Como Trabalhar em Equipe

Trabalhar com os outros é a essência do trabalho em equipe. Quais são os benefícios de trabalhar com outras pessoas e como você pode aprender a fazê-lo de uma forma eficiente?

TRABALHO EM EQUIPE | 7 MINUTOS DE LEITURA
working with others - Workplace from Meta

Todos nós sabemos intuitivamente que trabalhar com os outros é uma coisa boa. Mas por que isso é tão importante, e como ficam a colaboração e o trabalho em equipe look like when you really get down to it? If you want to develop your habilidades de trabalho em equipe, veja como começar.

O que queremos dizer com trabalhar com os outros?

O que queremos dizer com trabalhar com os outros?

Quando falamos sobre a capacidade de trabalhar com outras pessoas geralmente estamos descrevendo uma combinação de “habilidades sociais”, que permitem que você coopere em uma tarefa e forme relações de trabalho produtivas. Então, com o que isso se parece?

A Universidade de Direito de Nebraska, nos Estados Unidos, descreve “trabalhar bem com outras pessoas” como:

  • Ser capaz de interagir de forma eficaz, cooperar, colaborar e gerenciar conflitos com outras pessoas para conseguir fazer as coisas
  • Compreender a bagagem cultural das pessoas com quem você interage, como clientes e colegas de trabalho
  • Saber tomar decisões sozinho e em conjunto
  • Expressar as próprias opiniões e respeitar as diferentes
  • Ser flexível
Retorno ao local de trabalho

Baixe este guia essencial para explorar as oportunidades e os desafios que as pessoas enfrentam em um momento de mudanças sem precedentes na maneira como trabalhamos.

Qual a definição de trabalho em equipe?

Qual a definição de trabalho em equipe?

Trabalhar com os outros está intrinsecamente ligado ao trabalho em equipe. O dicionário Merriam-Webster define “trabalho em equipe” (teamwork, em inglês) como: "Trabalho feito por vários associados, cada um fazendo uma parte, mas todos subordinando a proeminência pessoal à eficiência do todo".

De acordo com essa definição, o trabalho em equipe concentra nossas habilidades em direção a um objetivo coletivo, colocando-o à frente do desejo de realização pessoal de qualquer indivíduo. Em outras palavras: se você trabalha em equipe, coloca os objetivos da equipe em primeiro lugar.

E os especialistas concordam. O eminente psicólogo social J. Richard Hackman, famoso por estabelecer um modelo de 5 fatores para o sucesso da equipe, descreve as qualidades e condições para se trabalhar bem em grupo:

  1. O grupo é uma equipe com limites claros, interdependência e estabilidade dos membros ao longo do tempo?
  2. A equipe tem uma direção e um propósito claros, que são desafiadores e coerentes? Eles se concentram nos fins, não nos meios?
  3. A estrutura da equipe – sua tarefa, composição e normas centrais de conduta – permite (ao invés de impedir) o trabalho em equipe?
  4. A equipe tem fortes conexões sociais e interações que ajudam as pessoas a fazer seu trabalho coletivo?
  5. Há alguém competente disponível para ajudar os membros a superar situações difíceis e aproveitar as oportunidades emergentes? Tal suporte é fornecido quando os membros estão mais necessitados?
Por que trabalhar de forma eficaz com os outros é tão importante?

Por que trabalhar de forma eficaz com os outros é tão importante?

Às vezes, pode parecer que as soft skills são apenas “algo bom de se ter”, e que a capacidade de trabalhar bem com os outros é de alguma forma menos importante do que as “hard skills”, como qualificações e credenciamentos.

Mas as soft skills são fundamentais para o sucesso. De acordo com uma pesquisa da Queens University de Charlotte, nos Estados Unidos, 44% dos altos executivos acreditam que as habilidades sociais são a parte mais significativa da lacuna de habilidades nos EUA - e 73% acham que elas são ainda mais importantes do que as habilidades específicas do trabalho.

No mesmo estudo, quase ¾ dos empregadores classificaram a colaboração e o trabalho em equipe como “muito importantes”. No entanto, apenas 18% dos funcionários recebem uma avaliação de tal tipo de colaboração durante seus feedbacks e avaliações de desempenho.

Ou seja: as relações de trabalho são, sim, importantes - e não apenas porque tornam nossas vidas mais agradáveis. O Instituto Gallup mede as relações no trabalho com a métrica “você tem um melhor amigo no trabalho?” em sua metodologia de mensuração de gestão.

Quando a resposta é “sim”, os indicadores de sucesso tendem a melhorar. O Gallup também descobriu que as mulheres que dizem “concordar fortemente” que têm um melhor amigo no trabalho são duas vezes mais propensas a serem funcionárias engajadas (63%) do que as mulheres que dizem o contrário (29%).

No mundo do trabalho de hoje, a colaboração nunca foi tão importante e passamos mais tempo do que nunca envolvidos em atividades colaborativas. E. com uma necessidade crescente de formação de equipes remotas e de conectar aqueles baseados no escritório com os funcionários remotos, as organizações precisarão encontrar processos e ferramentas que possam permitir tal comunicação e cooperação de forma eficaz.

O valor dos laços sociais

O valor dos laços sociais

Mas é mais do que apenas tecnologia. Como as empresas dependem cada vez mais do conhecimento e das habilidades dos funcionários, elas também precisam entender como esses funcionários interagem e o valor gerado por essas interações sociais. Tal processo já está em andamento. Um relatório recente da Economist Intelligence Unit procurou entender como as empresas podem facilitar um melhor trabalho em equipe, priorizando e apoiando laços e redes sociais mais fortes.

A pesquisa com mais de 200 diretores e executivos “C-Level” mostra que muitos creem na importância do “social” na construção do sucesso das equipes, e nos benefícios que esses laços sociais trazem para os indivíduos e equipes.

  • As empresas que promovem qualidades associadas a um forte capital social - como proximidade com colegas e superiores, abertura, colaboração, fluxo de informações e confiança em toda a empresa - são mais propensas a se verem como inovadoras e a relatarem um maior crescimento de receita (atual e projetado)
  • Socializar fluxos de trabalho, como criar uma equipe diversa focada em uma única tarefa, melhora a qualidade da entrega e garante que várias pessoas entendam as diferentes decisões e formas de trabalhar
  • As organizações com maior capital social autorrelatado são mais propensas a serem mais rápidas na integração de novas contratações, com 35% dizendo que isso leva menos de duas semanas
Trabalho em equipe e trabalho individual

Trabalho em equipe e trabalho individual

Aqui estão apenas alguns dos benefícios de trabalhar em equipe:

Compartilhamento de ideias e inovação. Com vários “cérebros” no trabalho, você não apenas obtém mais ideias – você ganha o benefício dos pensamentos de uma pessoa desencadeando os de outra, e a capacidade de desenvolver ideias por meio da discussão.

Distribuindo a carga de trabalho. Muitas “mãos na massa” ajudam a diminuir a carga de trabalho. Quando você consegue dividir as tarefas com eficiência e atribuir a cada pessoa o trabalho que melhor se adapta às suas habilidades, é mais rápido e fácil fazer as coisas.

Identificando e trabalhando os pontos fortes de cada um. Quando os membros da equipe conhecem as habilidades, experiências, pontos fortes e fracos uns dos outros, eles podem operar em união e se adaptar a diferentes tarefas, colocando a pessoa certa na função certa.

Suporte mútuo. Fazer parte de uma equipe é uma experiência compartilhada que pode criar um vínculo de apoio entre os indivíduos. Com a mentalidade de 'equipe em primeiro lugar', os membros da equipe naturalmente querem apoiar e celebrar uns aos outros.

Aprendendo com outras pessoas. Trabalhar ao lado de outras pessoas ajuda você a aprender novas habilidades e estilos de pensamento. Bons hábitos que você adquire dos membros de sua equipe são facilmente incorporados quando você trabalha lado a lado todos os dias.

Aumento de produtividade. Uma equipe que funciona bem é mais do que a soma de suas partes. Estar em uma equipe ajuda a criar uma sensação de realização que você pode não conseguir sozinho. Fazer algo para a equipe - e não para você e seus próprios objetivos - pode ser um motivador poderoso.

Como trabalhar com os outros de uma forma eficiente?

Como trabalhar com os outros de uma forma eficiente?

Algumas pessoas são naturalmente boas em trabalhar com os outros. Mas, e se você não for? É algo que você pode aprender? Felizmente, a capacidade de trabalhar bem em equipe compreende um conjunto de habilidades altamente aprendíveis.

Ouvir

Ouvir – especialmente a escuta ativa – é uma habilidade que as pessoas muitas vezes ignoram. Mas pode ser algo genuinamente transformador quando você aprende a fazê-lo bem. Para ouvir com eficiência, você precisa se concentrar em tudo o que a outra pessoa está dizendo e resistir à tentação de se deixar levar por pensamentos ou ideias pessoais.

Encontre maneiras de dar feedback à pessoa que está falando para que ela saiba que você está ouvindo, usando contato visual, acenos afirmativos e reconhecimentos verbais ou fazendo perguntas e resumindo o que você entendeu.

Falar

A comunicação falada é essencial se você estiver cara a cara ou ao se comunicar remotamente. Pratique articular suas ideias em voz alta e falar com uma voz clara e confiante.

Quando você falar, procure eliminar maus hábitos como usar palavras/expressões de preenchimento – como “hum”, “ã”, ou “é” – e apressar ou murmurar suas palavras. Lembre-se de que a pausa pode ser poderosa para sublinhar seu significado e dar aos seus ouvintes tempo para processar e refletir sobre o que você está dizendo.

Empatia

Não é apenas uma habilidade de trabalho, é uma habilidade de vida. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e sentir o que ela possa estar sentindo em uma determinada situação.

Você pode praticar a empatia dedicando tempo a pensar em alguém com quem você se importa todos os dias. O que está acontecendo em sua vida e como ele/ela está se sentindo? Qual seria uma resposta apropriada e que papel você desempenha no que está acontecendo?

Flexibilidade

Trabalhar com outras pessoas significa aceitar ideias e crenças diferentes das suas, e permitir que elas influenciem um resultado com o qual você se importa. Se você é alguém com ideias fortes, ou está acostumado a trabalhar sozinho e ter controle total, desenvolver tal habilidade pode demorar um pouco.

Crie o hábito de se concentrar no presente e no futuro, não no passado. Olhe para as soluções e resultados em vez de atribuir culpa ou insistir se outro método teria feito o mesmo trabalho. Outro hábito útil é adotar “o padrão é sim” – tratar todas as ideias como viáveis ​​até que se prove o contrário.

Paciência

O trabalho pode ser frustrante às vezes. A paciência é uma das habilidades mais valiosas para mitigar o estresse, evitar conflitos entre a equipe e manter o foco em um objetivo.

Construir paciência é saber o que você pode controlar e o que não pode. Se você não puder fazer nada construtivo sobre uma situação frustrante, seu próximo passo deve ser mudar seu foco para sua reação, para que você possa minimizar sua resposta e seus níveis de estresse. Você pode reformular a situação? O quanto isso importa no quadro geral?

Negociação

A capacidade de negociar pode ajudá-lo a superar potenciais conflitos no trabalho e chegar a uma conclusão positiva. Para fazer isso, você precisa se concentrar em seu objetivo, mantendo-se flexível e aberto a outras possibilidades, e permanecer calmo e pragmático – mesmo quando o assunto em questão é muito importante para você. A escuta e a empatia também são importantes.

Humor

Ok, talvez você não consiga aprender a ter senso de humor, mas pode praticar estar aberto ao humor de outras pessoas no local de trabalho e fazer questão de procurar o lado mais leve em situações adversas.

Valorizando o indivíduo

O trabalho em equipe tem tudo a ver com pessoas, e não há duas pessoas iguais. Aprender a apreciar e valorizar as diferentes experiências, perspectivas e filosofias que seus colegas trazem para a mesa não é apenas uma habilidade de trabalho em equipe, é um dos benefícios mais enriquecedores de trabalhar com outras pessoas.

Você também pode gostar de:

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

RELACIONADO

Trabalho em Equipe: como trabalhar bem em equipe

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

RELACIONADO

Trabalho em Equipe: como trabalhar bem em equipe

Saiba mais

Posts recentes

Trabalho em equipe | 10 minutos de leitura

Como promover trabalho em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar seu pessoal a trabalhar de forma mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como fazer o trabalho em equipe funcionar.

Colaboração | 3 minutos de leitura

Trabalho em Equipe Multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar o trabalho em equipe multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe em seu local de trabalho.

Colaboração em equipe | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar efetivamente

Aprenda a incentivar a colaboração entre equipes e entenda as melhores práticas (e quais as armadilhas) para aproveitar melhor a colaboração entre equipes.