Como ajudar os funcionários a verem os benefícios da automação no trabalho

O que o avanço da IA e do aprendizado de máquina significa para a colaboração em equipe? Vamos analisar essas questões.

O FUTURO DO TRABALHO | 3 MINUTOS DE LEITURA
benefits of automation in the workplace - Workplace from Meta

O avanço rápido da IA significa que algumas tarefas de trabalho agora podem ser feitas por máquinas, desde a correspondência de faturas e pedidos de compra até a redação do primeiro rascunho de um relatório anual. Mas esses avanços nem sempre são bem-vindos pelos funcionários.

Não há como negar que a frase “automação do trabalho” pode evocar imagens de robôs assumindo tarefas e gerando apreensão nos funcionários. De acordo de uma pesquisa da Demos, 35% dos britânicos acham que seu emprego está em risco devido à inteligência artificial.

Uma jornada ao escritório infinito

Descubra como e por que o nosso melhor trabalho acontecerá dentro do metaverso.

Mas a automação do trabalho pode ser uma ótima ferramenta para as empresas, libertando os funcionários do trabalho árduo e aumentando a colaboração em equipe, eficácia, criatividade e eficiência.

O desafio para os empregadores é transmitir os benefícios da automação do trabalho e mostrar às pessoas como ela pode mudar o futuro do trabalho para melhor. Confira algumas ideias sobre como introduzir novas tecnologias sem impactar negativamente a força de trabalho.

A compreensão é fundamental

A compreensão é fundamental

Para começar, é essencial que seus funcionários saibam exatamente o que significa automação do trabalho e por que ela pode ser benéfica para eles e para a empresa como um todo.

A automação do trabalho geralmente envolve o uso de tecnologia para automatizar processos manuais repetitivos. Além de agilizar o fluxo de trabalho, acompanhar cada parte de um processo e ajudar a aumentar a produtividade geral, a automação pode liberar as pessoas para se concentrarem em tarefas mais baseadas no conhecimento, permitindo que usem suas habilidades de forma mais estratégica.

Por exemplo, automatizar as respostas a algumas consultas de atendimento ao cliente não apenas economiza o dinheiro da empresa, mas também permite que os funcionários se concentrem em casos mais difíceis de resolver. Isso significa que eles podem aplicar seu conhecimento para ter um impacto maior e obter maior satisfação no trabalho.

Menos trabalho

Menos trabalho

A automação do trabalho pode ser particularmente eficaz em setores como a manufatura, em que os trabalhadores realizam trabalhos extenuantes. As máquinas podem ajudar a apoiar os funcionários, reduzindo o desgaste físico ao realizar tarefas de rotina enquanto os funcionários realizam um trabalho mais qualificado.

Isso não quer dizer que não haja um grande lugar para automação comercial em funções menos árduas. Todos os tipos de processos, de integração de funcionários a solicitações de gastos corporativos, podem ser feitos por máquinas, permitindo que os funcionários invistam seu tempo com mais eficiência. As empresas precisam enfatizar que isso não significa que os funcionários são redundantes. Em vez disso, eles serão necessários para tarefas mais gratificantes e desafiadoras.

Um treinamento adequado é essencial

Um treinamento adequado é essencial

A automação não é algo que funciona por conta própria. Muitas vezes, ela requer controle humano e orientação, o que exige novas habilidades. Os funcionários devem ter o treinamento de que precisam para gerenciar e trabalhar junto com novos processos automatizados, bem como para preencher quaisquer lacunas de habilidades que são deixadas quando a automação assume tarefas de rotina.

Oportunidades de colaboração

Oportunidades de colaboração

Em vez de acreditar que máquinas serão instaladas para assumir suas funções, os funcionários podem enxergar os processos de automação como algo com o qual trabalhar para garantir que as tarefas diárias sejam executadas de maneira descomplicada e mais rápida. Deixe seus funcionários saberem que o futuro do trabalho não é aquele em que “os robôs” estão vindo para substituí-los, mas sim que eles ajudarão e trabalharão ao lado das pessoas.

Além de serem integradas a softwares de automação do trabalho, as ferramentas de colaboração como o Workplace do Facebook podem manter a comunicação aberta e inclusiva em tempos de mudança. Use-as para dar apoio a treinamentos e compartilhar esclarecimentos e ideias na sua organização.

Você também pode se interessar por

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber os nossos insights mais recentes sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas da Meta relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como construir uma colaboração eficaz em equipe no local de trabalho

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as melhores práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso

Colaboração entre equipes | 6 minutos de leitura

O que é colaboração ágil?

Como a colaboração e o trabalho ágil estão relacionados? Veja como a colaboração ágil pode aumentar a eficiência e o desempenho na sua organização.