Como a Puig está usando o Workplace para resolver problemas e aproximar as pessoas
Líderes do Workplace: Marc Puig, presidente e CEO da Puig
Nós nos reunimos com líderes empresariais que estão ajudando a determinar o futuro do trabalho. Pedimos que falassem sobre o lançamento do Workplace em suas respectivas empresas. Compartilhamos exemplos de como a plataforma está ajudando esses líderes a encontrar novas formas de trabalhar. Além disso, obtivemos insights da vida real sobre a experiência com o Workplace.
Este mês, conversamos com Marc Puig, presidente e CEO da Puig, uma empresa familiar de 3ª geração no setor de moda e fragrâncias com sede em Barcelona. O ponto forte da Puig é a capacidade de construir marcas, moldar a imagem delas por meio da moda e converter essa mesma imagem no mundo da fragrância por meio de narrativa e excelência do produto.
O forte desempenho da empresa resultou em um crescimento expressivo e em receitas de €1.790 milhões em 2016. Os produtos da Puig são vendidos em mais de 150 países.
Por que a Puig escolheu o Workplace?
O Workplace fornece ferramentas simples e familiares que ajudam as pessoas a trabalharem em conjunto de maneiras novas e mais abertas. Foi o potencial para permitir que as equipes se comunicassem com mais eficiência que levou o Sr. Puig e sua equipe a escolher o Workplace.
Também era muito importante que a Puig encontrasse uma plataforma que permitisse mais que apenas transmitir mensagens de "cima para baixo". A equipe estava procurando ferramentas para incentivar a comunicação bidirecional e uma melhor colaboração para que todos pudessem conquistar mais juntos. O Workplace foi uma ótima escolha. Como disse o Sr. Puig:
“O Workplace oferece um novo espaço que permite se comunicar, colaborar e compartilhar melhor, no qual todos podemos interagir, participar e discutir de maneira mais aberta e ágil. ”
Como foi o lançamento da Puig?
O lançamento foi um grande sucesso. Implementar o Workplace em toda a organização ficou ainda mais fácil devido à familiaridade e simplicidade das ferramentas do Workplace. “Estamos muito satisfeitos com o nível de engajamento. Muitos dos nossos funcionários são nativos digitais e já estão familiarizados com esse tipo de rede social."
A Puig também agiu com rapidez para encontrar formas inovadoras de colocar o Workplace no centro dos negócios. Os resultados foram impressionantes. Duas semanas após o lançamento oficial, o concurso #helloworkplace foi iniciado. Foi um desafio envolvente para a equipe apresentar e anunciar as equipes para o restante da organização. Funcionou. O Sr. Puig acredita que esse tipo de abordagem, “ajudou a fomentar amplamente o uso da plataforma e deixou as pessoas mais próximas.”
Como isso mudou a maneira como a Puig trabalha?
O exemplo da Puig é uma ótima demonstração de como o Workplace pode unir toda a organização. Ele permite derrubar barreiras e possibilita um trabalho em equipe contínuo desde a fábrica até a sala da diretoria.
“O Workplace é um local em que todos podemos interagir, compartilhar, discutir e nos atualizar. Ele entrega transparência e agilidade no dia a dia do trabalho, o que potencializa nosso nível de interação e compartilhamento.”
Todos os membros do comitê executivo estão totalmente engajados. Eles criaram vários grupos do Workplace diferentes para gerenciar projetos e os usaram para encorajar, motivar e recompensar as equipes. O Sr. Puig também dá o exemplo e usa o Workplace todos os dias. “Como presidente e CEO, uso o canal para compartilhar com os funcionários as principais iniciativas que envolvem todos. É fácil e eficiente."
Os resultados são palpáveis. O Sr. Puig destaca o Workplace Chat como um dos principais motivos pelos quais a Puig reduziu a “comunicação efêmera”. O Chat, em conjunto com os Grupos, também permite que as equipes usem recursos como compartilhamento de arquivos ilimitado e "chamadas e vídeos em HD excepcionalmente qualitativos" para resolver problemas e trabalhar mais rápido.
O Sr. Puig conclui com o que descreve como uma epifania. A Puig, como várias outras empresas internacionais, precisa lidar com a ameaça de ataques cibernéticos. Ela usou o Workplace para comunicar procedimentos de emergência porque estava confiante de que a plataforma era a melhor e mais rápida maneira de transmitir as informações “instantaneamente para toda a organização”.
Esse é um momento que o Sr. Puig acredita que ilustra perfeitamente os benefícios do Workplace. Queremos ver como a equipe dele vai continuar a usar o Workplace para inovar no futuro.
Agradecemos a participação de Marc Puig, presidente e CEO da Puig.
Publicações recentes
Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura
Infográfico sobre como projetar o futuro do trabalho
Em nossa última série de blogs, mostramos você os seis princípios principais que acreditamos que definirão o futuro do trabalho. Agora, você pode baixar a lista completa em um novo e útil infográfico de apenas uma página.