lucratividade, mas também para o moral e o engajamento da equipe. Quando 35% das pessoas acham que o chefe é a parte mais estressante do dia,1 talvez seja hora de encontrar maneiras de melhorar.

Mas afinal, o que faz um bom líder? As boas qualidades de liderança são inatas ou as pessoas podem aprendê-las? E como você pode evitar a contratação de líderes com más qualidades de liderança? Vamos ver como funciona.

O que são qualidades de liderança?

O que são qualidades de liderança?

Quando se trata de liderança, existe certa sobreposição entre qualidades e habilidades. A forma como alguém é como pessoa (carismática ou resiliente, por exemplo) tende a ser inata, embora as pessoas possam aprimorar essas qualidades ao longo do tempo. No entanto, a forma como alguém lidera e as suas qualidades de liderança (ser um bom ouvinte, por exemplo) são coisas que você pode ensinar. Grandes líderes de verdade têm uma combinação dos dois e estão sempre dispostos a melhorar onde podem.

Leia mais sobre habilidades de liderança.

Boas qualidades de liderança

Boas qualidades de liderança

Na sociedade em geral, e nos negócios em particular, a percepção do que constitui um conjunto de boas qualidades de liderança pode mudar. No passado, os líderes de sucesso eram motivados e dogmáticos. Agora, eles precisam ser mais empáticos, inclusivos e autoconscientes. No entanto, ter uma mentalidade estratégica e visionária são qualidades de liderança que nunca sairão de moda.

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

As nove principais qualidades de liderança:

  1. Autoconsciência

    O autoconhecimento é essencial para que os líderes entendam qual é a percepção das pessoas sobre eles dentro e fora de uma organização. Os líderes também precisam saber onde os seus conhecimentos e as suas habilidades podem estar falhando e onde precisam melhorar

    Como líder, você conhece os seus pontos fortes e em quais áreas precisa se aprimorar? Sabe quais métodos de comunicação funcionam melhor para você? Adquira o hábito de pedir feedback 360 e participe de um programa de orientação para líderes como parte do desenvolvimento do seu aprendizado. Também vale a pena considerar fazer um teste psicométrico ou de personalidade.

  2. Empatia

    A importância da liderança empática está cada vez mais evidente. Agora, em um mundo pós-pandêmico, ela se tornou essencial. Nossa pesquisa revelou que 58% dos funcionários do Reino Unido consideram deixar o emprego caso os líderes da empresa não demonstrem empatia com as necessidades da equipe. Isso está fortemente ligado ao bem-estar dos funcionários e à saúde mental no trabalho. Descobrimos que 91% dos funcionários pensam que os líderes devem ser francos sobre a saúde mental deles.2

    O desafio é que as organizações tendem a treinar líderes para serem fortes e infalíveis. Há uma sensação de que falar sobre sentimentos demonstra fraqueza. Mas o cenário atual exige que os líderes falem sobre sentimentos e demonstrem compaixão. E, claro, eles precisam fazer isso de forma regular e consistente, mesmo quando não há uma lógica de negócios para fazê-lo. Outras habilidades essenciais para um líder empático são ser um bom ouvinte e adaptar o seu estilo de comunicação às necessidades de cada grupo ou pessoa.

  3. Transparência

    Assim como a empatia, a transparência é uma qualidade de liderança que está crescendo em importância. Isso significa, basicamente, ser honesto com as pessoas e manter a sua palavra. Para um líder, a transparência é essencial para gerar confiança com os funcionários e fortalecer relacionamentos. Nossa pesquisa mostra que 62% dos funcionários querem transparência em questões sociais como clima, diversidade e inclusão.3


    Isso pode significar que você precisa pressionar as partes interessadas para tornar visíveis para todos as estatísticas da empresa que importam para os funcionários.

  4. Pensamento estratégico

    Ser um grande pensador e comunicador visionário são qualidades essenciais que elevam um grande gerente a um grande líder. Os líderes estratégicos sentem-se à vontade para pensar de forma inovadora e criativa. Eles não microgerenciam, mas ficam felizes em deixar os detalhes mais sutis para outros membros importantes da equipe.

  5. Integridade

    A integridade é mais importante do que nunca, especialmente considerando uma força de trabalho composta pelas gerações Y e Z que exigem isso. Honestidade e responsabilidade são fundamentais para a confiança. Portanto, reconhecer e corrigir os erros são características essenciais para os líderes empresariais. E não se trata apenas de relacionamentos humanos. Vários estudos mostraram que empresas de alta confiança produzem melhores resultados financeiros.4

    Uma vez perdida, a confiança é difícil de recuperar. Porém, adicionar a noção de confiança às pesquisas de clima de engajamento de funcionários pode ajudar as empresas a responder em tempo real a qualquer queda.

  6. Decisão

    Um líder que pode tomar decisões importantes sem precisar consultar um comitê é um ativo valioso. O segredo é mostrar à sua equipe que, embora esteja feliz em correr riscos, você não é uma pessoa "arriscada", que se aventura aleatoriamente sem pesar as consequências.

    Essa qualidade de liderança foi posta à prova durante os primeiros dias da pandemia e continua verdadeira. Muitas empresas tiveram que mudar de postura, o que só poderia acontecer rapidamente com um líder decisivo no comando.

  7. Carisma

    Essa qualidade indescritível é fácil de detectar, mas difícil de definir. De Elon Musk a Jacinta Arden, alguns dos líderes mais famosos são memoravelmente carismáticos. Eles são articulados e persuasivos, e isso ressalta aqueles ao seu redor. Há muito debate sobre se é possível aprender a ser carismático, mas, certamente isso é algo que você não consegue fingir.

  8. Inclusão

    A inclusão é algo que está ganhando destaque à medida que as empresas buscam se tornar mais éticas. A HBR e outros falaram sobre as seis características da liderança inclusiva que permitem que os líderes adotem, e até mesmo aproveitem, as diferenças: conhecimento, curiosidade, coragem, inteligência cultural, compromisso e colaboração.

    Um bom ponto de partida é entender que todos os líderes têm preconceitos internos e que é preciso empenho para descobri-los e eliminá-los.

  9. Resiliência

    Os tempos recentes testaram a resiliência da liderança. Os líderes devem testar a sua resiliência regularmente com desafios menores, para que estejam prontos para futuras crises. Isso está relacionado à saúde mental e ao bem-estar. Os funcionários precisam ver os líderes cuidando de si mesmos e se manifestando se estiverem com dificuldades.

alttext

As nove principais qualidades de liderança em números

Más qualidades de liderança

Más qualidades de liderança

Existe algo considerado má qualidade de liderança? Certamente existem algumas qualidades a serem evitadas ao escolher líderes para uma empresa.

  • Comportamento antiético

    A ética é mais importante do que nunca nos negócios, e os líderes precisam demonstrar comportamento e atitudes éticas. Isso inclui ser um alguém que se posiciona, ou seja, agir quando você ouve ou observa comportamento antiético em outras pessoas, em vez de ignorá-lo.

  • Atitude fechada

    Ser uma pessoa curiosa e aberta são algumas das melhores qualidades de liderança. Portanto, pessoas fechadas às possibilidades podem não ser bem-sucedidas como líderes.

  • Arrogância

    Líderes arrogantes têm medo de pedir conselhos e admitir quando estão errados, ou quando há algo que eles não sabem. Eles também tendem a evitar dar o crédito devido, o que pode desmoralizar as pessoas. Líderes confiantes ficam felizes em contratar ótimas pessoas sem vê-las como uma ameaça.

  • Evitar conflitos

    Uma grande qualidade de liderança é ser capaz de identificar e lidar com qualquer conflito de forma rápida e justa antes que ele piore. Isso exige uma inteligência emocional inerente, mas as organizações podem ajudar a ensinar habilidades e dicas práticas.

  • Imprevisibilidade

    As pessoas não se sentem seguras quando um líder é imprevisível, o que significa que nem sempre dão o seu melhor desempenho e estão menos dispostas a correr riscos.

  • Falta de visão

    A capacidade de articular a visão da empresa e mostrá-la no seu comportamento é uma qualidade fundamental da liderança.

  • Egoísmo

    Um líder egoísta se coloca em primeiro lugar e os funcionários e a organização em segundo. Um grande líder é altruísta, uma qualidade que nem sempre vem naturalmente e leva muito tempo para se desenvolver.

Você pode aprender qualidades de liderança?

Você pode aprender qualidades de liderança?

Talvez você não consiga aprender todas as qualidades de liderança do zero, mas com certeza pode desenvolver as que já tem. E se isso não for possível, focar nas habilidades de liderança pode ajudar a compensar as áreas mais fracas. Outra dica importante dos especialistas em liderança é focar no desenvolvimento das pessoas ao seu redor para complementar as suas habilidades e tornar uma grande equipe ainda maior.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

1 "Worried Workers: Korn Ferry Survey Finds Professionals Are More Stressed Out at Work Today Than 5 Years Ago", Business Wire, 2018
2, 3 "Empathetic leadership study - Vitreous World" (encomendado pelo Workplace from Meta), abril de 2021
4 "The Neuroscience of Trust, Harvard Business Review, 2017
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que ela é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Exploramos o que faz surgir um líder e por que uma boa liderança é crítica para os negócios.

Liderança | 7 minutos de leitura

Liderança colaborativa: o que é e como isso pode unir as suas equipes.

Os líderes colaborativos acreditam em reunir equipes diversas para atingir metas organizacionais, resolver problemas, tomar decisões e compartilhar informações. Mas o que é realmente necessário para ser um líder mais colaborativo? Vamos analisar essas questões.

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: o que é e como causar um impacto positivo na sua organização.

Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma de trabalhar, a criação de uma cultura positiva no local de trabalho se tornou uma prioridade para as empresas no mundo todo. Confira como você também pode fazer isso.