Motivação no trabalho: sete formas de motivar funcionários

O que motiva funcionários a dar o melhor de si profissionalmente? Dinheiro? Reconhecimento? Ou ter um trabalho significativo é mais importante? Exploramos o que motiva as pessoas e analisamos as formas de motivar funcionários.

ENGAJAMENTO DE FUNCIONáRIOS | 8 MINUTOS DE LEITURA
Work Motivation

Nem toda tarefa pode ser interessante ou emocionante. Não se espera que as pessoas fiquem entusiasmadas com o trabalho o tempo todo. Mas isso não quer dizer que você não deveria tentar aumentar a motivação dos funcionários na sua empresa. Indivíduos altamente motivados têm maior probabilidade de fazer um esforço extra, entregar um trabalho de alta qualidade e apresentar ideias inovadoras.

O que é motivação no trabalho?

O que é motivação no trabalho?

A motivação de funcionários é um assunto complexo e, para muitas organizações, difícil de lidar. Para ter uma ideia, vale a pena começar com algumas definições. A Encyclopedia.com descreve "motivação no trabalho" como o "nível de energia, compromisso e criatividade que funcionários de uma empresa trazem para o trabalho que realizam".

O dicionário APA Dictionary of Psychology a define como o "desejo ou vontade de uma pessoa de fazer um esforço no trabalho. Fatores de motivação podem incluir salário e outros benefícios, desejo de atingir status e reconhecimento, senso de conquista, relacionamentos com colegas e um sentimento de que seu trabalho é útil ou importante".

Essencialmente, é o que nos motiva a aparecer todos os dias para trabalhar. Algumas pessoas são mais automotivadas por natureza do que outras. No entanto, todos precisam de um algo para conquistar.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

Tipos de motivação no trabalho

Tipos de motivação no trabalho

Há dois tipos de motivação no local de trabalho: a intrínseco e a extrínseca.

  • A motivação intrínseca se refere à motivação que vem de dentro. Ela estimula uma pessoa a realizar uma tarefa porque gosta, acha a tarefa desafiadora ou prazerosa (e não porque está sendo paga).

  • A motivação extrínseca é estimulada por recompensas externas, como dinheiro e elogios. No trabalho, os empregadores oferecem isso na forma de aumento de salário, bônus e outros benefícios tangíveis, bem como reconhecimento público de bom desempenho.

É importante entender as nuances de motivar uma força de trabalho composta por pessoas de diferentes gerações e experiências de vida. Se você não conseguir fornecer as recompensas certas e os estilos de reconhecimento para o funcionário certo, corre o risco de perder seus maiores talentos. Não há uma abordagem única. A forma como as pessoas são motivadas pode depender da idade delas ou de onde estão na carreira.

Por que a motivação dos funcionários é importante

Por que a motivação dos funcionários é importante

É preocupante, mas ainda há muitas empresas que não entendem a importância da motivação dos funcionários. Isso é confirmado pelo relatório mais recente da Gallup sobre a situação do local de trabalho global, que descobriu que apenas 21% dos funcionários de todo o mundo se sentem engajados no trabalho.

Considere um funcionário com pouca ou nenhuma motivação para trabalhar. Ele provavelmente trabalha devagar, é letárgico, evita tarefas e se distrai facilmente com as notificações no smartphone. Essa falta de foco e energia é prejudicial para a produtividade e pode impedir que toda uma empresa produza trabalhos de alta qualidade ou conquiste metas importantes. Além disso, a situação pode ter um impacto negativo na motivação de outras pessoas no trabalho, criando um círculo vicioso de baixo moral.

Por outro lado, um funcionário motivado é entusiasmado, instigado e se orgulha do trabalho que realiza. Ele também tem uma probabilidade 87% menor de se demitir do que um funcionário infeliz. Além disso, realiza tarefas com eficiência, tem uma atitude positiva e quer fazer um bom trabalho, tanto para sua própria satisfação quanto para a da empresa. Quando você tem muitos funcionários motivados, isso gera maiores níveis de produtividade e menores níveis de ociosidade. Na realidade, outro estudo da Gallup mostra que uma força de trabalho altamente engajada reduz em 81% a ausência de funcionários.

A motivação no trabalho não pode ser tomada como certa, independentemente de quão engajados e motivados seus funcionários parecem ser. No momento em que ela diminuir, a receita e a produtividade poderão seguir o mesmo caminho em breve.

Os funcionários são motivados por dinheiro?

Os funcionários são motivados por dinheiro?

Essa é a pergunta de milhões. Tradicionalmente, as empresas usam incentivos financeiros como a principal forma de motivar e reter funcionários. Afinal de contas, faz sentido que as pessoas trabalhem mais e fiquem com a empresa por mais tempo se forem mais bem pagas e ganharem mais bônus, certo?

No nível básico, o dinheiro permite que as pessoas paguem suas contas e comprem o que precisam, e elas normalmente querem mais. Ele também serve como uma forma de mensurar o valor que o empregador coloca nos seus serviços e como você se compara em relação aos colegas de trabalho, o que pode ser um grande motivador. Portanto, sim. Dinheiro é importante. Contudo, não é o fator mais importante.

Se a Grande Demissão nos ensinou algo, é que as pessoas são menos motivadas por dinheiro do que antes. Os funcionários da atualidade querem se sentir valorizados por suas habilidades únicas e pelos talentos que podem trazer para uma função. Também querem fazer a diferença.

Com a geração Z entrando para o mercado de trabalho1, é essencial ter um pacote de benefícios diverso. Essa geração coloca muito mais ênfase em ter um trabalho com um propósito do que no salário que recebe.

A motivação das pessoas para realizar um trabalho varia. No entanto, coisas como cultura do âmbito profissional, sentir-se valorizado e trabalhar como equipe podem ser tão importantes quanto recompensas financeiras, se não mais. O estilo de gerenciamento também é fundamental. Líderes com empatia, compaixão e compreensão normalmente são melhores em inspirar a motivação da equipe nos trabalhos de hoje. Os funcionários ligarão mais para a organização na qual trabalham quando souberem que você se importa com eles.

Sete formas de motivar funcionários

Sete formas de motivar funcionários

O objetivo de qualquer empresa é contratar pessoas incríveis e garantir que elas fiquem por perto. Mas como é possível criar um ambiente de trabalho em que todos os funcionários se sentem energizados e inspirados? Essas estratégias de motivação de funcionários podem ajudar os trabalhadores a conquistar coisas incríveis:

Defina metas realistas

Os funcionários não estão interessados nas metas amplas da empresa, como margens de lucro e rotatividade da equipe. Eles querem metas menores e mais administráveis que lhes deem um senso de conquista pessoal enquanto complementam o objetivo geral.

Por exemplo, um vendedor tem mais chances de fechar mais vendas se receber a tarefa de cadastrar um número específico de novos clientes por mês. Contudo, é importante que os objetivos sejam atingíveis. Com metas irreais, os funcionários podem se sentir desanimados, esgotados e desmotivados.

Reconheça as contribuições

Às vezes, tudo o que as pessoas querem é ser valorizadas pelo seu esforço no trabalho. Se elas tiverem ido além em um projeto, não tenha medo de fazer elogios, seja em um bate-papo em grupo, em uma mensagem direta ou pessoalmente. Receber reconhecimento é uma ótima maneira de melhorar a autoestima e o moral.

O reconhecimento também consiste em entender como as pessoas se sentem e responder com compaixão a problemas como estresse, ansiedade e fadiga.

Recompense funcionários pelo ótimo trabalho

As recompensas vêm em muitas formas e nem sempre precisam ser monetárias. Pode ser um dia extra de folga, uma sessão de terapia online ou um espaço privado para estacionamento, por exemplo.

Um programa de recompensas é uma ferramenta eficaz para celebrar sucessos e conquistas. Ele permite personalizar recompensas para torná-las mais pessoais e significativas para cada indivíduo. Você pode, inclusive, "gamificar" uma tarefa para as equipes competirem por recompensas. Pesquisadores descobriram que a maior parte das pessoas trabalharia mais arduamente para se qualificar para uma recompensa incerta (como 50% de chance de receber um vale-presente de £ 100) do que para uma recompensa específica. Acredita-se que isso é porque a recompensa incerta é mais desafiadora e interessante.

Ofereça oportunidades de crescimento

Crescimento profissional é outra motivação vital no trabalho. Líderes que fornecem aos funcionários oportunidades de desenvolver suas habilidades normalmente têm maiores níveis de retenção. Aprender deve ser divertido e acessível. Em vez de cursos de treinamento que duram o dia todo, dê às pessoas acesso a uma vasta gama de aprendizado curto que pode ser absorvido em uma ou duas horas. Isso aumenta o conhecimento regularmente e, por sua vez, leva a resultados de melhor qualidade em geral.

Oferecer alocações para outros departamentos ou localizações é outra forma de aumentar a motivação. Isso pode dar aos funcionários uma nova perspectiva e oportunidade de interagir com diferentes pessoas caso tenham ficado presos em uma rotina.

Dê as pessoas um trabalho mais significativo e desafiador

O trabalho precisa continuar sendo interessante para motivar as pessoas. Obviamente, é mais fácil falar do que fazer. Contudo, uma função que continua evoluindo, com novos desafios e objetivos, é melhor para a retenção de funcionários do que uma que limita as pessoas a tarefas simples ou monótonas. Quando os trabalhadores estão entediados ou sem inspiração, eles se tornam menos inclinados a fazer contribuições valiosas à empresa.

Dar às pessoas mais autonomia e responsabilidade para trabalhar em projetos que as estimulam é a melhor forma de mantê-las interessadas. Fortalecer o vínculo entre motivação de funcionários e satisfação no trabalho é essencial para o sucesso.

Forneça feedback construtivo

Muitas vezes, a motivação cai porque os funcionários não sabem o que os líderes esperam deles. Sessenta e cinco por cento (65%) dos funcionários afirmam querer mais feedback. Por isso, é importante fornecer conselhos construtivos e específicos para que os funcionários saibam o que fizeram bem e o que podem melhorar. Isso ajuda a entender onde estão em termos de habilidade e desempenho e pode dar a eles o incentivo necessário para avançar e atingir seu potencial.

Cultive uma cultura de reconhecimento

As pessoas querem se sentir valorizadas e respeitadas por seus gerentes e colegas de trabalho. Não se trata apenas de obter reconhecimento pelos sucessos. Também envolve serem valorizadas por comportamentos pequenos do dia a dia que, muitas vezes, passam despercebidos. Por exemplo, organizar encontros ou ajudar alguém em um dia difícil. Um simples agradecimento ou gentileza pode ser o que faltava para impulsionar o moral.

Cinquenta e três por cento (53%) dos funcionários dizem ficar mais tempo em uma empresa caso se sintam valorizados. Respeito, abertura, empatia e comunicação clara são fundamentais para criar uma cultura de reconhecimento.

Resumidamente, quando os funcionários se sentem motivados, eles ficam mais engajados e emocionalmente investidos no trabalho. Isso é bom para a produtividade, retenção de funcionários e resultados.

Continue lendo:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscrever-se agora
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Painel ao vivo: Dicas essenciais para criar a sua estratégia de experiência do funcionário.

Inscrever-se agora

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | Leitura de oito minutos

Como mensurar o engajamento do funcionário

Mensurar o engajamento do funcionário é difícil. Como saber se as pessoas estão realmente engajadas no trabalho? De pesquisas de clima organizacional a métricas de produtividade, descubra como mensurar os níveis de engajamento dos seus funcionários.

Liderança | 4 minutos de leitura

Dez lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja dez exemplos.

Produtividade | 7 minutos de leitura

Como melhorar a produtividade pessoal

Qualquer pessoa pode se tornar mais eficiente. Você só precisa aumentar a sua produtividade. Essas dicas são fáceis de seguir e ajudarão você a atingir os seus objetivos.