Isolamento no local de trabalho: por que os funcionários se sentem assim e como reparar a situação

A sensação de isolamento no trabalho pode fazer a diferença entre amar seu trabalho e temer as manhãs de segunda-feira. Mas os seus funcionários não estão se sentindo assim... estão?

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 3 MINUTOS DE LEITURA
workplace isolation - Workplace from Meta

Independentemente do tamanho da sua empresa, de como ela é movimentada, do tempo que você passou priorizando o engajamento do funcionário ou da cultura do local de trabalho que você está trabalhando arduamente para criar, muitas pessoas carregam o fardo de se sentirem sozinhas e isoladas no trabalho.

Mesmo antes da pandemia, havia vários motivos por trás do isolamento no local de trabalho. Mas, agora, à medida que as empresas buscam maneiras de conectar as pessoas que trabalham remotamente e criam culturas conectadas em um ambiente de trabalho cada vez mais híbrido, as organizações e os funcionários atingiram um ponto decisivo. Mas o que significa isolamento no local de trabalho?

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

O que é isolamento no local de trabalho?

O que é isolamento no local de trabalho?

Ao investigar níveis de engajamento dos funcionários, a Gallup fez a pergunta: "Você tem um amigo próximo no trabalho?" A resposta foi interessante. Apenas dois em cada dez entrevistados tiveram uma resposta positiva.

Essa falta de conexão tem implicações para a produtividade. Steve Miranda, da Universidade Cornell, acredita que a falta de amizade no trabalho ou falta de conexões sociais pode ser ruim para as pessoas e para as empresas.

De acordo com Miranda, as pessoas se esforçam menos quando se sentem isoladas. Elas se sentem menos motivadas a fazerem mais do que o mínimo. E, à medida que sua produtividade sofre, seus resultados também podem ser afetados.

Muitos empregadores e gerentes podem acreditar que o isolamento não seja um dos problemas do seu local de trabalho. Mas analise atentamente seu ambiente. Você conseguiria notar algo que pudesse sugerir que um funcionário se sente dessa forma?

Como evitar o isolamento no local de trabalho?

Como evitar o isolamento no local de trabalho?

Neste artigo, compartilhamos quatro comportamentos que devem ser observados e damos algumas sugestões para melhorar a comunicação corporativa com os funcionários a fim de incentivar maior conexão no local de trabalho.

Seu espaço de trabalho físico incentiva a interação?

Os prédios em que as pessoas trabalham podem ampliar os sentimentos de isolamento. Organizações com diferentes equipes que ficam fisicamente distantes podem ter problemas negativos no local de trabalho. Um dos mais prováveis é o sentimento de solidão e isolamento entre os colegas. Silos podem prejudicar a produtividade.

Empresas de sucesso estão analisando como o ambiente de trabalho pode aumentar interações significativas no local de trabalho. E como isso, por sua vez, pode aumentar a produtividade, a felicidade e o sucesso da empresa. No futuro do trabalho, abrir-se para os negócios pode se estender para o próprio ambiente físico.

Se não conseguir reformular seu espaço de trabalho imediatamente, adote uma abordagem o mais aberta possível.

Promova interações entre diferentes equipes para que ninguém se sinta excluído. Misture as equipes. Use ferramentas digitais para permitir que as pessoas entendam sua função na organização. Ferramentas para ajudar a encontrar e colaborar com outras pessoas de formas rápidas e eficientes. Bate-papos, ligações de vídeo, transmissões ao vivo e engajamento por vídeo ajudam aproximar as pessoas quando o ambiente físico não consegue.

Existe uma grande diferença de idade dentro da empresa?

Um desequilíbrio de idade e experiência pode levar ao isolamento no local de trabalho. Em organizações onde há concentrações de grupos etários, as pessoas podem se sentir isoladas e mal acolhidas em situações profissionais ou sociais. Elas podem sentir que não têm ninguém para conversar e não conseguir se conectar com as pessoas. Como ajudar as pessoas a sentirem que fazem parte de uma equipe unida? Novas tecnologias ou práticas de trabalho podem ser úteis para resolver o problema?

Você está fazendo a integração de recém-contratados?

Ao começar a trabalhar em uma nova empresa, é bom sentir que a empresa está se esforçando para incluir você. Pode ser frustrante e difícil se infiltrar em um grupo já unido. Se houver novos funcionários no seu escritório, ofereça ajuda e incentive o restante da equipe a fazer o mesmo.

O engajamento por vídeo é uma forma autêntica de evitar o isolamento no trabalho.

Como combater o isolamento no local de trabalho?

Os empregadores podem ajudar com a integração de funcionários para que haja um senso de suporte e amizade entre eles.

Faça almoços. Uma empresa que come unida, permanece unida. Combine um happy hour após o trabalho por conta da empresa. Muitas pessoas temem esses momentos de "diversão organizada". No entanto, esses eventos simples podem fazer uma grande diferença quando se trata de fazer amizade no trabalho.

Use plataformas de bate-papo digital para que as pessoas possam colaborar e conversar sobre projetos. Elas também podem falar sobre outras coisas ao participar de grupos online sociais com colegas que compartilham seus interesses. Conversar de forma aberta e expressiva com as pessoas da mesma forma como conversam com seus amigos pessoais.

Além disso, emoticons, GIFs divertidos ou vídeos compartilhados podem ser uma ótima maneira de as pessoas criarem relacionamentos mais significativos com os colegas de trabalho. Novas plataformas de comunicação podem ajudar a evitar que sentimentos de isolamento apareçam no local de trabalho.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Continue lendo

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Engajamento dos funcionários | 8 minutos de leitura

Engajamento dos funcionários: o que é?

O engajamento do funcionário afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores do engajamento do funcionário e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento dos funcionários | 8 minutos de leitura

Perguntas de pesquisa de satisfação do funcionário que realmente funcionam!

Quais são as melhores perguntas de pesquisa de satisfação dos funcionários? Analisamos as perguntas que suas pesquisas de clima organizacional, feedback 360 e outros questionários devem abordar.

Comunicação corporativa | 7 minutos de leitura

Estratégias de comunicação corporativa

Como uma boa estratégia de comunicação pode maximizar a eficácia da comunicação digital e presencial à medida que o retorno ao local de trabalho começa? Vamos analisar essas questões.