Dan Schawbel
Autor e sócio-gerente da Workplace Intelligence

Nunca houve um momento tão importante para os líderes transformarem a experiência do funcionário em uma prioridade urgente. Devido à pandemia, o local de trabalho e a cultura de trabalho sofreram uma mudança enorme. Os funcionários estão exigindo mais das empresas para as quais trabalham.

Pela primeira vez na história do trabalho, o dinheiro não é a principal motivação. Em vez disso, os trabalhadores querem se sentir engajados, incluídos e conectados. Eles querem se sentir inspirados pelos líderes da empresa e também ouvidos. Querem ter acesso às ferramentas tecnológicas necessárias para o sucesso, querem gostar do trabalho que fazem e se sentir conectados a um propósito maior.

Isso é pedir demais? Sim, mas vale a pena! Se você acertar na experiência do funcionário, o seu pessoal vai querer continuar na sua empresa e ajudá-la a prosperar. Sua empresa terá taxas mais altas de engajamento, produtividade e engajamento de equipe. No entanto, para alcançar esses resultados, pode ser necessário que a sua empresa recrie e transforme o próprio DNA. Assim, ela poderá se transformar rapidamente em uma organização que coloca os trabalhadores em primeiro lugar de verdade.

Painel ao vivo: Qual é o futuro da experiência do funcionário?

A experiência do funcionário é uma necessidade de negócios fundamental, que está gerando a maior crise de talentos já vista até agora. Participe do nosso painel ao vivo com especialistas e conheça as etapas essenciais para construir a sua estratégia de experiência do funcionário.

Muito tem sido falado sobre o que a experiência do funcionário significa para as empresas atualmente. Porém, não se pensou tanto em como será a evolução em longo prazo. Isso precisa mudar, particularmente porque várias novas considerações surgiram nos últimos dois anos.

Em primeiro lugar, há a questão de como apoiar melhor o bem-estar dos funcionários, principalmente daqueles em funções desafiadoras (como os trabalhadores da linha da frente). As empresas também estão enfrentando as dificuldades da nova realidade de trabalho remoto ou híbrido. Muitas estão se esforçando para criar uma experiência remota que seja tão eficaz e envolvente quanto a experiência do trabalhador no escritório.

Vamos examinar essas questões, além de outras tendências que moldam o futuro da experiência do funcionário de hoje.

A experiência do funcionário será centrada nas pessoas e criada para apoiar o bem-estar dos trabalhadores

A experiência do funcionário será centrada nas pessoas e criada para apoiar o bem-estar dos trabalhadores

Até agora, todos nós vimos que os problemas de saúde mental dispararam durante a pandemia1 e que os efeitos dessa crise continuam afetando o local de trabalho de formas nunca vistas antes. No ano passado, uma média de quase quatro milhões de trabalhadores abandonaram o emprego por mês, em um movimento que está sendo chamado de "Great Resignation" (Grande Resignação ou Grande Demissão). Embora haja muitos fatores por trás do aumento das taxas de pedidos de demissão, o impacto negativo que o emprego das pessoas pode ter no bem-estar delas tem tido um papel significativo.

Felizmente, muitas empresas reconheceram a crise emergente de saúde mental e aumentaram os benefícios em resposta a ela. Algumas proporcionaram um tempo maior de folga aos trabalhadores, enquanto a maioria ofereceu mais flexibilidade ou opções de trabalho remoto. Outras empresas adicionaram ou expandiram os benefícios para a família dos funcionários, como auxílio-creche e licença parental. E, claro, o apoio ao bem-estar foi uma prioridade, com quase 40% das organizações aumentando os benefícios relacionados à saúde mental.

As empresas também responderam à crise tornando os locais de trabalho mais simpáticos e gentis. Assim, estão acabando com a cultura da agitação, “que nunca para”2, e evoluindo para um modelo de liderança mais compassivo. Os líderes estão recompensando a colaboração em vez da concorrência, priorizando o próprio bem-estar e incentivando os funcionários a estabelecer limites entre as vidas profissional e pessoal deles.

No local de trabalho do futuro, haverá um foco ainda maior em criar uma experiência do funcionário que melhore a vida das pessoas e apoie o bem-estar das suas famílias. Já vimos muitas empresas adotando práticas como a criação de “horas centrais” para reuniões, de modo que o trabalho não se espalhe por todos momentos do dia. No futuro, provavelmente veremos organizações implementarem uma semana de trabalho de quatro dias, proibirem a troca de e-mails fora do horário do expediente, exigirem que os funcionários usem todo o tempo de férias e continuarem expandindo os benefícios oferecidos.

As empresas adotarão uma abordagem com prioridade para o trabalho remoto na experiência do funcionário

As empresas adotarão uma abordagem com prioridade para o trabalho remoto na experiência do funcionário

Embora 79% das empresas planejem adotar um modelo de trabalho híbrido,3 essa abordagem pode não beneficiar todos os trabalhadores da mesma forma. De fato, alguns funcionários já sentiram um preconceito em favor de quem trabalha no escritório em detrimento de quem trabalha de forma remota. Mas como e por que isso acontece? Em resumo, isso acontece devido à falta de planejamento, associada a uma cultura ultrapassada. Afinal, há uma grande diferença entre uma empresa que tolera o trabalho remoto e outra que o prioriza.4

Em uma cultura que prioriza o trabalho remoto, ele é o modo padrão, que realmente põe todos os trabalhadores em igualdade de condições. Para criar esse tipo de local de trabalho, os líderes precisam rever todos os seus sistemas e processos de modo a garantir que nenhum aspecto da experiência do funcionário favoreça os trabalhadores de escritório em detrimento de quem trabalha de forma remota. Como primeiro passo, os gerentes devem colocar todas as comunicações e informações da empresa em uma base de conhecimento que seja fácil de pesquisar e à qual todos tenham acesso.

Os empregadores devem também rever o processo de avaliação de desempenho para garantir que promoções e aumentos sejam concedidos com base no mérito, e não em quem vai ao escritório. Outra ideia é estimular os gerentes a fazer reuniões por videoconferência mesmo que apenas um funcionário esteja trabalhando remotamente, para que ninguém perca nenhuma conversa presencial. Finalmente, é fundamental que os empregadores procurem formas de estimular a socialização virtual para que os trabalhadores remotos se sintam tão incluídos quanto os colegas que vão ao local de trabalho.

É claro que a tecnologia pode ter um papel muito importante na criação de um local de trabalho mais inclusivo. Ferramentas com suporte para o metaverso, como Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), permitirão que os líderes criem espaços de trabalho altamente realistas. Com eles, será possível promover a colaboração e a conexão entre equipes dispersas como nunca aconteceu antes. Imagine um escritório virtual em que você possa entrar e ter a sensação de que está compartilhando a mesma sala com os seus colegas de trabalho. Para muitos funcionários, essa visão poderá se tornar realidade em breve.


No local de trabalho do futuro, todos os funcionários se sentirão conectados uns aos outros e a um propósito maior

No local de trabalho do futuro, todos os funcionários se sentirão conectados uns aos outros e a um propósito maior

Embora o trabalho remoto ofereça muitas vantagens, uma das maiores desvantagens é que os funcionários podem se sentir mais isolados, não apenas uns dos outros, mas da organização como um todo. A triste realidade é que, para muitos trabalhadores, o sentido de conexão foi rompido. Talvez, de forma latente, todos começaram a perceber os benefícios sociais e culturais que a antiga vida no escritório oferecia.

Como a Grande Demissão não mostra sinais de diminuição, os líderes de organizações remotas e híbridas estão adotando medidas para aproximar as equipes dispersas. Ter as tecnologias de colaboração certas é fundamental, mas as empresas também estão descobrindo que essas tecnologias devem apoiar a socialização. De fato, uma pesquisa da minha empresa, a Workplace Intelligence, e da Kahoot! descobriu que 72% dos trabalhadores dizem que, para eles, é importante se divertir com os colegas durante o dia de trabalho.

E não é só com os colegas que os funcionários querem se sentir mais conectados. A realidade do trabalho remoto fez com que muitas pessoas se sentissem desassociadas da cultura da empresa e sem um senso de propósito e significado no trabalho.

Mas isso deve mudar em 2022, à medida que cada vez mais empresas abordam questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Elas estão fazendo isso não só porque é o certo a fazer, mas porque possibilitar que as pessoas alinhem os valores pessoais ao propósito da empresa é uma forma essencial de atrair e reter os melhores talentos.

Olhando para o futuro, fica evidente que um bom salário e benefícios não serão suficientes. As pessoas querem desesperadamente ter um senso de propósito e conexão. A experiência ideal do funcionário será com uma empresa que contribua para o bem maior e ajude os trabalhadores a se sentir parte de algo maior do que eles mesmos. As organizações que conseguirem oferecer esse tipo de ambiente terão sucesso. As que não conseguirem poderão ser deixadas para trás.


O momento de projetar a experiência do funcionário de amanhã é agora

O momento de projetar a experiência do funcionário de amanhã é agora

As organizações percorreram um longo caminho nos últimos dois anos. Entretanto, ainda há espaço para mais crescimento e melhoria quando se trata de experiência do funcionário. Muitas empresas (e os seus funcionários) ainda estão se adaptando ao novo mundo do trabalho remoto ou híbrido. Outras estão reconhecendo que, embora os benefícios de bem-estar sejam importantes, é necessário que haja mudanças culturais mais amplas para que as pessoas se sintam realmente apoiadas no trabalho. Além disso, tanto os funcionários quanto os empregadores estão reconhecendo a importância de o local de trabalho promover uma conexão e um propósito verdadeiros.

Não importa por onde você começará. Nunca houve um momento melhor ou mais importante para adaptar a sua experiência do funcionário do que agora.

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber as nossas últimas análises sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscreva-se agora
1 “COVID-19 and your mental health”, Mayo Clinic, 2021.
2 “We Shouldn’t Celebrate Hustle Culture (It’s Toxic And Counterproductive)”, AllWork, 2021
3 “The future of work is hybrid—here’s what that will look like”, Wework, 2021.
4 “What makes a remote-first company culture?” Memory.ai, 2021.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscreva-se agora

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Engajamento do funcionário | Leitura de 6 minutos

Voz do funcionário: como ouvir ajudará você a criar cultura e vencer a guerra por talentos.

As organizações estão procurando maneiras de engajar e reter os melhores funcionários diante da Grande Renúncia. Saiba por que ouvir pode ser o segredo para o sucesso.