Por que a diversidade de gênero é boa para os negócios

Em nossa nova série, vamos explorar como as organizações podem ser mais abertas à diversidade e por que isso é bom para os negócios. Aqui, analisaremos como líderes de empresas podem criar um local de trabalho que funcione para mulheres.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
gender diversity - Workplace from Meta

Em agosto de 2018, a AllBright, um clube britânico privado somente para mulheres, indicou Allan Leighton como seu primeiro presidente. A decisão recebeu críticas de algumas líderes de empresas.

Para muitas delas, a contratação contradizia a missão do clube de tornar o Reino Unido o melhor local para ser uma líder mulher.

Entre as mulheres da geração Y, 86% afirmam que o histórico de um empregador em relação à diversidade de gênero é um fator decisivo

A AllBright defendeu essa decisão ao explicar que homens precisam fazer parte da solução. 1 Mas considerando que apenas 4,8% dos CEOs de empresas da Fortune 500 são mulheres, não é surpresa que, para algumas, a contratação foi uma oportunidade perdida.

No entanto, a AllBright não é a única com dificuldades de encontrar formas de transformar a diversidade de gênero no alto escalão. Entre as mulheres da geração Y, 86% afirmam que o histórico de um empregador em relação à diversidade de gênero é um fator decisivo na busca de emprego.

Trata-se de um grupo que está mostrando sua presença na luta pela inclusão no local de trabalho. E também começa a pressionar as empresas a fazerem mudanças.2

Criando locais de trabalho que funcionam para mulheres

Sandra Ondraschek-Norris é diretora sênior na Catalyst Europe, onde trabalha com instituições globais líderes para melhorar a diversidade no local de trabalho. O Workplace e a Canvas8 se encontraram com Sandra para descobrir como as empresas podem criar locais de trabalho que funcionam para mulheres...

1. O que é igualdade de gênero no local de trabalho?

1. O que é igualdade de gênero no local de trabalho?

Quando avaliamos a igualdade de gênero no local de trabalho, o foco está em se as empresas têm uma proporção equivalente de homens e mulheres.

Mas a igualdade de gênero é mais do que apenas se as empresas têm uma proporção equivalente de homens e mulheres

É muito importante saber se as mulheres estão ou não envolvidas na tomada de decisão e se ocupam posições de poder e influência.

É vital considerar onde as mulheres estão ocupando suas posições, se sentem-se acolhidas na cultura de trabalho e se elas são vítimas de preconceito e de estereótipos.

Estamos caminhando em uma direção melhor em termos de representação feminina em conselhos administrativos e em cargos de liderança. As empresas estão reconhecendo os benefícios e implementando políticas e práticas para aumentar a diversidade de gênero.

No entanto, embora definitivamente haja progresso, ainda não estamos no ponto em que podemos nos sentir satisfeitas com nossas conquistas.

2. O que as mulheres da geração Y querem do trabalho e como as empresas podem mantê-las engajadas?

2. O que as mulheres da geração Y querem do trabalho e como as empresas podem mantê-las engajadas?

Com diferentes gerações no local de trabalho, a disponibilidade de informações é crucial. Atualmente, as pessoas estão mais cientes dos problemas de diversidade e buscam empresas que são atrativas em termos de dar oportunidades iguais.

As pessoas buscam empresas que dão oportunidades iguais

Mulheres querem oportunidades iguais, querem ser tratadas de maneira justa e se sentir levadas a sério no trabalho. Nossa pesquisa mostra que, no fim das contas, homens e mulheres querem as mesmas coisas.

Ambos valorizam acordos de trabalho flexíveis, e as mulheres desejam ocupar cargos de nível sênior da mesma forma que os homens. Elas só precisam ter as oportunidades certas para avançar profissionalmente.

Em vista isso, o tipo de liderança de que precisamos também mudou. Não se trata apenas de contratar mais mulheres. Os líderes precisam saber aproveitar e gerenciar essas diversidades de maneira eficaz.

3. Como as empresas podem capacitar mulheres no trabalho de maneira autêntica?

3. Como as empresas podem capacitar mulheres no trabalho de maneira autêntica?

As empresas precisam ser verdadeiramente comprometidas nos níveis de liderança em relação à capacitação das mulheres. As pessoas que ocupam cargos de alto nível precisam ser altamente comprometidas com a inclusão no local de trabalho.

Deve haver metas claras e responsabilidade na criação de locais de trabalho inclusivos, flexíveis e diversos.

Estágios especiais voltados para pessoas que estão fora do mercado há algum tempo são uma forma fundamental de ajudar mulheres a prosperar no trabalho

Há várias áreas importantes em que as empresas podem ajudar mulheres a prosperar no trabalho. A disponibilidade de trabalho flexível é uma delas, assim como os estágios especiais de recolocação. Essas são algumas formas de ajudar mulheres que podem estar temporariamente sem trabalho a voltar para o mercado.

Para aqueles que adotam esquemas de trabalho flexíveis, a tecnologia pode permitir que permaneçam conectados, continuem fazendo colaborações e participem, mesmo ao trabalhar remotamente.

4. Como a capacitação de mulheres pode beneficiar as empresas?

4. Como a capacitação de mulheres pode beneficiar as empresas?

Investir em diversidade é fundamental para inovação, desempenho e reputação em uma empresa. Levou tempo para que as empresas percebessem que, se a força de trabalho refletir a diversidade da sua base de clientes, a produtividade e a inovação serão melhores.

Estudos mostram que ter uma equipe diversa reduz o pensamento coletivo e gera melhora nas tomadas de decisões, na resolução de problemas e nas soluções criativas.

Os consumidores são mais propensos a ter sentimentos positivos por empresas com maior diversidade de gênero

Em nosso trabalho de inclusão, também observamos uma clara conexão com o desempenho da equipe: se as pessoas se sentem incluídas, elas são mais propensas a se esforçarem mais e a trabalharem bem em equipe.

As empresas estão vendo, aos poucos, os benefícios do foco na diversidade e na inclusão e descobrindo a importância de reter talentos e desenvolver a confiança de grupos.

Além disso, os consumidores são mais propensos a terem sentimentos positivos por empresas com diversidade de gênero, o que melhora a reputação da marca.

5. Considerando a mentalidade das gerações Y e Z em relação à igualdade de gênero, como será o futuro do local de trabalho?

5. Considerando a mentalidade das gerações Y e Z em relação à igualdade de gênero, como será o futuro do local de trabalho?

Gerações mais novas são mais abertas a ideias de diversidade e inclusão e mais experientes com tecnologia e mídia no geral.

Todas essas características ajudarão a estabelecer locais de trabalho em que a igualdade é prioridade, as hierarquias são mais planas e há mais colaboração entre todos os funcionários.

Afinal de contas, crescer em um ambiente mais diverso do que nunca criou gerações mais jovens com atitudes sobre inclusão diferentes das que vimos no passado.

Obviamente, ainda há muito a ser feito. No entanto, hoje há muitas outras pessoas que, finalmente, estão levando a inclusão à sério. Estamos vendo uma nova geração de jovens líderes surgir, o que significa que podemos avançar mais rapidamente na criação de locais de trabalho que funcionam para todos.

E prepare-se para mais. Os Workplace Power-Ups adicionam funcionalidades extra no Trello e permitem que você e sua equipe trabalhem com mais perspectiva.

Ao compartilhar um cartão do Trello em um grupo do Workplace, uma prévia da publicação no Workplace será exibida dentro do Trello.

Você também poderá ver o link para a publicação do Workplace. Dessa forma, será mais fácil acessar a discussão em nossa plataforma.

Para começar, instale a integração do Trello no Workplace aqui (é necessário ter privilégios de administrador do Workplace) e o Workplace Power Up no Trello aqui.

Atlassian e Workplace: melhores juntos

Por que firmamos uma parceria com a Atlassian nesta integração?

Tanto na Atlassian quanto no Workplace, sabemos que as pessoas sempre usarão várias ferramentas para realizar um trabalho. E essas ferramentas devem funcionar bem juntas, independentemente da plataforma que você estiver usando.

As pessoas sempre devem ter a opção de escolher os melhores produtos possíveis que desejam usar para realizar o trabalho

Acima de tudo, as pessoas devem sempre ter a opção de escolher os melhores produtos possíveis que desejam usar para realizar o trabalho.

Chamamos essa estratégia de Melhores juntos.

Desvendamos os conceitos básicos deste mundo em que somos melhores juntos na F8 em maio de 2018. Anunciamos mais de 50 integrações com alguns dos melhores aplicativos SaaS como Box, Zoom, Adobe Sign e Jira Cloud da Atlassian.

Em um mundo em que somos melhores juntos, podemos usar os melhores apps comerciais e combiná-los no Workplace parar criar algo que é ainda maior do que a soma de suas partes.

Chamamos essa estratégia de Melhores juntos

Acreditamos que o Workplace é a melhor ferramenta de colaboração e comunicação. Acreditamos que o Trello é a melhor forma visual para equipes gerenciarem projetos. E estamos muito felizes em possibilitar essa integração entre as duas plataformas.

Também queremos criar integrações mais eficientes com os produtos do Workplace e da Atlassian no futuro.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como a Miroglio usa o Workplace para criar uma inteligência coletiva

Conversamos com o CEO da Miroglio Fashion para saber como o Workplace está conectando trabalhadores da linha de frente, aprimorando o gerenciamento de projetos e melhorando a inovação.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como iniciar uma comunidade online na sua organização

Falamos sobre os motivos para aproveitar ao máximo da sua comunidade online no trabalho. Mas como iniciar uma?

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Sheryl Sandberg participará do Flow 2018

Em julho, tivemos o prazer de anunciar o Flow, a primeira conferência global de liderança do Workplace do Facebook. Desde então, anunciamos uma lista incrível de palestrantes e convidados.