Retorno ao local de trabalho: dicas importantes para reengajar as equipes

Obtenha ideias para aumentar a confiança da equipe e baixe o nosso ebook gratuito para obter um guia completo para o retorno ao local de trabalho.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | LEITURA DE 4 MINUTOS

Com o surgimento da COVID-19, a forma e o local do dia de trabalho mudaram rapidamente e além do reconhecimento. Mas, com a transição gradual de volta ao local de trabalho, os funcionários veem o trabalho de maneira muito diferente da que viam em março de 2019.

No Reino Unido, um estudo do Office for National Statistics (ONS) revelou que 85% dos trabalhadores remotos agora preferem uma abordagem híbrida que combina o trabalho em casa e no escritório.1 Enquanto isso, uma pesquisa da PwC nos EUA mostrou que 56% dos funcionários desejam pelo menos dois dias de trabalho remoto por semana.

E é a mesma história em toda a região da Ásia-Pacífico, com 82% dos funcionários dizendo que é importante que as organizações forneçam flexibilidade em relação a onde e quando trabalham.2

A pandemia mudou a forma como as organizações estão fazendo negócios. À medida que a evolução para uma força de trabalho híbrida e independente continua, os líderes precisam encontrar maneiras de se adaptar adequadamente para envolver os funcionários e mantê-los engajados.

No nosso novo ebook Retornando ao local de trabalho: um guia prático, exploramos as oportunidades e desafios que as organizações enfrentam neste período de transição. Mas o que você pode fazer como indivíduo para ajudar a sua empresa a prosperar?

Retornando ao local de trabalho

Baixe este guia essencial para descobrir as oportunidades e os desafios que as pessoas enfrentam em tempos de mudanças sem precedentes na maneira como trabalhamos.

1. Ouça e aprenda

1. Ouça e aprenda

Novas formas de trabalhar exigem que os líderes ouçam. Com atenção.

Aproveitar as lições do passado sempre foi um caminho para a liderança bem-sucedida. No entanto, os líderes nem sempre têm essas informações para embasar a tomada de decisão neste momento sem precedentes.

"Ouvir os seus colaboradores é vital", diz o especialista em desempenho organizacional Neil Poynter. "A compreensão deles sobre o que veem acontecendo e o que estão vivenciando ajudará você a tomar as decisões corretas sobre o que fazer e como reagir."

Isso significa que dar voz aos seus funcionários é fundamental para o bem-estar dos indivíduos e da empresa.

De acordo com o influente estudo Engaging for Success, "os funcionários são vistos não como o problema, mas como o centro da solução. Devem ser envolvidos, ouvidos e convidados a contribuir com a experiência, conhecimento e ideias".

Portanto, as organizações devem implementar os mecanismos certos para criar uma conversa contínua com os funcionários e garantir que os gerentes possam ouvir todas as vozes.

Embora possamos estar emergindo de uma pandemia, ainda estamos em um período em que há menos estabilidade e certeza. E não esqueça: nem todos tiveram uma experiência positiva. Ao criar um espaço para as pessoas compartilharem opiniões e perspectivas diversas (e tomar decisões informadas com base nesse feedback), os gerentes podem fornecer garantias valiosas às suas equipes enquanto fazem as mudanças necessárias e fornecem suporte e orientação.

"Os funcionários precisam saber que a empresa tem integridade e que os seus líderes podem ser confiáveis", diz Neil. "Precisamos ouvir o nosso pessoal e eles querem ser ouvidos."

“Os funcionários precisam saber que a empresa tem integridade e que os seus líderes podem ser confiáveis. Precisamos ouvir o nosso pessoal e eles querem ser ouvidos.”

2. Adote uma estrutura de trabalho sem rigidez

2. Adote uma estrutura de trabalho sem rigidez

Em tempos de incerteza, uma estrutura pode trazer segurança e tranquilidade aos funcionários que precisam saber que estão fazendo a coisa certa. Mas o sistema mudou. Os dias de trabalho padrão em horário comercial e em um único local estão contados.

Os empregadores agora precisam se adaptar para acomodar equipes no escritório, trabalho híbrido e remoto em tempo integral de locais em todo o mundo. As novas estruturas também precisam atender às necessidades dos indivíduos (por exemplo, aqueles com filhos ou necessidades de saúde subjacentes). Portanto, qualquer estrutura também precisa ser extremamente flexível e implementada por líderes com igual nível de versatilidade.

A Harvard Business Review fala sobre a necessidade de padrões claramente definidos e comunicados: diretrizes claras sobre os tipos de flexibilidade oferecidos. Também sugere a criação de "um processo de aprovação centralizado em flexibilidade para garantir que o sistema seja equitativo".

Além disso, você pode adicionar reuniões regulares 1-2-1 e de equipe (e um cronograma de reuniões claro), comunicação e treinamento regulares para garantir que todos estejam na mesma sintonia. As ferramentas de comunicação e colaboração que você escolher também precisarão funcionar para trabalhadores remotos ou híbridos.

Além disso, você pode adicionar reuniões regulares 1-2-1 e de equipe (e um cronograma de reuniões claro), comunicação e treinamento regulares para garantir que todos estejam na mesma sintonia. As ferramentas de comunicação e colaboração que você escolher também precisarão funcionar para trabalhadores remotos ou híbridos.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

3. Aprimore a sua inteligência emocional

3. Aprimore a sua inteligência emocional

As pessoas costumam rotular a empatia e a compaixão como habilidades sociais, mas, de acordo com o autor e palestrante Simon Sinek, é hora de mudar isso. Ele as chama de "habilidades humanas" e diz que são elas que tornam as pessoas líderes melhores.

Embora possam não ser mensuráveis da mesma forma que algumas habilidades técnicas, essas características humanas são essenciais para interagir com uma força de trabalho emergente de uma pandemia global, com todas as perdas, medos e incertezas associados. Para que os seus funcionários superem uma crise e avancem com confiança, eles precisam se sentir seguros. Isso inclui segurança emocional também.

Uma rápida transição de trabalhar atrás de uma tela para voltar à vida real em um escritório ou depósito pode parecer esmagadora para alguém que passou dezoito meses em casa. Além disso, embora as medidas de saúde e segurança possam ajudar a aliviar os receios, será necessário criar um ambiente em que os funcionários se sintam capazes de compartilhar as próprias preocupações.

É nesse momento que compartilhar os seus próprios desafios, dúvidas e vulnerabilidades nessa jornada pode ser útil. Isso permite que as pessoas façam o mesmo e ajuda a criar uma cultura no local de trabalho que aumenta a lealdade e a produtividade da equipe, reduzindo o risco de estresse ou esgotamento.

Um guia completo para o retorno ao local de trabalho

4. Um guia completo para o retorno ao local de trabalho

Apresentando uma entrevista com um psicólogo do local de trabalho e dicas para líderes, gerentes e funcionários, o nosso ebook gratuito Retornando ao local de trabalho é o guia completo para o novo e emergente mundo do trabalho.

Nele, você encontrará informações sobre como apoiar o bem-estar dos funcionários, enfrentar os desafios do trabalho híbrido e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo "novo normal"

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais
1 "Business and individual attitudes towards the future of homeworking, UK: April to May 2021", ONS, 2021.
2 "Work Reimagined Employer Survey" EY, 2021
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | Leitura de 8 minutos

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Engajamento do funcionário | Leitura de 6 minutos

Voz do funcionário: como ouvir ajudará você a criar cultura e vencer a guerra por talentos.

As organizações estão procurando maneiras de engajar e reter os melhores funcionários diante da Grande Renúncia. Saiba por que ouvir pode ser o segredo para o sucesso.