Qual é seu estilo de liderança? 11 estilos para escolher

Ficaram para trás os dias em que os líderes simplesmente davam ordens e os funcionários as cumpriam. Agora, há muitas maneiras diferentes de ser um líder. Mas qual é o melhor estilo para você?

LIDERANçA | 8 MINUTOS DE LEITURA
O que é um estilo de liderança?

O que é um estilo de liderança?

O estilo de liderança de uma pessoa é o método que ela usa para guiar, motivar e supervisionar a equipe.

Todos temos um modo único de fazer as coisas. Contudo, há alguns traços e características que correspondem a certos estilos. Personalidade, habilidades, valores e experiências passadas moldam a forma como um líder opera. Alguns estilos de liderança podem ser semelhantes. Porém, cada um tem vantagens e desvantagens próprias e pode determinar a abordagem estratégica de uma organização.

"Qual é seu estilo de liderança?" também é uma pergunta comum em entrevistas se estiver se candidatando para qualquer tipo de cargo de gestão. Por isso, vale a pena conhecer a resposta com antecedência.

Quase metade dos líderes sente que suas ações são mais analisadas do que antes. Sendo assim, o estilo que você escolhe pode ter um impacto significativo na sua equipe e na marca da sua empresa.

O psicólogo Kurt Lewin reconheceu os estilos básicos de liderança pela primeira vez na década de 1930. Eles foram usados como base para muitas das abordagens que surgiram desde então.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Qual estilo de liderança é o certo para você?

Qual estilo de liderança é o certo para você?

É possível que você gravite naturalmente em torno de um estilo de liderança específico. Ele será um que complemente sua personalidade e faça você se sentir mais confortável na sua função.

Mas não se trata apenas de você. Também é necessário levar em conta sua equipe. Por exemplo, se você tiver uma equipe relativamente inexperiente, fará mais sentido optar por um estilo que dê a ela bastante orientação. Por outro lado, se confiar aos seus funcionários o gerenciamento da própria carga de trabalho, você poderá assumir um papel de coaching.

Conhecer seu estilo de liderança é importante, pois ajuda você a:

  • Aproveitar os pontos fortes da sua liderança

  • Identificar quais habilidades de liderança você precisa desenvolver

  • Dar orientação e feedback aos seus funcionários

  • Entender melhor como pensa

  • Considerar como toma decisões e define metas

  • Elaborar estratégias de curto e longo prazo para sua empresa

  • Entender melhor como seus funcionários veem você

Para ser um líder de sucesso, é necessário se conhecer melhor. Autoconsciência é importante. No entanto, também é útil ter o feedback das pessoas que você lidera. Mesmo que não seja o que você deseja ouvir, quanto mais aberto e honesto for o feedback, mais você pode crescer e melhorar.

A boa notícia é que não há um estilo de liderança melhor que o outro. Muitas vezes, será necessário adaptar sua abordagem de acordo com a situação. Seu estilo provavelmente também evoluirá com o tempo à medida que adquire mais experiência. Por isso, vale a pena conhecer os diferentes modelos de liderança. Você terá a confiança para adotar uma abordagem alternativa caso seja necessário. Isso tornará você um líder melhor e mais completo.

Os 11 estilos de liderança

Os 11 estilos de liderança

Ao longo dos anos, os pesquisadores desenvolveram diferentes teorias e estruturas para ajudar a identificar os diferentes estilos de liderança. Veja alguns dos mais comuns:

Liderança autocrática

Também chamada de liderança autoritária

Um líder autocrático é todo-poderoso, toma decisões sem levar em conta a opinião do restante do grupo. Como um comandante militar, dá instruções sobre o que precisa ser feito e quando.

  • Vantagens: a liderança autocrática pode ser muito eficaz quando é necessário tomar decisões rapidamente ou seguir regulamentações de conformidade. Pode dar a funcionários novos e inexperientes um senso claro de direção.

  • Desvantagens: um estilo de microgerenciamento pode ser estressante e intimidador, com pouco espaço para colaboração ou criatividade. Também pode criar muita dependência em um único líder.

Liderança autoritativa

Também chamada de liderança visionária

Os líderes autoritativos entendem a direção que uma organização precisa seguir para ter sucesso. Eles não são se incomodam com pequenos contratempos. Esse estilo não deve ser confundido com o autoritário. O líder autoritativo define uma visão clara para o futuro e fornece uma direção geral para ajudar todos a chegar lá.

  • Vantagens: equipes dispostas a aceitar a visão de um líder são mais propensas a serem motivadas e inspiradas a trabalhar da melhor forma possível. Elas têm a confiança para superar obstáculos durante períodos de incerteza.

  • Desvantagens: algumas vezes, os líderes autoritativos podem se concentrar demais em ideias a longo prazo sem focar no presente. O ego deles também pode atrapalhá-los a ouvir ideias de outras pessoas.

Liderança burocrática

Líderes burocráticos seguem as regras rigorosamente e esperam que seu pessoal faça o mesmo. Eles talvez considerem o ponto de vista de outras pessoas, mas não agirão de acordo com ele se não se alinhar à política da empresa. Esse estilo funciona melhor para empresas maiores ou bem estabelecidas que já têm sucesso ou cujo trabalho envolve riscos de segurança.

  • Vantagens: a liderança burocrática oferece boa estabilidade e reduz o risco de falhas. É clara, eficiente e permite que as pessoas saibam onde estão.

  • Desvantagens: esse estilo não oferece muita liberdade, o que o torna muito menos eficaz em organizações que dependem de flexibilidade, criatividade ou inovação.

Liderança coaching

A liderança coaching se trata de nutrir os talentos de cada membro da equipe, focando seus pontos fortes e fracos para ajudá-los a melhorar. Esse tipo de líder pode incentivar os funcionários a assumirem novas tarefas, oferecendo orientação, suporte e feedback construtivo ao longo do caminho. Ele é mais adequado para funcionários que gostam de fazer parte de uma equipe.

  • Vantagens: os funcionários sob esse tipo de liderança são motivados pois se sentem apoiados e valorizados. Esse estilo reconhece que cada funcionário é único e tem algo diferente a oferecer.

  • Desvantagens: uma abordagem de coaching requer paciência e pode demorar para dar os resultados. Não funcionará se não houver química e camaradagem entre os membros da equipe.

Liderança laissez-faire

Também chamada de liderança delegativa

Em francês, laissez-faire significa "permitir fazer". Em outras palavras, deixar os funcionários decidirem como e quando trabalhar. De acordo com o Niagara Institute, mais de 84% dos líderes deixam seus funcionários escolherem como trabalhar. Laissez-faire é um dos estilos de liderança mais passiva e oferece pouca orientação. Pode ser um bom modelo para trabalhadores remotos ou startups com equipes altamente qualificadas.

  • Vantagens: devido ao alto nível de confiança e autonomia, os funcionários que trabalham para líderes laissez-faire gostam de ter liberdade e de uma cultura empresarial tranquila.

  • Desvantagens: esse estilo limita o desenvolvimento dos funcionários e não é uma boa escolha para funcionários novos ou inexperientes que precisam de orientação e treinamento. Funções e responsabilidades também podem se confundir, levando a equipes sem coesão.

Liderança focada no ritmo

Um líder focado no ritmo define metas ambiciosas e permite que os funcionários saibam exatamente o que é esperado deles. Esse tipo de liderança pode ser eficaz entre as equipes de vendas, onde o desempenho precisa ser estimulado para garantir que as metas trimestrais sejam atingidas.

  • Vantagens: um ambiente voltado ao ritmo pode ser estimulante, pois há um senso de urgência para atingir as metas. As equipes são altamente motivadas a obter os resultados.

  • Desvantagens: algumas vezes, líderes focados no ritmo podem criar um ambiente de trabalho muito estressante se as metas não forem realistas. Isso pode sufocar a criatividade, sobrecarregar equipes e levar ao burnout.

Liderança participativa

Também chamada de liderança democrática

Embora esse tipo de líder ainda tenha o poder de tomar a decisão final, ele escuta seus funcionários e os envolve nesse processo. De acordo com o Niagara Institute, esse é o estilo de liderança mais comum. Ele tem uma abordagem colaborativa e a responsabilidade é compartilhada. Sendo assim, todos se sentem incluídos.

  • Vantagens: equipes com líderes participativos se sentem capacitadas e valorizadas. Isso pode aumentar a produtividade e gerar maiores taxas de retenção de funcionários.

  • Desvantagens: não é o melhor estilo para usar se precisar tomar uma decisão rápida, pois pode levar tempo para atingir um consenso. Também pode ser um desafio para os membros da equipe que podem não ter o conhecimento certo para tomar decisões importantes.

Liderança servil

Esse estilo de liderança prioriza a necessidade dos indivíduos. Um líder servil age como exemplo, tem bons valores fundamentais e toma decisões éticas para o bem da equipe. Ele cria um ambiente onde os colegas de trabalho podem cultivar laços fortes e resolver problemas juntos.

  • Vantagens: essa abordagem pode criar uma cultura empresarial positiva, pois a ideia de todos é respeitada. Além disso, os membros da equipe recebem o espaço e o suporte necessários para atingir todo seu potencial.

  • Desvantagens: líderes que adotam a abordagem servil podem acabar sendo ofuscados por líderes que exercem maior comando, principalmente em um ambiente competitivo. Não é ideal para situações em que é necessário tomar decisões rápidas ou cumprir prazos apertados.

Liderança flexível

A liderança flexível se trata de orientar as equipes usando habilidades interpessoais como compaixão, abertura e saber ouvir, em vez de dar ordens. Ela valoriza contribuições de funcionários e oferece suporte constante. As habilidades interpessoais de liderança são essenciais nos ambientes de trabalho híbridos onde promove-se um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

  • Vantagens: a liderança flexível permite que os funcionários fracassem sem atribuir culpa. Isso cria relacionamentos mais próximos e menos conflito no trabalho.

  • Desvantagens: ser mais um amigo do que um chefe pode confundir as linhas quando um líder precisa tomar decisões difíceis. Habilidades interpessoais também são difíceis de mensurar. Por isso, pode ser mais difícil provar que esse tipo de liderança está surtindo o efeito desejado.

Liderança transacional

Também chamada de liderança de gestão

A liderança transacional foi desenvolvida com base em um sistema de recompensas e punições. O líder fornece orientações claras aos membros da equipe e espera que eles realizem as tarefas e cumpram os prazos. Por sua vez, os funcionários recebem recompensas pelo reconhecimento dos esforços ou são disciplinados se o trabalho não atingir as expectativas.

  • Vantagens: a liderança transacional deixa claras as funções e as responsabilidades de todos. Os funcionários são tratados igualmente. Como ela é baseada em desempenho, as pessoas ambiciosas ou motivadas por recompensas financeiras normalmente se destacam.

  • Desvantagens: quando tanta ênfase é colocada em recompensas para motivar as pessoas, isso pode prejudicar os funcionários em outras áreas, como criatividade, desenvolvimento pessoal e trabalho em equipe. Os líderes também podem parecer impessoais e ter dificuldade de estabelecer relacionamentos mais significativos com os funcionários.

Liderança transformacional

Esse estilo de liderança cria um ambiente que oferece suporte à inovação e inspira mudanças. Os líderes que adotam essa abordagem desejam realmente ajudar a organização a atingir suas metas e inspiram os funcionários a atingir todo seu potencial. Os líderes transformacionais tendem a ter uma inteligência emocional alta e boas habilidades motivacionais.

  • Vantagens: esse tipo de liderança pode ser altamente eficaz em organizações que estão em busca de um recomeço. Ter uma lista de metas pessoais para atingir e definir um cronograma para atingi-las pode melhorar a produtividade, o engajamento e o moral.

  • Desvantagens: muito foco em crescimento pessoal pode fazer com que os líderes transformacionais percam de vista os objetivos da empresa. O burnout também pode se tornar um problema, pois os líderes podem dar aos funcionários mais desafios do que podem enfrentar.

Como você pode ver, há muitas formas de ser um líder. Todas elas têm pontos positivos. Dito isso, o melhor estilo de liderança é ser você, com algumas habilidades adicionais.

Continue lendo:
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Aprenda a liderar uma empresa conectada.

Baixar agora

Publicações recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que isso é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Exploramos o que faz surgir um líder e por que uma boa liderança é essencial para os negócios.

Liderança | 7 minutos de leitura

Liderança colaborativa: o que é e como isso pode unir as suas equipes.

Os líderes colaborativos acreditam em reunir equipes diversas para atingir metas organizacionais, resolver problemas, tomar decisões e compartilhar informações. Mas o que é realmente necessário para ser um líder mais colaborativo? Vamos analisar essas questões.

Liderança | 4 minutos de leitura

Três lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja aqui três dos melhores exemplos.