9 maneiras de melhorar as habilidades para trabalhar em equipe

O trabalho em equipe eficaz era um desafio mesmo antes da pandemia de COVID-19. O confinamento dificultou ainda mais as coisas. Agora, à medida que algumas pessoas voltam ao trabalho, as organizações precisam repensar o trabalho em equipe para fazê-lo funcionar. Veja algumas dicas.

TRABALHO EM EQUIPE | 6 MINUTOS DE LEITURA
team work skills - Workplace from Meta

Quão bem suas equipes estavam trabalhando juntas antes do confinamento? E quando elas tiveram que trabalhar remotamente? Encontrar a resposta certa para essas perguntas não será fácil. Até mesmo definir “trabalho em equipe” é algo complicado.

Ter boas habilidades para trabalhar em equipe não é simplesmente ser capaz de se dar bem com os outros. É também a capacidade das pessoas de trabalhar bem umas com as outras - e é algo importante em todos os setores, desde serviços financeiros até o varejo. Na verdade, a Universidade Edith Cowan, da Austrália, descobriu que as empresas acreditam que as habilidades para trabalhar em equipe são uma das mais importantes para os recém-graduados1.

À medida que as pessoas em algumas partes do mundo voltam ao trabalho presencial, e à medida que as organizações tentam encontrar o equilíbrio entre o trabalho remoto e o trabalho no escritório, como você pode garantir que o trabalho em equipe seja tão ou mais eficaz do que era antes?

Simplifique o trabalho com Workplace

Desde avisar sobre o retorno ao escritório até a adoção do trabalho híbrido, Workplace torna tudo mais simples.

Quais são as habilidades para trabalhar em equipe, e por que elas são importantes?

Quais são as habilidades para trabalhar em equipe, e por que elas são importantes?

Habilidades para trabalhar em equipe são vitais para o sucesso de um time, e fazer com que as pessoas sejam bem-sucedidas quando colaboram é uma parte crítica da Experiência do Colaborador. Como líder, você é responsável por montar equipes e garantir que elas tenham sucesso. Então, como agir?

Primeiro, é essencial reconhecer que as habilidades para trabalhar em equipe nem sempre vêm naturalmente para todos. As pessoas podem aprendê-las - embora trabalhar bem em uma equipe não seja algo que você possa facilmente aprender em um treinamento1. A Mercedes Benz, por exemplo, descobriu certa vez que o trabalho em equipe era uma das únicas habilidades que não conseguia melhorar com treinamento externo.

As pessoas podem aprimorar suas habilidades no trabalho, então você não pode subestimar a importância de demonstrar boas habilidades de trabalho em equipe. E isso é um empoderamento para os gestores, pois você permanece no controle – você pode influenciar e ser o modelo que sua equipe precisa.

Em segundo lugar, as habilidades para trabalhar em equipe não se desenvolvem no vácuo – o ambiente da equipe precisa estar ajustado. Na década de 1970, o psicólogo social e organizacional Richard Hackman definiu três "condições fundamentais" para as equipes prosperarem - e elas ainda permanecem firmes hoje:

  • Uma direção convincente
  • Uma estrutura forte
  • Um contexto de apoio
Habilidades para trabalhar em equipe no contexto da COVID-19

Habilidades para trabalhar em equipe no contexto da COVID-19

Mas isso tudo o que mencionamos foi antes do confinamento. Que efeito teve a mudança para o trabalho remoto na capacidade das pessoas de colaborar? O que isso significa para as empresas?

Resumindo: "E agora?"

À medida que algumas partes do mundo começam cautelosamente a ressurgir do confinamento, essa é uma pergunta que está na boca dos líderes empresariais. Mas mesmo no meio de tanta incerteza, uma coisa não mudou. O COVID-19 forçou quase todas as organizações a reforçar a confiança em seus funcionários.

E isto já está tendo um impacto. De acordo com um estudo recente, 90% das empresas acreditam que sua cultura melhorou enquanto trabalha remotamente. À medida que o trabalho remoto se torna “retorno ao trabalho”, as pessoas esperam que esse nível de compromisso com a Experiência do Colaborador continue.

E uma maneira de as organizações influenciarem positivamente tal experiência é garantindo que os funcionários sejam capacitados a trabalhar juntos de maneiras altamente colaborativas. Porém, com a incerteza ainda que existe sobre o rumo da pandemia, as organizações precisarão resolver esse desafio para todos os funcionários: aqueles que trabalham em tempo integral no escritório, aqueles em casa e os que fazem trabalho híbrido.

Dicas para melhorar as habilidades para trabalhar em equipe

Dicas para melhorar as habilidades para trabalhar em equipe

Existem várias dicas para melhorar as habilidades para trabalhar em equipe que já eram importantes antes da mudança para o trabalho remoto e que permanecem importantes à medida que algumas partes do mundo começam a voltar ao trabalho presencial.

1. Estabeleça a missão e o propósito de sua equipe

A Oxford University Press define o trabalho em equipe como "a capacidade de operar de forma colaborativa em busca de um objetivo comum". Para uma equipe trabalhar bem, todos precisam entender e “comprar” a missão compartilhada e, em seguida, colocá-la acima de seus próprios objetivos individuais. Carlos Valdes-Dapena, da marca global Mars, recomenda colocar a equipe a par disso pedindo-lhes que considerem: "Por que o trabalho coletivo, como uma equipe, é mais valioso do que apenas a soma de seus esforços individuais?"

É responsabilidade de um líder definir essa direção, de forma clara e convincente. Sem ele, um time tem menos chances de sucesso. Definir metas para indivíduos ainda é importante? É claro. Mas para maximizar o sucesso do trabalho em equipe, todos precisam se comprometer com um objetivo comum. Pense em algumas das bandas de rock mais bem sucedidas da história; quando o ego de alguém fica maior do que o propósito compartilhado, tudo começa a desmoronar.

2. Seja claro sobre os papéis

Os papéis e responsabilidades devem ser claros para os membros da equipe, e todos precisam entender e se sentir confiantes acerca dos pontos fortes que eles trazem para a equipe.

Tamanho e estrutura da equipe são importantes, e é algo que você precisa decidir pragmaticamente. Não adianta confiar em ter algumas personalidades importantes e um pouco de sorte. Se uma equipe é muito pequena, você não terá a mistura certa de habilidades, estilos de pensamento e comportamentos. Se uma equipe é muito grande, as pessoas podem ficar preguiçosas e mais propensas ao “pensamento de manada”. Claro, você precisa ter um pouco de flexibilidade depois de formar suas equipes para que você possa responder rapidamente caso uma estrutura de equipe não esteja funcionando, mas é preciso definir alguns limites. Por exemplo: você pode decidir ser rigoroso em relação ao número de pessoas na equipe, então, se um novo membro se junta ao time, alguém tem que sair para impedir que a equipe perca o foco.

A diversidade também é vital, então tente obter uma mistura de idades, origens socioeconômicas, etnias e gêneros. A American Psychological Association descobriu que equipes com mais diversidade geralmente oferecem maior inovação e criatividade, o que é uma vantagem competitiva. Você pode precisar dar-lhes tempo, no entanto - eles dizem que "pode levar mais tempo para uma equipe diversificada encontrar o seu ritmo do que uma equipe com origens e mentalidades semelhantes".

3. Comunique-se efetivamente

Graças à recente explosão no trabalho remoto, a comunicação nunca foi tão importante como habilidade de trabalho em equipe. E cada vez mais desafios e oportunidades estão no horizonte próximo, à medida que algumas pessoas começam a voltar ao local de trabalho e algumas ficam trabalhando em casa.

Estar separado geograficamente pode ter um impacto na comunicação à medida que temos menos pistas não-verbais.A Harvard Business Review confirmou isso em sua matéria sobre os segredos do bom trabalho em equipe: "Em equipes presenciais, os participantes podem contar com pistas não-verbais e contextuais para ter uma visão do que está acontecendo." Richard Hackman descreveu isso como "informação incompleta" e destacou-a como uma das principais questões que impedem o trabalho em equipe bem-sucedido.

Exemplos famosos de equipes - de bandas de rock a times esportivos - creditam à boa comunicação a construção de um senso de camaradagem. A seleção inglesa de futebol feminino de 2018 criou grupos de Whatsapp para manter a comunicação fluida e orgânica. E não é necessariamente o conteúdo da comunicação que importa. Como Mike Schoultz, presidente da Digital Spark Marketing, diz: “A forma de comunicação — como os membros da equipe se comunicam livremente e frequentemente – é o que determina a eficácia da equipe".

4. Gerenciar conflitos

Todas as equipes experimentam conflitos de tempos em tempos. A chave para o sucesso aqui é a forma como o conflito é gerenciado e resolvido. Mais uma vez, você pode liderar pelo exemplo, lidando de forma rápida e empática com o conflito à medida que ele se desenvolve. É útil lembrar dos objetivos compartilhados da equipe e usar isso para fazê-los se concentrar novamente e se recuperar após o conflito.

5. Reconhecer e recompensar o trabalho em equipe

É crucial que as equipes saibam quando estão indo bem. Você pode reconhecer o bom desempenho com recompensas extrínsecas – como um bônus – e intrínsecas – como elogios de líderes seniores. Se você deixar claro que as recompensas são para toda a equipe, isso reforçará ainda mais o senso de coesão.

6. Incentivar a abertura e a confiança

Seja ao colocar uma venda ou fazer as pessoas olharem nos olhos umas das outras, muitas atividades tradicionais de formação de equipe se concentram na confiança. Há uma boa razão para isso, já que a confiança é o ingrediente vital no sucesso da equipe. Sem ela, suas equipes não se comunicarão efetivamente e não resolverão problemas juntas.

A confiança começará a se construir quando você encorajar as pessoas a falar livremente, sem medo de uma resposta sarcástica ou furiosa. Você também verá os insights e a criatividade começando a fluir à medida que as pessoas têm menos medo de falar.

E se você está pensando em gastar dinheiro em um dia de formação de equipe, tenha em mente que a Associação Americana de Psicologia indica que o melhor é se concentrar nas relações interpessoais, esclarecer papéis e focar na resolução de problemas.

7. Dê feedback construtivo

Dar um feedback eficaz é uma habilidade em si mesmo. Mas não é algo que vem facilmente para muitos de nós. A boa notícia é que fica mais fácil com a prática. As equipes crescerão e se desenvolverão muito mais rápido quando receberem feedback construtivo do que apenas fazer uma avaliação ao serem questionadas ou criticadas.

8. Assuma a responsabilidade

Quer que os membros da sua equipe assumam a responsabilidade por seus papéis na equipe? Mostre-lhes como se faz. Seja claro sobre o seu papel e esteja preparado para assumir a responsabilidade por erros e sucessos. Lembre-se: se o seu time vê você culpando os outros, eles vão fazer isso também.

9. Certifique-se de que todos são responsáveis

Ter papéis claramente definidos, e saber o papel que você desempenha no sucesso ou fracasso da equipe, auxilia na atribuição de responsabilidade.

Os líderes de equipe podem modelar tal responsabilização, aceitando onde as coisas não foram tão bem como planejado e, também, celebrando o sucesso da equipe. A prestação de contas ajuda os membros da equipe a sentir que podem correr riscos e ser vulneráveis. Mostre que você valoriza as diferenças de opinião e apoia aqueles que desafiam o status quo.

Conheça mais habilidades para trabalhar em equipe

Conheça mais habilidades para trabalhar em equipe

Quer mais alguns exemplos de habilidades de trabalho em equipe? Algumas habilidades secundárias recomendadas para o trabalho em equipe incluem escuta ativa e empatia.

Você pode se considerar um bom ouvinte, mas você é um bom ouvinte ativo? Escuta ativa significa que você demonstra verbalmente e não-verbalmente que você está ouvindo. Isso pode incluir parafrasear o que você ouviu, pedir esclarecimentos e basear-se nos pontos feitos pelo membro da sua equipe. A escuta ativa faz com que a outra pessoa se sinta valorizada e respeitada, e constrói um tipo de conexão que facilita uma boa colaboração. A importância da boa escuta como habilidade de trabalho em equipe deve ser reforçada.

Dica principal: Se você quiser praticar, tente ouvir o dobro do que você fala, e deixe uma pausa depois que alguém fala para ver se quer adicionar mais alguma coisa.

A empatia é outra habilidade importante para o trabalho em equipe, particularmente agora que muitos de nós estamos trabalhando remotamente e as equipes são cada vez mais diversas e/ou geograficamente distintas. Sem empatia, as facções podem começar a se formar dentro de equipes mais amplas, o que pode impedir a comunicação e afetar a colaboração.

Procurar um “meio-termo” pode ajudar a formar uma mentalidade compartilhada dentro da equipe, o que é vital para evitar o pensamento "nós contra eles".Isso não significa que você espere que todos se deem bem o tempo todo, mas que você entende e aprecia seus companheiros de equipe.

Habilidades para trabalhar em equipe não são apenas algo que você coloca em um currículo. Elas são cruciais para o sucesso da equipe e também são transferíveis para outras áreas da vida. Mas elas precisam ser aprendidas e desenvolvidas. Modele o comportamento que você quer ver e você e sua equipe aprenderão juntos.

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

POSTS RECENTES

Trabalho em equipe | 10 minutos de leitura

Como promover trabalho em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar seu pessoal a trabalhar de forma mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como fazer o trabalho em equipe funcionar.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Hub de recursos do Workplace para a Experiência do Colaborador

Faça da Experiência do Colaborador a sua prioridade na volta ao trabalho. Leia artigos e guias, faça download de manuais, veja webinars e aprenda como o Workplace ajuda na EC em nosso novo hub de conteúdo.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhando remotamente: Benefícios e Desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.