Por que o engajamento do funcionário é importante? Funcionários engajados são funcionários melhores? Exploramos o significado desses jargões.

Por que o engajamento do funcionário é tão importante?

Por que o engajamento do funcionário é tão importante?

Em termos gerais, o engajamento do funcionário se refere a funcionários genuinamente dedicados a uma organização e motivados pelo trabalho.

Os especialistas em ambiente de trabalho criaram diferentes descrições para esse conceito. De acordo com a Kingston Business School, o engajamento do funcionário no trabalho é uma combinação de engajamento intelectual, afetivo e social. Ou seja, pensar sobre o trabalho, sentir-se bem com ele e aproveitar as oportunidades para discuti-lo com outras pessoas no trabalho.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Como o engajamento do funcionário no trabalho ajuda as empresas?

Como o engajamento do funcionário no trabalho ajuda as empresas?

Seja qual for a definição que você preferir, o engajamento do funcionário é muito mais do que apenas um bônus para as organizações.

De acordo com a Officevibe, as empresas altamente engajadas têm um aumento de 10% nas classificações de clientes e um aumento de 20% nas vendas. Além disso, 80% dos funcionários trabalhariam mais horas para um empregador mais compreensivo.

O engajamento da equipe pode ter um efeito enorme no lucro, na fidelidade do cliente, na produtividade, nas ausências, na rotatividade de funcionários e no bem-estar da equipe. Ou seja, em quase todas as áreas da empresa que você possa imaginar.

Por que o engajamento do funcionário faz toda diferença?

Por que o engajamento do funcionário faz toda diferença?

Principalmente porque os funcionários engajados são os que mais "vão além". Isso significa que eles se esforçam mais que o necessário para realizar as tarefas. Na teoria, quanto mais engajadas as pessoas estiverem, mais além elas irão. Isso não quer dizer necessariamente trabalhar mais horas, mas de maneira mais decisiva.

Funcionários satisfeitos são funcionários engajados?

Funcionários satisfeitos são funcionários engajados?

O engajamento do funcionário no trabalho é muito mais do que contentamento ou satisfação. Como aponta a CIPD, funcionários satisfeitos podem não contribuir muito com a organização. Da mesma forma, um funcionário feliz pode não ser produtivo. Mesmo que os funcionários se preocupem com a organização e estejam comprometidos com ela, podem não contribuir da maneira certa, a menos que estejam engajados com os objetivos e processos da organização.

O verdadeiro engajamento dos funcionários no trabalho significa ter uma conexão real com a organização em que se trabalha, uma compreensão genuína das tarefas e o desejo de fazê-las. E isso requer colaboração real.

Como aumentar o engajamento do funcionário em minha organização?

Como aumentar o engajamento do funcionário em minha organização?

Cada organização é diferente e não há um caminho único para o engajamento. Porém, o trabalho em equipe, a colaboração e a comunicação aberta são sempre essenciais.

Manter as pessoas genuinamente engajadas não é fácil: 44% dos gerentes de RH acham que o engajamento do funcionário é o maior obstáculo, de acordo com a pesquisa realizada pela Cascade HR de 2018. Apenas 13% dos funcionários no mundo todo estão engajados, de acordo com a pesquisa da Officevibe mencionada anteriormente.

Para enfrentar esses desafios, os empregadores precisam encontrar maneiras de apoiar, reconhecer e instruir os funcionários. Já os funcionários precisam ser capazes de colaborar com a maior facilidade possível. Uma ferramenta como o Workplace da Meta é ideal para promover o engajamento. Ela ajuda as pessoas a se conectar, discutir interesses em comum, compartilhar ideias e descobrir novas formas de trabalhar juntas.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Você também pode se interessar por

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

Engajamento do funcionário: o que é?

O engajamento do funcionário afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores do engajamento do funcionário e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

Como mensurar o engajamento do funcionário

Mensurar o engajamento do funcionário é difícil! Como saber se as pessoas estão realmente engajadas no trabalho? De pesquisas de clima organizacional a métricas de produtividade, explore como mensurar os níveis de engajamento do funcionário

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

Perguntas de pesquisa de satisfação do funcionário que realmente funcionam!

Quais são as melhores perguntas de pesquisa de satisfação dos funcionários? Analisamos as perguntas que as suas pesquisas de clima organizacional, feedback 360 e outros questionários devem abordar.