Upskill: Desenvolvimento profissional para o futuro do trabalho

Desenvolvimento profissional, ou upskill, pode ser a resposta para os desafios que as organizações enfrentam. Damos uma olhada nos benefícios de ajudar os funcionários a se desenvolverem e como proporcionar o upskill e o reskill.

FUTURO DO TRABALHO | 5 MINUTOS DE LEITURA
Upskilling employees - Workplace from Meta

Houve um tempo em que os funcionários enxergavam um único plano de carreira e se apegavam a ele. Hoje em dia, múltiplas carreiras são a norma e promover upskilling (desenvolvimento profissional) e reskilling (atualização profissional) para diferentes papéis são formas valiosas de desenvolvimento. Veja como equipar seus funcionários para um futuro de trabalho mais dinâmico.

Por que promover o upskill - desenvolvimento profissional

Por que promover o upskill - desenvolvimento profissional?

À medida que o mundo se adapta a um novo status quo, as organizações estão repensando práticas comerciais que, de repente, parecem pertencer a uma era passada. Desta forma, as empresas fazem um balanço e consideram alternativas - assim como seus funcionários. É preciso equipar a força de trabalho para um futuro que está se tornando cada vez mais flexível e mudando rapidamente.

O local de trabalho híbrido, a ascensão da Inteligência Artificial e dos estilos de vida digitais, a consciência climática e a responsabilidade social corporativa – todos estes fatores estão remodelando a natureza do emprego. Além disso, sabemos por experiência recente que a mudança pode acontecer a qualquer momento e precisamos estar prontos para qualquer coisa.

Upskilling ou reskilling seus funcionários é uma maneira de se preparar para a incerteza e construir resiliência em seu negócio. E porque envolve investir no que e em quem você tem, em vez de re/começar do zero, é uma opção que muitas empresas estão abraçando cada vez mais.

Em seu relatório de aprendizagem no local de trabalho de 2022, o LinkedIn Learning descobriu que 46% dos líderes de RH disseram que o upskilling e a requalificação são suas prioridades principais (1). Um relatório da Associação da Indústria de Computação e Tecnologia traz a mesma história, descobrindo que 7 em cada 10 profissionais de RH estarão dando mais ênfase para o upskilling e a requalificação no próximo ano.2

Assista ao vídeo

Assista ao vídeo

Jennifer McClure é uma empreendedora, palestrante e coach de alto desempenho, além de uma reconhecida influenciadora global sobre o futuro do trabalho. Veja o que ela pensa sobre requalificação, desenvolvimento profissional e muito mais. Assista a entrevista completa abaixo ou continue lendo para saber mais.

Um novo tipo de plano de carreira

Um novo tipo de plano de carreira

Os últimos anos foram caracterizados pela alta mobilidade dos funcionários. A Grande Demissão viu um grande número de pessoas que se sentiam paralisadas pela incerteza de repente serem capacitadas a lutar pelas carreiras que sempre sonharam – em uma empresa com uma cultura mais desenvolvida e uma melhor experiência dos colaboradores.

A retenção de funcionários tornou-se um desafio contínuo, e com tantos candidatos de alto valor no mercado de trabalho, os empregadores estão competindo com todos os diferenciais possíveis para adquirir as melhores pessoas. Não é mais suficiente apenas aumentar pacotes de benefícios e vantagens.

Os principais empregadores estão investindo em criar e nutrir ambientes significativos e gratificantes, impulsionados por valores, não apenas lucros, recrutando pessoas com paixões e prioridades que se conectam com as de seu futuro local de trabalho.

Os profissionais, por sua vez, estão trocando de empresa e explorando opções livremente, mas não é simplesmente uma “dança das cadeiras”. As vagas e as habilidades necessárias para preenchê-las também estão mudando.

Vimos mudanças tectônicas na natureza do trabalho, que transformaram categorias inteiras e reduziram ou até eliminaram outras tantas. E, enquanto a mudança é uma constante, seu ritmo está acelerando o tempo todo. Com modelos antigos de formação e desenvolvimento não conseguindo acompanhar a evolução das demandas do mercado de trabalho, as lacunas de habilidades são uma questão urgente.

Uma jornada pelo "escritório infinito"

Descubra como e por que poderemos trabalhar de uma forma melhor de qualquer lugar dentro do Metaverso.

Os benefícios do upskilling

Os benefícios do upskilling

Então, como fechar tal lacuna de habilidades e por que você deve se preocupar com isso? Aqui estão cinco benefícios do desenvolvimento profissional.

  1. Criar limites entre o trabalho e a vida

    Mesmo antes da COVID-19, as competências profissionais eram uma preocupação significativa. Em 2019, um relatório da Korn Ferry previu que a lacuna de habilidades custaria às empresas US$ 8,5 trilhões até 2030.

    Ao promover o upskill, o desenvolvimento profissional, você pode adicionar novos recursos ao seu mix de habilidades através de seus atuais funcionários, que já estão totalmente integrados com a cultura da sua empresa.

  2. Retenção de funcionários

    O turnover, perda de funcionários, não é algo apenas custoso para as empresas. É também perturbador para a dinâmica das equipes e pode deixar posições não preenchidas por longos períodos, adicionando estresse onde este é menos necessário. A perda de funcionários de alto valor pode levar consigo vantagens insubstituíveis, como conexões e relacionamentos fortes com os clientes.

    Com um programa de aprendizado e desenvolvimento de alta qualidade focado em seus colaboradores, você está mais bem equipado para manter seus principais profissionais, desafiando-os e inspirando-os a progredir dentro da empresa.

  3. Engajamento dos funcionários

    Está bem documentado que o engajamento dos colaboradores traz vários tipos de benefícios para os negócios. Mas em 2021 os níveis de engajamento caíram pela primeira vez em 10 anos, deixando apenas 36% engajados no trabalho. Felizmente, o desenvolvimento e o treinamento podem melhorar significativamente o engajamento entre seus funcionários, além de dar-lhes mais habilidades e capacidades para seu futuro trabalho.

  4. Economia no recrutamento

    Custa bem mais contratar um novo funcionário do que manter um já existente. O custo médio por contratação é de quase US$ 4.700 de acordo com a SHRM. Mas, dependendo das circunstâncias, isso pode subir para até quatro vezes o salário do cargo.

    Se a necessidade de contratar novos funcionários decorre de lacunas de habilidades em vez do crescimento dos negócios, o upskilling e a requalificação podem vir a ser um investimento melhor do que trazer mais ou diferentes funcionários.

  5. Melhora na percepção de marca

    Ao considerar um novo lugar para trabalhar, os profissionais olham para uma série de coisas, desde detalhes práticos, como facilidade de deslocamento, até questões mais profundas, como o quanto os valores da empresa se alinham com os seus.

    A Gallup descobriu que 59% dos millennials dizem que as oportunidades de aprender e crescer são extremamente importantes para eles ao se candidatarem a um emprego(3). Oferecer suporte para upskilling e reskilling é uma característica atraente para os futuros funcionários, pois eles se beneficiarão do desenvolvimento pessoal e da qualificação profissional tanto quanto você.

Aprofunde-se no tema. Assista Jennifer McClure falando sobre como o líder precisa ser criativo ao pensar nas habilidades necessárias para o futuro.

Reskilling e upskilling – qual é a diferença?

Reskilling e upskilling – qual é a diferença?

  • Upskilling

    Upskilling refere-se ao desenvolvimento profissional, um aprendizado contínuo que se baseia nas habilidades existentes, com vistas a um funcionário progredindo dentro de seu campo atual. Pode envolver uma qualificação profissional ou treinamento gerencial.

  • Reskilling, ou Requalificação

    Reskilling significa equipar um funcionário para assumir um tipo diferente de trabalho que não necessariamente usará as competências do profissional existentes.

O upskilling pode ser visto como a forma mais tradicional de treinamento e desenvolvimento, uma vez que anda de mãos dadas com o modelo “escada” de plano de carreira, onde os funcionários avançam em uma faixa profissional predefinida.

Já o reskilling, onde os funcionários efetivamente começam do zero em uma nova equipe ou departamento, é um desenvolvimento mais recente, mas de forma alguma pode ser considerado algo menor. O Fórum Econômico Mundial informa que, até 2025, 50% dos funcionários precisarão ser requalificados. Já uma pesquisa de 2021 da PwC mostrou que cerca de 39% dos funcionários achavam que seu trabalho estaria obsoleto em 5 anos.

Um dos principais impulsionadores dessas previsões é o avanço da tecnologia, que influencia muito o futuro das tendências de trabalho. O WE Forum descobriu que tarefas que podem ser automatizadas, como entrada de dados, escrituração e produção de linhas de montagem em fábricas, estão cada vez mais sendo entregues a software e hardware.

Enquanto isso, o “boom” da tecnologia significa que há uma demanda mais forte de habilidades em áreas como análise de dados, estratégia e comunicações digitais. Os planos de carreira não são mais simplesmente definidos pelo papel do funcionário na hierarquia da empresa – eles, agora, são muito mais sobre trabalhar em conjunto com os funcionários para encontrar a posição ideal para todos.

“Planos de carreira não são mais simplesmente definidos pelo papel na hierarquia da empresa. Eles são muito mais sobre trabalhar em conjunto e encontrar a interseção entre as ambições e aptidões dos funcionários e as necessidades do negócio.”


5 maneiras de começar a melhorar sua força de trabalho

5 maneiras de começar a melhorar sua força de trabalho

Então, frente a essa mudança de cenário, como você pode dar às pessoas as habilidades que elas precisam para o futuro do trabalho? Aqui estão cinco maneiras de promover o desenvolvimento profissional do seu time.

  1. Saiba o que você tem, avalie o mix de habilidades de sua força de trabalho e procure por potencial

    Sua primeira tarefa é descobrir quais habilidades você tem disponíveis em sua força de trabalho, e onde essas habilidades podem ser desenvolvidas mais adiante. Os planos de carreira não são mais simplesmente definidos pelo papel e hierarquia na empresa. Eles são muito mais sobre trabalhar em conjunto com os funcionários para encontrar a interseção entre suas ambições e aptidões e as necessidades do seu negócio.

    Isso requer diálogo com seus funcionários e a capacidade de avaliar suas habilidades através de uma perspectiva de toda a empresa, e não apenas de um departamento. Você pode ter alguém trabalhando em TI, por exemplo, que se daria bem em um papel de vendas.

  2. Olhe além das credenciais acadêmicas

    À medida que o trabalho e o recrutamento mudam, o diploma universitário está mudando de significado para os empregadores – e, por vezes, pode nem aparecer em uma oferta de trabalho.

    Afinal, um diploma pode não representar bem o conhecimento necessário para o mundo do trabalho atual, e exigir um diploma de 4 anos, bem como a experiência relevante e atributos pessoais, é uma pressão adicional sobre a capacidade das empresas de atrair o talento certo.

  3. Aproveite as ferramentas de IA

    As ferramentas de Inteligência Artificial podem ajudar organizações maiores a peneirar seu pool de talentos e avaliar seu capital de habilidades de forma rápida e eficiente, digitalizando perfis de funcionários para palavras-chave relevantes. Essas ferramentas também podem ajudar os funcionários a comunicar suas habilidades e ambições atualizando seus perfis e mantendo os dados das pessoas atualizados.

    A IA também pode desempenhar um papel importante na personalização do desenvolvimento dos colaboradores, dando-lhes maior controle sobre seu aprendizado. O relatório 2021 da CompTIA constatou que 75% dos líderes de RH esperam aumentar o investimento em ferramentas que utilizam para personalizar as atividades de desenvolvimento de talentos. Com a tecnologia adequada, o aprendizado é mais integrado ao dia-a-dia do colaborador e este pode acessar o conhecimento de forma contínua, como e quando precisa.

  4. Identifique seus principais talentos e trabalhe com eles em planos de desenvolvimento

    Nos anos anteriores, a hierarquia da empresa ditava o mix de habilidades à medida que os funcionários contratados para um papel júnior progrediam na carreira de forma previsível, adicionando as habilidades e experiência necessárias à medida que cresciam.

    O atual cenário fluido e de mudança rápida significa que o desenvolvimento dos colaboradores é pessoal – e deve ser construído de forma contínua entre funcionários talentosos e seus gerentes e coaches. Essa abordagem também gera engajamento, uma vez que envolve conversas significativas e inclusivas entre colaboradores e líderes sobre o futuro do negócio e suas prioridades estratégicas.

  5. Desenvolva as soft skills

    A pandemia nos ensinou que a resiliência humana é preciosa e a saúde mental deve ser apoiada proativamente por todos. E, com a automação cuidando de um número crescente de ocupações manuais, é o lado humano – as “soft skills”, como a escuta ativa e a autogestão – que os empregadores estão procurando fortalecer.

    Mesmo em áreas onde o trabalho humano é mais vital do que nunca, tais soft skills estão em alta demanda. Em pesquisa da CompTIA, 41% dos líderes de RH disseram que suas organizações teriam uma nova ênfase em soft skills para trabalhadores de TI após a pandemia.

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber os nossos insights mais recentes sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas da Meta relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito

1 "The Transformation of L&D" LinkedIn, 2022.
2 "Workforce and learning trends 2021" compTIA, 2021.
3 "Millennials Want Jobs to Be Development Opportunities" Gallup, 2016.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

O futuro do trabalho | 11 minutos de leitura

O futuro do trabalho

Como é o trabalho no metaverso? O modelo híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar a sua organização para o futuro.

O futuro do trabalho | 12 minutos de leitura

Trabalho híbrido: a nova forma de trabalhar

Quer que os seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para a sua organização.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.