Informe técnico: transição para o futuro do trabalho
Em setembro de 2016, o Workplace contratou a Deloitte para descobrir o que os líderes pensam sobre o futuro do trabalho. A Deloitte entrevistou 245 executivos e identificou seis grandes temas.


Em setembro de 2016, o Workplace contratou a Deloitte para descobrir o que os líderes pensam sobre o futuro do trabalho. A Deloitte entrevistou 245 executivos e identificou seis grandes temas.
Cultura é fundamental
Mais de dois terços (69%) dos executivos de nível C acreditam que a cultura da empresa, especialmente a transparência nas comunicações internas, é crítica para a capacidade da organização de cumprir sua missão e visão.
Lição 1: preste atenção à cultura. Ajude líderes a participarem ativamente dela e a disseminá-la.
Comunicação, colaboração e conectividade são transformadoras
Apenas 14% dos líderes estão completamente satisfeitos com a capacidade da organização de se comunicar e colaborar.
Lição 2: empresas precisam de mais transparência em comunicações, novos sistemas e políticas. Elas precisam se mover rapidamente rumo a uma cultura digital ou correm o risco de perder funcionários, produtividade e clientes.
A geração Y dita o ritmo da mudança
Até 2020, a geração Y constituirá metade da força de trabalho. No entanto, apenas um terço dela sente que a organização para a qual trabalha está aproveitando ao máximo suas habilidades e experiência. Além disso, 66% esperam deixar o empregador em menos de cinco anos.
Lição 3: para manter a geração Y, as empresas devem colocar maior ênfase em nutrir e desenvolver seu pessoal, bem como criar trabalhos interessantes e repletos de propósito. Elas devem criar um ambiente com flexibilidade de carreira e ferramentas que permitem que os funcionários colaborem e troquem ideias de forma transparente.
Os benefícios comerciais são reais
Ao serem solicitados a identificar os benefícios mais importantes resultantes da maior colaboração, 57% dos executivos citaram identificar e explorar novas oportunidades comerciais. Apenas 48% citaram maiores taxas de inovação. Logo atrás desses benefícios, os outros mais citados foram aceleração do tempo para comercialização (42%) e aumento na fidelidade do cliente (41%).
Lição 4: fale com clareza sobre os benefícios que deseja alcançar e verifique regularmente as mensurações de progresso que estão avançadas e atrasadas.
Novas ferramentas digitais estão mudando drasticamente como usamos nosso tempo de tela
O ambiente de trabalho futuro exigirá uma mudança em como nos comunicamos e colaboramos. Entre os executivos, 76% preveem um distanciamento de email e uma aproximação de ferramentas digitais mais sofisticadas. Essas ferramentas digitais serão capacitadoras fundamentais para a criação de equipes multiculturais.
Lição 5: comece a mudança para as novas ferramentas de colaboração, mas ajude a garantir que as práticas do local de trabalho e as expectativas dos funcionários estejam alinhadas com os novos recursos.

Vamos manter contato?
Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.
Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você pode revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.
Líderes cada vez mais lideram redes e não hierarquia
Pouco mais de 40% dos entrevistados esperam colocar mais foco na facilitação do fluxo e da troca de ideias, fornecendo maior autonomia nos níveis individual e da equipe.
Lição 6: os líderes precisam saber usar ferramentas de colaboração para maior comunicação e conectividade.
A tecnologia digital está mudando a forma como trabalhamos, onde trabalhamos e como nos comunicamos e colaboramos. Ao longo de toda essa mudança, uma coisa permanece inalterada: as pessoas ainda são o coração de cada organização. Para fazer acontecer, as empresas precisam de ótimos líderes, gerentes e funcionários em todos os níveis.
Quer ler mais sobre o futuro do trabalho? Baixe o informe técnico gratuitamente.
- Para fazer acontecer, as empresas precisam de ótimos líderes, gerentes e funcionários em todos os níveis.
- A tecnologia digital está mudando a forma como trabalhamos, onde trabalhamos e como nos comunicamos e colaboramos. Ao longo de toda essa mudança, uma coisa permanece inalterada: as pessoas ainda são o coração de cada organização. Para fazer acontecer, as empresas precisam de ótimos líderes, gerentes e funcionários em todos os níveis.
- Ao longo de toda essa mudança, uma coisa permanece inalterada: as pessoas ainda são o coração de cada organização.