Socorro! Por que minha equipe não está trabalhando?

Se estiver tendo problemas com o trabalho em equipe, talvez seja um sinal de que o grupo não tem a combinação correta de personalidades e funções. Veja algumas formas de trabalhar melhor em equipe.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
how to work in a team - Workplace from Meta

As equipes precisam de diversas personalidades e habilidades para serem totalmente eficazes. Uma equipe com seis líderes não funciona. Tampouco uma sem alguém para focar os detalhes. Analisamos como as equipes trabalham e o que é necessário para melhorar as habilidades no trabalho em equipe.

Atribua bem as funções

Atribua bem as funções

Há várias ideias sobre o que é necessário para criar a equipe certa. Um dos modelos mais mencionados é a Teoria de Belbin, desenvolvida por Meredith Belbin no Henley Management College no Reino Unido. De acordo com Belbin, há nove principais funções em uma equipe:

  • O investigador é curioso e traz ideias para a equipe
  • O colaborador ajuda a equipe a se aproximar e as pessoas a concluírem suas tarefas
  • O coordenador concentra-se nos objetivos da equipe e delega tarefas com eficácia
  • O semeador é a pessoa que resolve problemas criativos
  • O avaliador é lógico e imparcial ao considerar os desafios
  • O especialista tem conhecimento profundo sobre áreas específicas
  • O formador conduz o projeto e o mantém avançando
  • O implementador planeja uma estratégia eficiente
  • O finalizador presta atenção em detalhes e no acabamento de tarefas

Se a sua equipe não está trabalhando da forma como você imaginava, talvez não tenha uma composição ideal. Por exemplo, pode haver muitas pessoas tentando ocupar a função de "semeador" ou talvez ninguém tenha assumido a função de "implementador". Encontrar o equilíbrio dessa composição pode melhorar as habilidades de todos no trabalho em equipe.

Tenha um propósito

Tenha um propósito

Falta de clareza sobre metas afetarão negativamente um trabalho em equipe eficaz. É por isso que vale a pena o líder da equipe reservar um tempo para tornar os objetivos da equipe explícitos desde o início. Sem uma noção do que está tentando alcançar, uma equipe rapidamente se desintegrará.

Depois de estabelecer a missão e a visão da equipe, você pode compartilhá-la com todos e consultá-la conforme o andamento do projeto.

Resolva conflitos de estilo

Resolva conflitos de estilo

Outra questão que pode afetar o trabalho em equipe são os diferentes estilos de trabalho. Por exemplo, um membro da equipe pode priorizar a realização de processos. Outro pode querer trabalhar de uma forma mais relaxada, espontânea e flexível.

No entanto, diferentes abordagens podem ser complementares e benéficas a equipes. Os líderes da equipe devem procurar maneiras de usar as diferenças de maneira positiva. Gerenciá-las de modo a trazer perspectivas novas, diferentes e revigorantes para o projeto.

Melhore a comunicação

Melhore a comunicação

A comunicação ruim é uma causa comum de conflito e de baixo desempenho em equipes. Portanto, melhorar a comunicação é fundamental ao considerar formas de trabalhar melhor como uma unidade.

Ter as ferramentas de colaboração certas pode ter um papel vital para que isso aconteça. Plataformas como o Workplace permitem melhor colaboração em equipes que estão em diferentes escritórios e localizações. Usar ferramentas como o Workplace Chat permite que as equipes enviem mensagens em tempo real, façam ligações de voz ou vídeo com membros do projeto e compartilhem documentos ilimitados com facilidade.

Com frequência, um bom trabalho em equipe está mais relacionado às pessoas do que à tecnologia. No entanto, as ferramentas que sua organização usa podem ter um impacto direto na capacidade das equipes de colaborar e trabalhar efetivamente como uma unidade.

Encontre os pacotes e os produtos que ajudam as pessoas a reduzir a distância na sua organização e incentive a organização, mesmo entre as pessoas que estão relutantes. Desse modo, você pode garantir que ninguém na equipe se sinta excluído.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Por que a velocidade no local de trabalho está aumentando

A vida está mais acelerada e sob demanda do que nunca. A geração Y agora espera essa velocidade e rapidez no trabalho também.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Trabalhadores da geração Y no local de trabalho: os segredos para mantê-los felizes

Os trabalhadores da geração Y são o futuro do trabalho. Como fazê-los se sentir em casa na sua organização?

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como ajudar os funcionários a ver os benefícios da automação do trabalho

O avanço rápido da IA significa que algumas tarefas de trabalho agora podem ser feitas por máquinas, desde a correspondência de faturas e pedidos de compra até a redação do primeiro rascunho de um relatório anual.