Perguntas pesquisa de satisfação de funcionários: o que perguntar e por quê

Num momento pós pandemia global, as organizações estão sentindo a pressão para criar uma Experiência do Empregado (EX, do inglês Employee Experience) de excelência. Mas como você pode criar uma experiência de funcionário excepcional se não pode medi-la? Aprenda a usar pesquisas de satisfação de funcionários para fazer a diferença.

ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS | 8 MINUTOS DE LEITURA
employee satisfaction survey - Workplace from Meta

A COVID-19 forçou as organizações a encontrar soluções de trabalho remoto. Outros foram forçados a dispensar funcionários, reduzir as horas de trabalho e coisas piores. A pandemia colocou uma pressão enorme sobre as pessoas e está exercendo uma pressão significativa sobre as organizações para garantir que esses funcionários sejam apoiados e habilitados a fazer seus trabalhos.

Em outras palavras, ela colocou a Experiência do Empregado (EX) no topo da agenda.

À medida que o retorno cauteloso ao trabalho continua em algumas partes do mundo, as organizações se veem com um dever de cuidado. Uma das melhores maneiras de responder é melhorar as experiências cotidianas das pessoas no trabalho - seja a tecnologia que usam, o ambiente em que estão ou a maneira como colaboram.

Focar em EX significa passar de um mundo de complexidade (processo em primeiro lugar) para um mundo de simplicidade (pessoas em primeiro lugar). Somente assim as organizações atingirão a inovação, a criatividade e a produtividade que somente pessoas podem oferecer.

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários e EX

Mas como você vai mudar o EX se você não pode medi-lo? As pesquisas de satisfação dos funcionários são uma ferramenta que você pode usar para entender o que os empregados estão sentindo, pensando e experimentando. Elas fornecem os dados e insights necessários para efetuar mudanças significativas.

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários e EX

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários e EX

Mas como você vai mudar o EX se não pode medi-lo? As pesquisas de satisfação dos funcionários são uma ferramenta que você pode usar para entender o que os funcionários estão sentindo, pensando e experimentando. Eles fornecem os dados e insights necessários para efetuar mudanças significativas.

Aqui está como você os acerta.

O que é a satisfação do funcionário?

O que é a satisfação do funcionário?

Inicialmente, a satisfação do funcionário é uma ideia simples - um termo que os departamentos de RH usam para descrever o quão feliz alguém está em seu trabalho. Mas há muitas coisas que podem afetar o grau de contentamento das pessoas. Eles gostam de seu trabalho? Como são suas relações com os colegas? Como eles veem sua trajetória profissional? Esses fatores podem fazer a diferença entre um funcionário satisfeito e um descontente.

As pesquisas de satisfação dos funcionários analisam todas essas coisas e muito mais para ajudar a entender melhor os sentimentos individuais dos funcionários e a saúde geral de uma organização. A regra geral é: quanto mais felizes as pessoas estiverem em uma empresa, melhor ela será administrada.

Engajamento e satisfação dos funcionários

Engajamento e satisfação dos funcionários

As pessoas costumam usar essas duas frases de forma intercambiável, mas são ideias separadas. Enquanto a satisfação diz respeito ao contentamento, o engajamento dos funcionários tem a ver com a imagem maior de como as pessoas se relacionam com seu emprego e local de trabalho.

A Engage for Success, com sede no Reino Unido, define engajamento como “uma abordagem no local de trabalho que resulta nas condições certas para todos os membros de uma organização darem o melhor de si a cada dia”. O grupo identifica "Os quatro facilitadores" do engajamento como uma narrativa estratégica vital, envolvendo gerentes, integridade organizacional e uma sensação de que a voz do funcionário é valorizada.

Uma das maneiras mais fáceis de entender a diferença entre engajamento e satisfação é observar os resultados. A satisfação pode ser necessária para a retenção de talentos, mas não tem nenhuma outra correlação com o desempenho. O engajamento, por outro lado, está diretamente ligado à produção e à produtividade.

As empresas que não abordam ambos podem acabar com um dos dois resultados. Uma equipe que está satisfeita com seu trabalho pode ser complacente com isso, fazendo o mínimo para se manter empregada. Por outro lado, uma equipe engajada, mas infeliz, pode ter um bom desempenho enquanto procura oportunidades em outros lugares.

Embora o engajamento possa influenciar a satisfação geral, também é verdade que avaliar a satisfação pode ajudar a medir o engajamento. As ideias estão intrinsecamente relacionadas.

Pesquisas de satisfação interna

Pesquisas de satisfação interna

As pesquisas são uma ferramenta comum para medir a satisfação no trabalho. Um questionário bem escrito ajudará uma empresa a medir a felicidade da equipe e as razões por trás dos sentimentos das pessoas. Em vez de ser um meio de deixar os funcionários "desabafarem", você deve elaborar pesquisas para obter uma melhor compreensão de seus pontos fortes e fracos organizacionais. Então, cabe a você considerar esses aprendizados e iniciar a mudança.

Pesquisas de pulso

Como o nome sugere, as pesquisas de pulso ajudam você a ouvir o coração do seu negócio. As empresas os enviam com frequência para ajudar a capturar opiniões e insights em constante mudança - algumas empresas pedem que seus funcionários preencham os questionários rápidos toda semana. Esse processo rápido pode complementar as pesquisas anuais em vez de substituí-las.

As pesquisas de pulso são rápidas de fazer – às vezes elas têm apenas 3 ou 4 perguntas – o que significa que mais pessoas provavelmente as completarão. Pedir feedback com frequência também é um sinal de que a empresa se preocupa com o que seus funcionários pensam. Também aumenta a cultura da empresa e a experiência geral do funcionário: a empresa de software de RH Breath descobriu que as culturas tóxicas custam à economia do Reino Unido £ 15,7 bilhões por ano.

Perguntas típicas de pesquisa de pulso

Em vez de usar perguntas que exigem uma resposta 'sim' ou 'não', as pesquisas de pulso geralmente pedem que as pessoas respondam em uma escala, por exemplo: discordo totalmente; discordo; não concordo nem discordo; concordo; concordo fortemente.

O que você pede às pessoas para avaliar dependerá do que você deseja descobrir. Você pode incluir coisas como: estou feliz no meu trabalho; Tenho um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal; Eu posso ver um plano de carreira claro para mim; Sou capaz de atingir meus objetivos no trabalho.

Avaliação 360 graus

Avaliações 360 graus - às vezes chamadas de feedback de círculo completo ou revisão por pares - permitem que os funcionários coletem feedback acerca de seu trabalho de pessoas que não sejam gerentes. Colegas e, em alguns casos, clientes, dão feedback anônimo sobre o desempenho da pessoa. O funcionário então completa o feedback recíproco sobre seus colegas. Em um tempo determinado, todos recebem seu feedback para completar o círculo completo.

A ideia da avaliação 360 graus é que todos se sintam confortáveis o suficiente para compartilhar opiniões que poderiam guardar pra si mesmos por causa da confidencialidade. As pessoas obtêm uma visão honesta de como estão indo e os gerentes recebem informações valiosas sobre os pontos fortes e fracos dos membros de sua equipe.

Mas as avaliações 360 vêm com algumas advertências. Como Mary Vinson aponta em “Os prós e contras do feedback de 360 graus”, as pessoas podem fazer comentários ofensivos, pode haver opiniões conflitantes e também há o problema de as pessoas apenas pedirem a seus amigos para avaliá-las. Portanto, esses processos devem ser gerenciados adequadamente. Pense em como você pode formular perguntas para que as pessoas não as usem para acertar contas.

Perguntas típicas da avaliação 360 graus

Esse tipo de pesquisa pode fazer várias perguntas, mas por que não mantê-la curto e construtiva com 'O que a pessoa está fazendo bem' e 'O que ela poderia melhorar?'

Pesquisas do funcionário com Net Promoter Score (eNPS)

As empresas costumam usar o Net Promoter Score para medir a satisfação do cliente. O Net Promoter Score do funcionário, ou eNPS, faz o mesmo, mas dentro de uma força de trabalho.

Os resultados dependem de respostas a uma pergunta fundamental: 'Em uma escala de zero a dez, qual é a probabilidade de você recomendar nossa organização como um lugar para trabalhar?' Os empregadores então dividem as pontuações em três categorias:

  • 0-6 Detratores – funcionários que estão insatisfeitos com seu trabalho e não recomendam o negócio de seu empregador
  • 7-8 Passivos – funcionários geralmente felizes que não estão totalmente comprometidos com uma organização
  • 9-10 Promotores – os funcionários mais satisfeitos e positivos

Os empregadores então retiram o número de detratores dos promotores, antes de dividir a resposta pelo número total de respostas. Essa soma é multiplicada por 100 para obter o eNPS. As pontuações variam entre -100 a 100, e qualquer coisa acima de 0 é geralmente considerada aceitável. Uma pontuação entre 10 e 30 é percebida como boa, enquanto qualquer coisa acima de 50 é excelente.

Pesquisas anuais

As perguntas da pesquisa anual de satisfação dos funcionários tendem a ser mais detalhadas do que as usadas em outros processos. Essas pesquisas são projetadas para construir uma imagem abrangente da cultura de uma organização, e você deve tentar enviá-las para o maior número possível de pessoas para obter o máximo efeito.

Perguntas típicas da pesquisa anual

Aqui você tem muita liberdade. Peça às pessoas para dar pontuações e feedback sobre questões que abrangem desde trabalho em equipe até opiniões sobre a liderança da empresa ou o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Não há um número definido de perguntas para uma pesquisa anual, mas não inclua mais de 40 ou pode cansar. Esta é uma oportunidade de obter insights mais profundos do que você obteria em pesquisas de pulso ou 360s, portanto, tenha perguntas abertas e fechadas para incentivar respostas mais aprofundadas.

Dicas para boas perguntas na pesquisa de satisfação do funcionário

Dicas para boas perguntas na pesquisa de satisfação do funcionário

Seja qual for o tipo de pesquisa de satisfação dos funcionários que você está fazendo, existem alguns fatores diretamente ligados à obtenção de respostas significativas e mudanças positivas em sua organização.

Certifique-se de que sua pesquisa é confidencial

Para que uma pesquisa produza as respostas mais perspicazes e honestas, a confidencialidade é fundamental. Uma organização que leva a sério o processo de feedback irá tranquilizar as pessoas de que podem responder com total confiança. Afinal, se um funcionário não puder ser honesto ao compartilhar sua opinião, é altamente improvável que fique satisfeito com seu trabalho.

Mantenha a linguagem simples

Uma linguagem desnecessariamente complexa pode atrapalhar a qualidade das respostas da pesquisa. Perguntas claras e simples ajudarão as pessoas a dar feedback honesto com confiança. Observe seu texto e mantenha-o consistente em todas as pesquisas para sempre identificar quais aspectos da satisfação você está medindo.

Defina prazos

As pessoas precisam de um cronograma para quando precisam concluir uma pesquisa. Dê muito tempo, e eles vão esquecer. Com muito pouco tempo eles se sentirão perturbados e se apressarão, o que pode distorcer seus resultados. Você pode fazer experimentos com prazos, mas geralmente uma semana funciona bem.

Analise os resultados

Não adianta se esforçar na criação, distribuição e preenchimento de pesquisas de satisfação sem analisar os resultados. Planeje tudo para que a análise seja feita - e dentro de um período de tempo razoável. Não se apoie em dados que podem ficar obsoletos em breve. Os resultados devem ser examinados o mais rápido possível para consultar novas políticas e processos de Experiência do Funcionário.

Comunique mudanças

As pessoas podem ficar frustradas se compartilharem feedback por meio de pesquisas de satisfação e sentirem que a empresa as ignorou. Portanto, se as respostas da pesquisa provocaram mudanças fundamentais ou apenas pequenos ajustes nos processos diários, comunique suas ações e atualizações o mais rápido possível.

Quais são as melhores perguntas da pesquisa de satisfação interna?

Quais são as melhores perguntas da pesquisa de satisfação interna?

Embora as pesquisas de satisfação no trabalho tenham diferentes formas e tamanhos, existem várias perguntas importantes que devem ser apresentadas em todos os aspectos.

Exemplos de pesquisa de satisfação de funcionários

Você acha seu trabalho significativo?

Em uma pesquisa da >Workhuman, a razão número um para as pessoas permanecerem em suas empresas foi “meu trabalho – eu acho o trabalho significativo”. Trinta e dois por cento dos entrevistados escolheram isso como motivação para permanecerem leais ao empregador. Colegas de equipe, salário e cultura da empresa foram todos classificados abaixo.

Você gosta da cultura da nossa empresa?

E por quê? Este é um indicador chave para empresas com foco em melhorar EX. A Society for Human Resource Management (SHRM) descobriu que um em cada cinco americanos deixou um emprego nos últimos cinco anos devido à má cultura da empresa, custando às organizações 3 bilhões de dólares. Faça a pergunta e aprofunde-se para entender os detalhes por trás das respostas.

Em uma escala de 1 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?

A pergunta de ouro do eNPS é frequentemente considerada o teste decisivo para a satisfação dos funcionários. Muitas organizações oferecem incentivos aos funcionários quando recomendam candidatos bem-sucedidos, e com razão. O processo eficiente, em termos de tempo, coloca as pessoas que melhor conhecem um negócio - a força de trabalho - no centro do processo de recrutamento. É do interesse dos funcionários atuais indicar os melhores talentos, e é um ganho para todos do ponto de vista da gestão e da equipe.

Se você fosse deixar seu emprego amanhã, qual seria o seu motivo?

Essa pergunta abre as portas para alguns dos insights mais reveladores e inesperados sobre a saúde de um negócio. Lembre-se de que as melhores perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários devem gerar respostas honestas que levem a mudanças impactantes.

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

Saiba mais sobre engajamento de equipe

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts Recentes

Engajamento de Equipe | 8 minutos de leitura

Engajamento de Equipe: o que é e por que é tão vital para sua organização

Conheça os principais impulsionadores do engajamento de equipe e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Centro de recursos de experiência do funcionário no local de trabalho

Faça com que a experiência do funcionário seja sua prioridade de volta ao trabalho. Leia artigos e guias, baixe manuais, assista a webinars e saiba como o Workplace oferece suporte à criatividade em nosso novo centro de conteúdo e recursos.

Engajamento de Equipe | 8 minutos de leitura

Iniciativas de Engajamento de Equipe

Desde a contratação efetiva até as pesquisas de clima, há uma grande quantidade de iniciativas de engajamento da equipe que você pode utilizar - tanto para equipes presenciais quanto remotas.