Trabalhadores mais velhos: por que é importante mantê-los felizes

A Grande Demissão está sendo parcialmente impulsionada por trabalhadores mais velhos que optam pela aposentadoria antecipada. Como as organizações podem reter esses trabalhadores altamente experientes e qualificados e quais desafios uma força de trabalho em envelhecimento apresenta para as empresas?

CULTURA | 7 MINUTOS DE LEITURA
Older workers in the workplace
Envelhecimento da força de trabalho

Envelhecimento da força de trabalho

Já há algum tempo, comentaristas têm expressado preocupação com o chamado “tsunami prateado", o efeito que a chegada da geração Baby Boomer à idade de aposentadoria está tendo na força de trabalho. Embora não sejam a maior geração na força de trabalho global (eles ocupam o mesmo espaço que a Geração X e a Geração Y), os funcionários Baby Boomers levam consigo uma riqueza de experiência e conhecimento organizacional que são difíceis de substituir.

Mas, após a pandemia de Covid-19, as previsões de um tsunami prateado provaram ser subestimadas. Na verdade, alguns estão sugerindo que a Grande Demissão é, na verdade, a Grande Aposentadoria: funcionários adultos, incluindo alguns da Geração X que ainda não estão na idade tradicional de aposentadoria, estão deixando a força de trabalho em massa.

Saiba como os líderes globais de RH desenvolvem a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

De acordo com a Pew Research, no terceiro trimestre de 2020, 28,6 milhões de Baby Boomers dos EUA relataram que haviam se aposentado da força de trabalho. São 3,2 milhões a mais do que no mesmo período do ano anterior. E no Reino Unido, estima-se que haja menos 180.000 pessoas com mais de 50 anos na força de trabalho após a pandemia. Além disso, a maioria das pessoas entre 50 e 64 anos que estão desempregadas não estão procurando trabalho. Então, por que isso está acontecendo?

Talvez a resposta esteja na atitude em relação aos trabalhadores mais velhos. No ambiente de trabalho multigeracional de hoje, as organizações podem ver os trabalhadores mais velhos como um desafio. Gerentes mais jovens podem se sentir desconfortáveis em supervisionar pessoas mais velhas do que eles. Ou podem duvidar da habilidade das pessoas mais velhas em relação ao domínio da tecnologia.

Quando a Harvard Business Review realizou uma pesquisa para a Deloitte, mais de dois terços das empresas participantes afirmaram que a idade mais avançada era uma desvantagem competitiva. Embora seja verdade que os trabalhadores mais velhos possam ter estilos de comunicação diferentes dos colegas da Geração Y e da Geração Z, eles são um recurso altamente valioso para as empresas. Em uma época de grave escassez de funcionários e habilidades, não se pode deixar nenhum escapar.

Então, o que as empresas podem fazer para recrutar e reter trabalhadores mais velhos? O primeiro passo pode estar em entender por que as pessoas estão escolhendo sair.

Por que pessoas com mais de 50 anos estão saindo do mercado de trabalho?

Por que pessoas com mais de 50 anos estão saindo do mercado de trabalho?

A aposentadoria é o motivo mais comumente dado pelos britânicos com mais de 50 anos para deixar a força de trabalho. No entanto, se nos aprofundarmos nessa questão, veremos que ela não é tão simples. Os trabalhadores mais velhos também mencionaram estresse, saúde mental e falta de valorização nos empregos como motivos para sair do mercado de trabalho. Como disse um profissional acima de 50 anos: "Eu não tinha mais nenhuma satisfação no trabalho e me sentia fisicamente e mentalmente exausto com muitas manifestações físicas relacionadas ao estresse."

A discriminação etária no local de trabalho também é algo com que os trabalhadores mais velhos precisam lidar. Quando questionados pela Senior Living, trabalhadores com mais de 40 anos nos EUA afirmaram ser alvos de vários comportamentos discriminatórios, com predominância da discriminação etária, que pode ser desde piadas indesejadas até ser desconsiderado para promoção. Claro que funcionários mais jovens também podem ser discriminados em relação à idade. Apesar disso, o problema da discriminação etária costuma estar ausente de muitas estrategias de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão).

A solução desse problema está dentro do alcance das organizações. Embora as empresas tenham dificuldade de dissuadir pessoas que optam pela aposentadoria como estilo de vida, o bem-estar, a saúde mental e a inclusão no mercado de trabalho são áreas em que ações positivas podem ser realizadas para tornar o trabalho mais acolhedor, divertido e satisfatório para todos.

Vantagens de contratar e reter funcionários mais velhos

Vantagens de contratar e reter funcionários mais velhos

Embora muito seja feito para atrair e reter os trabalhadores da Geração Y e, mais recentemente, da Geração Z, relativamente pouca atenção é dada aos funcionários mais velhos – o que eles querem, do que precisam e o que os manterá na empresa. Talvez seja porque as organizações não percebem o quanto esses trabalhadores podem contribuir. Então, aqui estão apenas algumas das coisas que os trabalhadores mais velhos têm a oferecer:

  • Lealdade

    Enquanto trabalhadores da Geração Z passam em média dois anos e três meses no emprego, pessoas da Geração X permanecem por uma média de cinco anos e dois meses. Já os Baby Boomers se mantêm nos cargos em média oito anos e três meses. Com o custo médio estimado para recrutar um funcionário em US$ 4 mil, reter funcionários mais velhos e leais pode representar uma economia significativa.

  • Perspectivas diversas

    Diferentes gerações podem pensar de forma diferente – mas isso não é um problema, é uma vantagem. Equipes multigeracionais podem trocar ideias entre si, levando a mais produtividade e inovação empolgante.

  • Capacidade de se conectar com clientes mais velhos

    Conforme as pessoas vivem mais tempo, a população envelhece como um todo. Por isso, faz sentido que muitos clientes e usuários de serviços também sejam mais velhos. Ter funcionários mais velhos ajuda as organizações a obter insights em primeira mão sobre esse mercado e como atender às necessidades dele da melhor forma.

  • Habilidades e experiência

    Os trabalhadores mais velhos podem trazer habilidades para a vida, bem como o conhecimento profundo e prático que só a experiência pode trazer.

  • Produtividade

    Ao contrário do que algumas pessoas possam acreditar, não é necessariamente verdade que trabalhadores mais velhos ficam mais dias de licença por motivos de saúde em relação aos colegas mais jovens. Na verdade, um estudo descobriu que trabalhadores mais jovens tendem a se ausentar duas vezes mais devido a doenças do que trabalhadores com mais de 50 anos.

  • Rede de contatos consolidada

    Trabalhadores maduros que estão em seu setor há muito tempo tiveram a chance de acumular uma ampla rede de contatos, o que pode ser valioso para toda a organização.

Como gerenciar funcionários mais velhos

Como gerenciar funcionários mais velhos

O gerenciamento de funcionários mais velhos vem com seu próprio conjunto exclusivo de benefícios e desafios. Aqui estão algumas dicas para tirar o máximo proveito dos trabalhadores mais velhos.

Seja flexível

A pandemia deu a muitos trabalhadores que atuam em escritórios mais opções de quando e onde trabalhar. Nenhuma geração quer deixar de aproveitar isso. Porém, a flexibilidade talvez seja mais importante para trabalhadores mais velhos, que podem ter outras responsabilidades como cuidadores da família. Quando o Departamento Nacional de Estatística do Reino Unido entrevistou trabalhadores mais velhos, descobriu que aqueles em busca de empregos remunerados prefeririam obter uma vaga de meio período. Eles também afirmaram que a flexibilidade no trabalho era o aspecto mais importante para eles ao buscar um novo emprego.

Invista em assistência médica e bem-estar

É fato que, à medida que as pessoas envelhecem, elas ficam mais propensas a doenças crônicas – dores nas costas, por exemplo – mesmo que isso não as impeça de fazer seu trabalho. Por isso, para manter todos os funcionários saudáveis, felizes e produtivos, também é importante investir em assistência médica e bem-estar físico e mental no trabalho.

Evite estereótipos

Como muitos outros grupos, os trabalhadores mais velhos podem ser vítimas de preconceito – consciente e inconsciente. Portanto, é importante conhecer as pessoas em vez de fazer suposições sobre elas.

Em um experimento amplamente divulgado, dois currículos quase idênticos foram enviados, um supostamente de um jovem de 28 anos e outro de um homem de 50 anos. A pessoa mais velha teve 3,6 vezes menos chances de ser chamada para uma entrevista. Mas a discriminação nem sempre é tão flagrante – até mesmo usar frases como 'animado' ou 'enérgico' em um anúncio de emprego pode afastar candidatos mais velhos que podem ter exatamente as habilidades certas para preencher o cargo.

Comunique-se de maneira eficiente

Todos os trabalhadores tiveram que se acostumar com a comunicação virtual durante a pandemia. No entanto, pode-se pensar que a revolução no local de trabalho prometida pelo metaverso está fora do alcance de trabalhadores mais velhos. O fato é que muitos trabalhadores mais velhos gostam tanto de tecnologia quanto os colegas mais jovens.

Ao mesmo tempo, talvez seja necessário considerar uma margem de diferença. Ter diferentes opções para se comunicar e colaborar (por exemplo, fazer login em um ambiente virtual por meio de ligação em vez de usar o headset de VR) pode beneficiar não apenas trabalhadores mais velhos, mas também pessoas que têm diferentes estilos de comunicação.

Aproveite ao máximo a experiência

Um dos maiores problemas com um grande número de idosos deixando a força de trabalho é que seu conhecimento os acompanha. É por isso que é vital dar aos funcionários mais experientes a chance de transmitir suas habilidades, seja por meio de coaching e treinamento formal, ou arranjos de mentoring mais informais. Além de garantir que habilidades valiosas sejam transmitidas, o mentoring e o coaching podem aumentar a satisfação no trabalho de todos os envolvidos.

Ofereça treinamento

Todos precisam da oportunidade de aprender e evoluir. Certifique-se de que os funcionários mais velhos tenham o treinamento de que precisam, tanto para levar suas carreiras para onde desejam quanto para se manterem atualizados com os avanços tecnológicos.

Mostre às pessoas que elas são valorizadas

Mostrar apreço pelo conhecimento e pela experiência será útil para os gerentes, especialmente se eles estiverem preocupados em ser mais jovens do que as pessoas que estão gerenciando. Todos querem ser apreciados, reconhecidos por suas habilidades e encorajados a usar seus pontos fortes.

Continue lendo

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

Em um mundo de trabalho híbrido e remoto, a cultura do local de trabalho é ainda mais importante. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.