Liderança ou gerência: qual é a diferença e por que isso é importante?

Quais são as qualidades e habilidades que diferenciam líderes e gerentes? E o que é mais importante para o sucesso comercial: ótimos gerentes ou ótimos líderes? Vamos analisar essas questões.

LIDERANçA | 6 MINUTOS DE LEITURA

Como a liderança é diferente da gestão?

É um equívoco comum pensar que liderança e gestão são a mesma coisa.1 Mesmo que as pessoas tenham o costume de usar o termo de forma intercambiável, gestão e liderança são atividades muito diferentes. E são necessárias habilidades diferentes para desempenhar cada uma delas bem.

A gestão nos negócios é uma ideia relativamente nova, nascida do surgimento de grandes organizações no último século. Gerentes e equipes de gestão são responsáveis por manter equipes individuais operando em negócios complexos ou multifacetados.

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Nesse modelo, o moderno gestor do local de trabalho planeja, organiza, mantém e regula. Ele é a pessoa que dirige a equipe para fazer o seu trabalho e atingir os objetivos da organização. E ele sabe o que precisa fazer porque tem responsabilidades atribuídas conforme o cargo.

O foco da liderança são os objetivos finais em vez de a maneira de se alcançar esses objetivos de forma prescrita e estruturada. Liderança, de acordo com o autor e professor John Paul Kotter, é definir o direcionamento por meio da visão. Um bom líder é alguém que motiva e inspira, reconhecendo o valor das pessoas e dando ânimo a elas, criando uma visão que desejam alcançar.

Em outras palavras, enquanto o trabalho de um gerente é funcional (alcançar resultados quantificáveis por meio de estrutura e processo), o líder é um visionário (motivando os seguidores ao alinhá-los com valores organizacionais comuns).

Habilidades de liderança versus habilidades de gestão

Habilidades de liderança versus habilidades de gestão

O que separa um líder de um gerente? Ambos são essenciais para o sucesso de uma empresa, mas é raro que alguém tenha naturalmente as duas qualidades.

Veja uma lista de qualidades essenciais que fazem um bom gerente e um bom líder:

Qualidades de um bom gerente

Resiliência

Confiabilidade

Decisão

Responsabilidade

Qualidades de um bom líder

Honestidade e integridade

Carisma

Empatia

Positividade

Essas qualidades são os blocos fundamentais de um gerente ou um líder. Um bom gerente é adepto da organização e sabe lidar com mudanças, enquanto um bom líder tende mais para a comunicação fácil e habilidades naturais com as pessoas.

Mas a boa notícia é que, mesmo que não tenha todas as qualidades naturais de um gerente ou de um líder, é possível aprender as habilidades necessárias que ajudarão você a ser melhor em qualquer função.

Vamos dar uma olhada em algumas das principais habilidades que criam um bom gerente versus um bom líder.

Quais são as habilidades dos bons gerentes?

Habilidades que fazem um bom gerente

Habilidades que fazem um bom gerente

  • Foco na meta

    Um bom gerente se concentra nas metas e dá às equipes a direção e o propósito para atingir os objetivos de maneira eficaz. Isso requer boas habilidades organizacionais, inclusive gerenciamento de cronogramas, detalhamento de estratégias em objetivos menores e trabalho consistente e progressivo em busca das metas maiores.

  • Direcionamento e delegação

    Como gerente, não é possível fazer tudo sozinho. Portanto, você será responsável por delegar o trabalho entre a sua equipe e garantir que ele seja realizado no prazo e no padrão corretos. Delegar e direcionar o trabalho são habilidades essenciais para ajudar a agilizar os processos e fazer com que certas equipes atinjam metas mais amplas com eficiência.

  • Gerenciamento do processo

    Gerentes eficazes reconhecem maneiras de melhorar os processos de negócios do início ao fim. Eles podem analisar, monitorar e otimizar continuamente para obter melhores formas de trabalhar. Um bom gerente aprenderá a aprimorar essa habilidade por meio da experiência, do pensamento crítico e dos erros cometidos

  • Habilidade de gerenciar pessoas

    Ter ótimas habilidades com pessoas não é algo apenas para líderes. Uma grande parte de ser um gerente é organizar e comunicar informações importantes para a equipe. Você também deve reconhecer quando as pessoas precisam de apoio extra e fornecer as ferramentas para trabalhar de forma eficaz.

Habilidades que fazem um bom líder

Habilidades que fazem um bom líder

  • Habilidade de criar uma visão

    A primeira marca de um bom líder é a capacidade de criar uma visão clara e estratégica do futuro e que as pessoas querem seguir. Isso pode vir de um pensamento inovador, mas será enraizado na forma de um conjunto claro de valores que tornam a visão acessível para a equipe em geral.

  • Habilidade de inspirar

    Ter uma grande visão estratégica não é suficiente. Um bom líder precisa da habilidade de encorajar as pessoas a aderirem a ela. Eles fazem isso mostrando claramente às pessoas como elas se encaixam no quadro geral.

  • Habilidades de comunicação

    Da conversa engajada à escuta ativa e linguagem corporal, a comunicação é uma das habilidades essenciais de um bom líder. Sem comunicação, é difícil para um líder inspirar seguidores e capacitá-los a ver todo o potencial da visão criativa.

  • Habilidade de desafiar

    Assumir riscos é uma parte essencial da liderança. E no ambiente acelerado e em constante mudança de hoje, a capacidade de desafiar a norma e encontrar maneiras novas e alternativas de abordar as tarefas é uma habilidade que todo bom líder precisa aproveitar.

O que é mais importante: líderes ou gerentes?

O que é mais importante: líderes ou gerentes?

A resposta mais rápida é: nenhum dos dois. Ambos são igualmente cruciais porque cada um se apoia mutuamente. Veja algumas das principais maneiras pelas quais gerentes e líderes trabalham juntos para impulsionar o sucesso da empresa.

Um líder inova, um gerente organiza

Um líder inova, um gerente organiza

Enquanto o papel do líder é apresentar novas ideias e formular uma visão mais ampla da empresa, o gerente é a pessoa que divide as grandes ideias em etapas proativas menores. O líder tem uma visão ampla, enquanto o gerente vincula tudo ao resultado final, levando em consideração todas as etapas, desde funcionários e fluxo de trabalho até lucratividade e metas.

Um gerente mantém, um líder desenvolve

Um gerente mantém, um líder desenvolve

O trabalho do gerente é manter um senso de estrutura. Eles garantem que as pessoas executem as operações diárias sem problemas e ajudam a evitar o caos. Um bom gerente poderia trabalhar sozinho e talvez a empresa continuaria funcionando sem problemas, mas não haveria necessariamente um crescimento. É aí que entra o líder, fornecendo o impulso para o desenvolvimento que o gerente pode implementar para levar a empresa adiante.

O gerente se concentra em sistemas e estrutura, o líder se concentra em pessoas

O gerente se concentra em sistemas e estrutura, o líder se concentra em pessoas

Quando se trata de colaboradores, o foco do gerente está nos sistemas e na estrutura das equipes internas. Cabe a ele garantir que os indivíduos trabalhem de forma produtiva e tenham o suporte necessário e as ferramentas adequadas.

Mas o líder precisa atingir os funcionários em um nível mais pessoal, incentivando-os a se esforçar mais e inspirando-os a desenvolver as suas habilidades à medida que trabalham em busca da visão da empresa.

Um gerente pode se tornar um bom líder?

Um gerente pode se tornar um líder?

Um gerente pode se tornar um líder?

Os melhores gerentes também são líderes. Mas os dois não são sinônimos. Ser gerente é cumprir um papel específico dentro de uma empresa e seguir um conjunto essencial de responsabilidades. Por outro lado, as pessoas podem desenvolver habilidades de liderança em qualquer estágio da carreira.

Você não precisa ter um cargo específico ou atingir um certo nível de experiência para ser considerado um líder. Mas se estiver em uma função de gestão, algumas habilidades (por exemplo, habilidades interpessoais) podem ajudar a colocar você no caminho da liderança.

Onde quer que alguém esteja em uma organização, o desenvolvimento de boas habilidades de liderança não acontece da noite para o dia. É um processo incremental e ao qual as pessoas que desejam subir na carreira devem se dedicar o mais cedo possível.

Leia o nosso blog sobre como desenvolver boas habilidades de liderança que ajudará você a identificar as principais características necessárias para alcançar o próximo nível de influência na sua carreira.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

1 "Leadership vs. Management – Success Lies in Knowing the Difference". Therese Fauerbach, chiefexecutive.net, 2014:

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Liderança |10 minutos de leitura

O que é liderança e por que ela é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Descubra o que torna alguém um líder e por que a liderança é importante.

Cultura | 10 minutos de leitura

Cultura: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 10 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão se tornaram mais importantes do que nunca

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no ambiente de trabalho? Exploramos por que as grandes empresas se preocupam com essas questões importantes.