As 9 qualidades de liderança essenciais para sua organização

Quais são as qualidades de liderança que sua empresa deveria estar procurando? Descubra nesta lista essencial.

LIDERANÇA | 7 MINUTOS DE LEITURA
O que são qualidades de liderança

O que são qualidades de liderança

Bons líderes são essenciais para qualquer negócio, não apenas para o crescimento e rentabilidade, mas também para a moral e o engajamento dos funcionários. Quando 35% das pessoas pensam que seu chefe é a parte mais estressante do seu dia1, pode ser hora de encontrar maneiras de melhorar como líder.

Mas, o que faz um bom líder? As boas qualidades de liderança são inatas ou as pessoas podem aprendê-las? E como você pode evitar contratar líderes com as chamadas “más qualidades de liderança”? Vamos dar uma olhada.

Quais são as qualidades de liderança?

Quais são as qualidades de liderança?

Quando se trata de liderança, há uma certa sobreposição entre qualidades e habilidades. A forma como alguém é como pessoa – carismática ou resiliente, por exemplo – tende a ser inata, embora as pessoas possam melhorar tais qualidades ao longo do tempo. Mas a maneira como alguém exerce a liderança e suas qualidades – sendo um bom ouvinte, por exemplo – é algo que você pode aprender. Grandes líderes geralmente têm uma mistura dos dois, e estão sempre dispostos a melhorar.

Leia mais sobre habilidades de liderança.

Boas qualidades de liderança

Boas qualidades de liderança

Na sociedade em geral (e nos negócios em particular) a percepção do que faz um conjunto de boas qualidades de liderança pode mudar. No passado, líderes bem-sucedidos eram diretos e pragmáticos. Agora, os líderes precisam ser mais empáticos, inclusivos e autoconscientes. Mas lembre-se: ter uma mentalidade estratégica e visionária são qualidades de liderança que nunca sairão de moda.

Aprenda como liderar uma empresa conectada

Faça o download do nosso ebook para descobrir porque a nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

As 9 principais qualidades de liderança:

  1. Autoconsciência

    O autoconhecimento é vital para que os líderes entendam como as pessoas dentro e fora de uma organização os percebem. Os líderes também precisam saber onde seus conhecimentos e habilidades podem estar falhando e onde eles precisam melhorar.

    Como líder, você está ciente de seus pontos fortes e de suas áreas de crescimento? Sabe quais métodos de comunicação funcionam melhor para você? Tenha o hábito de pedir feedback e participe de um programa de coaching para líderes como parte do seu desenvolvimento de aprendizagem. Também vale a pena considerar fazer um teste psicométrico ou de personalidade.

  2. Empatia

    A liderança empática vem crescendo em importância. Agora, pós-pandemia, é algo ainda mais crucial. Nossa pesquisa revelou que 58% dos funcionários do Reino Unido considerariam deixar seu emprego se os líderes da empresa não se empatizassem com as necessidades dos funcionários. Isso se relaciona fortemente ao bem-estar dos funcionários e à saúde mental no trabalho. Descobrimos que 91% dos funcionários achavam que os líderes deveriam ser mais abertos sobre sua saúde mental.

    O desafio é que as organizações tendem a treinar líderes para serem fortes e infalíveis. Há uma sensação de que falar sobre sentimentos é, de alguma forma, fraqueza. Mas o cenário atual exige que os líderes falem sobre sentimentos e mostrem compaixão. E – principalmente – eles precisam fazer isso regularmente e de forma consistente, mesmo quando não há uma razão de negócios para fazê-lo. Outras habilidades essenciais para um líder empático incluem ser um bom ouvinte e adaptar seu estilo de comunicação às necessidades de cada grupo ou pessoa.

  3. Transparência

    Como a empatia, a transparência é uma qualidade de liderança que está crescendo em importância. Essencialmente, significa ser honesto com as pessoas e manter sua palavra. Para um líder, a transparência é essencial para construir confiança com os colaboradores e fortalecer as relações. Nossa pesquisa mostra que 62% dos funcionários querem transparência em questões sociais como clima e diversidade e inclusão.3

    Isso pode significar que você precisa pressionar as partes interessadas para que as estatísticas da empresa que importam para o seu pessoal sejam visíveis para todos.

  4. Pensamento estratégico

    Ser um "grande pensador" ou um comunicador “visionário” são qualidades fundamentais que elevam um grande gestor a um grande líder. Os líderes estratégicos se sentem confortáveis em pensar de forma inovadora e criativa. Eles não microgerenciam, e sim ficam felizes em deixar os detalhes mais simples para outros membros valiosos da equipe.

  5. Integridade

    A integridade é mais importante do que nunca com uma força de trabalho composta por Millenials e representantes da Geração Z. Honestidade e responsabilidade são fundamentais para a confiança - por isso, assumir erros e corrigir as coisas é uma característica vital para os líderes empresariais. E não se trata apenas de relações humanas – vários estudos têm mostrado que empresas com alta confiança interna produzem melhores resultados financeiros.4

    Uma vez perdida, a confiança é difícil de recuperar, mas adicionar a noção de confiança às pesquisas de engajamento dos funcionários pode ajudar as empresas a responder em tempo real a quaisquer problemas.

  6. Determinação

    Um líder que pode tomar decisões importantes sem precisar consultar um comitê é um ativo valioso. A chave é mostrar à sua equipe que, ao mesmo tempo em que você está feliz em correr riscos, você não é uma pessoa 'arrojada', que se arrisca aleatoriamente sem pesar as consequências.

    Essa qualidade de liderança foi posta à prova durante os primeiros dias da pandemia. Muitas empresas tiveram que mudar de rumo rapidamente, o que só poderia acontecer com um líder decisivo no comando.

  7. Carisma

    Essa qualidade esquiva é fácil de detectar, mas difícil de definir. De Elon Musk a Jacinda Ardern, alguns dos líderes mais famosos são memoráveis carismáticos. Eles são articulados e persuasivos, e isso reflete naqueles ao seu redor. Há muito debate sobre se você pode aprender as técnicas que sustentam o carisma – mas certamente é algo que você não pode fingir.

  8. Inclusão

    A inclusão vem à toa à medida que as empresas buscam se tornar mais éticas. Harvard Business Review e outros relatórios já falaram sobre os seis traços da liderança inclusiva que permitem aos líderes abraçar – e até alavancar – as diferenças: cognição, curiosidade, coragem, inteligência cultural, compromisso e colaboração.

    Um bom ponto de partida é entender que todos os líderes têm vieses internos, e que é preciso compromisso para descobri-los e eliminá-los.

  9. Resiliência

    Os tempos recentes testaram a resiliência da liderança. Os líderes devem testar sua resiliência regularmente com desafios menores para que estejam prontos para futuras crises. Isso se relaciona também à saúde mental e ao bem-estar, e os funcionários precisam ver os líderes cuidando de si mesmos.

alttext

As 9 principais qualidades de liderança em números

Más qualidades de liderança

Más qualidades de liderança

Existe má qualidade de liderança? Há certamente algumas qualidades a serem evitadas ao escolher líderes para um negócio.

  • Comportamento antiético

    A ética é mais importante do que nunca nos negócios, e os líderes precisam mostrar comportamentos e atitudes éticas. Isso inclui ser um "upstander" – o que significa agir quando você ouve ou observa comportamento antiético nos outros, em vez de ignorá-lo.

  • Atitude fechada

    Curiosidade e abertura são algumas das melhores qualidades de liderança, então as pessoas que estão fechadas às possibilidades podem não ser tão bem-sucedidas como líderes.

  • Arrogância

    Líderes arrogantes têm medo de pedir conselhos e admitir quando estão errados, ou que há algo que eles não sabem. Eles também tendem a evitar dar crédito onde é devido, o que pode afastar as pessoas. Líderes confiantes estão felizes em contratar grandes pessoas sem vê-las como uma ameaça.

  • Prevenção de conflitos

    Uma grande qualidade de liderança é ser capaz de detectar e lidar com qualquer conflito de forma rápida e justa antes que ele tenha a chance de apodrecer. Isso requer alguma inteligência emocional inerente, mas as organizações podem ajudar a ensinar habilidades práticas e dicas.

  • Imprevisibilidade

    As pessoas não se sentem seguras quando um líder é imprevisível, o que significa que nem sempre dão o seu melhor desempenho e estão menos dispostas a correr riscos.

  • Falta de visão

    A capacidade de articular a visão da empresa e mostrá-la em seu comportamento é uma qualidade fundamental de liderança.

  • Egoísmo

    Um líder egoísta coloca-se em primeiro lugar e os funcionários e a organização em segundo lugar. Um grande líder é altruísta – uma qualidade que nem sempre vem naturalmente e que leva muito tempo para se desenvolver.

Você pode aprender qualidades de liderança?

Você pode aprender qualidades de liderança?

Embora você possa não ser capaz de aprender todas as qualidades de liderança do zero, você certamente pode construir sobre o que você tem. E onde isso não é possível, focar em habilidades de liderança pode ajudar a compensar quaisquer áreas mais fracas. Outra dica importante dos especialistas em liderança é focar no desenvolvimento das pessoas ao seu redor para complementar suas habilidades e tornar uma boa equipe ainda melhor.

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

1 ”Worried Workers: Korn Ferry Survey Finds Professionals Are More Stressed Out at Work Today Than 5 Years Ago”, Business Wire, 2018
2, 3 "Empathetic leadership study - Vitreous World" (commissioned by Workplace from Meta), April 2021
4 "The Neuroscience of Trust, Harvard Business Review, 2017
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que é tão importante?

O que é um líder? Líderes são o mesmo que gerentes? Pode-se aprender a ser um lider? Descubra o que constitui um lider e porque liderança importa.

LIDERANÇA | 7 MINUTOS DE LEITURA

Liderança colaborativa: o que é e como pode unir suas equipes.

Líderes colaborativos acreditam em criar equipes diversas para atingir metas, resolver problemas, tomar decisões e compartilhar informações. Mas o que é realmente necessário para ser um líder mais colaborativo? Nós fomos investigar.

CULTURA | 11 MINUTOS DE LEITURA

Cultura no local de trabalho: o que é e como criar um impacto positivo na sua organização.

Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma como trabalham, criar uma cultura positiva no local de trabalho tornou-se uma prioridade urgente para empresas em todos os lugares. Saiba como fazê-lo.