Cultura Empresarial: o que é e como gerar um impacto positivo em sua organização

Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma como trabalham, criar uma cultura empresarial positiva no local de trabalho tornou-se uma prioridade urgente para as empresas.

CULTURA | 11 MINUTOS DE LEITURA
workplace culture - Workplace from Facebook

Uma mudança maciça na cultura empresarial está em andamento na esteira do COVID-19. Com a mudança para o trabalho remoto e híbrido por causa da pandemia, 57% das empresas dizem antecipar mudanças significativas em sua cultura.

É uma oportunidade para as organizações reavaliarem suas prioridades e construírem ambientes de trabalho onde os funcionários possam se sentir seguros, engajados, inspirados e produtivos - seja em casa, às vezes no escritório ou na “linha de frente”.

Facilite o trabalho com Workplace

Desde informar a todos sobre o seu retorno ao escritório até a adoção do trabalho híbrido, o Workplace torna o trabalho mais simples.

O que é cultura empresarial?

O que é cultura empresarial?

É importante definir o que queremos dizer quando falamos sobre a cultura da empresa, mas não é algo fácil de esclarecer. É um conjunto de valores? Comportamentos? Atitudes? Costumes e tradições? Na verdade, é tudo isso e muito mais.

A Forbes descreve a cultura empresarial como "o ambiente que nos cerca o tempo todo". O site de empregos Indeed diz que é uma "coleção de atitudes, crenças e comportamentos que compõem a atmosfera regular em um ambiente de trabalho".

Talvez a explicação mais simples venha do “guru da gestão” Marvin Bower, que a descreve como "o jeito como fazemos as coisas por aqui".

Seja como for, a cultura empresarial pode ser difícil de medir de qualquer forma tangível. Mais do que um conjunto de regras escritas, é como nos sentimos no trabalho. Toda organização tem sua personalidade e atmosfera – e isso não é algo fácil de criar.

Peter Drucker, o famoso consultor de gestão e escritor, disse: "A cultura engole a estratégia no café da manhã". E nesse momento de mudanças sem precedentes na vida profissional, as organizações estão acordando para o fato de que você pode ter a melhor estratégia e as melhores pessoas do mundo, mas de nada vai adiantar se a sua cultura não estiver alinhada.

Cultura é o ar que você respira. Se for tóxico, sua organização morre.

Workplace Culture

Como você fortalece a cultura empresarial?

Por que a cultura empresarial é importante?

Por que a cultura empresarial é importante?

O foco na cultura interna é a maior prioridade para as organizações que buscam transformar a forma como as pessoas trabalham - e como elas se sentem sobre o trabalho. Veja algumas razões por que a cultura empresarial é tão importante, que áreas ela pode impactar e como você pode efetuar mudanças positivas na cultura da sua empresa.

Bem-estar dos funcionários

Sua organização valoriza a saúde mental da mesma forma que a saúde física? A cultura empresarial tem um impacto significativo no bem-estar dos funcionários, e a pandemia de COVID-19 obrigou os empregadores a pensar mais em como manter os trabalhadores seguros e saudáveis.

O bem-estar foi o item mais citado no estudo Deloitte Global Human Capital Trends de 2021, com 80% dos líderes identificando-o como “importante” ou “muito importante” para o sucesso de sua organização.

Muitas organizações migraram para o trabalho remoto e criaram formas de proporcionar aos seus colaboradores um melhor equilíbrio entre vida profissional e trabalho, incluindo horário flexível pensando nos horários de escolas e creches. Isso pode ajudar a equipe a se sentir apoiada e valorizada.

Desempenho e produtividade dos funcionários

A cultura empresarial influencia a forma como as pessoas atuam, o que, em última análise, pode impactar diretamente os seus resultados. Um local de trabalho feliz e solidário energiza as pessoas a virem trabalhar todos os dias e aumenta o humor e a concentração. Organizações com culturas mais fortes geralmente são mais bem sucedidas e têm altos níveis de produtividade.

Na verdade, os trabalhadores felizes são 13% mais produtivos do que os infelizes, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford.

Comunicação

Uma boa comunicação interna ajuda a criar respeito mútuo e confiança, independentemente dos papéis e responsabilidades individuais. Culturas corporativas onde as pessoas não podem fazer perguntas, trocar ideias ou simplesmente se conectar com os colegas são menos transparentes e podem não tirar o melhor das pessoas. Mas, como isso muda quando você cria uma conversa aberta e bidirecional?

Se você proporcionar um ambiente de trabalho mais aberto, as pessoas se sentem capacitadas a se comunicar de forma construtiva. Reuniões e sessões de brainstorming tornam-se mais valiosas à medida que as organizações ouvem opiniões reais - e novas ideias - de todos os ângulos. E, em última análise, isso é bom para os negócios.

Recrutamento

Organizações com uma cultura empresarial e identidade de marca fortes são mais propensas a atrair o tipo certo de profissional. Ter um site que define claramente seus valores e objetivos fundamentais torna mais fácil para os candidatos a emprego pesar se eles se ajustariam bem na cultura da empresa. É também a sua oportunidade de convencer os melhores talentos de que seus valores e sua cultura são os certos para eles.

Engajamento e retenção

Uma cultura positiva é aquela que valoriza os colaboradores e sua contribuição para o sucesso do negócio. Funcionários que se sentem parte de uma comunidade ao invés de uma peça de engrenagem são mais propensos a permanecer na empresa. Empresas com culturas saudáveis têm 16 vezes mais chances de reter os seus funcionários da Geração Z - isso não só leva à lealdade a longo prazo, mas também reduz os custos envolvidos em continuar tendo que recrutar novos talentos.

Trabalho em Equipe

As culturas empresariais mais bem sucedidas reúnem pessoas de todas as origens e alimentam um senso de espírito de equipe. Mesmo pessoas com perspectivas e personalidades muito diferentes podem se conectar se tiverem um propósito em comum. As equipes de melhor desempenho estão provando que, cada vez mais, a diversidade (de todos os tipos) é fundamental para o sucesso.

Como sugere o mais recente relatório sobre Diversidade & Inclusão da consultoria McKinsey, as empresas mais diversas estão agora mais propensas do que nunca a superar seus pares mais monoculturais quando se trata de rentabilidade.

Uma cultura colaborativa próspera pode romper fronteiras entre as equipes. Por outro lado, um ambiente tóxico pode tornar os funcionários egoístas e cultivar uma cultura de culpa.

Qualidade dos serviços

Uma cultura empresarial saudável motiva as pessoas a fazer um trabalho de melhor qualidade. É mais fácil tirar o máximo de pessoas que se sentem confortáveis no trabalho e têm o poder de tomar decisões. Isso constrói uma cultura de alta performance que fortalece toda a organização e ajuda a garantir que os produtos e serviços atendam aos mais altos padrões.

Reputação

Todos nós já vimos postagens em sites de emprego e nas mídias sociais reclamando das empresas - muitas deles feitas por ex-funcionários. As pessoas julgam organizações com base em suas interações com elas, e uma imagem negativa pode causar muitos danos. Empresas com forte consciência social, que seguem práticas éticas de trabalho e apoiam o bem-estar dos funcionários tendem a atrair mais negócios e os melhores talentos.

Uma pesquisa do CBI mostra que 69% do público britânico acredita que tratar bem os funcionários é a maneira mais eficaz de melhorar a reputação dos negócios.

Fazer isto da forma correta pode ter um efeito extremamente positivo nos negócios, porém uma cultura tóxica tem o potencial de fazer exatamente o oposto. Com o tempo, um ambiente onde os funcionários não gostam de ir trabalhar e não sentem que seus supervisores os apoiam pode destruir um negócio.

Aumentando a moral

Cultura e moral estão intrinsecamente ligadas. Como cultura, a moral dos funcionários nem sempre é uma coisa fácil de medir, já que é uma mistura de engajamento, atitude e humor - mas você certamente irá saber quando estiver baixa. Criar uma cultura positiva, que se concentre no bem-estar e na Diversidade & Inclusão, pode ajudar a construir o moral, fazendo com que cada membro da equipe se sinta ouvido e valorizado.

Mas não se trata apenas de apoiar os funcionários individualmente. A cultura positiva no local de trabalho é um ingrediente vital na construção da moral da equipe, permitindo que os times se sintam confiantes e capacitadas no trabalho que fazem, ao mesmo tempo em que encorajam os indivíduos a serem eles mesmos e expressarem suas opiniões.

Workplace Culture

Entendendo sua cultura empresarial

Entendendo a cultura empresarial

Entendendo a cultura empresarial

Você está pronto para investigar a fundo a cultura que existe dentro da sua organização? Cuidado – você pode não gostar do que vai encontrar.

Para fazer a mudança acontecer e melhorar sua cultura empresarial, primeiro você precisa observar, analisar e ser honesto sobre o que está acontecendo agora em sua empresa. Muitas organizações passaram por um momento difícil durante a pandemia, e para alguns, o simples fato de sobreviver ainda é um desafio. Mas com a adversidade vem também a chance de um “reset” cultural.

Mais do que nunca, os líderes percebem que a cultura da empresa não é apenas sobre coisas físicas como uma mesa de pingue-pongue e lanches grátis. Trata-se de conectar as pessoas a um propósito comum. Trata-se de conectá-los uns com os outros, seja quando trabalham remotamente ou juntos no mesmo espaço de trabalho físico.

Existem várias maneiras de medir a temperatura do seu clima cultural atual:

Observe a cultura em ação

Você pode ter uma boa ideia sobre a cultura empresarial olhando como as pessoas interagem e tratam umas às outras. As pessoas são respeitosas e acolhedoras? Todos se sentem capacitados para falar? Como as ideias diferentes são encaradas? Se você é um gerente, que tipo de comportamento você projeta na forma como fala com as pessoas? Que normas ou expectativas você estabelece?

E embora o espaço de trabalho físico seja um fator para facilitar uma sensação de espaço compartilhado ou colaboração, ele não é o mais importante. Algo que conta muito é como todos esses elementos - as ferramentas que as pessoas usam, o espaço em que trabalham etc. - se combinam para construir cultura. Considere também o jeito que as pessoas são umas com as outras, o que elas consideram “normal” (ou o que elas acham que “não vai ser um problema”), ou seja, quais os comportamentos que sua organização recompensa ou desencoraja.

Faça pesquisas de clima

Pesquisas de clima (muitas vezes online) podem lhe dar informações úteis sobre a cultura empresarial e o engajamento dos funcionários. Analisando o feedback da equipe você pode preencher lacunas entre a cultura existente e a cultura que você espera alcançar. Você pode criar uma pesquisa personalizada para ter certeza de que ela é relevante para o seu público e fazer perguntas como:

  • Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar essa organização para amigos?
  • Você se sente respeitado por sua equipe e pela organização?
  • Qual é a coisa que você mais gostaria de mudar sobre a organização?
  • Você acredita que a organização é dedicada à Diversidade & Inclusão?
  • Existe uma cultura de trabalho em equipe e cooperação na organização?
  • Quanto tempo planeja ficar na organização?

Meça as emoções com ferramentas de comunicação

As ferramentas de comunicação entre as equipes são uma ótima maneira de obter feedback instantâneo sobre uma série de tópicos, desde os aspectos sérios até questões mais “leves”. Aproveite a acessibilidade e faça pesquisas regulares para avaliar o humor geral de sua organização em tempo real.

Você pode pedir opiniões sobre programas de recompensas atuais ou práticas de trabalho para ver o quão populares eles são. Um simples clique no equivalente a um ícone polegar para cima ou polegares para baixo pode ser tudo o que é preciso para obter uma resposta rápida.

Como criar cultura empresarial

Como criar cultura empresarial

Construir uma grande cultura empresarial não acontece da noite para o dia. É algo que evolui e muda a cada interação com a vida profissional. Mas, para começar, tente se concentrar nesses pontos-chave.

Valores organizacionais

É crucial ter um conjunto de valores claro e que realmente reflete a filosofia e as crenças da sua organização. Os funcionários precisam saber quais são eles e “comprar a ideia”, por isso certifique-se de que você está comunicando-os efetivamente.

E não esqueça de tornar seus valores algo real, palpável. Comece olhando para as coisas que sua organização realmente faz. Como você trata funcionários e clientes? Quão ativo você é na comunidade em que está inserido? Quão diversificada é sua equipe de liderança? Essas respostas serão indicativas dos seus verdadeiros valores.

Se você acha que tem algo “faltando”, considere isso como uma inspiração e faça planos para mudar comportamentos e trabalhar em direção a isso. Da mesma forma, se você descobrir que os valores da sua empresa não são o que você gostaria que eles fossem, decida como você vai mudar o curso.

Seja como for, seus valores devem ser refletidos em suas ações hoje, ou fazer parte de uma estratégia clara de transformação para mudar seu posicionamento. Caso contrário, são apenas palavras no papel e seus funcionários vão ignorá-los rapidamente.

Identidade profissional

Sua identidade, seu perfil, faz da sua empresa aquilo que ela é, e garante que ela se destaque das demais. É algo muito importante, porque sua identidade é como as pessoas dentro e fora do negócio te percebem. Manter uma identidade positiva é vital se você quiser demonstrar o profissionalismo e a responsabilidade social da sua organização.

Liderança

A forma como os líderes e gestores se comunicam - e como incentivam o trabalho em equipe e a abertura para novas ideias - é crucial para criar um sentimento positivo no local de trabalho. Porém, muitas vezes, esta é uma área que é negligenciada. Com 6 em cada 10 pessoas em um estudo dizendo que seu gerente é o motivo de terem deixado suas organizações, fica claro que a falta de confiança dificulta as relações. É por isso que os líderes devem encontrar maneiras de se concentrar em coaching ou desenvolvimento e capacitação de seu pessoal para fazer um grande trabalho em vez de trabalhar com foco em “micro gestão”.

Pessoal

Sues funcionários são seu maior trunfo, e um conjunto diversificado de talentos pode trazer diferentes personalidades, crenças, valores, habilidades e experiências para a mesa. Isso é algo a ser comemorado! Uma cultura da empresa onde todos se sintam confortáveis e incluídos ajudará a liberar todo o potencial dos funcionários no trabalho.

Olhe além da raça, gênero e orientação sexual para nutrir cada pessoa como indivíduo. Com apenas 32% dos funcionários sentindo que podem ser autênticos no trabalho e apenas 44% dizendo que a abordagem de diversidade e inclusão de sua empresa parece sincera, há uma enorme oportunidade para as organizações melhorarem.

Normas de trabalho

Normas de trabalho são regras e tradições que guiam como as pessoas fazem as coisas dentro de uma organização, e normalmente não é algo que está “no papel”. Muitas vezes, estão tão incorporadas que as pessoas podem não ter consciência de certos comportamentos e ações – mesmo que sejam inapropriadas. Por terem se tornado enraizados nas rotinas cotidianas, eles ajudam a criar uma sensação de normalidade. Mas só porque um negócio sempre fez algo de uma certa maneira não significa que seja algo aceitável hoje em dia. À medida que as normas de trabalho evoluem, todos precisam entender a maneira como devem se comportar no trabalho.

Políticas internas

Regras, decisões e políticas da empresa ajudam a moldar a cultura empresarial. Recrutamento, onboarding, dress codes, programas de reconhecimento, treinamento, gestão de desempenho, bem-estar e equilíbrio entre vida profissional e trabalho podem fazer a diferença para o sucesso do seu negócio. Ter políticas claras e transparentes para bullying ou assédio, especialmente, mostra que você leva um comportamento inadequado a sério.

Comunicação

Com o rápido crescimento do trabalho remoto e com locais de trabalho distintos, a comunicação aberta entre as equipes é fundamental para a cultura empresarial. As pessoas precisam ser informadas. Eles querem ficar a par do que está acontecendo em sua organização, mesmo que isso não os afete diretamente. Eles querem acessar informações rapidamente, colaborar, compartilhar ideias e resolver problemas onde quer que estejam, a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo.

Todas as equipes têm conflitos interpessoais de tempos em tempos, mas uma cultura empresarial funcional ajudará você a resolver problemas de forma rápida e profissional.

Ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho deve ser um lugar onde todos se sintam seguros, engajados, inspirados e produtivos. O ambiente físico é importante porque afeta a forma como as pessoas fazem seu trabalho dia após dia. Iluminação, níveis de ruído, temperatura e layout da mesa podem afetar o humor, esteja você trabalhando em um escritório, em casa ou em um lugar público. Ninguém quer se sentir desconfortável enquanto está trabalhando.

Subculturas

Se estão todos trabalhando para a mesma organização, estão “vestindo a mesma camisa”, certo? Não necessariamente. Uma situação do tipo "nós vs. eles" pode muitas vezes desenvolver-se entre diferentes departamentos ou equipes se eles não se comunicarem efetivamente. Subculturas dentro de sua organização têm o potencial de interromper a cultura empresarial global. Mas subculturas positivas, que se complementam, podem fazer com que todos trabalhem juntos para alcançar os mesmos objetivos e objetivos globais.

O que significa cultura empresarial para equipes híbridas? Leia as novas regras de engajamento para descobrir.

Como melhorar a cultura empresarial

Como melhorar a cultura empresarial

Muitos empregadores veem a cultura empresarial como algo que se forma organicamente, algo que as organizações não precisam definir ou moldar. Mas isso é um risco significativo, pois você não terá controle sobre como a cultura se desenvolve.

É importante entender sua situação atual e olhar para as áreas onde você precisa prestar mais atenção. Dessa forma, você pode avançar em direção a uma cultura empresarial mais positiva e que beneficiará a todos.

A cultura deve ser uma prioridade para todos os gerentes, independentemente do tamanho das suas equipes. Faça com que seja sua responsabilidade ajudar a dirigir, moldar e promover uma cultura empresarial positiva e atue como um modelo para sua equipe.

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Como mudar a cultura empresarial

Como mudar a cultura empresarial

Você e seus líderes podem assumir um papel mais ativo na melhoria da cultura empresarial.

  • Envolva-se no processo de onboarding, incluindo treinamentos e mentoria. Novos funcionários terão uma boa primeira impressão se virem uma cultura colaborativa e solidária de cima para baixo.
  • Tenha uma política transparente de progressão e promoção para que os funcionários saibam o que devem fazer para chegar ao próximo nível. Use revisões de desempenho e palnos de carreira para medir o desenvolvimento.
  • Reconheça os membros da equipe que alcançam o sucesso e aponte hábitos positivos de trabalho que você quer que os outros emulem. Você pode introduzir uma plataforma para reconhecimento de funcionários, onde você e outros membros da equipe podem parabenizar as pessoas por conquistas e comportamento positivo.
  • Promova os valores da sua empresa durante reuniões e eventos de equipe, para que você os mantenha presentes na mente das pessoas.
  • Foque em contratar “certo”. Como o magnata dos negócios Jack Ma diz: "Você precisa das pessoas certas com você, não as melhores pessoas"
  • Foco na diversidade cultural e inclusão acolhendo pessoas de todas as origens e celebrando suas diferenças. Um local de trabalho positivo é aquele em que todos os funcionários são valorizados, apoiados e alimentados.

A cultura empresarial é sempre um trabalho em andamento. É crucial planejar mudanças e ter agilidade para se adaptar a eventos inesperados. Também é essencial considerar como diferentes pessoas reagem às mudanças e como manter sua força de trabalho engajada. Construir uma boa experiência para os funcionários e uma rica e vibrante cultura empresarial é vital, pois todos nós continuamos navegando em tempos incertos.

O que significa cultura empresarial para equipes híbridas? Leia as novas regras de engajamento para descobrir.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Produtividade | 11 minutos de leitura

Revitalize a sua produtividade em um mundo pós-pandemia

Descubra o que queremos dizer com produtividade, como ela é mensurada e ela pode ser mantida conforme as pessoas retornam gradualmente ao local de trabalho após a pandemia.

Caso de sucesso

Saiba como criar equipes híbridas de alto desempenho

A popularização do trabalho híbrido mudou as regras de engajamento. Use os recursos do Workplace from Facebook para mudar a forma de se conectar e se comunicar com os funcionários, não importa onde eles estão ou a função que desempenham.

Produtividade | 7 minutos de leitura

Como melhorar a produtividade pessoal

Qualquer pessoa pode se tornar mais eficiente. Você só precisa aumentar a sua produtividade. Essas dicas são fáceis de seguir e ajudarão você a atingir os seus objetivos.